(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Segunda-Feira, 22 de Junho de 2026
Capacitação em imunização fortalece vacinação em aldeias indígenas de Mato Grosso do Sul

Capacitação em imunização fortalece vacinação em aldeias indígenas de Mato Grosso do Sul

A SES (Secretaria de Estado de Saúde), em parceria com o DSEI (Distrito Sanitário Especial Indígena), realizou um curso de capacitação em sala de vacina voltado a profissionais de saúde que atuam na atenção primária de aldeias indígenas. A iniciativa formou 30 profissionais, que agora retornam aos seus municípios para aplicar as práticas adquiridas diretamente nas comunidades onde trabalham.

O curso abordou temas como o calendário vacinal, cuidados com a rede de frio e estratégias de monitoramento das ações de imunização, além de aspectos específicos relacionados à vacinação em áreas indígenas. As atividades foram conduzidas na Escola de Saúde Pública e integram uma cooperação contínua entre a SES e o DSEI, em vigor pelo segundo ano consecutivo.

A ação tem como objetivo contribuir para a melhoria das taxas de cobertura vacinal, com foco em alcançar índices homogêneos e elevar a proteção coletiva entre os povos indígenas do Estado.

“Capacitar os profissionais que atuam nas aldeias indígenas é uma etapa essencial para garantir a qualidade da vacinação e ampliar a cobertura vacinal nessas comunidades. Essa formação permite que eles adotem práticas mais seguras e eficazes, contribuindo diretamente para a saúde das populações indígenas”, pontua o gerente de Imunização da SES, Frederico Moraes.

Danúbia Burema, Comunicação SES

Servidores de MS formam corrente do bem para triagem de brinquedos da “Caixa Encantada”

Servidores de MS formam corrente do bem para triagem de brinquedos da “Caixa Encantada”

Uma grande mobilização tomou conta da etapa de triagem dos brinquedos da campanha “Caixa Encantada – Doe um brinquedo. Compartilhe magia”. Cerca de 40 militares da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul, além servidores estaduais, agentes da Polícia Científica e representantes da Fiems (Federação da Indústria de Mato Grosso do Sul), se uniram para classificar doações.

O governador Eduardo Riedel, acompanhado da primeira-dama, Mônica Riedel, e dos secretários Eduardo Rocha (Casa Civil) e Frederico Felini (Administração), foi agradecer nesta sexta-feira (6) os voluntários, que estavam mobilizados desde novembro no recebimento e separação dos brinquedos, nas instalações do Centro de Convenções Albano Franco.

“Neste último dia de trabalho quero agradecer a todos que estão participando deste momento especial, junto com as pessoas que fizeram as doações, e que vão deixar um sorriso estampado no rosto de muitas crianças”, disse o governador.

No total, 357 instituições foram cadastradas para a entrega de cerca de 60 mil brinquedos para crianças entre 0 e 14 anos, na capital e cidades do interior.

Para a coordenadora da Campanha, Kamila Falkine, a mobilização de voluntários é extremamente gratificante e essencial. “Iniciamos a entrega na capital no dia 3 de dezembro e as entidades têm até a próxima terça-feira (10) para fazer a retirada dos brinquedos.

O capitão da Polícia Militar e responsável por coordenar os trabalhos das forças de segurança, Vinissius Duarte, avaliou que a participação dos militares também têm o propósito de servir à sociedade.

“Aproveitamos nossa capacidade para impor um ritmo de produção da triagem, que reflete um pouco do nosso trabalho nas ruas. É uma forma da gente trazer um pouco de alegria para nossas crianças”, garante o policial.

A primeira-dama e madrinha da “Caixa Encantada”, Mônica Riedel, a campanha leva alegria e esperança para todas as crianças no Natal.

“Para mim é uma satisfação enorme dar visibilidade a essa campanha, sensibilizar as pessoas para doarem e apoiarem a iniciativa de vocês servidores públicos”.

Na próxima segunda-feira, o Governo do Estado realizará uma cerimônia de encerramento da campanha “Caixa Encantada”, junto com parceiros. Durante o evento, 160 crianças terão uma tarde inesquecível com atividades repletas de diversão, um passeio pelo Bioparque Pantanal e muitas surpresas. A celebração contará com Papai Noel e os encantos de uma sereia, que prometem tornar o momento ainda mais inesquecível.

Alexandre Gonzaga, Comunicação do Governo de MS

Fotos: Saul Schramm

Ministro do Desenvolvimento Agrário recebe reivindicação de ratificação de Renato Câmara

Ministro do Desenvolvimento Agrário recebe reivindicação de ratificação de Renato Câmara

Durante a inauguração da nova fábrica da Suzano em Ribas do Rio Pardo, o deputado estadual Renato Câmara entregou ao ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, um pedido formal para a prorrogação do prazo de ratificação das propriedades situadas na faixa de fronteira. A iniciativa busca garantir mais tempo aos proprietários para regularizar seus imóveis, assegurando segurança jurídica e promovendo o desenvolvimento sustentável da região.

A faixa de fronteira, que compreende uma área de 150 quilômetros ao longo das fronteiras terrestres do Brasil, é considerada estratégica para a defesa nacional e o desenvolvimento regional. No Mato Grosso do Sul, cerca de 45 municípios estão parcial ou totalmente inseridos nessa área, somando aproximadamente 31 mil imóveis que dependem da regularização fundiária para evitar riscos legais e fortalecer o setor produtivo.

O ministro Paulo Teixeira recebeu o pedido, agradeceu a entrega do ofício e afirmou que irá trabalhar o assunto junto às esferas competentes do governo.

A entrega do pedido ocorreu durante um evento emblemático para a economia regional: a inauguração da nova unidade da Suzano, considerada a maior fábrica de celulose em linha única do mundo. O deputado Renato Câmara aproveitou a ocasião para articular demandas importantes para a região e reafirmar seu compromisso com os proprietários e comunidades que dependem diretamente da faixa de fronteira.

“É fundamental garantir condições para que os proprietários regularizem seus imóveis, promovendo segurança jurídica e contribuindo para o fortalecimento econômico e social das regiões de fronteira. Continuaremos acompanhando essa pauta junto ao governo federal”, afirmou Renato Câmara.

Paulo Corrêa destaca impacto transformador da nova fábrica de celulose da Suzano para MS

Paulo Corrêa destaca impacto transformador da nova fábrica de celulose da Suzano para MS

O 1º secretário da Assembleia Legislativa, deputado estadual Paulo Corrêa (PSDB), participou nesta quinta-feira (5) da inauguração da maior fábrica de celulose do mundo em linha única, localizada em Ribas do Rio Pardo. Com um investimento de R$ 15 bilhões, a unidade da Suzano, que iniciou operação experimental em julho de 2024, já transforma a economia regional e fortalece o desenvolvimento sustentável de Mato Grosso do Sul.

O evento contou com a presença do presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT), do vice-presidente e ministro da Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin (PSB), da ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet (MDB), do governador Eduardo Riedel (PSDB), do CEO global da Suzano, David Feffer, além de outras autoridades e executivos da empresa.

Para Paulo Corrêa, a nova fábrica simboliza um marco no desenvolvimento econômico de Mato Grosso do Sul. “Esse investimento não só transforma Ribas do Rio Pardo, mas leva o Estado a um novo patamar de geração de emprego, renda e inovação sustentável”, afirmou Corrêa, ao entregar o Título de Cidadão Sul-mato-grossense a David Feffer.

“Participar desse processo, desde a assinatura do protocolo de intenções em 2021 até a inauguração de hoje, é motivo de grande orgulho. São R$ 15 bilhões investidos e mais de 3 mil empregos diretos na operação. Isso demonstra a confiança dos investidores e o potencial do nosso Estado”, destacou.

História e Planejamento

A nova unidade da Suzano começou a ganhar forma em maio de 2021, quando Paulo Corrêa, à época presidente da ALEMS, participou da assinatura do protocolo de intenções ao lado do então governador Reinaldo Azambuja, do atual governador Eduardo Riedel, do secretário da Semagro, Jaime Verruck, e do presidente da empresa no Brasil, Walter Schalka.

“A instalação desta megafábrica envolveu um trabalho coletivo para garantir infraestrutura, incentivos fiscais e apoio técnico. Ver esse sonho concretizado reforça a importância do diálogo entre o setor público e privado, e do trabalho da Assembleia Legislativa, que elabora leis modernas para garantir agilidade ao Governo e segurança jurídica para os empresários que investem no Estado”, pontuou Corrêa.

A importância da Rota da Celulose

O parlamentar também destacou a relevância da Rota da Celulose, projeto tocado pelo EPE (Escritório de Parcerias Estratégicas) que envolve a concessão de 870 km de rodovias estaduais e federais, como as MS-040, MS-338 e MS-395, e trechos da BR-262 e BR-267. Durante os 30 anos de concessão, estão previstas melhorias como duplicações, acostamentos, terceiras faixas, contornos, passagens de fauna e pontos de parada para caminhoneiros.

“Esse projeto é fundamental para escoar a produção da Suzano e de outras empresas que estão se instalando na região, como a Arauco, em Inocência. A Rota da Celulose não só impulsiona o desenvolvimento regional com uma logística mais moderna, mas também traz mais segurança para quem trafega, com duplicações, acostamentos e pontos de parada que fazem toda a diferença para motoristas e caminhoneiros”, enfatizou Paulo Corrêa.

Megafábrica em Ribas do Rio Pardo

Com 600 mil hectares de eucalipto plantados no Estado, a unidade já opera com uma capacidade de produção de 2,55 milhões de toneladas de celulose por ano. O empreendimento permitirá à Suzano aumentar sua capacidade global de 10,9 milhões para 13,5 milhões de toneladas anuais, um aumento superior a 20%.

Além disso, a fábrica caminha para se tornar a primeira unidade do setor de papel e celulose no Brasil livre de combustíveis fósseis, exportando 180 MW médios de energia renovável para o sistema elétrico nacional.

“Essa fábrica é mais do que um marco industrial; ela é a prova de que desenvolvimento econômico, social e sustentável podem caminhar juntos. Continuaremos trabalhando para que iniciativas como esta tragam ainda mais prosperidade para nosso Estado”, afirmou Paulo Corrêa.

 

Fotos: Cyro Clemente e Marcos Maluf

Segunda edição: Feirão MS Moradia inicia nesta quinta-feira com mais de 400 imóveis disponíveis

Segunda edição: Feirão MS Moradia inicia nesta quinta-feira com mais de 400 imóveis disponíveis

A partir de amanhã (5) e até domingo (8), a Agehab (Agência de Habitação Popular de Mato Grosso do Sul) promoverá a segunda edição do Feirão MS Moradia com o intuito de divulgar o programa do Governo do Estado, ajudando assim as famílias a realizarem o sonho da casa própria.

O evento será realizado das 10h às 22h no Shopping Norte Sul Plaza, em parceria com empresas do setor imobiliário.

Por meio do projeto, que já atendeu mais de 2,5 mil famílias, outras pessoas podem conseguir, de forma facilitada, a aquisição da residência através do valor conquistado para a entrada, somando-se com outros subsídios, tornando o imóvel mais acessível.

“Com o Bônus Moradia é possível que o cidadão consiga até R$ 32 mil para a entrada do financiamento, podendo receber também subsídios do Minha Casa Minha Vida, do Governo Federal, e o FGTS. Somando todos esses benefícios algumas pessoas conseguiram quitar o valor integral da entrada”, destacou a diretora-presidente da Agehab, Maria do Carmo Avesani Lopez.

Para este feirão estarão presentes seis empresas que fazem parte do setor imobiliário, com mais de 400 imóveis, entre casas e apartamentos, no valor de até R$ 230 mil. Além disso, uma equipe da Agehab está junto para realizar toda assistência necessárias aos beneficiários que sonham em adquirir seu primeiro imóvel próprio.

Projeto Bônus Moradia

Para ter direito ao subsídio, o cidadão precisa estar cadastrado no banco de inscritos da Agehab/MS, ter renda familiar de até R$ 7.050, não possuir imóvel em seu nome e não ter sido beneficiado com casa em outro programa habitacional. Para o financiamento é necessário ser aprovado na análise da Instituição Financeira. O valor do subsídio varia de R$ 12 mil a R$ 32 mil, conforme a renda familiar e o município do beneficiado.

Edyelk Santos, Comunicação Agehab
Foto: Álvaro Rezende/Arquivo

‘Voz do agronegócio’: Dourados é referência na diversificação e evolução da produção de MS

‘Voz do agronegócio’: Dourados é referência na diversificação e evolução da produção de MS

Município referência no agronegócio, Dourados vem ao longo dos anos contribuindo para a industrialização de Mato Grosso do Sul. Esta é a avaliação do governador Eduardo Riedel, que esteve presente na noite desta terça-feira (3), acompanhado da primeira-dama do Estado, Mônica Riedel, na posse da nova diretoria do Sindicato Rural de Dourados, eleita para o quadriênio 2024/2028.

“O setor cresce junto com a industrialização da atividade primária, que se diversifica. O Sindicato de Dourados tem um papel fundamental nesse processo, seja nos debates e discussões, nas relações do produtor com a indústria, e com o próprio poder público. Dourados é a voz do agronegócio”, frisou o governador.

Riedel ainda pontuou temas contemporâneos importantes como a produção sustentável do agro, matrizes energéticas limpas, o acordo entre a União Europeia e Mercosul, a questão indígena, entre outros.

O chefe do Executivo estadual também rebateu críticas que relativizam a capacidade do agronegócio de encontrar soluções e práticas sustentáveis, superar desafios e a competência de participar de fóruns internacionais. Ele ressaltou a solução encontrada para pacificação entre indígenas e produtores no município de Antônio João e o esforço dos entes federados, que escolheram Mato Grosso do Sul para discutir o Marco Temporal.

Eduardo Riedel aproveitou ainda para lembrar que, nos últimos 20 anos, Mato Grosso do Sul ampliou sua produção agropecuária e implantou projetos, na época, desconhecidos no país, como o etanol de milho, atraindo investimentos internacionais. Ele ainda enfatizou a vinda de grandes empreendimentos para a região de Dourados, com alta tecnologia embarcada e o aumento da produtividade no campo, com técnicas inovadoras e o apoio de instituiçoes como a Embrapa.

“Estes são sonhos relativizados sobre a nossa capacidade de emprego, de reparação, e de se colocar nestas discussões. É papel do Sindicato, da Federação, e dos próprios indivíduos, de estar presente no coração da Europa, na União Europeia, em Bruxelas. E os mercados estão começando a entender que a dinâmica vai mudar. Estamos em um momento de transformação tecnológica, de investimento em infraestrutura e logística”, acrescentou.

Por fim, o governador foi muito aplaudido quando afirmou que está empenhado, junto com a União, em buscar uma solução para o abastecimento de água nas aldeias indígenas de Dourados.

Em sua mensagem de despedida do cargo, o presidente Ângelo Ximenes destacou a performance do Sindicato durante sua gestão, especialmente, na capacitação profissional e na busca do diálogo construtivo, além da superação de desafios impostos como a pandemia de covid-19.

Ao parabenizar e desejar êxito a seu sucessor, Ângelo Ximenes falou que a categoria deve estar cada vez mais unida diante das condições econômicas e da conjuntura política que traz desafios para o produtor e produtora rural.

“De 2021 a 2024, os desafios enfrentados no início da gestão, com a pandemia de covid-19, exigiram redução do quadro de funcionários, suspensão das atividades do sindicato e redução da receita. Em 2021, a Expoagro teve uma edição digital, fora do período tradicional (mês de maio). Com a participação de ministros de Estado, o evento foi lançado nacionalmente, junto com o início oficial do plantio brasileiro de soja naquele ano”.

Atualmente, a Expoagro é uma das principais feiras do país e está inserida no calendário nacional de exposições do agro.

Ainda durante sua explanação, Ximenes destacou o desempenho alcançado pela Feira em 2023: R$ 1 bilhão de movimentação financeira, com cerca de 80 estandes de empresas, instituições financeiras e governamentais.

Já em seu discurso de posse, o novo dirigente, Gino José Ferreira, afirmou que seu mandato será marcado por parcerias estratégicas com entidades como Senar, Famasul e CNA, além do fortalecimento do projeto ‘Fazendinha’. Gino elogiou e agradeceu o apoio dos legislativos estadual e federal.

“Vamos trabalhar juntos com nossos colaboradores, para resgatar as parcerias com as entidades representativas do agronegócio, Governo do Estado e prefeitura municipal, e na capacitação do homem do campo. Não podemos esquecer que o trabalho do Sindicato Rural é um trabalho de paz”, complementou.

A solenidade de posse da nova diretoria do Sindicato Rural de Dourados foi prestigiada por diversas autoridades, entre elas, o presidente da Câmara Municipal de Dourados, vereador Laudir Munaretto, os deputados estaduais Zé Teixeira e Renato Câmara, além de produtores e produtoras rurais, e membros do Sindicato Rural.

Alexandre Gonzaga, Comunicação Governo de MS
Fotos: Saul Schramm