(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Segunda-Feira, 29 de Abril de 2024

Em torno de 300 pessoas e mais de 160 empresas participaram do Empreenda Hoje nesta quinta-feira (11), no Polo Regional de Formação Acadêmica de Porto Murtinho. Promovido pelo Sebrae/MS, em parceria com a Prefeitura Municipal, o evento é uma iniciativa do programa Cidade Empreendedora e contou com o apoio da Fundação do Trabalho (Funtrab-MS), por intermédio do programa MS Qualifica, executado em conjunto com o Sistema S, e trouxe cursos de capacitação profissional às pessoas que desejam empreender ou buscam recolocação no mercado de trabalho.

De acordo com o prefeito de Porto Murtinho, Nelson Cintra, com a construção da ponte binacional sobre o rio Paraguai no município, que será porta de entrada e de saída da Rota Bioceânica no Brasil, mais do que nunca os empreendedores murtinhenses necessitam estar preparados para aproveitar as oportunidades econômicas e sociais que o novo corredor vai trazer ao Mato Grosso do Sul.

“Porto Murtinho é uma cidade que ficou esquecida por um tempo, mas está visada atualmente por conta da Rota Bioceânica, e acredito que a abertura da ponte vai atrair muitos empresários para a região. Estamos trabalhando para que nossa população se prepare para ocupar seu espaço nesta cidade, e o evento de hoje é a consolidação deste trabalho que realizamos com o Sebrae, que é nosso grande parceiro” pontuou o líder o executivo.

Segundo o gerente da Regional Oeste do Sebrae/MS, Matheus Oliveira, o eixo de inclusão produtiva que vem sendo trabalhado pelo programa Cidade Empreendedora no município busca impactar grupos de pessoas que atualmente estão em situação de vulnerabilidade. “Estamos atuando em diversos aspectos para proporcionar capacitação e oportunidades para que a população avance para um estágio em que consigam gerar renda e contribuir para o desenvolvimento econômico da cidade”, explicou o gestor.

Na ocasião, a Prefeitura de Porto Murtinho recebeu o Branding Book Municipal e o Master Plan de Competitividade, documentos desenvolvidos dentro do programa Cidade Empreendedora contendo estratégias que visam a construção e o fortalecimento da identidade local, de acordo com o Plano de Desenvolvimento (PDE) do município.

Estiveram presentes também na solenidade a Secretária de Assistência Social e primeira-dama do município, Maria Lúcia Barbosa Ribeiro, o secretário de Cultura, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Clayton Castilho Gomes e o presidente do Conselho Municipal de Turismo de Porto Murtinho, Alexandre Genes, entre outras autoridades.

Qualificação profissional e oportunidades

O Empreenda Hoje ofereceu qualificação para quem busca inserção no mercado de trabalho, e nesta edição, capacitou 91 pessoas e teve 56 inscrições para a Carreta de Panificação, uma ação que oferece cursos gratuitos na área por meio de uma unidade móvel. O evento também trouxe sete palestras gratuitas aos participantes com temas que iam desde como elaborar um currículo e se portar em uma entrevista de emprego, até como utilizar o atendimento como diferencial para vender mais e como captar recursos financeiros para projetos de inovação e tecnologia.

Durante o dia, um mural de vagas buscou aproximar os pequenos negócios locais que estão em busca de novos colaboradores a pessoas que buscam uma vaga no mercado de trabalho, e quem foi ao evento também pode visitar uma Feira de Negócios com a participação de empreendedores locais que expuseram produtos como mel silvestre, sabão caseiro, artesanato e doces.

Um destes empreendedores é o apicultor e administrador de empresas Nelson Figueiredo Júnior, o “Lico”, presidente da Associação dos Apicultores e Meliponicultores de Porto Murtinho. “Contamos com 15 associados e focamos principalmente na produção e venda de mel. O mel de Porto Murtinho é reconhecido como o mel do Pantanal, o que agrega valor ao produto, mas precisamos aumentar a produção. Nosso objetivo é fornecer kits de caixa de abelha com os equipamentos de proteção individual para os produtores locais e ampliar nosso mercado”, ressaltou o empreendedor.

Empreendedorismo Feminino

Na ocasião, também foram entregues os certificados de conclusão de outra iniciativa realizada no município voltada para o fomento à inclusão produtiva: a Metodologia das Três Fases, que tem como objetivo capacitar e empoderar as mulheres inseridas em políticas públicas da Secretaria de Assistência Social de Porto Murtinho.

Ao todo, 22 mulheres concluíram a segunda etapa da ação, onde o desenvolvimento humano serve de base para a capacitação profissional e consequentemente, a geração de renda. “O programa foi importante para todas as mulheres. Nós ganhamos confiança, recuperamos nossa autoestima, conhecemos novas palavras, tivemos aprendizado em cursos técnicos de como fazer pizzas, salgadinhos e sobremesa, atendimento ao cliente, organização financeira, pessoal e empresarial”, relatou Milena Duarte Pereira, uma das contempladas pela iniciativa.

Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas pelo número 0800 570 0800 ou pelo portal cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br.