(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Quarta-Feira, 24 de Junho de 2026
Com apoio do Governo, Expotrês apresenta novas tecnologias do agro e leva entretenimento ao público

Com apoio do Governo, Expotrês apresenta novas tecnologias do agro e leva entretenimento ao público

Tradicional Feira Agropecuária de Três Lagoas, a Expotrês está na sua 46° edição, com grandes shows nacionais ao público, além de apresentar leilões, palestras e novidades para o agronegócio. O evento começou no dia 12 de junho e segue até domingo (16).

O governador Eduardo Riedel visitou a feira na sexta-feira (14) e destacou a importância do evento para o agro, com inovações e equipamentos que vão dar mais produtividade ao setor.

“Uma alegria visitar está exposição, sentir o clima positivo deste evento. Podem sempre contar comigo em iniciativas como esta. Parabéns pela realização desta belíssima festa”, disse o governador.

Riedel ressaltou que o Estado está predestinado a crescer, mas que para isto foi criado um ambiente positivo, com grandes investimentos para abrir novas oportunidades aos produtores rurais. “Estamos na fase das indústrias de processamento de celulose, bioenergia, pecuária e grãos. Ainda tem a chegada da produção de laranja, que daqui cinco anos vai ter sua indústria. Isto mostra a diversidade das cadeias produtivas”.

Organizado pelo Sindicato Rural de Três Lagoas, o evento conta com o apoio do Governo do Estado. E entre as atrações nacionais estão Luan Santana, as duplas Jorge e Mateus e Zezé Di Camargo e Luciano e o cantor Luan Pereira. Ainda vai ter mais uma competição do tradicional Rodeio.

O presidente do Sindicato Rural de Três Lagoas, Bruno Ribeiro, destacou que o Governo do Estado abraçou e acreditou neste projeto. “Temos que agradecer ainda a população por comparecer e lotar o evento. Nesta edição ainda tem a união do setor agropecuário e da floresta. Esta união do agronegócio é fundamental”.

A Expotrês abre as portas todos os dias a partir das 14h, com espaços voltados para pecuária de corte, silvicultura, apicultura, ovinocultura, horticultura e psicultura. Também contará com palestras informativas para orientação aos produtores rurais.

Agenda

O governador também aproveitou a oportunidade para participar do Festival de Bandas e Fanfarras, que ocorreu na área central da cidade.

“Não poderia deixar de participar deste Festival, que faz parte do aniversário da cidade. Temos uma parceria com o município, que tem como resultado obras e investimentos que transformam a vida das pessoas. Vamos continuar contribuindo com este desenvolvimento”.

Leonardo Rocha, Comunicação do Governo de MS

Fotos: Bruno Rezende

Em Aquidauana, Paulo Corrêa ressalta a força e os resultados do municipalismo em MS

Em Aquidauana, Paulo Corrêa ressalta a força e os resultados do municipalismo em MS

“Quando falamos em municipalismo, estamos falando sobre ouvir prefeitos, vereadores e todas as lideranças que estão na linha de frente, em contato direto e diário com a população. São eles que conhecem melhor do que ninguém as prioridades dos moradores de cada bairro, de cada distrito, de cada cidade”, afirmou o deputado estadual Paulo Corrêa, em Aquidauana, nesta segunda-feira (10).

O 1º secretário da Assembleia Legislativa participou da assinatura da ordem de serviço para a revitalização do Parque da Lagoa Comprida, uma área de 40 hectares no coração do município, que vai receber pavimentação asfáltica, drenagem de águas pluviais, ciclovia, quadra de esportes e pista de skate.

Com um investimento de R$ 22,8 milhões, por meio do Programa MS Ativo, a obra foi pactuada em março, durante uma reunião na governadoria, em Campo Grande, com a presença do governador Eduardo Riedel, secretários de Estado, técnicos e lideranças do município.

“No começo deste ano, conversei com os 79 prefeitos, junto com a Assembleia Legislativa e a Bancada Federal, para discutir o que era a prioridade para cada município. E foi unânime tanto da parte do Executivo quanto da parte do Legislativo Municipal que a Lagoa era a prioridade para Aquidauana,” frisou Riedel.

Na avaliação do prefeito Odilon Ribeiro, a emblemática obra vai transformar a cidade. “Geograficamente, essa obra está no coração da cidade. Esta lagoa, com a visão linda que temos aqui hoje, terá quadra de esportes, quadra de skate e lazer. São grandes investimentos em infraestrutura e lazer”, disse.

O titular da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Seilog), Hélio Peluffo, enfatizou a importância da revitalização do local do ponto de vista de entretenimento, preservação ambiental e novos equipamentos. “Vai permitir que a população possa ter uma área de lazer, uma área de contemplação, e equipamentos públicos que podem atrair todos os municípios do entorno. Um parque que melhora a qualidade, além do cuidado ambiental e pavimentação asfáltica. São quase oito milhões em obras de pavimentação e recapeamento”, completou.

Lagoa Comprida

O Parque Natural Municipal da Lagoa Comprida foi criado em 2001, com o objetivo de preservar o ecossistema natural de grande relevância ecológica e beleza cênica para a cidade, protegendo o patrimônio natural e cultural da região.

Localizado a cerca de 1,5 km do córrego João Dias, o Parque da Lagoa Comprida abriga centenas de espécies de aves, anfíbios, mamíferos, peixes e répteis, além de árvores e plantas aquáticas, segundo a administração municipal. O espaço já é utilizado para atividades ambientais, culturais, de esporte e lazer.

No centenário de Maracaju, Governo anuncia construção do aeroporto e novas obras de infraestrutura para cidade

No centenário de Maracaju, Governo anuncia construção do aeroporto e novas obras de infraestrutura para cidade

Na comemoração dos 100 anos de Maracaju, a população ganhou novos investimentos do Governo do Estado. Entre eles está a construção de um aeroporto para cidade e novas obras de infraestrutura, que contemplam até o distrito de Vista Alegre.

O governador Eduardo Riedel cumpriu agenda neste sábado (8) durante o dia inteiro em Maracaju, com entrega e lançamento de obras, além de participar do tradicional desfile cívico em comemoração ao aniversário da cidade.

“Participar desta celebração dos 100 anos é uma emoção pessoal, porque sou fruto desta terra. Tivemos uma série de inaugurações e lançamento de obras neste município que está em pleno crescimento. Além das obras, o mais importante é olhar para frente, pois este município tem muito a entregar”, disse o governador.

O prefeito de Maracaju, José Marcos Calderan, agradeceu a parceria com o Estado, que traz frutos diretos a população. “A agenda foi extensa neste dia especial, com lançamentos de obras importantes. Assim construímos um município cada vez melhor. Uma alegria ser o gestor neste centenário, o que aumenta nosso comprometimento”.

Durante o desfile foi assinada a autorização para obra de implantação do aeroporto do município, no valor de R$ 17,5 milhões. O projeto contempla uma pista de pouso e decolagem de 1.700 metros de comprimento por 30 metros de largura, além da instalação de um cercamento com alambrado operacional, taxiway e pátio.

Também foi autorizada a licitação para obra de pavimentação da Avenida Senador Filinto Muller, que terá investimento de R$ 26,18 milhões do Estado. Na área central da cidade.

Ao longo do dia, Riedel ainda visitou as obras de restauração das ruas Miguel Couto e Vacarias, que tem investimento de R$ 3,9 milhões. Assim como casas entregues pelo programa “Substituição Moradia Precária” no bairro Ilha Bela.

Também deu o ponta pé inicial da última etapa da 2ª fase da Copa Assomasul, que reúne 60 equipes e 1.350 atletas de diversas regiões do Mato Grosso do Sul, com o apoio do Governo do Estado.

Vista Alegre

As melhorias também chegaram ao distrito de Vista Alegre, onde o governador autorizou a licitação para construção da Praça Central, no valor de R$ 3,3 milhões. A obra faz parte do programa “MS Ativo”. O objetivo é levar lazer e qualidade de vida aos moradores.

A praça será construída em um terreno de 8 mil m² localizado no acesso principal do distrito, na rua Alexandrina Braga. Serão implantados calçamento em piso na área interna, concreto polido na pista de caminhada, calçadas externas com acessibilidade. Na área do esporte terá quadra de areia, campo de futebol, além de uma quadra poliesportiva. Na parte de lazer haverá playground e quiosque aberto para convívio da comunidade, paisagismo completo, estacionamento e iluminação.

Na solenidade ainda foi assinado convênio e ordem de serviço para reforma do CIEI Joana Sayd, que trata de uma parceria com o município. O local atende 130 crianças no distrito, até seis anos de idade.

“Era o momento de voltar a Vista Alegre, em um ato coletivo e público para anunciar obras aos moradores. Meu compromisso com o distrito é total no meu mandato. Até o final da gestão inclusive vou trabalhar para pavimentar todas as ruas aqui”, garantiu Riedel.

Fiscalização rodoviária

O governador aproveitou a oportunidade para inaugurar as instalações da Polícia Militar Rodoviária na MS-162. O investimento foi de R$ 4,6 milhões, por meio de um convênio com a Itaipu Binacional. Agora o município conta com uma unidade de fiscalização de trânsito rodoviário e policiamento 24 horas a disposição.

A unidade faz a ligação de Maracaju com Sidrolândia, tendo uma área edificada de 200 m², além de pista coberta de 600 m² e um estacionamento de veículos com 98,15 m².

O prédio possui uma recepção com sala de custódia e sanitário; área de descanso, com escritório, dois alojamentos com banheiros, sala de armas; cozinha; depósitos e banheiro externo com acessibilidade. Ela contempla a pavimentação da rodovia no ponto onde foi construída a base, com alargamento da pista principal e da faixa de acostamento da via, além da implantação de sinalização vertical e horizontal.

“Alegria entregar mais esta obra, que é uma conquista para Maracaju e todo Estado. Ela faz parte de uma série de ações que vão ajudar a transformar a cidade”, afirmou o governador.

O secretário de Justiça e Segurança Pública, Antonio Carlos Videira, afirmou que esta base é estratégica para todo país. “Momento importante para segurança pública. A base vai produzir efeitos além das nossas divisas e fronteiras, mas para todo país. Um projeto audacioso, que terá resultados efetivos”.

Leonardo Rocha, Comunicação Governo de MS
Fotos: Álvaro Rezende

Governo do Estado e MPI assinam termo para garantia da cidadania dos povos indígenas

Governo do Estado e MPI assinam termo para garantia da cidadania dos povos indígenas

O Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por intermédio da SEC (Secretaria de Estado da Cidadania), e o Ministério dos Povos Indígenas, assinaram neste sábado (8), um Acordo de Cooperação Técnica, com o objetivo de melhorar as condições de vida das comunidades indígenas, visando a implementação de ações conjuntas para promover o desenvolvimento sustentável, a proteção dos direitos indígenas e a valorização das suas culturas.

A ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, esteve em Campo Grande (MS) na manhã de hoje (8), onde se reuniu com o vice-governador, José Carlos Barbosa (Barbosinha) e a secretária Viviane Luiza (SEC), para discutir o desenvolvimento de ações que contemplam os indígenas do Estado. Por meio de parcerias institucionais, o Ministério constrói seis projetos que juntos somam R$ 160 milhões para melhorar a condição de vida dos indígenas locais.

“Assinamos um termo de cooperação extremamente importante que objetiva cooperação permanente, ações objetivas concretas, em favor das nossas comunidades indígenas, da saúde, da educação, da assistência social, da cidadania, no empoderamento e no cuidado com essa população tão importante. É o Governo do Estado, o Governo Federal, junto com os municípios, criando ações e implementando medidas que beneficiem a nossa comunidade indígena”, afirmou o vice-governador, José Carlos Barbosa.

A assinatura do acordo de cooperação celebrada hoje é um marco que reflete a nossa determinação e o compromisso do governo do estado de Mato Grosso do Sul em construir uma sociedade mais inclusiva e equitativa. Este documento então firmado hoje, junto com o ministério dos povos indígenas, governo do estado, através da secretaria da cidadania, assegura que os indígenas possam viver com dignidade e exercer plenamente sua cidadania.

“Fortalecer os povos indígenas significa reconhecer as suas contribuições e garantir que suas vozes sejam ouvidas e respeitadas. Então, esta assinatura é um ponto de partida, é a materialização do nosso diálogo, do nosso comprometimento, que começa desde o ano passado, quando a início da gestão do nosso governador Eduardo Riedel, e agora estamos nas ações concretas e efetivas, e que possamos então trabalharmos juntos, governo, organização civil, para transformar as palavras de um acordo em realidade, promovendo justiça, igualdade e paz. Então aos povos indígenas, reiteramos que o Governo do Estado respeita e tem o compromisso de trazer um novo capítulo de esperança e progresso, onde os direitos sejam plenamente reconhecidos e garantidos. Através da transversalidade, as ações estão sendo garantidas e agora com a união dos esforços e a eficácia da entidade do poder público, mostrando para a população indígena que estamos trabalhando, e isso será em toda gestão”, disse a secretária Viviane Luiza.

As propostas visam ampliar e aproximar as entidades governamentais para apoiar e construir projetos voltados aos povos indígenas com respeito à pluralidade étnica regional. O Mato Grosso do Sul, de acordo com o Censo/IBGE 2022, tem a terceira maior população indígena do Brasil, com mais de 116 mil pessoas de oito etnias diferentes.

“Estamos, mais uma vez, dando encaminhamento a essa parceria com o Governo do Estado. Em outra ocasião que nós viemos aqui nos reunimos com 14 prefeitos dos 31 municípios que têm territórios indígenas, para entender qual  é a política local, como é que a gente pode também fortalecer essa parceria. E essa assinatura é fruto desse diálogo. Então, eu agradeço muito tudo isso que a gente está fazendo. E eu acredito que a gente vai fazer muito mais”, disse a ministra Sônia Guajajara.

O acordo de cooperação técnica entre o MPI, o Governo do Estado, firmou uma parceria interinstitucional para execução de projetos voltados para garantia de direitos dos povos indígenas por meio de ações no campo da cidadania, da proteção do consumidor, da ressocialização de pessoas encarceradas, da valorização das culturas e cosmovisões indígenas e da gestão ambiental e territorial.

“Hoje, nós todos aqui juntos dialogando e construindo estratégia para as comunidades indígenas, sem dúvida, é um marco. Eu acho que a gente tem que celebrar. Então, essa relação que foi construída nesses últimos meses, especialmente neste último ano com a secretária Viviane, também é fundamental para a gente garantir essa relação institucional para os povos indígenas. Quem ganha somos todos nós”, afirmou Eloy Terena, secretário-executivo do Ministério dos Povos Indígenas.

As ações são direcionadas à sistemas agroflorestais; educação e formação técnica para indígenas; acesso à saúde para indígenas; esporte, lazer, cultura e turismo; gestão territorial com elaboração de PGTAs em terras indígenas; empreendedorismo; ressocialização de indígenas encarcerados e implementação do Programa Teko Porã.

O programa ‘Teko Porã: Fortalecimento do bem viver do povo Guarani Kaiowá’, com previsão de investimento de R$ 5 milhões, é composto por um conjunto de seis iniciativas voltadas à efetivação de direitos do povo – para promover a segurança alimentar, gerar renda, conservar o ambiente e fortalecer a autonomia indígena.

O projeto ‘Indígena Cidadão, Fronteira Cidadã’ tem recursos de R$ 80 milhões do Fundo de Convergência Estrutural do Mercosul (Focem), mecanismo solidário de financiamento destinado ao fomento de projetos estruturantes na faixa de fronteira dos países que integram a organização regional intergovernamental.

A equipe do MPI, com apoio da Funai e de lideranças indígenas, tem realizado trabalho de campo em Mato Grosso do Sul para a construção do PGTAs nas Terras Indígenas (TIs) Cachoeirinha (Miranda/MS) e Taunay Ipegue (Aquidauana/MS) e Nioaque (Nioaque/MS), pertencentes ao povo Terena. A previsão de investimento é de aproximadamente R$ 1,2 milhão.

Com a parceria entre Itaipu Binacional, MPI e a Sanesul (Empresa de Saneamento do Mato Grosso do Sul), serão investidos em torno de R$ 60 milhões para água potável nass comunidades Guarani Kaiowá do extremo sul do Estado – com execução do projeto pela SEC.

Educação

Uma comissão composta por docentes das áreas de antropologia, ciências agrárias, professores e lideranças indígenas da UEMS, elaborou em conjunto com as comunidades indígenas as propostas de cursos de bacharelado em Agroecologia para os Kaiowá e Guarani e para os povos do Pantanal. O investimento é superior a R$ 8,7 milhões.

A parceria entre MPI e a UEMS prevê repasse de verbas para a criação dos cursos de agroecologia, que tem como público-alvo jovens indígenas com direito ao aprendizado intercultural para serem multiplicadores das práticas de agroecologia nas comunidades. O convênio está em fase de finalização para assinatura, abertura das turmas e início das atividades.

Povos indígenas

O Estado é o terceiro mais populoso em relação à presença indígena, atrás do Amazonas e da Bahia. Os indígenas estão presentes em 31 municípios do MS, divididos nas seguintes etnias: Guarani, Guarani Kaiowá, Guarani Nhandeva, Guató, Kadiwéu, Kinikinau, Ofaié e Terena, que representam pouco mais de 4% da população do Estado. Trata-se da terceira maior taxa de presença indígena do país, sendo Roraima e Amazonas as unidades da federação a ocuparem o primeiro e segundo lugar.

O ato de assinatura reuniu também o subsecretário de políticas públicas para os Povos Originários, Fernando Souza, o secretário-executivo de Segurança Pública, Wagner Ferreira da Silva; o diretor-presidente da Sanesul, Renato Marcílio da Silva; o secretário nacional de direitos territoriais indígenas, Marcos Kaingang; o chefe de gabinete da secretaria-executiva, Elaine Labes; e Dionedison Candido, da Coordenadoria de Povos Originários e Comunidades Tradicionais.

Jaqueline Hahn Tente, Comunicação SEC
Natalia Yahn, Comunicação Governo de MS
Fotos: Matheus Carvalho SEC

Eleitorado cresce 54 mil em seis meses e chega a 2 milhões em Mato Grosso do Sul

Eleitorado cresce 54 mil em seis meses e chega a 2 milhões em Mato Grosso do Sul

As Eleições de 2024 se aproximam e o eleitorado se prepara para ir às urnas em todas as cidades de Mato Grosso do Sul. De acordo com o levantamento do TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de MS), o estado teve aumento de 54 mil eleitores e chegou a 2 milhões de pessoas aptas a votarem no próximo pleito.

O prazo para emitir ou regularizar o título eleitoral chegou ao fim no dia 8 e maio e mais de 12 mil eleitores procuraram o TRE-MS para atendimento. As estatísticas do tribunal mostram que, em janeiro, MS contava com 1.979.549 eleitores. Agora, após o período de regularização e emissão de novos documentos, junho registrou 2.034.339 eleitores nos municípios sul-mato-grossense.

O perfil dos eleitores de Mato Grosso do Sul segue sendo parecidos. Em janeiro, os dados do tribunal mostravam que a maioria dos eleitores gerais possuíam ensino fundamental incompleto, sendo um total de 500.936 eleitores. Seis meses depois, a maioria do eleitorado segue sendo os moradores com ensino fundamental incompleto, com 507.574 pessoas.

Apesar da quantidade desses eleitores ter aumentado, a porcentagem não se manteve a mesma. Em janeiro, o indicativo apontava 25,3%, enquanto agora, em junho, porcentagem é de 24,5%.

Os eleitores de 25 a 34 anos ainda são a maioria em MS. No início do ano, eram 414.100 pessoas aptas a votarem nesta faixa etária. Agora, público é de 418.948. Ou seja, em seis meses, número de eleitores na faixa etária 4.848.

Em Campo Grande, são 646.555 pessoas aptas a votarem. Do total, 349.409 são mulheres e 297.146 são homens. Desta maneira, a maioria do eleitorado na Capital é composto pelo sexo feminino (54%). Assim como no estado, a maioria dos que irão às urnas são pessoas de 35 a 44 anos, que corresponde a 137.328 (21,2% dos eleitores).

Confira o perfil do eleitorado em Mato Grosso do Sul:

 

O 1º turno do pleito está marcado para 6 de outubro e já o 2º turno será no dia 27 de outubro, conforme o TSE (Tribunal Superior Eleitoral

(Foto: Alicce Rodrigues, Midiamax)

Emenda de Paulo Corrêa garante atendimentos do FAF e do centro de equoterapia da PMMS

Emenda de Paulo Corrêa garante atendimentos do FAF e do centro de equoterapia da PMMS

Pelo 5º ano consecutivo, emendas parlamentares do deputado estadual Paulo Corrêa (PSDB) beneficiaram o Fundo de Assistência Familiar (FAF) e o projeto de equoterapia da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul (PMMS). Os recursos foram aplicados na aquisição de materiais médico-hospitalares, como cadeiras de rodas, de banho, colchões, macas, muletas, andadores, entre outros, e na compra de equipamentos de hipismo.

O projeto de equoterapia da PMMS atende cerca de 500 crianças e adultos com deficiência, síndromes e doenças que impactam sua mobilidade, coordenação motora e habilidades cognitivas, proporcionando tratamentos que promovem a reabilitação e melhoram a qualidade de vida.

 

Gilsimar Zanon, mãe de um garoto autista grau III, não-verbal, agressivo e não-social, emocionada, relatou que o projeto de equoterapia transformou a vida de seu filho e salvou sua família.

“Cheguei aqui extremamente machucada porque eu tinha acabado de receber uma surra. É muito traumático ter que relatar isso, mas é a realidade de muitas mães atípicas. Meu filho fazia terapia ocupacional e tudo que podíamos proporcionar, mas não tinha resultado, até conhecermos esse projeto. Quero agradecer esse trabalho bonito que o deputado fez de estar ajudando a equoterapia. Eu sou a prova viva de que esse trabalho transforma e salva vidas”, afirmou.

Em cerimônia nesta quarta-feira (5), o comandante-geral da PMMS, coronel Renato dos Anjos Garnes, agradeceu o apoio de Paulo Corrêa e reforçou a parceria estratégica do 1º secretário da Assembleia Legislativa para o fortalecimento da instituição e valorização dos policiais militares de Mato Grosso do Sul. “O deputado Paulo Corrêa tem sido um grande parceiro na gestão da nossa corporação. Sua atuação na Assembleia Legislativa vai além das emendas parlamentares; ele trabalha continuamente para aprovar leis que beneficiam a corporação e valorizam nossos dedicados policiais militares”, pontuou o comandante-geral.

Paulo Corrêa destacou que o centro de equoterapia é um projeto que transforma a vida não só dos pacientes atendidos, mas de toda a família. “É uma iniciativa que transforma vidas e oferece oportunidades de reabilitação e desenvolvimento realmente notáveis. Todo nosso respeito a todos os envolvidos nesse trabalho fantástico desenvolvido pelo FAF, pelos profissionais e por toda a Polícia Militar”, afirmou.

Corrêa aproveitou para destacar que segue firme na luta pela valorização dos policiais militares e fortalecimento da corporação. “Nossos valorosos policiais militares são fundamentais para a segurança e bem-estar da sociedade e podem sempre contar com nosso trabalho na Casa de Leis. Contem sempre com nosso apoio. Não mediremos esforços para continuar trabalhando por vocês”, finalizou.