Mato Grosso do Sul está sediando, a partir deste sábado (9) até o dia 17 de março, a Conferência da Nuffield, associação internacional do agronegócio que promove o aprendizado e troca de experiências para um sistema alimentar global sustentável. É a primeira vez que o Estado recebe o evento e a segunda participação do Brasil como anfitrião.
Nesta edição, com a abertura realizada nesta tarde no Bioparque Pantanal, o evento reúne mais de 140 líderes internacionais do agronegócio de todos os seis continentes para algumas semanas de conhecimento e fortalecimento da rede de relacionamento.
E coube ao governador Eduardo Riedel, acompanhado da primeira-dama Mônica Riedel, ser o anfitrião da conferência mundial, e se referiu aos chamados scholars (estudiosos, em português) o que vão encontrar em terras sul-mato-grossenses. “Sejam bem-vindos. Espero que vocês estejam em casa, e tenho certeza que a experiência os deixará melhor. Estou feliz com a presença de vocês e por virem visitar Mato Grosso do Sul, que é um Estado jovem. É uma boa hora e quero que vocês compreendam um pouco sobre o desenvolvimento que acontece aqui”, relatou.
O chefe do executivo estadual adiantou ainda aos integrantes da Nuffield, que em sua palestra no domingo (10) irá mostrar a história do Estado e como é importante na participação do agronegócio brasileiro e as perspectivas e posicionamento estratégico numa atividade que caminha junto com a sustentabilidade, formação e educação profissional para inserir todas as tecnologias dentro do campo, por meio de políticas públicas.
Ainda na abertura, os participantes foram agraciados com o coral Mita Rory, composto por crianças indígenas de Amambai, que cantou o Hino Nacional e de Mato Grosso do Sul na língua guarani.
O secretário executivo de Meio Ambiente da Semadesc (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), Artur Falcette, também desejou que os participantes desfrutem de uma ótima experiência no Estado. “Eu tenho certeza que até o final desta semana vocês terão a mesma impressão que nós, que esse é o pedaço de terra mais incrível que existe”, acrescentou.
O presidente da Nuffield Internacional, Chris Grote, disse que é a primeira vez que visita o Brasil e está se sentindo empolgado com a experiência do intercâmbio. “Qualquer pessoa no mundo, que trabalha com a agricultura já ouviu falar no Mato Grosso do Sul”.
Para o presidente da Nuffield no Brasil, Luciano Loman, Mato Grosso do Sul é uma referência na produção agrícola no Brasil. “A oportunidade de trazer mais de 100 pessoas que trabalham no agronegócio global nos deixa orgulhosos, além do Estado ser um exemplo de produção com conservação ambiental. Temos 15 países representados aqui. Temos pessoas de um amplo espectro de atividades rurais, desde produtores de frutas e legumes até aqueles na produção de grandes culturas extensivas no meio-oeste norte-americano ou um outro produtor irrigante na Austrália, completou.
Já para a associação internacional Nuffield, a agricultura é a base de um futuro sustentável e programas como este de intercâmbio ajudam indivíduos a ganhar confiança, conhecimento e redes para capacitá-los a aprimorar suas habilidades de liderança. A experiência permite aos scholars conhecerem o que é feito de mais atual e inovador nas melhores empresas e propriedades rurais do mundo.
Em Campo Grande, participam scholars do Chile, Estados Unidos, Brasil, Austrália, Nova Zelândia, Holanda, Canadá, entre outros.
Leon Kleis é da Holanda e acredita que a experiência vai ampliar seu conhecimento. “Eu acho incrível que todos estes mesmos agricultores estejam juntos aqui e com todo o conhecimento”.
Rachel Baker veio da Nova Zelândia. “Levei quatro dias para chegar aqui. Foi um longo caminho, mas estou realmente entusiasmada por estar em algum lugar completamente diferente da Nova Zelândia, e assim sendo aqui no Brasil, eu espero aprender muito”, descreve a neozelandesa.
Durante a estadia em Mato Grosso do Sul, os estudiosos irão visitar propriedades nos municípios de Sidrolândia, Nioaque e Bonito. O evento conta com o apoio do Governo do Estado e de entidades e empresas nacionais e internacionais.
O evento de abertura ainda contou a presença da secretária da Cidadania, Viviane Luiza, da senadora Tereza Cristina, do secretário de Administração, Frederico Felini, e do secretário da Semadesc, Jaime Verruck.
Nuffield
Em 1947, a Nuffield teve início no Reino Unido para que produtores rurais viajassem em busca de conhecimento e inovação a fim de enfrentarem os desafios de alimentação e da economia do país pós-guerra.
O fundador foi Mr. William Morris, empresário e filantropo, foi quem começou a proporcionar viagens internacionais aos agricultores britânicos com o objetivo de identificar boas práticas agrícolas e abrir novos mercados para estimular a produção de alimentos e a economia nos tempos difíceis após a Segunda Guerra Mundial. Os serviços do William Morris para o seu país, focado em agricultura, indústria, saúde e educação foram reconhecidos pela rainha da Inglaterra em 1938 com o título de lord Nuffield.
Ao todo, são cerca de 1800 “nuffieldianos”, com colaboradores presentes em mais de 40 países e 100 investidores de diferentes setores agrícolas, países e idades.
Alexandre Gonzaga, Comunicação do Governo de MS Fotos: Saul Schramm
Cessar a violência contra as mulheres exige inúmeras ações transversais, passando desde a conscientização da sociedade, atacando as raízes dessa violência, até a repressão legal. O Poder Público tem um papel fundamental no objetivo de transformar tal cenário e em Mato Grosso do Sul os índices mais recentes mostram que o trabalho está no caminho certo.
No âmbito legal, em 2023 foram 13,7 mil medidas protetivas solicitadas pela Polícia Civil e concedidas pelo Poder Judiciário a mulheres vítimas de violência – que assim conseguiram garantir a proteção de suas vidas. Fora isso, o Estado registrou uma queda de 1/3 (32%) dos feminicídios entre os anos de 2022 e 2023, conforme os dados mais recentes apontados pela Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública).
A delegacia é, geralmente, a primeira porta de acolhimento para tais mulheres, sendo as delegacias especializadas no atendimento à mulher uma ferramenta essencial nessa política de Estado. A partir dali, surgem os pedidos ao judiciário de medidas protetivas e encaminhamentos para as demais ferramentas de acolhimento à mulher em Mato Grosso do Sul.
Em 2023 foram elucidados 96% dos feminicídios registrados pela Polícia Civil de Mato Grosso do Sul, enquanto no ano retrasado o índice ficou na casa dos 88% e durante o ano de 2021 a porcentagem de elucidação foi de 91%, segunda os dados da Sejusp.
Uma mudança social
Ceamca é local onde atendimento integral é oferecido para as mulheres vítimas de violência
Não há como negar que, lamentavelmente, a violência contra as mulheres seja um problema social que necessita de amplo enfrentamento. Justamente por isso, o combate a esses crimes tem frentes além da policial: as políticas públicas desenvolvidas pelo Estado.
Em Campo Grande esse trabalho já é realizado na própria Deam (Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher), localizada na Casa da Mulher Brasileira. Ali, antes do atendimento policial as vítimas passam por um atendimento psicossocial, entre outros. A gestão dessas atividades é compartilhada entre prefeitura, Estado e Governo Federal.
Todos os casos que ali chegam são analisados com cuidado e, se necessário, as vítimas são encaminhadas ao Ceamca (Centro Especializado de Atendimento à Mulher, à Crianças e ao Adolescentes em Situação de Violência), antigo Ceam, para acompanhamento aprofundado e por maior período, gratuitamente, até que tenham aval de liberação do profissional responsável. Em casos mais graves, há ainda a Casa Abrigo, que recebe mulheres sob alto risco.
Instituições parceiras, como as OPMs (Organismos de Políticas para Mulheres), formam ainda uma rede de auxílio às mulheres vítimas de violência em Mato Grosso do Sul. Ao todo, são 55 entidades desse tipo atuando no momento e ampliando as ações estaduais nesse sentido.
Outra iniciativa existente no enfrentamento à violência doméstica contra mulheres é o Promuse (Programa Mulher Segura), da Polícia Militar. Homens e mulheres da corporação são capacitados para o policiamento orientado com ações de prevenção, visitas técnicas, conversas com vítimas, familiares e até mesmo com os agressores, fazendo os encaminhamentos pertinentes aos órgãos da rede de atendimento à mulher em situação de violência.
No site www.naosecale.ms.gov.br consta a lista de todas as ferramentas disponíveis pelo Poder Público no combate à violência doméstica contra a mulher.
Nyelder Rodrigues, Comunicação Governo de MS *com informações de Sejusp e SEC Fotos: Bruno Rezende
A mais “jovem” cidade de Mato Grosso do Sul, Paraíso das Águas, terá avenida asfaltada e uma nova ponte de concreto com recursos do Governo Estadual. Os investimentos foram anunciados durante encontro nesta quarta-feira (7) entre representantes do município e o governador Eduardo Riedel.
O projeto de pavimentação e sistema de drenagem na Avenida Sabino Rodrigues de Menezes prevê R$ 11 milhões em obras e também vai contar com iluminação ao longo de 1 quilômetro e 400 metros de via. Trata-se de um importante acesso para quem vem da região Norte pela MS-316 com destino a Paraíso das Águas, criada em 2009 e atualmente com 5 mil habitantes.
“Com isso vamos ligar o centro antigo da cidade ao futuro centro novo na saída para Costa Rica. Vamos puxar a cidade para o alto onde a planície é plana e onde a cidade cresce. Esperamos ansiosos por esta obra porque com certeza é o desenvolvimento para nossa cidade. Estamos muito confiantes em nosso governador”, disse o prefeito Anízio Andrade.
O anúncio de investimentos ainda inclui a construção de uma ponte de concreto sobre o Córrego São João. A travessia fica em uma estrada estadual ligando duas regiões de grande produção de grãos.
Durante o encontro o prefeito destacou os avanços na área de plantio do município e a importância de um acesso mais seguro: “São muitos caminhões de calcário, adubo, sementes e agora retirando grãos na colheita. Hoje lá é uma ponte de madeira, o que traz risco para nossos produtores. Precisamos de uma ponte de concreto”
O governador reforçou a prioridade em contribuir para o desenvolvimento das cidades. “Municipalismo é isso. O crescimento de Paraíso das Águas é o crescimento de Mato Grosso do Sul”, disse.
Também participaram do anúncio de investimentos, o vice-governador José Carlos Barbosa (Barbosinha), os secretários Hélio Peluffo (Seilog), Eduardo Rocha (Casa Civil), além da deputada estadual Mara Caseiro e vereadores do município.
Danielly Escher, Comunicação Governo de MS Fotos: Álvaro Rezende
Em sessão solene realizada nesta manhã (7) na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), foi concedido o Título de Cidadão Sul-Mato-Grossense ao cardeal Ángel Fernández Artime, décimo sucessor de Dom Bosco, fundador da Missão Salesiana de Mato Grosso (MSMT), responsável por catequizar e educar jovens de todo o Brasil há 130 anos. A honraria foi proposta pelo deputado e 1º secretário da Casa de Leis, Paulo Corrêa (PSDB), em coautoria do deputado e presidente da ALEMS, Gerson Claro (PP) e o deputado e 2º secretário da Assembleia Legislativa, Pedro Kemp (PT). O termo de concessão lido na cerimônia foi um reconhecimento desta Casa de Leis pela dedicação à Missão Salesiana, na educação de jovens.
Coautor da resolução que concedeu o título, o presidente Gerson Claro deu as boas-vindas ao homenageado. “Seja bem-vindo o novo filho de Mato Grosso do Sul, que possamos receber e cumprimentá-lo com louvor em nosso Estado, neste mês em que é comemorado o Dia Internacional das Mulheres.Orgulhoso de vivermos esse momento que torna o nosso dia mais leve e o dia-a-dia mais comprometido com a causa da população.A Casa de Leis jamais esquecerá esse momento”, declarou o presidente.
Autoridades da igreja católica compareceram nesta manhã
Na tribuna, o 1º secretário, Paulo Corrêa, ressaltou a importância do trabalho da Missão Salesiana no Estado e no Brasil. “Desejamos outorgar esse reconhecimento ao trabalho de todos os salesianos que se encontram aqui há exatos 130 anos, muito trabalho feito pela educação e bem-estar dos jovens. Somos gratos ao esforço da Missão Salesiana, e eu soube que, no dia 20 de abril, o cardeal Ángel Fernández Artime será ordenado arcebispo em Roma. Sou salesiano, meu irmão José Reinaldo também, fico muito feliz em fazer essa saudação, muito nos honra, muito obrigada e obrigada meu presidente por me fazer essa distinção”, disse.
O currículo do cardeal foi lido na tribuna por José Reinaldo Araújo Corrêa. “Nasceu no dia 21 de agosto na Espanha, foi ordenado em Leon, laureado em Filosofia Pública e Ciências Humanas, Teologia Pastoral, e diplomado em Pedagogia. Foi professor, delegado da pastoral juvenil, vigário provincial, diretor de colégio salesiano, foi grão chanceler de unidade salesiana, reitor-mor, gran chanceler, visitou 120 das 135 nações onde a Missão Salesiana de Mato Grosso está presente no mundo, já recebeu seis cidadanias honorárias, é cardeal da Santa Igreja e será no próximo dia 20 de abril ordenado arcebispo em Roma”, detalhou.
O vice-governador do Estado, Barbosinha (PP), saudou o homenageado. “O governador Eduardo Riedel traz uma saudação especial a todos os religiosos e religiosas nesse momento tão especial do menino que singrava mares, pescava peixes e cresceu e se transforma num grande pescador de almas, a representação do sentimento que fala com a voz do coração, ao sentimento das pessoas mais humildes. Que Vossa Eminência possa levar o sentimento das pessoas do Mato Grosso do Sul, o Estado das Águas, do Pantanal, do Agronegócio, mas de um povo extremamente acolhedor, sinta-se de fato um cidadão dessa terra”, reiterou.
O cardeal Ángel Fernández Artime agradeceu a honraria recebida. “Obrigada por essa oportunidade, aqui cheguei também com uma página preparada, mas deixo o protocolo e quero falar com o coração. Entendo o que significa e reconheço a generosidade de todos vocês, com esse grande título. Quem fala aqui é um filho de pescador, de família de pescadores, entendo o que é a simplicidade da vida, o trabalho, estar quatro ou cinco dias no mar, a sobriedade no viver, entendo a sensibilidade para aqueles que tem mesmo, como vocês que tem a responsabilidade de servir ao povo neste Estado muito bonito. Essa grande honra não é para mim, e sim, no carisma de Dom Bosco, que pensou nos que tinham mais necessidade, ajudar ao jovens do mundo que fazem até hoje, reconhecimento a todos os meus irmãos salesianos que tiveram uma vida abençoada nessa Terra. Onde Deus me levar será sempre oportunidade para pensar nos jovens, ser sensível na igreja e os que tem menos oportunidades. O meu serviço será sempre ajudar e servir”, ressaltou.
Entre as autoridades civis presentes, estavam o desembargador Sérgio Martins, presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS), Pedro Kemp (PT), Marisa Serrano conselheira aposentada, a primeira-dama do Governo do Estado, Mônica Riedel, e Adriana Corrêa, esposa do deputado Paulo Corrêa. Entre as autoridades eclesiásticas estavam o arcebispo Dom Dimas Lara Barbosa, Dom Vitório Pavanello, Dom Edmilson Tadeu Canavarros dos Santos, Frei Gianus Mari Danecchi e o Padre Ricardo Carlos, presidente da Missão Salesiana de Mato Grosso (MSMT).
Nesta quinta-feira (7), o deputado federal Vander Loubet recebeu da Secretaria de Relações Institucionais (SRI) da Presidência da República a notícia da seleção de propostas na área da educação para 40 municípios de Mato Grosso do Sul. A seleção atende a uma reivindicação do parlamentar.
A notícia chegou logo após a solenidade, com a presença do presidente Lula, na qual houve a divulgação do resultado de 16 das 27 modalidades do Novo PAC Seleções 2023, que destinará R$ 23 bilhões em investimentos para execução de projetos de estados e municípios nos eixos Saúde, Educação, Ciência e Tecnologia e Infraestrutura Social e Inclusiva.
“Desde o ano passado temos atuado muito junto ao FNDE [Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação] e à SRI pela aprovação de projetos dos municípios, principalmente de creches, que são grandes demandas nos municípios. A seleção dessas propostas é algo a ser comemorado, mostra que o Brasil está no rumo certo, ampliando os investimentos públicos no bem estar da população”, destacou Vander.
Ao todo, foram selecionadas 46 propostas, sendo 29 para construção de creches (centros de educação infantil), 13 para construção de escolas de tempo integral ou mais salas de aula para esse propósito e 4 para outros tipos de obras.
Os 40 municípios beneficiados são: Água Clara, Amambai, Anaurilândia, Antônio João, Aparecida do Taboado, Aquidauana, Aral Moreira, Bataguassu, Bela Vista, Bonito, Brasilândia, Caarapó, Campo Grande, Cassilândia, Chapadão do Sul, Coronel Sapucaia, Corumbá, Coxim, Deodápolis, Eldorado, Glória de Dourados, Guia Lopes da Laguna, Inocência, Ivinhema, Japorã, Jardim, Ladário, Maracaju, Miranda, Naviraí, Paranaíba, Paranhos, Ponta Porã, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Rio Verde de Mato Grosso, Santa Rita do Pardo, São Gabriel do Oeste, Sidrolândia e Três Lagoas.
Na primeira reunião da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), realizada nesta quinta-feira (7), foi aprovado o Projeto de Resolução 104/2023, que cria o Prêmio Prefeito Alfabetizador, de autoria do presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), deputado Gerson Claro (PP), com objetivo premiar os gestores municipais que alcançaram os melhores avanços nas políticas públicas de educação.
De acordo com a proposta, o prêmio será concedido aos prefeitos que alcançarem maior avanço em comparação ao ano anterior no Índice de Qualidade da Educação de Mato Grosso do Sul (IQE-MS). A entrega ocorrerá em cerimônia pública, promovida pela ALEMS em conjunto com a Secretaria de Estado da Educação.
Confira as demais matérias relatadas por Mara Caseiro (PSDB), Junior Mochi (MDB), Antonio Vaz (Republicanos), Pedrossian Neto (PSD) e Caravina (PSDB).
Pareceres favoráveis
Projeto de Resolução 2 de 2024, de autoria do deputado Renato Câmara (MDB), cria a Medalha e o Diploma de Honra ao Mérito Legislativo em reconhecimento às mulheres membros das Associações de Mulheres de Negócios Profissionais – BPW.
Projeto de Lei 361 de 2023, da deputada Mara Caseiro, institui a campanha Janeiro Branco, com o objetivo de sensibilizar a sociedade sobre os cuidados com a saúde mental.
Também de Mara, o Projeto de Lei 363 de 2023 estabelece diretrizes para Política Estadual de Estímulo à Atividade de Podólogo, no âmbito do Estado de Mato Grosso do Sul.
Projeto de Lei 12 de 2024, de autoria da deputada Lia Nogueira (PSDB), altera a Lei 1.810 de 1997, para aprimoramento do texto e definição clara do alcance dos beneficiários com o desconto de 60% do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) – proprietário e possuidor com deficiência física, visual, mental severa ou profunda, Síndrome de Down ou autista, e seus representantes legais.
Projeto de Lei 14 de 2024, do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS), denomina “Desembargador Rubens Bergonzi Bossay” o prédio do Fórum da comarca de Naviraí.
Ainda do TJMS, o Projeto de Lei 13 de 2024 dá o nome “Juiz Danilo Burin” ao prédio do Fórum da comarca de Nioaque.
Da deputada Lia Nogueira, o Projeto de Lei 365 de 2023 insere no Calendário Oficial de Eventos do Estado a Festa do Aniversário do Distrito de Vila Vargas, a ser comemorado, anualmente, no dia 20 de dezembro.
Pareceres contrários
De autoria do deputado Rafael Tavares (PRTB), o Projeto de Lei 260 de 2023, que institui a Política Estadual de Estimulo à Livre Iniciativa e Livre Exercício da Atividade Econômica, recebeu parecer contrário em razão de vício de iniciativa. Assim, como o Projeto de Lei 182 de 2023, que regulamenta a locação de artigos para fins de prática esportivas no âmbito do Parque dos Poderes.