(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Terça-Feira, 23 de Junho de 2026
“O gigante acordou”: Paulo Corrêa comemora fase final de testes da megafábrica da Suzano em Ribas

“O gigante acordou”: Paulo Corrêa comemora fase final de testes da megafábrica da Suzano em Ribas

Com um investimento de R$ 22,2 bilhões e a geração de 10 mil empregos diretos no pico da obra, a megafábrica de celulose da Suzano, localizada em Ribas do Rio Pardo, entrou na fase final de testes para o início das operações, previsto para meados de julho deste ano. O fato relevante foi comemorado nesta quarta-feira (26) pelo deputado estadual Paulo Corrêa (PSDB).

“O gigante acordou. De hoje até o dia 10 de outubro, a fábrica vai atuar em caráter experimental. Mesmo não sendo oficial, já começou a funcionar. É o maior investimento privado do Brasil neste momento e, em breve, vamos nos tornar o maior produtor de celulose da América do Sul”, comemorou.

Referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, a Suzano ‘investiu pesado’ em Mato Grosso do Sul, com a construção de uma planta com capacidade de processamento de 2,55 milhões de toneladas de celulose por ano, gerando 10 mil empregos diretos no pico da obra.

“Toda a briga que nós tivemos para a Suzano vir para o Estado, e aí quero lembrar do ex-governador Reinaldo Azambuja, do então ex-secretário de infraestrutura, Eduardo Riedel, e do secretário da Semadesc, Jaime Verruck, para trazer a empresa. Depois, passaram por esta Casa [Assembleia Legislativa] todos os incentivos fiscais para que a Suzano viesse para cá. Este é o maior investimento privado dos últimos três anos no Brasil. É um grande avanço para Mato Grosso do Sul”, analisou.

Instalada no município de 23 mil habitantes, a nova fábrica será a unidade mais competitiva da Suzano, empregando 3 mil pessoas, entre colaboradores próprios e terceiros, nas áreas florestal e industrial, e movimentando toda a cadeia econômica da região.

Além deste projeto, Mato Grosso do Sul recebe outra grande indústria do ramo florestal, que começa a ser instalada em Inocência, município de apenas 8 mil habitantes.

“Quando essa outra empresa se estabelecer, Mato Grosso do Sul será o maior produtor de papel de celulose do mundo. Estamos fazendo isso em parceria com empresas muito potentes, que possuem grande capacidade de investimento, e que vão gerar emprego e renda para a população, porque essa é a maior política social que existe”, finaliza.

Paulo Corrêa destina R$3 milhões em emendas para municípios e entidades de MS

Paulo Corrêa destina R$3 milhões em emendas para municípios e entidades de MS

O deputado estadual Paulo Corrêa (PSDB), 1º secretário da Assembleia Legislativa, destinou R$ 3 milhões em emendas parlamentares para prefeituras e entidades assistenciais de diversos municípios sul-mato-grossenses. Os valores estarão disponíveis até o dia 5 de julho e devem promover ações nas áreas de saúde, educação, direitos humanos, assistência social, turismo, esporte, cultura e agricultura familiar.

Desse montante, R$ 2,5 milhões foram aplicados na área da saúde e vão ajudar no custeio de ações em Água Clara, Alcinópolis, Amambai, Anastácio, Aquidauana, Aral Moreira, Bonito, Campo Grande, Chapadão do Sul, Coronel Sapucaia, Coxim, Itaquiraí, Jardim, Japorã, Maracaju, Naviraí, Nioaque, Novo Horizonte do Sul, Paranaíba, Ponta Porã, Porto Murtinho, Rio Brilhante, Sete Quedas, Tacuru e Três Lagoas.

“Essas emendas nos possibilitam responder de forma rápida e eficiente às demandas dos 79 municípios, promovendo o desenvolvimento e a qualidade de vida dos cidadãos, além de fortalecer a relação entre os deputados e a população, garantindo que os recursos públicos sejam aplicados de acordo com a realidade de cada uma das cidades”, pontuou Corrêa.

O parlamentar explica a escolha dos municípios beneficiados e o papel de prefeitos e vereadores nesse processo. “A gente percorre o Estado durante o ano todo e recebe inúmeros pedidos de prefeitos, vereadores e outras lideranças locais, que nos apresentam as demandas de suas cidades. São eles que têm contato mais direto com a população e conhecem suas realidades. Nos esforçamos para atender o máximo de projetos possível dentro do valor que temos disponível, e o resultado disso é imediato na vida das pessoas”, completa.

Na solenidade de assinatura e liberação das emendas, realizada nesta terça-feira (25), na Assembleia Legislativa, o governador Eduardo Riedel destacou o papel dos parlamentares no direcionamento das ações e na transferência de recursos aos municípios. Ele também enfatizou que pelo menos 80% das emendas serão pagas já na próxima semana.

“Só não será 100% [pago na semana que vem] porque tem as questões burocráticas, de documentação. Neste ano decidimos aumentar o valor para cada deputado (emendas), porque eles têm conhecimento profundo das necessidades de suas regiões e como podem beneficiar as pessoas. Este ato representa um modelo que vem de encontro ao municipalismo, acima de tudo um Estado inclusivo”, frisou Riedel.

R$ 72 milhões em emendas

Com 925 indicações feitas pelos 24 deputados estaduais, serão repassados aos municípios R$ 72 milhões em emendas parlamentares, representando um aumento de 50% em relação a 2023, quando foram pagos R$ 48 milhões.

As emendas individuais somaram R$ 71,550 milhões, enquanto as emendas coletivas totalizaram R$ 450 mil. Mais da metade desses recursos foram destinados à saúde, totalizando R$ 45,1 milhões. Na área da educação, foram contemplados 180 projetos, somando um montante de R$ 10 milhões.

A assistência social receberá R$ 10,2 milhões em emendas, enquanto o esporte será contemplado com R$ 3,3 milhões. Outros setores também foram beneficiados: agricultura com R$ 1,1 milhão, projetos culturais com R$ 670 mil, turismo com R$ 500 mil, segurança pública com R$ 185 mil, além de R$ 120 mil destinados à Uems (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul).

Paulo Corrêa solicita e Grupo Onça Pintada atende pacientes em Japorã

Paulo Corrêa solicita e Grupo Onça Pintada atende pacientes em Japorã

O Grupo Onça Pintada (GOP) segue levando a prevenção ao câncer de mama para o interior de Mato Grosso do Sul. Na última sexta-feira (21), foi a vez de Japorã receber a unidade móvel da organização não governamental, que já realizou mais de 80 mil atendimentos nos 79 municípios do Estado.

A atenção dada às pacientes durante o atendimento foi destacada pela vereadora Aninha Teodoro, que também foi atendida. “Passei pela consulta porque estava com cistos, fui muito bem atendida por essa equipe maravilhosa e já saí com o resultado em mãos. Japorã é muito grata ao deputado Paulo Corrêa e a todos os voluntários, e esperamos que o projeto volte para cá em breve”, disse.

Para o vereador Walter J Silva, o trabalho realizado pelo Grupo Onça Pintada tem sido fundamental para os avanços na prevenção do câncer, no município, nos últimos anos.

“Graças a esse magnífico trabalho, as mulheres de Japorã recebem uma atenção especial na prevenção. O que mais nos orgulha é saber que elas podem ser atendidas em sua própria cidade, evitando longas e cansativas viagens. Somos muito gratos ao Grupo Onça Pintada e ao deputado Paulo Corrêa”, agradeceu.

Fundador e padrinho do projeto ao lado de sua esposa Adriana, Paulo Corrêa conta porque decidiu vestir da camisa e entrar de peito na luta contra o câncer de mama. “Aos 46 anos de idade, minha mãe faleceu devido a complicações de um câncer de mama que já descobrimos em estágio avançado”, lembra.

“A partida dela para essa doença que muitas vezes é silenciosa me encorajou a encampar essa bandeira ao lado da minha família e criar o Grupo Onça Pintada. No GOP, nossa missão é salvar vidas através da prevenção, porque o segredo para aumentar as chances de cura das pacientes é fazer o diagnóstico precoce do câncer de mama”, orienta.

Duas equipes da Força Nacional já estão a caminho para reforçar combate ao fogo no Pantanal

Duas equipes da Força Nacional já estão a caminho para reforçar combate ao fogo no Pantanal

Para contribuir no combate aos incêndios florestais no Pantanal, estão a caminho do Mato Grosso do Sul 82 bombeiros da Força Nacional. Saíram 42 militares do Distrito Federal em 15 viaturas e mais 40 do Rio Grande do Sul, com 10 caminhonetes e mais um caminhão de suprimentos. Ambas as equipes saíram nesta quarta-feira (26) e devem chegar nos próximos dias.

Esta ajuda foi concretizada após pedido do Governo de Mato Grosso do Sul, em um trabalho de integração com o Governo Federal e instituições competentes. Este esforço coletivo tem como intenção ampliar as ações para combater os focos de incêndio no Pantanal.

Os trabalhos na região continuam em pleno vapor, foram enviados 62 militares estaduais para substituírem as equipes de campo no combate aos incêndios florestais no entorno de Corumbá, além dos que compõem o Sistema de Comando de Incidentes (SCI), nas funções de planejamento, logística, operações, finanças e outras atividades.

O grupo de ação recebeu reforço de uma aeronave do ICMBio através do Governo Federal, totalizando 5 (aeronaves) Air Tractor, sendo uma do Corpo de Bombeiros e 4 do ICMBio, e  2 helicópteros do CGPA (Coordenadoria Geral de Policiamento Aéreo).

Na ação de campo de ontem (25) foi realizado o monitoramento da região do BR-262, próximo a ponte do Rio Paraguai, onde o foco foi controlado, restando apenas pontos de calor. Na região entre o Rio Miranda e Rio Abobral foram feitas ações durante todo o dia.

Foram empenhadas também 4 aeronaves Air Tractor próximo à Fazenda Baía Mondego, contando também com auxílio das equipes do PrevFogo, em direção a outra propriedade rural.

Na região do Abobral e Miranda foi realizado sobrevoo utilizando uma das aeronaves foram feitos pontos de atenção para traçar estratégias que alinhem o combate em conjunto com a equipe solo.

Outras ações são desenvolvidas de combate e monitoramento na região da Baía do Tamengo, próximo a Corumbá, assim como na região da Maracangalha.

Leonardo Rocha, Comunicação do Governo de MS
Foto: Divulgação

Apadrinhado por Paulo Corrêa, Grupo Onça Pintada marca presença na festa junina da ALEMS

Apadrinhado por Paulo Corrêa, Grupo Onça Pintada marca presença na festa junina da ALEMS

Tradição, comidas típicas e muita diversão para toda a família. O 2º Arraiá da ALEMS foi um sucesso absoluto e o Grupo Onça Pintada (GOP) não poderia ficar de fora dessa. Apadrinhado pelo deputado estadual Paulo Corrêa (PSDB), o GOP marcou presença na festança e deu um show de solidariedade.

Responsável pela barraca de doces, a organização não governamental, que há 23 anos é referência na luta contra o câncer de mama em Mato Grosso do Sul, aproveitou o intervalo entre uma venda e outra para enfatizar a importância da prevenção nessa batalha muitas vezes silenciosa.

Paula Terra, voluntária do GOP, explicou que o dinheiro arrecadado será utilizado para construir um vestiário na sede do grupo. Isso melhorará o atendimento às pacientes durante consultas com mastologistas e mamografias realizadas nos mutirões em Campo Grande.

“Este ano, nossa barraca de doces estava ainda mais linda e recheada de delícias. Todos os doces foram doados pelos nossos voluntários, que capricharam nas gostosuras. No ano passado, utilizamos toda a renda da barraca para reformar a sala do mamógrafo e, este ano, vamos transformar uma das salas da nossa sede em um vestiário lindo e acolhedor para as nossas pacintes. Queremos agradecer aos nossos padrinhos, Dona Adriana e o Deputado Paulo Corrêa, que não medem esforços para apoiar o Grupo Onça Pintada em tudo o que precisamos”, registrou.

Fundador do Grupo Onça Pintada, o deputado Paulo Corrêa destacou a importância das entidades que participaram das vendas e reforçou o compromisso da Assembleia Legislativa em se aproximar cada vez mais da população sul-mato-grossense.

“Todas as entidades presentes realizam um trabalho admirável, reconhecido e de grande impacto na vida das pessoas que atendem. Como a Assembleia Legislativa é a Casa do Povo, nada mais justo que trazer as famílias sul-mato-grossenses para festejarem conosco, unindo tradição, cultura e uma bela demonstração de solidariedade”, pontuou o deputado Paulo Corrêa.

Beto Pereira lança pré-candidatura à Prefeitura de Campo Grande durante grande encontro de lideranças

Beto Pereira lança pré-candidatura à Prefeitura de Campo Grande durante grande encontro de lideranças

O deputado federal Beto Pereira (PSDB-MS) dará o pontapé inicial para seu projeto de candidatura à Prefeitura de Campo Grande. Na sexta-feira (28/06), acontece o lançamento oficial da pré-candidatura do tucano a prefeito da Capital. O evento será na Avenida Calógeras, nº 950, Centro, às 18h30. Estarão presentes apoiadores, lideranças políticas como o Governador Eduardo Riedel e o ex-governador Reinaldo Azambuja, e representantes dos partidos que já declararam apoio à Beto como Cidadania, PSB, Podemos, Republicanos e PSD.

Beto Pereira expressa entusiasmo ao assumir a liderança desse arco de aliança, a maior já formada, baseada em ideias e propostas voltadas para a reconstrução de Campo Grande. Também destaca a importância de todos os pré-candidatos na condução deste projeto, enfatizando que são os 150 postulantes a vereadores os encarregados de liderar as propostas de transformação para a cidade.

“Todos nós temos uma responsabilidade com a nossa cidade. Devemos conduzir a pré-campanha e a campanha de forma limpa e organizada, na qual possamos comunicar à população uma mensagem de esperança e renovação, com o objetivo de transformar nossa cidade através de políticas públicas eficazes”, afirmou.

Experiência – Beto Pereira é empresário e tem 46 anos. Foi prefeito de Terenos por dois mandatos e deixou a Prefeitura com 94% de aprovação. Foi presidente da Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul e vice-presidente da Confederação Nacional de Municípios. Foi deputado estadual e está no segundo mandato de deputado federal.

Lançamento da pré-candidatura de Beto Pereira

Data: 28/06

Horário: 18h30

Local: Avenida Calógeras, nº 950, Centro

Informações: 67 99903-6778 (Eliane Nobre)