(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Quarta-Feira, 24 de Junho de 2026
Pesquisa aponta Marçal na liderança em Dourados; confira os números

Pesquisa aponta Marçal na liderança em Dourados; confira os números

O Instituto Ranking divulgou, nesta segunda-feira, uma pesquisa com intenções de voto para a Prefeitura de Dourados. Os números indicam liderança do ex-deputado Marçal Filho (sem partido).

Marçal Filho tem 32%, seguido por Alan Guedes, com 15,5%, e por Barbosinha, com 8,3%.Na sequência, Lia Nogueira, com 6%, Geraldo Resende, com 4,5%, Zé Teixeira, com 3%, Jefferson Bezerra, com 1,6%; Tiago Botelho, com 1,3%; Guto Nantes, com 1%; Ferrinho, com 0,8%; Teixeira Junior, com 0,6%, e Giane Nogueira, com 0,4%. Outros 25% dos entrevistados não sabem ou não responderam.

No segundo cenário do levantamento estimulado, Marçal Filho mantém a liderança, com 34,3%, seguido por Alan Guedes, 17,2%; Barbosinha, com 10%, Jeferson Bezerra, com 2%, Tiago Botelho, com 1,8%, Ferrinho, com 1,3%, Guto Nantes, com 1,2%, e Teixeira Junior, com 1%. Outros 31,2% dos entrevistados não sabem ou não responderam.

No terceiro cenário da pesquisa estimulada, Marçal Filho ainda está na frente, com 35%, tendo em 2º lugar Alan Guedes, com 18%, em 3º lugar Barbosinha, com 10,5%, Lia Nogueira, com 7%, Geraldo Resende, com 5%, e Zé Teixeira, com 3,5%, sendo que 21% dos entrevistados não sabem ou não responderam.

No quarto e último cenário do levantamento, Marçal Filho ainda é líder, com 40,2%, tendo em 2º lugar Alan Guedes, com 10%, em 3º lugar Geraldo Resende, com 8,2%, e Zé Teixeira, com 6,3%, sendo que 35,3% dos entrevistados não sabem ou não responderam.

No quesito rejeição estimulada, o prefeito Alan Guedes está na frente com 19,5%, seguido de perto por Tiago Botelho, com 14,2%, Geraldo Resende, com 7%, Barbosinha, com 6,5%, Ferrinho, com 5,2%, Zé Teixeira, com 4,7%, Marçal Filho, com 3,6%, Giane Nogueira, com 3,4%, Lia Nogueira, com 3,2%, Guto Nantes, com 2,8%, Teixeira Junior, com 2,4%, e Jeferson Bezerra, com 2%, enquanto 25% dos entrevistados não sabem ou não responderam.

A pesquisa foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o nº MS-08410/2024. Foram ouvidos 1000 moradores no período de 11 a 15 de fevereiro. O intervalo de confiança é de 95% e a margem de erro de 3,1% para mais ou para menos.

Mato Grosso do Sul não terá manifestações em prol de Bolsonaro no dia 25

Mato Grosso do Sul não terá manifestações em prol de Bolsonaro no dia 25

Presidência do PL apoio decisão do ex-presidente para que evento da Avenida Paulista seja o único do último domingo do mês
O Brasil tem data, hora e local marcado, para o que deve ser, a maior manifestação de rua pela democracia, defesa dos direitos do cidadão e combate à corrupção, dos últimos dez anos. Na linha de frente desse movimento, ninguém menos que o Ex-Presidente da República, Jair Bolsonaro, que escolheu a tarde de 25 de fevereiro, na Avenida Paulista, em São Paulo, para convocar a população a este ato, que inclusive ele pede não ser replicado nas demais cidades.
“Eu quero apelar, não façam movimentos em outros municípios, nem de manhã e nem de tarde. Por favor, o movimento é para a Paulista, exclusivo. Repito: não marquem e não compareçam em nenhum movimento fora da capital paulista”, ressaltou Bolsonaro, em um vídeo dele sobre o evento e direcionado a apoiadores e a diretórios do seu partido, o PL.
A orientação será seguida em Mato Grosso do Sul, onde Michelle Bolsonaro, esposa do ex-presidente, terá uma agenda na véspera, no Shopping Bosque dos Ipês, no espaço Bosque Expo. O encontro de mulheres, promovido pelo diretório da sigla no Estado, acontece entre às 8h e às 12h do próximo sábado, e terá ainda a presença da deputada federal pelo Mato Grosso, Amália Barros. A organização é feita pela presidente local do PL Mulher, Naiane Bitencourt, que também enfatizará sobre a diretriz para o domingo do dia 25.
É estimado que 500 mil pessoas estejam na Avenida Paulista, na manifestação popular e pacífica, convocada por Jair Bolsonaro, governadores de São Paulo, Tarcísio de Freitas, do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (Rio de Janeiro), do Paraná, Ratinho Júnior (Paraná) e de Minas Gerais, Romeu Zema, além da expectativa de estarem no ato, 50 deputados federais, da bancada de oposição ao atual governo. Mato Grosso do Sul estará também na agenda histórica das 15h de 25 de janeiro com representantes de destaque na política do Estado.
“Momento do país mostrar ao mundo o nosso patriotismo, defesa verdadeira pela democracia, por respeito aos direitos dos cidadãos e descontentamento com os rumos que a nação tem tomado depois das eleições de 2022. Com o Bolsonaro, o país cresceu, se desenvolveu, e tem amargado um caminho difícil após a sua saída, inclusive com perseguições a quem não aprove esse governo que dificulta tanto a vida da família brasileira”, cita o deputado federal Marcos Pollon, que é presidente do PL de Mato Grosso do Sul.
Danilo Galvão – Assessoria de Imprensa do PL de Mato Grosso do Sul
IVINHEMA: Grave acidente na BR-376 deixa duas pessoas mortas

IVINHEMA: Grave acidente na BR-376 deixa duas pessoas mortas

Um trágico acidente ocorreu na BR-376 em Ivinhema, resultando na morte de duas pessoas. O incidente envolveu um caminhão Ford Cargo 815 N, pertencente a uma empresa de eventos de Nova Andradina, e um carro Citroën C3 com placas Mercosul, na manhã deste sábado (17/02).

Conforme apurou o Site Ivinoticias, os veículos seguiam no sentido de Ivinhema ao Distrito de Amandina quando, por motivos ainda a serem apurados, colidiram, resultando na saída de ambos da pista. O impacto foi fatal para os ocupantes do carro, um homem e uma mulher, que perderam a vida no local. Enquanto isso, os três ocupantes do caminhão sofreram apenas ferimentos leves, ficando em estado de choque com a gravidade do acidente.

Até o momento, as vítimas fatais não foram identificadas, mas suspeita-se que sejam moradores de Ivinhema. As autoridades responsáveis pelo atendimento da ocorrência incluem o Corpo de Bombeiros de Ivinhema, a Perícia de Nova Andradina e a Polícia Rodoviária Federal. O caso está sendo investigado para determinar as circunstâncias exatas que levaram ao acidente.

 

Fonte e foto: Ivinoticias
PL de Mato Grosso do Sul reforça que decisão sobre candidato da Capital será de Bolsonaro

PL de Mato Grosso do Sul reforça que decisão sobre candidato da Capital será de Bolsonaro

Pollon contesta especulações e concentra o partido na elaboração de uma plataforma para os planos de governo de 2024

Nomes fortes, para um projeto que deve se apresentar nas eleições de 2024, uma grande proposta de transformação para Campo Grande e outras cidades. Diferente de muitos partidos, o PL de Mato Grosso do Sul e o escritório da sigla na Capital, tem um método. Primeiramente se estruturar a plataforma que mostrará à população, as ideias e linha de trabalho para 2025, até porque, sobre a escolha do representante, uma decisão é clara.
“A escolha do nosso futuro candidato a prefeito em Campo Grande será do Presidente Bolsonaro. Ele tem ótimas alternativas, três figuras de muito destaque no partido com essa condição, e dentre eles fará a definição. Não tem nada certo ainda, mas, até pelo nosso projeto, o caminho deve ser de uma candidatura própria”, cita o presidente do PL de Mato Grosso do Sul, Marcos Pollon, também deputado federal do Estado e amigo pessoal de Jair Bolsonaro.
Das vias possíveis, à uma pré-candidatura oficial, que deve oferecer grandes mudanças nas perspectivas do pleito, três homens de direita. Cada um deles, com perfis diferentes e muita ligação também, ao Ex-Presidente da República. Na disputa interna, aparecem Rafael Tavares, João Henrique Catan e Coronel David, eleitos para Deputado Estadual em 2022. Seja quem for o escolhido, deve simbolizar uma grande virada do PL em Mato Grosso do Sul, que até o momento possui apenas duas Prefeituras no Estado, podendo registrar, neste ano, o maior crescimento, entre as legendas, no seu número de eleitos para Câmaras Municipais e chefias de Executivo Municipais.
Para 2024, estima-se no Brasil todo que o PL de Jair Bolsonaro deva ter influência direta, em pelo menos, três mil candidaturas a prefeitos, número considerável e recorde, já que no país são 5.568 cidades. “Nestas eleições, certamente, não haverá uma repetição do que houve há dois anos. Aquele que tiver o apoio do ex-presidente contará com isso de forma exclusiva. Vale lembrar que, em Mato Grosso do Sul, após uma intervenção dele, houve uma considerável mudança no final do primeiro turno, o que mostra uma sintonia única do nosso projeto com a população. O povo já sente saudade de um modelo de governança que deu certo, ajudou o Brasil a prosperar e poder ajudar muitos municípios a se desenvolverem mais”, explica Pollon, que possivelmente terá o anúncio oficial das pré-candidaturas dos diretórios municipais em março.
Fonte: Danilo Galvão
Assessoria de Imprensa do PL de Mato Grosso do Sul
Guerra ao mosquito: Defesa Civil de MS vai atuar para combater focos de dengue na divisa com PR e SP

Guerra ao mosquito: Defesa Civil de MS vai atuar para combater focos de dengue na divisa com PR e SP

Com atuação conjunta, programada para a próxima semana, a Cepdec (Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil) vai trabalhar no combate à dengue em 14 municípios de Mato Grosso do Sul que fazem divisa com os estados do Paraná e São Paulo.

A força-tarefa concentra esforços nas ações mecânicas para combate aos focos do mosquito ‘Aedes aegypti’ – que transmite dengue, zika, chikungunya e outras doenças –, a partir de segunda-feira (19), em seis cidades na divisa com o Paraná e outras oito na divisa com São Paulo.

Os municípios de Três Lagoas – na divisa com São Paulo – e Mundo Novo – na divisa com o Paraná – serão prioritários. A Cepdec prevê expandir a ação, para atender mais dois municípios que fazem divisa com Minas Gerais.

“Fizemos reuniões por videoconferência com os estados do Paraná e São Paulo, estamos cogitando incluir Minas Gerais na ação conjunta. Vamos atuar nos municípios que fazem divisa com estes estados com orientação e limpeza pública. Tudo com o apoio das Defesas Civis municipais e prefeituras”, disse o capitão Maxwelbe Moura, chefe do Departamento de Riscos e Desastres da Cepdec.

A orientação sobre os sintomas da dengue, é outro foco da ação nos municípios localizados na divisa com SP e PR. “A gente sabe que mais de 80% dos focos de proliferação do mosquito estão dentro das residências e terrenos. Além disso, é importante orientar quanto aos sinais e sintomas de dengue, zika e chikungunya. As pessoas ainda confundem muito com a gripe”, disse o capitão da Defesa Civil Estadual.

Além deste trabalho, a SES (Secretaria de Estado de Saúde) com o apoio da Coordenadoria, deve iniciar até o mês de março, uma operação envolvendo as Forças Armadas – Exército, Marinha e Aeronáutica –, para extinção dos criadouros do mosquito, que se prolifera em água parada.

A ação integrada vai ocorrer também em Campo Grande, com a cedência de 100 agentes para que o município consiga expandir o trabalho nas áreas prioritárias. “Principalmente os estão os principais focos, para que haja uma atenção maior nos bairros com mais proliferação do mosquito e casos de pessoas doentes”, disse o capitão Maxwelbe.

Ações de combate

“Eliminar recipientes com água, dentro de fora de casa, é a principal medida para evitar a proliferação do mosquito e com isso a doença. Cuide do seu quintal, limpe a casa, descarte o lixo da forma correta, para que não tenha água parada em latas, garrafas e outros recipientes. É importante ficar atento e sempre vistoriar seu quintal, sem esquecer da parte de dentro da residência”, afirmou Mauro Lúcio Rosário, coordenador estadual de controle de vetores da SES.

É dentro das residências que estão 80% dos focos de proliferação do mosquito ‘Aedes aegypti’, e por isso a SES alerta a população, para que contribua nas ações de controle e extinção dos criadouros.

O Ministério da Saúde divulgou que para combater os focos do mosquito bastam dez minutos da rotina de acordo com a realidade de moradia de cada um. Dez minutos é o tempo necessário para garantir que caixas d´água estejam bem fechadas, para jogar areia nos vasos de planta, garantir que os sacos de lixo estejam bem amarrados, conferir calhas, evitar pneus em locais descobertos, não acumular sucatas e entulhos e esvaziar garrafas PET, potes e vasos de maneira correto.

Enquanto estados que fazem divisa com o Mato Grosso do Sul decretaram situação de emergência – Goiás e Minas Gerais, além do Acre e Distrito Federal –, a preocupação da SES é para que a população faça a eliminação de possíveis criadouros do mosquito.

“Estamos acompanhando a situação no Brasil, que é de emergência em alguns dos estados vizinhos ao Mato Grosso do Sul. Por isso a necessidade de alerta, para que as pessoas eliminem água parada em suas casas. O trabalho mecânico, fazendo a limpeza das residências e terrenos, é essencial para a gente tentar evitar um problema maior”, explicou a secretária-adjunta da SES, Crhistinne Maymone.

A necessidade de eliminação de focos nas casas é urgente e se faz necessária diariamente, pois o ciclo de reprodução do mosquito – que além de dengue e chikungunya, também transmite zika, e outras doenças –, é rápido, de aproximadamente oito dias.

Natalia Yahn, Comunicação Governo de MS – Fotos: Divulgação / Governo de MS

 

Apenas uma das 79 câmaras do Estado elegeu mais mulheres do que homens

Apenas uma das 79 câmaras do Estado elegeu mais mulheres do que homens

Levantamento feito pelo Correio do Estado com base em dados do portal do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS) revelou que a baixa representatividade feminina na política brasileira também está presente na distribuição por gênero nas cadeiras de câmaras municipais dos 79 municípios do Estado.

Pela consulta feita no resultado das eleições de 2020, apenas uma das 79 câmaras municipais de Mato Grosso do Sul – a de Brasilândia – elegeu mais mulheres do que homens, enquanto as casas de leis de seis cidades – Aquidauana, Batayporã, Maracaju, Naviraí, Pedro Gomes e Sete Quedas – não elegeram nenhuma mulher no pleito realizado há quatro anos.

No caso de Brasilândia, dos nove vereadores, cinco eram mulheres – Marcia Regina do Amaral Schio, Aurieneia de Almeida Halsback, Patrícia Costa Jardim, Maria Jovelina da Silva e Selma de Souza Alquaz Silva. Do total de 847 vereadores eleitos em 2020, apenas 164 eram mulheres, ou seja, 19,36%, enquanto 683 eram homens, isto é, 80,64%.

MAIORES CIDADES

Ainda conforme o levantamento do Correio do Estado, nas maiores cidades de Mato Grosso do Sul, como Campo Grande, Dourados, Três Lagoas, Ponta Porã e Corumbá, a participação de mulheres foi baixíssima, principalmente na Capital, que elegeu apenas uma mulher – Camila Jara, que acabou substituída pela colega de partido Luiza Ribeiro depois que ganhou a eleição para deputada federal – entre 29 parlamentares.

O mesmo aconteceu em Corumbá, onde, dos 15 vereadores, só uma mulher foi eleita – Raquel Anani da Solva Bryk –, enquanto em Dourados, dos 19 vereadores, apenas quatro mulheres foram eleitas – Maria Imaculada Nogueira, Liandra Ana Brambilla, Creusimar Barbosa da Silva e Daniela Weiler Wagner.

Já em Três Lagoas, dos 17 vereadores, cinco eram mulheres – Evalda dos Reis Ferreira, Sirlene dos Santos Pereira, Marisa Andrade Rocha, Charlene Santana Bortoleto e Sayuri Ahagon Baez –, e em Ponta Porã, dos 17 vereadores, quatro mulheres foram eleitas – Kamila Alvarenga Gonzalez, Angela Gamarra Rodrigues Derzi, Maria de Lourdes Monteiro Godoy e Neli Aparecida Souza Abdulahad.

Além disso, em outros 24 municípios – Anastácio, Anaurilândia, Angélica, Aparecida do Taboado, Bandeirantes, Bataguassu, Caarapó, Camapuã, Corguinho, Dois Irmãos do Buriti, Douradina, Fátima do Sul, Guia Lopes da Laguna, Itaporã, Japorã, Laguna Carapã, Mundo Novo, Paranaíba, Paraíso das Águas, Selvíria, Tacuru, Taquarussu, Terenos e Vicentina – apenas uma mulher foi eleita para as respectivas câmaras municipais.

RIGOR

Mesmo com o ano de 2018 sendo marcado pela definição de mais incentivos legais para a entrada de mulheres na política institucional, não houve aumentos expressivos nesses números.

O máximo que se alcançou foi 19,36% no âmbito estadual.  Para as eleições municipais deste ano, entre as mudanças recentes na legislação estão a aplicação de 30% do Fundo Eleitoral pelos partidos obrigatoriamente em campanhas de mulheres e a igual porcentagem no tempo de propaganda destinado às candidaturas femininas nas rádios e TV.

Enquanto a Câmara dos Deputados discute anistiar as multas aplicadas aos partidos que descumpriram a cota de gênero nas eleições, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) vem acelerando punições às fraudes. Com base nos 51 julgamentos envolvendo candidaturas laranjas no pleito de 2020, pelo menos 42 decisões resultaram na cassação de chapas inteiras de vereadores, ou seja, 82% dos casos, atingindo 101 postulantes.

O patamar antecipa quais serão os próximos passos para 2024, quando o tribunal manterá o rigor para coibir a prática.

Em Mato Grosso do Sul, por exemplo, porém em virtude da irregularidade nas eleições de 2022, o deputado estadual Rafael Tavares (PRTB) perdeu o mandato porque o partido fraudou a cota de gênero, demonstrando que a Corte Eleitoral está mais atenta, caso alguém tente repetir a ilegalidade no pleito deste ano.

O estímulo à participação feminina por meio da cota de gênero está previsto na legislação brasileira há 26 anos, mais especificamente no artigo 10, parágrafo 3º, da Lei das Eleições (Lei nº 9.504/1997).

Pela legislação, cada partido ou coligação deve preencher o mínimo de 30% e o máximo de 70% para candidaturas de cada sexo, nas eleições para Câmara dos Deputados, Câmara Legislativa do Distrito Federal, assembleias legislativas e câmaras municipais.

Fonte: Correio do Estado