Considerado um dos maiores eventos do agronegócio de Mato Grosso do Sul, a Fundação MS promove em Maracaju, entre hoje (21) e a próxima quinta-feira (23), a 27ª edição do Showtec, que neste ano reúne 160 expositores, apresentando novas tecnologias, palestras técnicas, serviços e maquinários. O governador Eduardo Riedel participou nesta manhã da abertura do evento e destacou o empenho da Fundação MS no desenvolvimento do agronegócio sul-mato-grossense.
“O agro do Mato Grosso do Sul e a economia do Estado deve muito à Fundação MS, pelo que ela construiu ao longo dos anos. O Showtec é a grande vitrine. Nestes mais de 20 anos de trabalho, a Fundação MS construiu um conjunto de informação e validação de tecnologia que foi fundamental para o desenvolvimento do Estado de Mato Grosso do Sul”, frisa o governador.
Riedel ainda completa que “se nós somos o que somos hoje é porque nós tivemos a Fundação presente, junto com o produtor rural, desbravando novas tecnologias, validando, orientando. Creio que uma das grandes ações do Showtec e da própria Fundação é validar as grandes inovações que a ciência e a pesquisa estão produzindo”.
O governador Eduardo Riedel ainda lembrou da última agenda do Estado no MS Day Internacional, em Nova Iorque, onde foram apresentados para investidores estrangeiros as oportunidades e os projetos estruturantes em Mato Grosso do Sul.
“Foi muito positivo, tanto para os novos investimentos que vão acontecer no Estado em diversas áreas da economia, investimentos privados, como nos projetos do Governo que estão indo ao leilão e na qual os investidores do mundo inteiro estão de olho. São quase R$ 27 bilhões na carteira de estradas, ferrovia, hidrovias e hospitais”, acrescenta.
A expectativa desta 27ª edição da Agrotec, segundo a Fundação MS, é de atrair cerca de 28 mil pessoas nos três dias de programação. No ano passado, o evento atraiu 25 mil pessoas e movimentou R$ 600 milhões em negócios realizados na feira.
Também presente ao evento, o secretário Jaime Verruck, da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), disse que a tecnologia aplicada ao campo é uma aliada para o aumento da produtividade. “A Showtech é essa referência de tecnologia, que está disponível para o aumento da produtividade e ganho do produtor”.
De acordo com o presidente da Fundação MS, Daniel Franco Pereira, a difusão de tecnologias está no DNA da instituição e se consolida como principal objetivo do Showtec. “Estamos empolgados e esperamos proporcionar aos participantes uma experiência enriquecedora. Temos pesquisadores confirmados com muito conhecimento e oportunidades para dividir”.
Para o prefeito de Maracaju, José Marcos Calderan, a inovação é o grande diferencial do evento. “A Fundação tem buscado inovações e contribuindo para que o nosso estado seja uma vitrine para os investidores venham para Maracaju”, salienta.
Ao final da abertura da feira, Eduardo Riedel, acompanhado de demais autoridades, visitou estandes, entre eles, da Patrulha Rural da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) e da Embrapa. Além da exposição de produtos e serviços e ligados ao agro, o Showtec contará 16 palestras sobre diversos temas.
Alexandre Gonzaga, Comunicação Governo de MS Fotos: Saul Schramm
Levar progresso e qualidade de vida à região de fronteira. Com este foco o Governo do Estado está na fase final da obra de pavimentação e drenagem da MS-270, que liga os trechos do Copo Sujo à Cabeceira do Apa, em Ponta Porã. O asfalto está pronto, falta apenas a implantação da sinalização vertical que está em andamento.
Rodovia MS-270 está praticamente pronta
A obra vai contribuir com a mobilidade urbana, escoamento da produção e viagem mais curta para quem segue viagem neste trecho de 35,56, que está todo pavimentado. Uma importante via de integração ligando cidades como Dourados, Maracaju, Guia Lopes, Jardim, Bela Vista e Antônio João. Ao todo foram R$ 58,9 milhões de investimento do Estado.
O engenheiro responsável pela obra, Marcos de Paula, destacou que a pavimentação e a drenagem de todo o projeto já foram concluídas, assim como a sinalização horizontal. Durante o caminho foi implantada uma ponte de concreto de 40 metros, sobre o Rio Samambaia. Estão sendo instaladas neste momento as placas verticais e as tachas refletivas. Todo trabalho deve ser finalizado em até 15 dias.
Obra de pavimentação e drenagem na MS-270
A rodovia já está com movimento constante de carros, motocicletas e carretas. O investimento do Governo mudou a realidade da região. É esta a avaliação de Rodrigo Santos, que é dono de uma mercearia nas margens da estrada. Ele conta que o asfalto ficou muito bom, os clientes no seu comércio aumentaram e o sofrimento com lama, barro e poeira acabou.
Rodrigo Santos tem uma mercearia na região
“Vim de Dourados e moro aqui há 22 anos em um assentamento da região. Antes do asfalto a gente sofreu bastante, poeira grande e as estrada ficava muito ruim na época de chuva. A obra trouxe alegria para toda região, já que ajudou muita gente. Minha mercearia aumentou muito de movimento, pois agora passa carro aqui o dia inteiro. Digo que o progresso chegou”, descreveu Santos.
Com 24 anos na região, Maria Aparecida Novaes é moradora antiga e diz que a mudança foi grande. “Não tem nem como comparar como era esta rodovia antes. Muito barro, vi muito carro atolado por aqui. Melhorou muito para todos que moram aqui perto. Até para ir ao hospital em Antônio João demorava, agora ficou bem mais rápido”.
Josiel Custódio
Maria Aparecida Novaes
Morador do Assentamento Boa Vista, que fica perto da MS-270, Josiel Custódio destacou que a obra do Governo do Estado valorizou as propriedades e casas da região. “Agora ficou 100% melhor, aqui ficou valorizado. Sou nascido aqui na região e posso dizer que a rodovia era muito ruim e complicada. A viagem era demorada para gente seguir a Ponta Porã ou Antônio João”.
Custódio reparou que após melhorias, muitas pessoas não querem nem pensar em mudar da região. “As rodovias aqui em volta da gente já estão asfaltadas. Tá muito fácil andar pelo trecho. Se Deus quiser vou morar aqui por bastante tempo”.
Rodovia ganhou mais movimento e ajuda no escoamento da produção
O secretário de Infraestrutura e Logística, Hélio Peluffo, afirmou que a MS-270 é de suma importância para a região sul do Estado, já que conecta três rodovias cruciais: a MS-164, a MS-382 e a MS-166.
“Recentemente, o governador autorizou estudos para a continuação da pavimentação da MS-270, partindo da MS-166 até a BR-060, criando uma nova via para o Conesul do Estado. Essa ligação facilitará o escoamento da produção agrícola e a chegada de calcário para a Grande Dourados, uma região de alta produtividade, com excelentes condições climáticas e altitude favorável. Além disso, beneficiará significativamente o transporte de calcário para Dourados, Ponta Porã e Amambai”, descreveu o secretário.
Peluffo revelou que até 2026 Mato Grosso do Sul tem projetado R$ 7,5 bilhões em investimentos nas rodovias. “Entre 2023 e 2024, mais de R$ 6,64 bilhões já estão sendo aplicados na recuperação, implantação e cascalhamento das estradas em todos os municípios do estado. O objetivo é melhorar as condições das rodovias e promover o desenvolvimento socioeconômico regional”, completou.
Leonardo Rocha, Comunicação do Governo de MS Fotos: Bruno Rezende
Pollon garante apoio de R$ 500 mil em emendas para entidade
Ao completar 15 dias, dos trabalhos de ajuda ao Rio Grande do Sul, o CTG Tropeiros da Querência divulgou um balanço da operação solidária, que envia mantimentos e donativos para as cidades mais afetadas pelas enchentes no Vale do Taquari e imediações do Lago Guaíba.
“Até agora enviamos 45 carretas, em que pudemos destinar mil toneladas de itens, que vão ajudar muito o povo gaúcho, nessa hora tão difícil. Até o momento, do que já chegou das nossas doações, 27 cidades foram atendidas, graças ao trabalho de voluntários e colaboradores que tem nos trazido doações”, explica o Patrão do CTG, Mário Cavinatto.
Parceiro da entidade, desde o inicio da jornada, o deputado federal Marcos Pollon tem mantido uma rotina da sua equipe de Campo Grande no local. Grupo que ajuda na triagem e embarque do material que segue para o Rio Grande do Sul.
“Cada caminhão que sai daqui leva um pouco da nossa energia positiva para os gaúchos. Sabemos que é uma hora de extremo sofrimento, tristeza, mas o Mato Grosso do Sul está nessa luta. Nossa gente sabe o valor do Rio Grande do Sul para o Brasil e estaremos ao lado dessa reconstrução. Além do suporte diário do nosso time, também destinei R$ 500 da minhas emendas para lá”, diz o parlamentar sul-mato-grossense, que também buscado com sua rede de contatos, mais doações e voluntariado para ajuda ao CTG.
Para colaborar ao CTG Tropeiros da Querência nessa operação, entre em contato pelo (67) 99258-3916 com doe pela chave PIX “26.836.494/0001-32”. Já a chave PIX para fazer parte da campanha da Federação de Tiro de Mato Grosso do Sul, em prol da instituição nesse propósito é a “00562727000162”.
O endereço do CTG é na Rua Miguel Sutil, 445, Vilas Boas. A recepção de donativos acontece entre as 7h30 e 9h30 todos os dias. Já passaram pelo local 600 voluntários nas últimas duas semanas.
O governador Eduardo Riedel avaliou como extremamente positiva a semana intensa de reuniões e eventos em Nova Iorque, por meio do MS Day Internacional. Neste período, empresas, bancos e grupos internacionais discutiram novos investimentos no Estado e até a participação em projetos de PPP (Parceria Público-Privada) e concessões, que Mato Grosso do Sul vai promover no segundo semestre.
“Foi uma semana extremamente positiva, com negócios sendo viabilizados e o mercado ansioso, aguardando os projetos do Estado para o segundo semestre, que desejam participar. A consequência de todo este movimento que fizemos fora do país é a atração de investimentos, para gerar crescimento, desenvolvimento, geração de empregos renda a população”.
Foi uma oportunidade de apresentar ao mercado nacional e internacional as boas condições de negócio que Mato Grosso do Sul apresenta, com índices positivos na segurança, emprego, PIB per capita, investimento público e ambiente propício para receber novas empresas. Somente em 2024 são esperados R$ 33 bilhões em investimento privado.
Durante a semana o governador participou em Nova Iorque de dois eventos sociais importantes, que tiveram a participação de empresários de todos os segmentos. O Seminário do Valor Econômico e o Lide (Grupo de Líderes Empresariais).
“Dois eventos importantes, um com mais de 200 empresários de todos os segmentos e outro com o pessoal da infraestrutura, que tem interesse em participar dos projetos do Estado em forma de PPP ou concessões. Entre elas, as rodovias BR-262, BR-267 e MS-040, assim como hospitais, parques, que somam mais de R$ 200 bilhões de projetos, que vamos colocar no mercado”.
Também foram realizadas reuniões individuais com empresas e instituições bancárias, como a BTG Pactual. “São empresas que conheceram melhor as potencialidades de Mato Grosso do Sul e podem aportar recursos e novos negócios no Estado, em todas as áreas da economia. Desta forma, construímos o caminho deste Estado que mais cresce no Brasil e gera resultados importantes para as pessoas”, concluiu Riedel.
Lá em Nova Iorque, inclusive, foi feito o anúncio da vinda de um empreendimento inovador na produção de colágeno orgânico. A empresa, focada no mercado dos EUA, já possui planta no interior paulista, mas agora vai apostar em Mato Grosso do Sul.
Novas oportunidades
Com um cenário positivo para atrair novos negócios, o Governo de Mato Grosso do Sul, em parceria com a Fiems, realizou o MS Day Internacional, em Nova Iorque, entre os dias 12 e 17 de maio de 2024.
O evento fez parte da Brazilian Week, semana com discussões sobre desafios do cenário internacional e da economia brasileira. Foram quatro meses de preparação para a agenda formada por reuniões com instituições bancárias, fundos de investimento, empresários globais e câmaras de comércio. A apresentação de projetos foram em torno, principalmente, das áreas de meio ambiente e infraestrutura, incluindo, rodovias e ferrovias.
Celeiro do turismo sustentável no mundo, Mato Grosso do Sul sedia a segunda edição do seminário que discute a ação climática no setor turístico e as perspectivas de financiamento às empresas que buscam reduzir e neutralizar a emissão de carbono. O evento vai ocorrer na próxima segunda-feira (20), no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo.
O evento é promovido pelo Governo do Estado, por meio da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação) e Fundtur (Fundação de Turismo de MS), em parceria com a Green Initiative. Ele será híbrido, com palestras presenciais e virtuais de diferentes locais do mundo, como Espanha e Chile.
As atividades começam a partir das 9h, com programação até às 17h, no auditório Germano Barros de Souza. Durante todo o dia serão discutidas iniciativas de cooperação técnica, além de financiamento nacional e internacional para impulsionar a agenda climática no turismo.
Serão apresentadas ações que podem auxiliar na jornada para destinos e empresas turísticas que vão contribuir com a “descarbonização” do setor, que significa reduzir a emissão de gases causadores do efeito estufa. Mato Grosso do Sul inclusive tem a política do Estado Carbono Neutro até 2023.
Vão participar representantes da ONU Turismo, Ministério do Turismo, Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo), Banco do Brasil, BNDES e BID. O evento tem como público alvo lideranças estaduais e municipais, universidades, associações, trade turístico e público em geral.
De acordo com a organização do seminário, o objetivo é sensibilizar e apresentar iniciativas que possam ajudar na jornada sustentável do turismo.
Data: 20 de maio Horário: 9 horas Local: Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo Atenção imprensa: O diretor-presidente da Fundtur, Bruno Wendling, e o secretário executivo de Meio Ambiente, Artur Falsete, vão fazer o atendimento à imprensa às 8h30, antes de começar o evento.
Leonardo Rocha, Comunicação do Governo de MS Foto da capa: Bruno Rezende
Dois sul-mato-grossenses contemplados pelo Bolsa Atleta, programa do Governo do Estado coordenado pela Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul) e Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura), foram convocados para representar o Brasil no Grand Prix de Judô, em Tbilisi, na Geórgia.
A competição acontecerá nos dias 18 e 19 de maio e é uma oportunidade única para os atletas que se destacaram nas categorias de base e agora buscam visibilidade internacional. Os bolsistas são Hellen Cordeiro Machado e Gabriel Rodrigues, do judô paralímpico. No Grand Prix, os competidores serão testados em suas categorias de peso.
A judoca paralímpica, Hellen Cordeiro ocupa o primeiro lugar no ranking nacional de sua categoria.
Hellen Cordeiro Machado, de 20 anos, estudante de licenciatura em Educação Física e atleta paralímpica, recebe bolsa do Governo de MS e pratica judô há seis anos. Ela nasceu em Fátima do Sul, mas mora em Campo Grande há mais de 12 anos. A judoca relata que participar do campeonato internacional é dar resultados para o esporte de Mato Grosso do Sul. Atualmente, Hellen ocupa o primeiro lugar no ranking nacional de sua categoria.
“Eu fui uma das convocadas e isso aconteceu porque nós estamos fazendo um trabalho de formiguinha, na verdade, junto com a Sensei Thalita. Estamos treinando de pouquinho em pouquinho e as coisas vão acontecendo. O próximo passo é focar para o Grand Prix do final do ano em Los Angeles e para as competições que talvez possam surgir. Então, é focar bem, continuar treinando e, se Deus quiser, vai dar tudo certo”, frisa Hellen Cordeiro.
Gabriel Rodrigues, de 16 anos, é estudante do ensino médio e pratica judô há sete anos. O campo-grandense ressalta que o auxílio oferecido pelo Governo do Estado o ajuda no transporte, academia e suplementação para se tornar um atleta cada vez melhor.
Gabriel Rodrigues, judoca representante do Instituto Sul-Mato-Grossense para Cegos “Florivaldo Vargas”.
“Estar aqui com a seleção adulta, é uma oportunidade muito boa para mim. Pensando assim, no próximo ciclo de 2028, eu penso em focar no próximo ciclo de 2028. Pegar experiência com a galera que tem ranking, que está competindo há bastante tempo. Trocar experiências mesmo, com a galera mais experiente. Tô muito feliz de estar aqui, bem nervoso também. Mas acho bem legal “, enfatiza o judoca.
Para a técnica Anne Thalita Silva, que acompanha Hellen e Gabriel há cinco anos, a competição é uma grande oportunidade para que os atletas possam sonhar com o próximo ciclo olímpico, pensando na classificação para a Paralimpíada de Los Angeles, em 2028.
“É um evento muito forte, pois todos os atletas que estão brigando por vaga estão aqui. Eles foram escolhidos porque vem se destacando na base e o pessoal já vem olhando eles para o próximo ciclo”, destaca a treinadora.
Ao todo, 18 atletas foram convocados para representar o Brasil no Grand Prix de Judô, na Geórgia. Este será o último torneio qualificatório aos Jogos Paralímpicos de Paris 2024. Assim como as demais competições da Federação Internacional de Esportes para Cegos (IBSA, do inglês), realizadas no último ano antes dos Jogos, a disputa valerá o dobro de pontos para o ranking mundial, na comparação com as competições anteriores.
Hellen e Gabriel, que representam o Ismac (Instituto Sul-Mato-Grossense para Cegos “Florivaldo Vargas”), não têm mais chances de classificação a Paris-2024, mas foram convocados pela CBDV (Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais) já em preparação para as próximas competições internacionais e para o ciclo olímpico de Los Angeles-2028.