fev 26, 2024 | Política
Com obras de infraestrutura e restauração de prédios históricos, com investimentos do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, em Ponta Porã, o acesso ao município, mobilidade urbana para a população e a valorização cultural, são algumas das prioridades das parcerias.
O governador, Eduardo Riedel, supervisou neste sábado (24), a execução de três obras importantes para o município, entre elas a duplicação, urbanização e melhoria do tráfego da rodovia MS-164, além da restauração do ‘Castelinho’ – prédio histórico da faixa de fronteira -, e o Anel Viário Sul.
“Passamos pelo anel viário, 9 quilômetros no trecho sul, uma obra que está maravilhosa, com ciclovia iluminação de led carregável com bateria fotovoltaica, um equipamento que tira o trânsito pesado de Ponta Porã e serve a população, transforma o município, a área urbana”, disse Riedel.
Todas as obras estão em andamento com mais de R$ 100 milhões em recursos próprios do Governo do Estado e estão previstas para serem entregues à população ainda em 2024.
A obra de implantação e pavimentação do segmento do Contorno Viário Sul, que tem recursos de mais de R$ 66 milhões, e atende umas das principais demandas com a duplicação, urbanização e melhoria do tráfego da rodovia MS-164.
Estruturante e emblemática, a ligação que vai tirar o tráfego pesado da região central e a execução da obra está sob responsabilidade da Prefeitura Municipal de Ponta Porã.
Com extensão total de 13,4 km, divididos em dois lotes, os serviços envolvem implantação e pavimentação de pista dupla, iluminação moderna de LED em todo o seu trajeto, além de uma ciclovia interligada a outras já existentes em Ponta Porã.
“Essa é uma obra que nossa população deseja há muito tempo. Vai tirar do centro o trânsito pesado e trazer para cá. Aqueles caminhões que estão apenas de passagem por Ponta Porã, vão ganhar tempo por este caminho e aliviar o nosso trânsito”, disse o prefeito Eduardo Campos.
O trecho terá mais de 22 km de extensão e ligação direta com bairros que possuem grande densidade populacional, como Granja, Grande Marambaia, Vila Áurea e Kamel Saad, de acordo com dados da Prefeitura – quando somado ao contorno norte.
Outra obra que foi supervisionada pelo governador é a de urbanização e adequação de capacidade de tráfego da rodovia MS 164, com investimentos de mais de R$ 28,9 milhões do Governo do Estado.
“É mais uma obra do Governo do Estado em parceria com a prefeitura que traz melhorias para a população, segurança no acesso que é muito utilizado por turistas. A gente percebe a presença efetiva do Estado em Ponta Porã, trazendo benefícios”, afirmou o prefeito Eduardo Campos.
O fluxo de veículos na MS-164 é intenso e a duplicação no trecho de 6 km, na saída para Antônio João, é uma obra que amplia a segurança e facilita o acesso de motoristas à cidade. A obra envolve a restauração da pavimentação existente e serviços de urbanização.
“É um trecho que está sendo duplicado, e entramos às vezes no território paraguaio, com a permissão da prefeitura de Pedro Juan Caballero, é uma característica da nossa fronteira, e ambas as cidades se beneficiam. É uma conquista que traz qualidade de vida para quem mora em Ponta Porã, e para quem vem e chega. O Estado inteiro, turistas do Brasil e do mundo vem aqui e vai ter mais segurança para chegar na cidade”, disse o governador.
Já a obra de restauração do antigo prédio do 4º batalhão da Policia Militar, o ‘Castelinho’, é executada com investimentos de R$ 4,9 milhões em recursos próprios.
Com 35,76% a obra de restauração do Castelinho de Ponta Porã é voltada ao resgate e à preservação do patrimônio histórico e cultural da região.
“É uma obra emblemática para Ponta Porã e para o Mato Grosso do Sul. A restauração dessa obra, que tem muita historia para o Estado e a cidade. Foi construída em 1925 para ser sede da Polícia Militar e em 1946 virou sede do território, na época, Ponta Porã já se despontava como presença regional. E agora nós resolvemos terminar a restauração desse equipamento que é um símbolo para o Estado, preservando as características da construção original. É mais um ponto turístico para o brasileiro, estrangeiro e sul-mato-grossenses que aqui vierem”, afirmou Riedel.
Construído na década de 20 (de 1926 a 1930), próximo a antiga estação Noroeste do Brasil, o prédio já foi sede do governo do Território de Ponta Porã e depois abrigou a cadeia pública e o quartel da Polícia Militar.
Na década de 90, a sede da PM foi transferida para outro endereço e o Castelinho deixou de ser utilizado. A restauração visa dar um “novo caminho” para este local que faz parte da história da cidade e do Estado. A expectativa é que seja transformado em um museu.
As vistorias foram acompanhadas pelo secretário Hélio Peluffo (Seilog) e o presidente da Assembleia Legislativa, Gerson Claro, além de lideranças municipais.
Natalia Yahn, Comunicação Governo de MS
Fotos: Bruno Rezende
fev 24, 2024 | Política
O deputado federal Vander Loubet e o deputado estadual Zeca do PT confirmaram, no final da manhã desta sexta-feira (23), o apoio ao nome da deputada federal Camila Jara como representante do Partido dos Trabalhadores na disputa pela prefeitura de Campo Grande.
Em reunião realizada no escritório da parlamentar, os três alinharam estratégia eleitoral para o partido que possa ser aplicada tanto em Campo Grande quanto nos demais municípios do estado, que seria apoiar candidaturas próprias que tenham força para disputar a eleição com reais chances de vencer, inclusive a da Capital, e abrir a possibilidade de alianças de partidos que estejam na base de apoio do governo Lula.
Já anunciada como pré-candidata pelos diretórios municipal e estadual do Partido, a deputada federal Camila Jara afirmou que não dá pra abrir mão do projeto de país e de cidade que está alinhado com as pautas do partido e com as necessidades da população e que vai se inspirar no trabalho já desenvolvido pelos dois parlamentares veteranos. “Esse projeto passa por desenvolvimento econômico, com geração de emprego e renda, e por redução da desigualdade. Para isso, a gente tem que andar de mãos dadas, entendendo o que o Zeca já fez no Governo dele, quando ele reconstruiu o estado de Mato Grosso do Sul, o trabalho que o Vander desenvolveu na Casa Civil. Vamos sair para conversar, para ampliar o arco de alianças, discutir um plano municipal e fortalecer as ações do Governo Federal”, defendeu a deputada.
Além de defender a candidatura própria para a prefeitura da Capital, o deputado federal Vander Loubet ressaltou a importância de investir em candidaturas fortes para a vereança em todos os municípios e de agregar outros partidos para fazer alianças. “A partir de agora, nós vamos fazer uma reunião com o PV e o PCdoB, que representam a nossa federação, para fortalecer essa questão da chapa de vereadores. E o segundo passo é dialogar com os partidos que estão mais identificados com o Lula, como o PSB. Vamos procurar o Paulo Duarte e o Carlão para fazer uma conversa. E também vamos procurar o Psol e a Rede, que têm a federação deles”, completou Vander.
O deputado estadual Zeca do PT declarou ter absoluta confiança na capacidade de crescimento do potencial eleitoral de Camila Jara. “Seja pelo histórico dessa moça, que é a grande surpresa a grande novidade na política do estado e da cidade, seja pelas conquistas do Governo Lula em 1 ano de administração, no ponto de vista social, com os programas que articulam ações para proteger as famílias mais vulneráveis, seja do ponto de vista do crescimento da economia, que gera emprego, gera salário e que gera crescimento para o Brasil”, explicou.
Bianca Bianchi – Assessora de Imprensa ! Comunicação
fev 23, 2024 | Política
Com investimento bilionário no setor da celulose, Ribas do Rio Pardo vive nova realidade. Para seguir este ritmo de crescimento o governador Eduardo Riedel coloca a educação como prioridade. Sendo assim, nesta sexta-feira (23) foi inaugurada a reforma e ampliação da Escola Estadual João Ponce de Arruda, um investimento de R$ 4,7 milhões.
A unidade ganhou além da reforma e ampliação, também novo mobiliário. A nova estrutura moderna e acessível vai beneficiar 1.069 alunos, além dos profissionais que trabalham no local.
“Nos próximos dois anos Ribas vai receber quase R$ 100 milhões em investimentos de educação. A João Ponce Arruda recebeu reformulação completa, desta maneira damos uma resposta a todo este crescimento que ocorre no Estado”, afirmou o governador. Riedel ponderou que a Rede Estadual de Ensino passa por mudanças para atender as necessidades da atualidade.
“O sistema de ensino tem passado por uma transformação abrupta, feita passo a passo, para seguir as mudanças que ocorrem na sociedade. Vai chegar a fibra óptica nas escolas, lousa digital estará nas salas para o aluno acessar o mundo com as novas tecnologias de aprendizado”, completa o governador.
A obra física da escola recebeu investimento de R$ 3,8 milhões, enquanto os mobiliários teve acréscimo de R$ 908 mil. Tudo foi feito com recursos próprios do Estado.
Entre as ações está a adequação do prédio às normas vigente de proteção contra incêndio e pânico, substituição da cobertura, revestimentos de forros, paredes e pisos, além da pintura geral interna e externa, instalações elétricas e reforma da quadra. Já a ampliação envolveu a construção de um bloco com mais cinco salas de aula.
“Mais uma escola concluída, compromisso entregue com sucesso. Ainda temos a missão de entregar mais 125 reformas neste ano, tendo a meta de reestruturar todas até o final da gestão. O objetivo é melhorar a aprendizagem dos estudantes”, enfatizou o secretário de Educação, Hélio Daher.
Os mobiliários novos contam com equipamentos e móveis adquiridos para a unidade, entre eles mesas para computador, ar condicionado, conjuntos escolares, tabletes e chromebooks.
Para o diretor da unidade, Marcos Aurélio Costa, a reforma e ampliação foi fundamental aos alunos e profissionais. “A escola é antiga, precisava de uma reforma ampla, neste formato, com estrutura moderna. O Governo do Estado nos proporcionou este novo momento”, concluiu.
Leonardo Rocha, Comunicação Governo de MS
Fotos: Álvaro Rezende
fev 23, 2024 | Política
Por proposição do deputado estadual Paulo Corrêa (PSDB), a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) reuniu, nesta segunda-feira (19), representantes de entidades públicas e privadas para discutir o Plano Nacional de Educação 2024-2034, documento que define as metas e estratégias da educação brasileira para os próximos dez anos.
Na avaliação do 1º secretário da Casa de Leis, o Plano Nacional de Educação deve estimular a educação profissionalizante para que os jovens aproveitem as oportunidades geradas pelo setor produtivo, em Mato Grosso do Sul.
“O agronegócio é a engrenagem que move a economia de Mato Grosso do Sul e esse assunto deve ser tratado quando falamos de currículo escolar. Nosso Estado está em pleno desenvolvimento e há um universo de oportunidades para quem possui qualificação profissional. E nossos jovens não podem ficar aquém dessa discussão”, ponderou.
“Precisamos discutir o Plano Nacional de Educação e colocar algumas questões de importância para o Mato Grosso do Sul, para nossa cultura, para nossa gente, para nossa produção. Precisamos mostrar às crianças o que a gente produz aqui. Isso deve estar nas apostilas, nos livros, que serão disponibilizados às crianças nos próximos dez anos”, defendeu.
Para a presidente da Associação De Olho no Material Escolar, Letícia Jacintho, o ponto central das discussões no que se refere ao agronegócio é a forma como o setor tem sido tratado nos livros didáticos e na educação como um todo. Estudo encomendado pela Associação De Olho no Livro Didático mostrou que a atividade é muito citada no material didático brasileiro, mas de forma negativa. “Falta embasamento científico, não há fontes importantes como a Embrapa”, disse. Esse aspecto pode se acentuar no próximo PNE, conforme notou Letícia.
Ela também destacou a necessidade da ampliação do ensino profissionalizante e da aproximação da educação com o setor produtivo. “Quem participa do setor produtivo sabe como estamos precisando de profissionais capacitados. É preciso levar essa demanda às escolas e dar oportunidade aos alunos”, considerou.
Presença do agro na educação e encaminhamentos da reunião
A ênfase ao agronegócio foi consensuada entre os participantes da reunião. “Mato Grosso do Sul é o estado do agronegócio. E isso deve ser levado em consideração quando se discute o currículo. E a gente vê falas sobre o agro que não são verdadeiras, como se fosse um vilão”, comentou o secretário de Educação Hélio Queiroz Daher.
A primeira-dama Mônica Riedel falou sobre a importância da união entre o setor produtivo e a educação andarem de mãos dadas. “Quando falamos de educação, temos que considerar sua pluralidade. É um tema difícil, mas tenho certeza que juntos chegaremos mais longe”, defende.
Representando a bancada federal, o deputado Beto Pereira (PSDB) se comprometeu a discutir com os colegas deputados e senadores os pontos centrais levantados na audiência e articular para uma abordagem mais aprofundada sobre o tema, de modo a contemplar as peculiaridades de Mato Grosso do Sul no projeto que será votado pelo Congresso Nacional.
Ao final do encontro, o deputado Paulo Corrêa sintetizou pontos principais do debate e listou alguns encaminhamentos prévios. Ficou decidido que será elaborado um documento a partir das contribuições dos participantes da audiência, com a supervisão da Associação De Olho no Material Escolar. O parlamentar também sugeriu levar a discussão às prefeituras, devendo ser realizada reunião com a Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul).
No documento a ser enviado à Brasília, devem ser destacados a importância do agronegócio, a educação de qualidade e o ensino profissionalizante para atender às demandas suscitadas pelos grandes projetos e empreendimentos que avançam em Mato Grosso do Sul, como novas indústrias e a Rota Bioceânica.
A reunião também contou com a presença do prefeito Alexandrino Garcia e dos vereadores Professora Verinha, Professor Jackson e Corbari (Aral Moreira); Jeovani Vieira (Jateí), do superintendente do Sesi, Regis Borges, representantes da UFMS e da Embrapa, entre outros.
*Com informações da Agência ALEMS
fev 23, 2024 | Política
O Pantanal Tech MS ocorrerá entre os dias 28 e 29 de junho de 2024, na Unidade Universitária de Aquidauana da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), é resultado da parceria estratégica entre a UEMS e o Governo do Estado de MS, sendo organizado por entidades importantes como a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (Fundect), Fundação MS e Embrapa Gado de Corte, dentre outras.
O evento conta com o apoio dos cursos de Graduação e de Pós-graduação (Mestrado e Doutorado) da UEMS: Agronomia, Engenharia Florestal e Zootecnia.
Trata-se de um evento inovador com o objetivo de proporcionar interação entre os diversos atores do desenvolvimento sustentável do Pantanal de MS, atentando para as tecnologias e inovações existentes, numa agenda positiva de sustentabilidade, considerando os diversos produtos oriundos deste bioma.

A unidade de Aquidauana da UEMS será palco do Pantanal Tech MS
O reitor da UEMS, Laércio Alves de Carvalho, ressalta que a Universidade tem o orgulho de realizar este que é o maior evento de tecnologia da região pantaneira. “A proposta do Pantanal Tech MS é apresentar uma agenda positiva entre sustentabilidade e produção na região geográfica do bioma Pantanal, de modo a divulgar as boas práticas tecnológicas e inovadoras da produção sustentável. Em breve teremos o lançamento do evento pelo Governador do Estado de MS, Eduardo Riedel, e demais Instituições apresentando a programação e as informações do evento”, afirma o reitor.
O Pantanal Tech MS trabalha no Eixo estratégico “Desenvolvimento sustentável do Pantanal”, que abrange: Agricultura familiar, Agroindústria, Agronegócio, Agropecuária sustentável, Economia criativa, Empreendedorismo, Geração de renda, Inclusão produtiva, Inovação, Sustentabilidade e Turismo. Também busca inserir dentro do contexto do bioma, oportunidades e desafios da Rota Bioceânica, além de buscar inserir o Pantanal na temática da COP 30, observando os desafios da Agenda 2030 e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS).
Confira os principais temas que serão discutidos:
• Produção sustentável no Pantanal: da mesa à exportação
• Boas práticas de produção sustentável no Pantanal
• Rota Bioceânica: oportunidades e desafios para o Pantanal
• COP 30/Agenda 2030/ODS
• Agricultura familiar, de ribeirinhos e de povos originários
• Fazenda Pantaneira Sustentável
• Preparando as futuras gerações
• Turismo de Pesca Sustentável: mudança de conceito; turismo de serra e charme
• Protocolo de carne sustentável e orgânica do Pantanal
• Manejo de pastagens; manejo e recuperação de pastagens nativas e exóticas
• Uso e conservação dos solos do Pantanal
• Manejo genético e reprodutivo
• Programa estadual de pagamento dos serviços ambientais
• Crédito de Carbono
fev 23, 2024 | Política
Na semana passada, foi concluída parte da obra de abastecimento de água no Assentamento Andalucia, em Nioaque. A intervenção, de responsabilidade da Prefeitura, é fruto de duas emendas parlamentares do deputado federal Vander Loubet, uma de R$ 550 mil, destinada em 2022, e outra de R$ 500 mil, destinada em 2023, totalizando R$ 1.050.000,00.
Na primeira fase, foi feita a perfuração de poço profundo e instalação de bomba hidráulica e caixa d’água com capacidade para 15 mil litros.
De acordo com representantes do assentamento, há 28 anos as famílias do local sofrem com a falta d’água, precisando se abastecer com baldes e tendo que percorrer mais de 10 quilômetros para buscar esse bem essencial à vida.
“Quero agradecer ao deputado Vander por ter destinado esses recursos para atender a nossa comunidade, hoje com 30 famílias, 120 pessoas”, destacou Nilsinho do Andalucia, liderança local.
A segunda etapa da obra vai contemplar a rede de distribuição da água pelas propriedades dos assentados, garantindo, assim, que cada família tenha água chegando nas torneiras de casa.