(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Terça-Feira, 23 de Junho de 2026
Paulo Corrêa articula e Grupo Onça Pintada leva prevenção ao câncer de mama a Coxim

Paulo Corrêa articula e Grupo Onça Pintada leva prevenção ao câncer de mama a Coxim

O Grupo Onça Pintada, organização não governamental fundada há 23 anos pelo deputado estadual Paulo Corrêa (PSDB), levou seu programa de prevenção ao câncer de mama a Coxim no último sábado (15). Na ocasião, mais de 50 mulheres de todas as idades realizaram exames gratuitos e receberam orientações da equipe multidisciplinar de voluntários.

Parceiro da ação em saúde, o vereador Flávio Duarte destacou o trabalho atencioso da equipe e agradeceu o apoio do deputado Paulo Corrêa às demandas do município. “Quero aqui agradecer ao Grupo Onça Pintada e ao nosso deputado Paulo Corrêa por trazerem o projeto a Coxim, atendendo mais de 50 mulheres com um trabalho preventivo contra o câncer de mama. Gratidão ao deputado Paulo Corrêa e a todos os voluntários por esse belíssimo trabalho que salva vidas”, pontuou.

Paulo Corrêa lembra que a unidade móvel percorre lugares onde o poder público não consegue chegar, oferecendo prevenção a mulheres de todas as idades. “Nossa unidade móvel permite levar atendimentos a regiões onde o poder público não consegue alcançar, garantindo que mulheres em áreas mais remotas tenham acesso a exames e orientações preventivas”, afirma.

O parlamentar também destaca que o foco do GOP é proporcionar o diagnóstico precoce da doença, aumentando as chances de cura.

“O trabalho do Grupo Onça Pintada é fundamental para o rastreio e diagnóstico precoce do câncer de mama. Detectar o câncer de mama logo no início aumenta significativamente as chances de cura e possibilita tratamentos menos agressivos, proporcionando uma melhor qualidade de vida para as pacientes. Estamos comprometidos em salvar vidas e promover a saúde de todas as mulheres de Mato Grosso do Sul”, finaliza.

Deputado Estadual Paulo Corrêa

Após pedido do Governo de MS, aeronaves e Força Nacional vão reforçar combate aos incêndios no Pantanal

Após pedido do Governo de MS, aeronaves e Força Nacional vão reforçar combate aos incêndios no Pantanal

Após pedido do Governo de Mato Grosso do Sul, o combate aos incêndios florestais no Pantanal vai receber o reforço de mais três aeronaves do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) e outras quatro aeronaves de grande porte do Exército. Também houve sinalização positiva sobre a ajuda de 50 homens da Força Nacional nos trabalhos por terra.

Os equipamentos federais devem chegar ainda nesta tarde a Corumbá, cidade que concentra a logística de combate ao fogo na região pantaneira de Mato Grosso do Sul. A maior parte dos focos de incêndios também estão ao redor dali.

“Recebemos o contato, onde foi confirmado o deslocamento de duas aeronaves Air Tractor e mais um helicóptero para apoiar o combate no Pantanal. Este pedido nosso foi apresentado na semana passada durante a reunião com o Ministério do Meio Ambiente, em Campo Grande”, explica o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento, Jaime Verruck.

Já em relação ao Exército, serão disponibilizados quatro aeronaves de grande porte para transporte das tropas – além dos bombeiros sul-mato-grossenses que já agem no combate direto, outros 50 agentes da Força Nacional são aguardados para este trabalho.

“Este é uma ação importante, que já estávamos discutindo com o Governo Federal dentro do Pacto Interfederativo assinado em Brasília (DF) com o governador Eduardo Riedel. Avançamos neste apoio para um trabalho de integração no combate aos incêndios florestais”, diz Verruck.

O Governo de Mato Grosso do Sul já está operando com três helicópteros e uma aeronave Air Tractor no Pantanal. Outras medidas também devem ser tomadas em breve, como a contratação junto ao Imasul (Instituto do Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) de mais horas de voo, em caráter emergencial, para alocar o maior número de aeronaves disponíveis no Pantanal.

Leonardo Rocha e Natalia Yahn, Comunicação Governo de MS
Fotos: Bruno Rezende

Riedel quer encurtar distância com o PR construindo ponte entre os dois estados

Riedel quer encurtar distância com o PR construindo ponte entre os dois estados

O governador Eduardo Riedel reafirmou o compromisso do Estado na construção de uma nova ponte, que vai ligar Mato Grosso do Sul ao Paraná. Ele se reuniu nesta sexta-feira (21) com representantes da sociedade civil do Paraná para discutir o tema. A estrutura vai reduzir em até 130 km a distância até o Porto de Paranaguá.

A ponte terá 2 km de extensão, contribuindo de forma direta para reduzir os gastos e dar competitividade ao escoamento da produção local. A Itaipú contratou o projeto – EVTEA (Estudos de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental) – para definir o melhor traçado. O estudo deve ficar pronto em agosto.

Do lado do Mato Grosso do Sul, o governador confirmou que assim que ficar pronto o estudo, com a definição do traçado mais viável, vai viabilizar a pavimentação do trecho da MS-473, para acesso a estrutura da ponte.

“Esta obra é estratégica para Mato Grosso do Sul, do nosso lado vamos fazer nossa parte, não vejo mais como retornar. Vamos ser parceiros e trabalhar junto com o Paraná. Esforço de todos. Agora é o momento de esperar o estudo ficar pronto para saber qual é o melhor traçado. Depois junto com o Paraná vamos buscar recursos para construção da ponte”, afirmou Riedel.

O secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Helio Peluffo, explicou que todo projeto começa pela obra de pavimentação da PR-577 no Paraná, que vai se encontrar com a MS-473. “Do nosso lado vamos esperar a definição do estudo para saber o melhor traçado, em relação ao fator econômico, técnico e com menor impacto ambiental. Entre as opções estão Nova Andradina, Taquarussu e Batayporã. É uma economia de 130 km até Paranaguá. Projeto de mão dupla com o Paraná. Depois os dois estados vão buscar recursos junto a Itaipú para construir a ponte”.

Representando a comitiva do Paraná, Demerval Silvestre, ressaltou que hoje foi uma reunião histórica. Ele é presidente da Socipar (Sociedade Civil Organizada do Paraná). “Será uma obra de integração do Mato Grosso do Sul com o Paraná. Neste caminho envolve o desenvolvimento do agro e turismo. Uma obra importante ao Brasil”.

Com apoio do Governo, Festa da Padroeira de MS começa hoje e espera público de 70 mil pessoas

Com apoio do Governo, Festa da Padroeira de MS começa hoje e espera público de 70 mil pessoas

Começa nesta sexta-feira (21) a Festa da Padroeira de Mato Grosso do Sul no Santuário de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Campo Grande. O evento conta com o apoio do Governo do Estado e vai seguir até o próximo dia 30 de junho. A expectativa é reunir 70 mil pessoas neste período.

Reitor do Santuário, o padre Reginaldo Padilha foi até a Governadoria junto ao ícone de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro nesta manhã para abençoar os trabalhos e decisões do governador Eduardo Riedel.

“Nosso objetivo é sucitar nas pessoas a busca pela santidade, que não significa não cometer pecados e sim tentar melhorar a cada dia. Viemos aqui abençoar este local onde são tomadas decisões importantes no Estado, sempre levando ânimo e esperança a todos”, afirma.

Padre Reginaldo ainda agradeceu ao governador por apoiar a festa, tão importante e tradicional no Estado. “O Governo de Mato Grosso do Sul mais uma vez é parceiro da festa, e por isso temos que agradecer este apoio. Esperamos 70 mil pessoas durante toda a festa”, completa.

O governador Eduardo Riedel se mostrou grato pela visita e benção, e disse que é um homem de fé. “Aqui é um local onde temos que tomar decisões difíceis, que impactam na vida de milhões de pessoas. Portanto, estas bençãos são muito bem-vindas. A padroeira é um ícone importante para todos nós. Daqui vamos seguir em frente, sempre pensando no coletivo e nas pessoas”.

A VII Festa da Padroeira é realizada em comemoração ao Dia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, lembrado pela igreja em 27 de junho. Este ano terá como tema ‘Maria nos diz: fazei o que Ele disser’. Serão dez dias de celebrações especiais, com festa social, atrações artísticas e praça de alimentação.

Segundo a organização do evento, para a parte social, as ruas Amando de Oliveira e Camapuã, próximas do Santuário, serão interditadas. No local haverá shows de diversos cantores da região, entre eles Eco do Pantanal, Laço de Ouro, Olavo Netto, Grupo Chão Batido e muito mais. A praça de alimentação funcionará todos os dias das 18h às 22h30.

Leonardo Rocha, Comunicação Governo de MS
Fotos: Álvaro Rezende

Desenvolvimento de MS e visão de futuro do Governo são destaques na abertura da Interagro 2024

Desenvolvimento de MS e visão de futuro do Governo são destaques na abertura da Interagro 2024

Índices de crescimento econômico e de bem estar social cada vez melhores em Mato Grosso do Sul foram a tônica da abertura da Interagro 2024, realizada na noite de quinta-feira (20) no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo. O governador Eduardo Riedel foi quem comandou palestra da noite, onde tais números e ações do Governo do Estado foram apresentados aos produtores, pesquisadores, estudantes e empreendores do agronegócio presentes.

Dados como o primeiro lugar nacional em crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) do agronegócio (32%) em 2023 e o segundo em investimento público (18,16%) foram explicados para o público, sendo esses propulsores de resultados sociais como a redução da taxa de pobreza (MS tem a terceira menor taxa, com 2,8%) e o terceiro melhor capital humano do país.

“Registramos 68% de crescimento da indústria de transformação no Estado. Essas indústrias são importantes para puxar as cadeias produtivas, dar mais competitividade aos nossos produtos. Elas chegando aqui, incentivam a produção primária”, destaca Riedel ao falar sobre um dos fatores que fomentaram o incremento de renda em Mato Grosso do Sul.

A prosperidade latente no Estado também passa pelo investimento público ascendente e por uma interessante equação explica pelo governador na palestra. “Essa equação [PIB=C+I+G+(X-M)] explica nosso crescimento. C é o consumo familiar, I investimento total, G gastos governamentais, X exportações e M importações”.

No caso, o consumo familiar de Mato Grosso do Sul conta a seu favor ter a quarta menor taxa de desocupação do país (4,7%) e a terceira menor taxa de pobreza extrema, enquanto o investimento total somam R$ 109 bilhões desde 2015, sendo R$ 33 bilhões apenas em 2024.

Já os gastos governamentais, como já citado, é o segundo melhor do país. Quanto às exportações e importações, que formam a balança comercial, ela é positiva, com saldo de 7,66 bilhões de dólares – são 10,61 bilhões em exportações e 2,95 bilhões em importações.

“E isso que forma o crescimento de um Estado. Se você olhar os nossos números, entende muito bem porque Mato Grosso do Sul cresceu 6,6% em 2023, o terceiro maior crescimento do país, tendo também a terceira melhor renda media, e já temos previsão de crescer neste ano 5,82%, já contabilizando a quebra da safra. Isso acontece graças a uma diversificação advinda, por exemplo, da industrialização que estamos passando”, frisa Eduardo Riedel.

Citricultura em alta e posicionamento global

Várias culturas sul-mato-grossense foram ressaltadas pelo governador durante a palestra, contudo a recém instalada citricultura foi uma das que mais chamou a atenção pela atuação forte do Estado para consolidar a produção em Mato Grosso do Sul.

A tolerância zero com o greening, doença que afeta frutas cítricas e assim prejudica a produção, é uma dessas ações. “Se queremos que aqui tenha atividade de citricultura, qualquer árvore que apresente a doença será eliminada. As culturas multiplicadoras da doença, como a murta, também devem ser eliminadas. É uma medida rigorosa, mas que nos garante investimentos privados substanciais de R$ 3 bilhões, gerando 12 mil empregos”, conta o governador.

Já próximo do encerramento da palestra, Riedel falou sobre a visão de futuro de Mato Grosso do Sul e a inserção do Estado em um posicionamento estratégico exigido pela agenda global de investidores atualmente. “Quem é investidor global está de olho nisso, nesse posicionamento perante segurança alimentar, transição energética, sustentabilidade e inclusão social”.

Eduardo Riedel ainda completa que, para se desenvolver dentro dessa agenda é necessário buscar a prosperidade a partir das ações elencadas anteriormente, tendo o crescimento de renda geral como a principal mola propulsora disso. “O Brasil precisa se posicionar quanto a isso, e é exatamente isso o que estamos fazendo em Mato Grosso do Sul”, conclui.

Homenagem e elogios

Antes da palestra, nas falas de abertura, a condução do Governo do Estado por Eduardo Riedel foi elogiada. Além disso, o governador e a primeira-dama Mônica Riedel foram homenageados com uma gravura de ypê amarelo feita pelo artista Isaac de Oliveira.

“O Governo de Mato Grosso do Sul tem realmente conseguido trazer investimentos para o nosso Estado. Temos que reconhecer, em plena crise que temos no Brasil, aliás no mundo todo, aqui temos pleno emprego. Meus parabéns”, destaca o diretor-tesoureiro da Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul), Frederico Stella.

Presidente do Sindicato Rural de Campo Grande e anfitrião do evento, Alessandro Coelho também falou na abertura e destacou que mesmo o ano de 2024 sendo difícil para os produtores rurais, deve ser feito uma reflexão sobre a forma e resiliência do agronegócio, que sempre se adaptou e se reinventou diante de dificuldades. “O agro é a espinha dorsal da nossa nação, sempre atuando com sustentabilidade e comprometimento”, finaliza Coelho.

Nyelder Rodrigues, Comunicação Governo de MS
Fotos: Álvaro Rezende

Governo de MS libera R$ 72 milhões das emendas parlamentares de 2024

Governo de MS libera R$ 72 milhões das emendas parlamentares de 2024

O Governo do Estado libera R$ 72 milhões em emendas parlamentares, nesta terça-feira (25), para o exercício de 2024. O objetivo é alcançar mais pessoas com recursos públicos pelas indicações dos deputados estaduais e pelas instituições e organizações do terceiro setor. Cada um dos 24 deputados estaduais tem R$ 3 milhões para suas indicações, obedecendo a regra de destinar 60% do montante para a área da Saúde.

O valor deste ano representa 50% a mais do que foi destinado às emendas no ano de 2023, e vai atender as ações do Estado, por meio das indicações parlamentares, e chegar a quem mais precisa.

Cerca de 63% dos recursos vão para a área de Saúde. São mais de R$ 45 milhões que devem atender os municípios para o custeio e investimento na Saúde. Educação e Assistência Social receberão mais de R$ 10 milhões, cerca de 14%, seguidos por ações que contemplam também as áreas do Esporte, Agricultura Familiar, Cultura, Esporte, Cidadania, Segurança e Ensino Superior.

“Trabalhamos muito para conseguir pagar as emendas ainda no primeiro semestre deste ano para não deixar as ações necessárias para a população esperando melhorias e atendimentos. Somado a isso, trabalhamos com o novo sistema de indicações, que deu, além da transparência no processo, mais agilidade para a conclusão de todas as indicações dos deputados estaduais”, ressaltou o secretário de Estado da Casa Civil, Eduardo Rocha.

Neste ano, cerca de 925 indicações vão para diversas instituições, que vão receber recursos do Estado. A cerimônia de assinatura para a liberação dos recursos será na próxima terça-feira (25), às 14h30, no saguão principal da Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul), Palácio Guaicurus.

EmendasGov

A sistematização no processamento das emendas parlamentares, desde a indicação até o pagamento dos recursos, foi fundamental para dar mais agilidade no processamento das emendas. “O sistema EmendasGov modernizou o trâmite das emendas parlamentares, agilizando o processo de elaboração e aprovação das Indicações”, explicou o superintendente das Emendas Parlamentares, Édio Viegas.

Beatricce Bruno, Casa Civil

Foto: Bruno Rezende