fev 12, 2024 | Política
Durante quatro dias (25, 26, 27 e 28 de abril), o campus da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) em Campo Grande será o grande palco do Festival da Juventude (FestJuv), encontro que vai reunir diversas vertentes da cultura, como literatura, música, teatro e batalha de rima.
O Festival já lançou a primeira etapa do evento. Trata-se de um concurso literário exclusivo para a faixa etária de 15 a 24 anos de idade em três categorias: “Crônica, conto e poesia”, “Batalha de rima” e “Reportagem”. As inscrições já estão abertas e o regulamento detalhado dos concursos está disponível no site
www.festjuv.com.br.
Como incentivo à criação, os vencedores receberão prêmio em dinheiro e um livro editado com os respectivos trabalhos. Os primeiros colocados de cada categoria vão receber R$ 2.500,00.
“O concurso nos dará uma mostra do que está sendo produzido pelos jovens do MS e sobre a perspectiva de como eles leem o mundo”, diz a coordenadora do Festival, Andréa Freire, explicando também que o projeto começou com a literatura, mas se expandiu para outras vertentes culturais, incluindo oficinas com temas variados.
Diante de um mundo flexibilizado, complexo e heterogêneo, o adolescente e/ou o jovem vivem um momento marcado pela transição de modelos, no qual velhas fórmulas ainda existem e novos modelos ainda não se consolidaram. Neste sentido, é sempre bom lembrar o papel da literatura, fundamental para o desenvolvimento emocional, crítico, intelectual e social do indivíduo, portanto, imprescindível aos jovens.
Escritor e professor, sul-mato-grossense, Febraro de Oliveira, de 25 anos, afirma que nunca foi tão difícil ser jovem neste país. Segundo ele, são muitos desafios para enfrentar em um mundo tão globalizado, focado na tecnologia e refém das redes sociais. No entanto, e baseado na própria vivência, Febraro diz que existe algo em movimento em relação à literatura. “O jovem, ao contrário do que se imagina, está se interessando cada vez mais pelos livros e pela leitura”, ressalta.
O esforço na realização do FestJuv só é possível graças a uma emenda parlamentar do deputado federal Vander Loubet, um dos congressistas que mais destina verbas para a cultura e a educação no estado e o maior apoiador de projetos da UFMS. “A juventude merece espaços para expressar sua criatividade e a UFMS é o lugar adequado para a realização do Festival, pois isso reafirma esse espaço como referência da educação pública e da cultura sul-mato-grossense”, afirma Vander.
O Festival é uma realização da Associação Amigos do Cinema e da Cultura (AACIC) e da UFMS e conta com o patrocínio do Ministério da Cultura e a parceria do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio das secretarias de Cultura (Setesc), de Educação (SED) e de Cidadania (SEC), além do apoio da Federação do Comércio (Fecomércio-MS) e do Serviço Social do Comércio (Sesc-MS).
fev 9, 2024 | Política
O grupo de ambientalista que vem denunciando o desmatamento do Parque dos Poderes coloca na rua, pela primeira vez, o bloco de carnaval “Nem uma árvores a menos”, juntamente com o Capivara Blasé no domingo, com o intuito de divertirem, mas também levarem o tema da preservação e tombamento do Complexo dos Poderes, formado pelos Parques do Poderes, do Prosa e das Nações Indígenas, para um público diverso.
O professor aposentado, e um dos idealizadores do bloco, Alfredo Sulzer, assegura o acolhimento do grupo e do tema no carnaval. “São pessoas alegres e felizes com a vida que valorizam a sustentabilidade, e essa festa é nossa oportunidade de trazermos mais aliados ao movimento”, comentou.
A vereadora Luiza Ribeiro (PT), autora do projeto que prevê o tombamento do complexo dos Parque da cidade, ficou muito feliz com a ideia do bloco porque sempre apoiou o carnaval de rua, a maior festa popular do mundo. “Esse espaço absolutamente democrático de festa e alegria é uma oportunidade de difundir o tema de forma leve, e trazer para essa causa tão linda e importante mais pessoas, assim cair na folia com alegria e política é para mim maravilhoso”, comentou.
Ativista e participante do movimento Iara Penteado afirma que o grupo de defesa do parque é representativo e com isso constroem várias ações que circulam em torno de uma causa maior…O Tombamento dos parques. “Será um ato político pegando o gancho do Carnaval e, porque não, a gente se divertir também. Além do bloco há outras ações planejadas e não podemos parar. Em eterna vigilância, porque é briga de cachorro grande. Por isso temos que buscar o ativismo até chegar à sociedade como um todo, pois o PARQUE é de todos”, finalizou.
Simone Mamede, Doutora em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional, diretora do Instituto Mamede também vê o espaço de festa, militância e educação ambiental. “Por que não podemos perder a oportunidade deste momento para envolver experiências educativas e de transformação para uma sociedade mais justa, consciente e sustentável. Que todas as gerações estejam nas ruas em blocos em defesa da natureza, dos parques e da vida”, comentou.
Na foto: Maria Rosana Gama, Iara Penteado e Luiza Ribeiro com camiseta do bloco.
Serviço 🌳🦜🎊🎉
Bloco Nem uma árvores a menos
Quando: domingo dia 11/02/2024
Horário: 16h
Local: Monumento da Maria Fumaça (Av. Calógeras esquina com Av. Mato Grosso)
Assessoria da vereadora Luiza Ribeiro
fev 8, 2024 | Política
Dando continuidade à ação parlamentar que pretende reduzir o preço dos pneus do mercado de motocicletas, os deputados federais Vander Loubet (PT-MS) e Carlos Zarattini (PT-SP) tiveram uma nova reunião em Brasília com o presidente do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), Márcio André Oliveira Brito, para tratar da regulamentação do recapeamento de pneus para essa categoria.
“Esse tipo de processo já é feito em vários países do mundo, a maioria. Porém, no Brasil, a legislação proíbe”, explica Zarattini.
Acompanhados por dirigentes de associações de empresas de recapeamento, os deputados defenderam que o Inmetro agilize os trâmites técnicos a fim de comprovar a segurança da técnica para pneus de motos.
Como resposta, ouviram de Brito que os testes para essa regulamentação podem ser providenciados até o final do primeiro semestre deste ano.
Vander argumenta que o recapeamento de pneus já é uma realidade no Brasil, atendendo a automóveis, caminhões e ônibus. “Estamos buscando que isso possa se estender às motos também”, pontua o deputado sul-mato-grossense, que informou ainda que até pneus de aeronaves podem ser recapeados.
O deputado sul-mato-grossense destaca também que a demanda do setor de motocicletas por pneus recapeados é grande e que essa prática também contribuiria com o meio ambiente. “Com o recapeamento sendo autorizado, a gente espera poder ter pneus mais baratos no mercado para que todos os motociclistas, principalmente os motoentregadores e mototaxistas possam economizar, tudo com a devida segurança e regulamentação. Além disso, não se pode desconsiderar a questão ambiental, já que pneu recapeado também contribui nesse sentido”, conclui Vander.
Segundo as associações de empresas de recapeamento, a indústria brasileira tem hoje condições de recapear ao menos três milhões de pneus de motocicletas por ano. “Pneus que iriam para o lixo e poderiam ser reaproveitados pela indústria”, completa Vander Loubet.
Onda verde – O mercado de recapagem de pneus no Brasil evoluiu na última década, especialmente com as novas tecnologias de automatização. Há 20 anos, a atividade se limitava à atuação em borracharias, normalmente instaladas na periferia das cidades.
Atualmente, empresas estruturadas investem no setor e oferecem serviços especializados, prestados por profissionais capacitados no ofício. O segmento tem um faturamento anual de R$ 5 bilhões (considerando as unidades reformadoras de pneus e os fabricantes de matéria-prima), o que gera uma arrecadação de R$ 1 bilhão em impostos, além de garantir mais de 250 mil empregos diretos e indiretos, sendo a maioria em microempresas e companhias de pequeno porte.
Élcio Mendes, gestor comercial da NSA Pneutec, explica que a reforma de pneus não é mais uma tendência futura de mercado, e sim uma realidade: “Vivemos um momento que o mundo exige cuidados com o meio ambiente, e as novas práticas ESG, por exemplo, são essenciais para atravessar esse momento de crise global e garantir a sustentabilidade”, afirma.
Para a fabricação de um pneu comercial novo, são utilizados 79 litros de petróleo, enquanto, um pneu reformado, consome cerca de 29 litros. Já nos pneus de veículos usuais das pessoas no dia a dia (carros e motos), a fabricação de um novo pneu precisa de 27 litros e, um reformado, apenas nove litros. Essa diferença possibilitou, em dez anos, uma economia de mais de cinco bilhões de litros de petróleo, o que significa que 26 milhões de toneladas de CO2 deixaram de ser emitidos na atmosfera, no mesmo período.
fev 8, 2024 | Política
Água Clara vive um momento único em sua história. Com os investimentos chegando ao município, o Governo do Estado também acompanha o ritmo deste desenvolvimento econômico. São mais de R$ 71,2 milhões de recursos do Estado a serem aplicados no município e que também trarão progresso para toda a região do Bolsão.
O governador Eduardo Riedel esteve no município e assinou novas obras de infraestrutura justamente no dia que o município completa seus 70 anos de existência.
“Nós temos um município pavimentado, com oportunidade de emprego, com saúde, com escola que acabou de ser reformada também. Vai chegar a fibra ótica para dar conectividade nos locais públicos. Assim, vamos construindo cidadania para a população”, afirmou o governador, que ainda ressaltou a parceria com empresa Greenplac e com o município, e a construção da futura sede do Corpo de Bombeiros.
Eduardo Riedel também autorizou a licitação da obra de implantação do Aeródromo de Água Clara, com um aporte de R$ 17,4 milhões.
Outro ato importante realizado no Ginásio de Esportes Municipal foi a assinatura de autorização para licitação da obra de implementação e pavimentação da rodovia MS-324, entre o final do trecho pavimentado e o entroncamento da MS-245. O investimento dessa obra é de R$ 53,8 milhões.
Assim como o aeródromo, a estrada é primordial para o setor industrial. A indústria de MDF Greenplac, instalada há cinco anos no município, também será parceira na construção do aeródromo, realizando a pavimentação asfáltica da pista.
A implantação do aeródromo de Água Clara faz parte do plano aeroviário do Estado, que envolve investimentos de R$ 250 milhões para desenvolver a infraestrutura aeroportuária de todas as regiões de Mato Grosso do Sul.
Ainda na solenidade, a prefeitura municipal entregou 711 títulos de cessão de uso de terrenos a moradores do Jardim dos Ipês.
A prefeita de Água Clara, Gerolina da Silva Alves, destacou os investimentos que ocorrem no município como obras de pavimentação asfáltica nos bairros Santos Dumont e Primavera, entre outros, além da reforma da Escola Chico Mendes, e manutenção de estradas vicinais.
Acompanharam nas agendas em Água Clara, a ministra Simone Tebet (Planejamento), os secretários Jaime Verruck (Semadesc) e Eduardo Rocha (Casa Civil), os deputados federais Geraldo Resende e Dagoberto Nogueira, e o deputado estadual Paulo Corrêa, representando a Assembleia Legislativa, além de secretários municipais, vereadores e empresários.
Alexandre Gonzaga, Comunicação do Governo de MS
*colaborou Heloísa Duim, do Programa de Estágio Supervisionado
Fotos: Saul Schramm
fev 7, 2024 | Política
O Governo do Estado vai apresentar, nesta quinta-feira (8), o sistema de processamento das Emendas Parlamentares e o cronograma do pagamento dos recursos, que neste ano somam R$ 72 milhões, sendo R$ 3 milhões por deputado estadual.
A data limite para a execução dos repasses deste recurso será 6 de julho, atendendo às regras da legislação eleitoral, que impede qualquer pagamento de recursos nos 3 meses que antecedem a data da eleição. Indicações que ainda estiverem em fase de processamento neste período, serão pagas após o pleito eleitoral.
A novidade para 2024, além de aumento em 30% nos recursos destinados às emendas, será a implantação do sistema EmendasGov. A plataforma dará condições para que todos os processos de indicação sejam realizados via online e com possibilidade de acompanhamento em rede por parte dos parlamentares.
“Vamos apresentar o cronograma do processo das Emendas, desde a indicação até a execução dos recursos e também a nova ferramenta para a gestão dos processos. Desta forma, além de tornar mais ágil, vamos ter mais eficácia na operação final”, explicou o secretário de Estado da Casa Civil, Eduardo Rocha.
A reunião da Assembleia Legislativa deve reunir todos os deputados estaduais. Na ocasião, o chefe da Casa Civil vai detalhar o processamento dos recursos do Governo do Estado que serão disponibilizados para as emendas parlamentares. São R$ 72 milhões, sendo R$ 3 milhões para as indicações de cada deputado estadual. No rito, segue o padrão de que 60% devem ser destinados para a área da Saúde (R$ 1,8 milhão), sendo que 50% deste montante deve obedecer a modalidade do Fundo a Fundo.
“O sistema EmendasGov vai modernizar o trâmite das emendas parlamentares, agilizando o processo de elaboração e aprovação das Indicações, contribuindo para que os recursos públicos cheguem mais rápido ao seu destinatário final, que é a população sul-mato-grossense’, completou o superintendente das Emendas Parlamentares, Édio Viegas.
A reunião será na sala de reuniões da Presidência da Casa, na próxima quinta-feira (8), às 10 horas.
fev 6, 2024 | Política
Planejar para executar. Com essa máxima, o governador Eduardo Riedel tem recebido lideranças dos 79 municípios nesse início de ano para ouvir as prioridades e planejar as políticas públicas considerando a realidade de cada cidade.
Ao lado do deputado estadual Paulo Corrêa (PSDB), Riedel conversou com o prefeito Valdir Júnior e vereadores de Nioaque. Na ocasião, ele anunciou mais R$ 10 milhões em investimentos para o município.
Os recursos serão aplicados na pavimentação e drenagem da Avenida Visconde de Taunay e no entorno do bairro Santa Amélia, revitalização das praças XV de Novembro e dos Heróis, além da construção de quadra poliesportiva e cobertura de outras duas em escolas rurais e indígenas.
“Quem conhece a realidade dos municípios é quem mora nos municípios. Por isso, é tão significativa essa atitude do governador Eduardo Riedel de sentar com os prefeitos e vereadores e construir à várias mãos as políticas públicas para cada cidade”, avaliou o 1º secretário da Assembleia Legislativa.
O governador Eduardo Riedel Lembrou que Estado já destinou mais de R$ 30 milhões em investimentos em diversas áreas no município e que a rodada de reuniões de trabalho deve continuar.
“Temos uma relação com cada um dos 79 municípios do Estado, pensando na prioridade de cada um. Então, olhando para os próximos anos, ouvimos e buscamos atender as necessidades e demandas, sempre voltados a ações que atendem a população”, afirmou Riedel.
Presidente da Assomaul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul), o prefeito Valdir Júnior saiu “extremamente satisfeito e agradecido pelos investimentos que o Governo do Estado vem realizando. Trouxemos as lideranças da nossa comunidade para a reunião com o governador, que nos recebeu com a equipe de secretários, e é muito importante a sensibilidade de conversar e estabelecer as necessidades de investimentos para a cidade”, finalizou.
*Com informações do governo de MS – Maisse Cunha/Assessoria Parlamentar Foto: Mariana Anjos/Assessoria Parlamentar