(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Quarta-Feira, 24 de Junho de 2026
MS Supera: publicada relação de habilitados em programa de auxílio financeiro a estudantes de baixa renda

MS Supera: publicada relação de habilitados em programa de auxílio financeiro a estudantes de baixa renda

Estudantes já podem conferir a relação de habilitados no programa MS Supera. A relação foi publicada pelo Governo do Estado, nesta segunda-feira (27), no site https://www.sead.ms.gov.br/wp-content/uploads/2024/05/RESOLUCAO-SEAD-N.-40-RESULTADO-FINAL.pdf.

Conforme informações constantes na resolução publicada, agora os habilitados devem realizar a assinatura do Termo de Concessão da Bolsa, que ficará disponível no site da Sead, entre os dias 27 e 30 de maio de 2024. Caso o estudante não realize o procedimento previsto, ou realize de forma incorreta, será considerado desclassificado.

Nova oportunidade

Os estudantes não selecionados neste momento podem, a partir da reabertura do período de inscrição, tentar novamente uma bolsa no programa. Quem não participou da etapa de inscrições concluídas hoje também pode realizar um novo cadastro normalmente. Na prática, inicia-se um novo processo de seleção.

Informações da equipe da Supes (Superintendência de Programas Sociais Estruturantes), que conduz o programa na Sead, apontam que a atenção as informações básicas e o correto envio dos documentos solicitados no programa de inscrição são fundamentais para que o estudante tenha sua inscrição corretamente avaliada.

No link (https://www.sead.ms.gov.br/programa-ms-supera/) é possível encontrar toda a legislação que rege o MS Supera. A leitura minuciosa desses documentos é fundamental para quem deseja se candidatar a uma bolsa.

MS Supera

O programa MS Supera tem como objetivo principal conceder benefício social no valor de um salário mínimo a estudantes de baixa renda, de cursos de educação profissional técnica de nível médio ou universitários de instituições públicas ou privadas, visando a estimular a permanência dos estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, em especial os indígenas, nos cursos universitários e de educação profissional técnica e reduzir a evasão escolar.

O estudante de baixa renda, habilitado e selecionado em processo seletivo, com frequência regular na instituição de ensino de que trata a Lei do programa, receberá auxílio financeiro, sob a forma de benefício social, que será repassado diretamente ao estudante, por meio de transferência bancária, para dar condições de permanência no ensino e conclusão do referido curso.

Dúvidas sobre o programa podem ser sanadas pelo e-mail mssupera@sead.ms.gov.br.

Leomar Alves Rosa, Sead
Foto: arquivo

 

Rose Modesto lança pré-candidatura a prefeita de Campo Grande

Rose Modesto lança pré-candidatura a prefeita de Campo Grande

Na noite da última sexta-feira (24), Rose Modesto lançou a sua pré-candidatura à prefeita de Campo Grande diante de um público de aproximadamente 700 pessoas, num espaço de eventos da capital e reforçou o compromisso de fazer, junto com os campo-grandenses, uma gestão competente, humana e responsável.

O encontro contou com a presença da cúpula nacional do partido da pré-candidata, como o presidente nacional do União Brasil, Antônio de Rueda, e ACM Neto, ex-prefeito de Salvador e 1º vice-presidente do União Brasil. Correligionários estaduais também estiveram presentes no evento, como os deputados estaduais Rinaldo Modesto e Roberto Hashioka, o vereador Coronel Villasanti, Dr. Lívio Leite, o ex-vice-governador Murilo Zauith e o ex-ministro da Saúde, Henrique Mandetta.

Por conta de um imprevisto de última hora, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, não pôde comparecer ao evento, mas enviou mensagem de apoio em vídeo à pré-candidata. “O União Brasil está muito bem representado em Campo Grande e Mato Grosso do Sul. É fundamental escolher pessoas capazes. Essa cidade merece alguém que tenha conhecimento, paixão e espírito público, que é a nossa Rose. Ela sabe planejar, sabe exatamente aquilo que é desenvolvimento, quais são os gargalos”, afirmou Caiado.

O presidente nacional do União Brasil, Antônio de Rueda, também destacou o histórico profissional de Rose Modesto e seu potencial para o cargo. “Rose representa hoje o melhor do União Brasil, a gente entrega a Campo Grande uma gestora que está em sua excelência”.

ACM Neto, ex-prefeito de Salvador, aproveitou a oportunidade para ressaltar a força de Rose Modesto. “Fiz questão de vir e priorizar essa agenda política e estar ao lado da Rose para lançar a sua pré-candidatura em Campo Grande. Não vai faltar apoio do União Brasil na caminhada de Rose para prefeitura. Nós temos grandes quadros. Se Deus quiser, para representar a força e a união de todas as mulheres do Brasil, a Rose será a futura prefeita”, afirmou.

Em seu discurso, a pré-candidata a prefeita agradeceu ao apoio dos representantes nacionais do União Brasil, das lideranças da capital e do interior e, principalmente, ao apoio dos campo-grandenses.”Hoje eu estou dizendo sim, porque a mesma esperança de outras caminhadas pulsa forte aqui dentro de mim. E ela pulsa forte porque sei que eu tenho Deus, eu tenho os meus amigos, eu tenho essa militância maravilhosa, mas, desta vez, tem algo diferente: Nós não estamos sós. Temos a presença de um dos maiores partidos do Brasil, com grandes lideranças com experiências fantásticas.”

Rose Modesto fez ainda duras críticas aos problemas que se acumulam e se arrastam por muitas gestões, como a falta de remédios nos postos, as filas imensas para consultas e exames, as ruas esburacadas, o transporte público caro e  ruim. Disse, também, que vai percorrer as ruas e os bairros da cidade para discutir seu plano de governo e que quer unir Campo Grande. A pré-candidata concluiu seu discurso dizendo: ”Quando as adversidades se acumulam, respondemos com coragem. Quando os problemas são complexos, resolvemos com competência. Quando os erros se repetem, é preciso fazer a mudança”.

Ao final do evento, em conversa com lideranças do estado, afirmou ainda que está bastante otimista com as pré-candidaturas da capital e do interior. Segundo ela, o partido investiu fortemente em formação dos líderes, com cursos e palestras realizadas pelo Instituto Índigo e Dom Cabral. Segundo Modesto, o União Brasil quer apresentar ao Mato Grosso do Sul quadros qualificados e, ainda, preparar as novas lideranças para o futuro. É dessa forma, segundo Modesto, que o partido pretende ampliar o número de prefeitos e os vereadores em Mato Grosso do Sul. Hoje o União Brasil tem 50 vereadores em todo o estado.

Primeira pesquisa registrada para as eleições 2024 em Bela Vista

Primeira pesquisa registrada para as eleições 2024 em Bela Vista

Por encomenda do site Diário MS News e registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o nº MS-09182/2024, o Instituto Ranking Brasil Inteligência realizou, no período de 17 a 23 de maio deste ano, junto a 500 moradores de Bela Vista (MS), com 16 anos ou mais de idade, uma pesquisa de intenção de votos para a Prefeitura Municipal nas eleições 2024, tendo intervalo de confiança de 95% e uma margem de erro de 4,3%, para mais ou para menos.

Espontânea

Na pesquisa espontânea, Gabriel Boccia está na frente com 12% das intenções de votos, enquanto Aires Cafure aparece logo atrás com 7%, seguido por Reinaldo Miranda, com 1,2%, Xande Palmiere, com 0,8%, e Cristiano Barbosa, com 0,2%, sendo que 0,4% apontou outros nomes e 78,4% dos entrevistados não sabem ou não responderam.

Estimulada

No levantamento estimulado, Gabriel Boccia continua na frente, com 38%, seguido por Aires Cafure, com 22%, Xande Palmiere, com 7%, e Cristiano Barbosa, com 1%, sendo que 32% dos entrevistados não sabem ou não responderam.

Rejeição estimulada

No quesito rejeição estimulada, Xande Palmiere lidera, com 14%, seguido por Aires Cafure, com 7%, Gabriel Boccia, com 6%, e Cristiano Barbosa, com 5%, sendo que 68,2% não sabe ou não respondeu.

Pesquisa para vereadores

O Instituto Ranking Brasil Inteligência também fez pesquisa espontânea para vereador em Bela Vista, sendo que a liderança fica com Dr. Jhonnys Basso, com 2,8%, seguido por Aires Cafure, com 2,4%, Fabrizia Tinoco, com 2,2%, Oraldino Ferreira, com 1,8%, Gabriel Boccia, com 1,4%, Geferson Jara, com 1,2%, e, empatados com 1% cada um, estão Izabelino Freitas, Emerson Buiu e Marquinhos Lino.

Logo depois aparecem, empatados com 0,8% cada um, Luiz Edil (“Edinho”), Orlando Artesão e Gugu, enquanto, empatados com 0,6% cada um, temos Isabela, J.T. Locutor e Diogo Murano. Já empatados com 0,4% cada um temos Jair Bispo, Junior Barbosa, Maria Aparecida, Pâmela Pires e André e, empatados com 0,2% cada um, estão Toco Pintor, Vinicius Godoy, Daniel Lima e Idelcídes.

Ainda empatados com 0,2% cada um temos Fernando Lopes, Cotinha, Freitas, Gutierrez, Helenice Suzana, Igor, Jameire, Jéssica Souza, Mirian, Piti e Ramão Pareces, sendo que 76% dos entrevistados não sabem ou não responderam.

RANKING BRASIL INTELIGÊNCIA

E-mail: rankingpesquisa@gmail.com

www.rankingpesquisa.com.br

Novos convênios com municípios somam R$ 81,9 milhões, garantindo obras e melhorias aos sul-mato-grossenses

Novos convênios com municípios somam R$ 81,9 milhões, garantindo obras e melhorias aos sul-mato-grossenses

O compromisso do governador Eduardo Riedel com o desenvolvimento municipalista no Mato Grosso do Sul reflete-se em uma série de novos convênios firmados. Com investimentos totalizando R$ 81,9 milhões, esses convênios visam impulsionar obras que prometem elevar a qualidade de vida dos sul-mato-grossenses.

A consolidação desse esforço demonstra o firme propósito de promover o crescimento e o desenvolvimento do interior do estado. As parcerias celebradas pelo Governo entre a Agesul, autarquia vinculada à Secretaria de Infraestrutura e Logística (Seilog), e os municípios prometem transformações significativas em diversas localidades.

Três Lagoas desponta como protagonista desse movimento, com a garantia de quatro convênios que totalizam R$ 24 milhões.

Esses recursos serão direcionados para obras de implantação asfáltica e drenagem de águas pluviais em bairros como Chácara Eldorado (etapa 1), Jardim Itamaraty, Jardim Nossa Senhora de Fátima, Jardim Eunice, Conjunto Habitacional das Violetas I e II, e Jardim Vila Verde.

Os convênios, numerados como 441/2024, 442/2024, 381/2024 e 375/2024, representam um compromisso sério com o desenvolvimento urbano e a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos.

“Esses projetos representam um marco importante na história da cidade, sinalizando um compromisso sério com o desenvolvimento urbano e a qualidade de vida de seus cidadãos. Com essa parceria, Três Lagoas está no caminho certo para se tornar uma cidade ainda mais moderna e preparada para o futuro”, explica  o secretário de Infraestrutura, Helio Peluffo.

Mais municípios e mais obras

Desse montante garantido, R$57,9 milhões estão chegando para obras em outros 13 municípios. Desde o dia 22 de abril o Governo do Estado tem firmado parcerias com os municípios, assinando convênios e contratos para obras de infraestrutura urbana, construção civil, estradas, pontes, vias vicinais, bem como melhorias em energia e logística nos aeroportos e aeródromos municipais.

“Esses convênios refletem o compromisso do Governo do Estado em promover o desenvolvimento regional, garantindo que as comunidades locais tenham acesso a uma infraestrutura adequada que contribua para o bem-estar e o progresso de todos os cidadãos sul-mato-grossenses”, afirma o secretário Helio Peluffo.

Coxim garante, com o convênio de número 444/2024, a pavimentação asfáltica e drenagem de águas pluviais em diversas ruas no município com um investimento de R$ 6.333.953,31. Santa Rita do Pardo recebe um investimento de R$ 1.406.099,11 para reforma do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). O convênio com o município é o de número 478/2024.

Por meio do convênio de número 541/2024, Novo Horizonte do Sul garante R$ 1.024.655,13 para executar, em parceria com o Governo do Estado, recapeamento e drenagem de águas pluviais na Avenida Nelito Câmara.

Já Porto Murtinho assegura um convênio para obras de infraestrutura urbana, onde serão feitas a pavimentação asfáltica e drenagem de águas pluviais no Bairro Salim Cafure e Bairro Dom Pepe I (lotes 1 e 2). O convênio, que confere o repasse é o 439/2024 e o valor do investimento chega a R$ 13.692.295,60.

Sete Quedas aprova o recapeamento em diversas ruas no município no valor de R$ 1.405.607,37 com o convênio 448/2024. O município de Tacuru assegura a implantação de revestimento primário em estradas vicinais do assentamento rural Água Viva, com extensão de 4.160,00 Km) e da Estrada Aldeia Sassoró, com extensão de 5.848,20 km, totalizando mais de 10 mil km. O investimento para este convênio é de R$ 2.811.779,38.

A cidade de Mundo Novo tem convênio autorizado para restaurar diversas ruas do município. O documento de número 410/2024 garante R$ 7.543.532,88 para essas obras. Alcinópolis vai ter recurso para implantação de revestimento primário em rodovia de acesso Serra do Bom Jardim, com extensão de 14,54 Km no valor de R$ 2.086.391,36 com o convênio de número 496/2024.

Guia Lopes da Laguna recebe, por meio do convênio 447/2024, o investimento de R$ 2.331.203,62 para a obra de reforma do ginásio de esportes Máximo Romero.  Água Clara assegura dois convênios, que juntos somam R$ 8.669.670,65, para pavimentação asfáltica e drenagem de águas pluviais do lote 1 e 2 no Jardim das Palmeiras (convênio número 450/2024 e número 434/2024).

Bela Vista também será beneficiada com o convênio 425/2024 para obras de infraestrutura urbana – pavimentação asfáltica e drenagem de águas pluviais, na Rua 13 de Junho e na Rua Coronel Camisão, no valor de R$ 931.598,34.

O município de Costa Rica vai receber investimentos para obras de recomposição de revestimento primário nas estradas vicinais CR-05, CR-07 e CR-21, no valor de R$ 8.967.400,73; por meio do convênio 494/2024.

Todos os convênios foram publicados em edição extra do Diário Oficial do Estado (DOE) nos dias 17 e 20 de maio de 2024.

Luciana Bomfim, Comunicação Seilog/Agesul
Fotos: Chico Ribeiro 

Deputado Beto Pereira propõe medidas para auxiliar vítimas do desastre no RS: “Exigem esforços conjuntos”

Deputado Beto Pereira propõe medidas para auxiliar vítimas do desastre no RS: “Exigem esforços conjuntos”

Sensibilizado pela trágica situação no Rio Grande do Sul, o deputado federal Beto Pereira (PSDB-MS) apresentou duas propostas no plenário da Câmara dos Deputados em Brasília-DF, na quarta-feira (22/05), com o propósito de oferecer apoio às vítimas da devastação causada pela catastrófica situação climática.

Com cidades devastadas e milhares de pessoas desabrigadas no Sul do país, o deputado sul-mato-grossense enfatizou a necessidade urgente de adotar medidas eficazes para a reconstrução e prestação de assistência às comunidades afetadas.

“O processo de reconstrução do estado será uma jornada longa e desafiadora, requerendo a união de esforços dos governos federal, estadual e municipais, da iniciativa privada e da sociedade civil”, declarou Beto Pereira em seu discurso.

A primeira proposta apresentada pelo parlamentar é um Projeto de Lei que visa destinar recursos esquecidos em instituições financeiras para a recuperação do Rio Grande do Sul.

Levantamentos junto ao Banco Central indicam que esses valores esquecidos chegam a R$ 8 bilhões, montante que poderia ser crucial nesse momento de crise.

Beto Pereira salientou que a medida proposta não prejudicaria os titulares desses recursos, pois a maioria dos créditos são de baixo valor. Segundo dados apresentados, cerca de 63,54% dos créditos são de até R$ 10, e apenas uma pequena parcela dos detentores possui valores superiores a R$ 100.

“Mesmo após várias campanhas realizadas para incentivar o cidadão a resgatar valores esquecidos, ainda existe um montante considerável que poderia ser usado para ajudar o Estado gaúcho a se recuperar dessa tragédia climática sem precedentes”, reforçou Beto Pereira.

Segunda proposta: Fundo de Reconstrução

A segunda proposta apresentada por Beto Pereira consiste em uma Emenda à Constituição que visa destinar 10% do limite anual estabelecido no Artigo 166, § 9º da Constituição Federal ao Fundo de Reconstrução e Mitigação dos impactos da catástrofe climática no Estado do Rio Grande do Sul. Essa iniciativa representaria um substancial aporte financeiro de cerca de R$ 10 bilhões ao longo de quatro anos, provenientes das emendas parlamentares individuais.

Ao direcionar essa parcela dos recursos para as ações de socorro e reconstrução do estado, o deputado Beto Pereira ressaltou a necessidade de cooperação entre os governos federal, estadual, e municipais, a iniciativa privada e a sociedade civil.

“Diante da atual conjuntura, é imperativo adotar medidas eficazes para mitigar os efeitos das mudanças climáticas na região, visando à pronta recuperação das áreas atingidas”, enfatizou Beto Pereira.

Durante seu pronunciamento, Beto Pereira convocou seus colegas parlamentares a apoiar e dar encaminhamento à proposta apresentada, ressaltando sua convicção de que a aprovação desta Emenda Constitucional representará um avanço significativo em direção a um futuro mais sustentável e resistente, não só para o Rio Grande do Sul, mas para todo o Brasil.

“A aprovação desta Emenda Constitucional trará vantagens para todos os estados brasileiros, uma vez que o Rio Grande do Sul desempenha um papel crucial na economia nacional. Como um dos principais produtores agrícolas, o auxílio ao estado garante a segurança alimentar do país”, destacou Beto Pereira.

Após relato sobre MS Day, deputados destacam momento econômico vivido por MS

Após relato sobre MS Day, deputados destacam momento econômico vivido por MS

Resultado de reunião realizada nesta manhã (22) entre os deputados da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), conduzidos pelo deputado e presidente Gerson Claro (PP) e o governador do Estado Eduardo Riedel (PSDB), para tratar do MS Day, realizado em Nova Iorque, na última semana, deputados relataram suas impressões sobre a economia sul-mato-grossense.

O deputado e 1º secretário da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), Paulo Corrêa (PSDB), representou a Casa de Leis no MS Day. “Sobre o MS Day, afirmo que foi um orgulho ter representado os 23 deputados, por ordem do presidente da Casa. “Temos um Estado com uma nota muito favorável do ponto de vista econômico, e que o mundo inteiro está agora olhando para nós. Quando você se reúne em Nova Iorque com 160 empresários, entre eles, banqueiros, grandes bancos e o maior banco do mundo, unido a pessoas preparadas como o nosso governador Eduardo Riedel para falar as vantagens que as empresas tem em vir para o Estado”, declarou.

“Aprendi bastante, muito interessa para o Estado, são aproximadamente R$ 30 bilhões, dos quais R$ 3 bilhões devem ser anunciados em breve, e esses leilões da BR-262, de Três Lagoas à Campo Grande, e da BR-267, de Bataguassu à Nova Alvorada do Sul e a MS-40, de Santa Rita do Pardo à Bataguassu, estão acontecendo”, informou o deputado Paulo Corrêa.

O 1º secretário da ALEMS também ressaltou o protagonismo do Estado. “Mato Grosso do Sul está no protagonismo, o Governo estadual responsável olhando pelo Estado, e a Assembleia Legislativa, lado a lado, ao Poder Executivo, como deve ser, os poderes constituídos todos unidos. A Assembleia cumpre um papel fundamental, todas as votações sobre esses assuntos passam pela Casa de Leis.

“Também há a ligação férrea entre Três Lagoas e Aparecida do Taboado, tudo isso vai gerar emprego e renda, venha para o Mato Grosso do Sul, se capacite que aqui terá emprego de qualidade, diferenciado em que você pode ganhar mais. O novo Mato Grosso do Sul começa agora. Sugeri que o próximo MS Day seja na China, nosso maior parceiro comercial, e brevemente teremos a Rota Bioceânica para integrar via Oceano Pacífico à Àsia”, concluiu o parlamentar.

O deputado Paulo Duarte (PSB) falou sobre as Parcerias-Público-Privadas. “É muito importante a questão das Parcerias-Público-Privadas (PPPs), em diversos setores, inclusive na saúde. O Estado tem recebido investimento em todas as áreas, crescido acima da média nacional. Esclareço que as PPPs não tratam de servidores públicos, para buscar investimentos em serviços e infraestrutura, construção de novos hospitais. Esse evento em Nova Iorque foi muito importante”, destacou.

O deputado Junior Mochi (MDB) ressaltou a realização do evento que reúne empresários, investidores e grandes instituições financeiras do mundo. “Um evento extremamente importante para apresentar as nossas potencialidades, as possibilidades da PPS e discussão relacionada a infraestrutura e logística nessas áreas e algumas delas já definiram em investir, outras pretendem captar algo a partir desta ida, que já traz uma pauta de audiências com essas empresas e gera uma perspectiva ainda maior de desenvolvimento do Estado. O Estado sai na frente, Mato Grosso do Sul vive um momento extremamente positivo”, considerou.

MS Day

Em parceria com a Fiems, o Governo de Mato Grosso do Sul realizou o MS Day Internacional, em Nova Iorque, entre os dias 12 e 17 de maio de 2024. O evento integra a Brazilian Week, semana com debates sobre desafios do cenário internacional e da economia brasileira. Reuniões com instituições bancárias, fundos de investimento, empresários globais e câmaras de comércio, integraram a apresentação de projetos nas áreas de meio ambiente e infraestrutura, incluindo, rodovias e ferrovias.

Por: Christiane Mesquita   Foto: Wagner Guimarães