(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Terça-Feira, 23 de Junho de 2026
MS Alfabetiza celebra avanços na educação pública e alfabetização no Estado

MS Alfabetiza celebra avanços na educação pública e alfabetização no Estado

Uma tarde onde a tônica foi celebrar a educação e os bons resultados obtidos pelas escolas estaduais de Mato Grosso do Sul. Assim pode ser definida a cerimônia de premiação do Escola Destaque do programa MS Alfabetiza – Todos pela Alfabetização da Criança, que aconteceu nesta segunda-feira (1º) em Campo Grande, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo.

O evento contou com a presença do governador Eduardo Riedel junto a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet. Secretários de Estado, como Hélio Daher (Educação), Eduardo Rocha (Casa Civil) e Rodrigo Perez (Gestão Estratégica) também participaram da premiação, além de representantes da educação pública, da Assembleia Legislativa e da bancada federal.

A cerimônia premiou 30 escolas que obtiveram os melhores resultados de alfabetização, conforme resultados aferidos por meio do Saems (Sistema de Avaliação da Educação Básica de Mato Grosso do Sul) e mensurados pelo Idams (Índice de Desenvolvimento da Aprendizagem de Mato Grosso do Sul). A primeira colocada foi a Escola Municipal Isolino Candido Dias, de Água Clara.

“Não adianta imaginarmos que nós temos um Estado que cresce 7% ao ano, mas ainda tem criança que não aprendeu a ler e a escrever no tempo certo. Estamos combatendo isso, essa evasão alta. Esse dedo na ferida nós temos que por todo dia”, frisa o governador.

Eduardo Riedel ainda frisa que é uma missão de toda a gestão estadual e dos profissionais da educação pública buscar os avanços na educação. “Temos desafios que precisamos nos dar as mãos para poder avançar. É isso que a gente tem que construir aqui no nosso Estado”, destaca, acrescentando que a área da educação tem e terá apoio irrestrito.

A escola Isolino Candido Dias, primeira colocada, recebeu R$ 80 mil de premiação por ser a primeira colocada. O valor se repetiu para as demais 29 premiadas, demonstrando que não se trata de uma competição, mas sim de um reconhecimento pelo bom trabalho entregue.

“Agora é hora de um grande pacto. É preciso garantirmos ainda mais a qualidade do ensino público, e é isso que esse evento faz. Não basta cobrar quem quem está lá na ponta, mas é preciso dar a mão, estendendo para aqueles municípios, aquelas escolas que de alguma forma tem alguma deficiência, por um problema qualquer regional ou localizado”, comenta Simone.

Já o secretário de Educação, Hélio Daher, comenta que a premiação do MS Alfabetiza visa o progresso no trabalho da alfabetização, focado obviamente nas crianças, independente de qual rede ela integre, a Rede Estadual ou a Rede Municipal de Ensino.

“É um investimento do Governo de Mato Grosso do Sul para que cada criança seja alfabetizada na idade certa. Vale lembrar que o programa continua todo o ano. Ele é premiado agora, mas o trabalho desse ano já começou. Vamos seguir fortemente para ampliar o programa e que no ano que vem mais escolas sejam premiadas”, finaliza Hélio.

MS Alfabetizado

Executado em parcerias com os municípios, o MS Alfabetizado foi criado em 2021 e colocado em prática em 2022 para fortalecer a aprendizagem e melhorar os indicadores educacionais dos estudantes matriculados nas redes públicas de ensino no território sul-mato-grossense.

Ao todo, R$ 3,6 milhões são destinados ao Prêmio Escola Destaque e à Contribuição Financeira – esta última nada mais é que 30 escolas apoiadas que obtiveram os menores índices de aprendizagem e, assim, poderão desenvolver ações para melhorar tais números.

Em 2023 o Governo de Mato Grosso do Sul investiu R$ 5,5 milhões no programa, enquanto em 2024 a previsão é que o ano termine com R$ 9,4 milhões investidos. Já quanto ao número de escolas e estudantes atendidos, foram 573 escolas de 1º e 2º ano do Ensino Fundamental e aproximadamente 3,7 mil professores regentes do 1º e 2º ano do Ensino Fundamental.

Já em 2024, são 622 escolas de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental e cerca de 6, 5 mil professores. Cerca de 146 mil estudantes da rede pública se beneficiaram com o programa no ano passado, enquanto neste ano são 190 mil, conforme a estimativa da Educação.

Levando em conta o cenário geral da educação sul-mato-grossense, o Governo do Estado já soma R$ 550 milhões aplicados na área desde o início de 2023, incluíndo aí ações e também obras que dão condição ao estudante de aprender e condição ao profissional de ensinar, tanto em escolas urbanas como em escolas rurais e as de educação indígena.

Entre os parceiros do MS Alfabetiza, estão entidades como a Fundação Lemann, Instituto Natura, Bem Comum, Parceria pela Alfabetização em Regime de Colaboração (Parc), Assomasul e Undime-MS. A lista completa das escolas pode ser conferida aqui.

Nyelder Rodrigues, Comunicação Governo de MS
Fotos: Bruno Rezende

Alta demanda: todos os inscritos no programa Voucher Transportador serão convocados

Alta demanda: todos os inscritos no programa Voucher Transportador serão convocados

Diante da elevada demanda por motoristas no Estado, os mais de 7.300 inscritos no processo seletivo do Voucher Transportador, uma iniciativa do Governo do Estado que proporciona qualificação gratuita, troca de carteira de D para E e isenção de taxas no Detran para motoristas de carga e ônibus, serão convocados.

A informação foi repassada pelo secretário-executivo de Qualificação e Trabalho da Semadesc (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência Tecnologia e Inovação) Bruno Bastos Gouveia, durante a 1ª Feira da Empregabilidade, em Campo Grande.

Secretário-executivo de Qualificação da Semadesc, Bruno Bastos

O evento organizado pelo Sest/Senat e Semadesc, teve a colaboração da Funtrab (Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul) e das empresas de logística. A iniciativa ofereceu mais de 300 vagas no setor e atraiu inúmeros candidatos.

O objetivo foi além de suprir a demanda por novos profissionais qualificados, fortalecer a economia local através da inserção de talentos no mercado de trabalho. Também participaram do evento o coordenador da secretaria-executiva, Esaú Aguiar, e a diretora-presidente da Funtrab/MS, Marina Dobashi.

“Nós estamos atingindo esse objetivo que é qualificar e empregar de forma gratuita cerca de mil trabalhadores. Já entregamos mais de 550 CNHs, mais de 200 pessoas completaram o curso no SEST/Senat. Cerca de 3 mil pessoas já foram convocadas. Em 15 dias de inscrição tivemos 7.300 inscritos, então foi um completo sucesso, dada a demanda que nós temos no setor de transportes no Estado”, frisou Bruno Bastos.

Diante do desempenho positivo do programa, que inclusive está sendo copiado por outros estados do País, o secretário-executivo anunciou sua ampliação, durante a solenidade de abertura da Feira.

“Eu queria anunciar aqui em primeira mão, que em conversa com o SEST/Senat, com o Detran, Setlog e empresas do segmento, que já convocamos 3 mil inscritos, mas vamos chegar aos 7.300 que se inscreveram no processo seletivo. Este é um compromisso do Governo do Estado com todos os parceiros”, acrescentou lembrando que a convocação será feita pelo SEST/Senat.

No evento, o secretário também realizou palestra falando sobre o MS Qualifica, as oportunidades do mercado de trabalho, economia e as ações desenvolvidas pela sua pasta dentro da Semadesc. Ao final do evento ele entregou certificados de conclusão do curso de motorista a alunos do SEST.

Bastos ressaltou ainda que o governador Riedel afirmou que havendo demanda das empresas, o Voucher terá continuidade. “Algumas empresas de transporte já estão custeando a própria troca de habilitação. Então, também estamos conversando com o Detran sobre a possibilidade mantermos a isenção de taxas para a obtenção da CNH”, pontuou.

A continuidade do programa é uma estratégia do Governo do Estado diante da boa receptividade e efeitos positivos para o setor logístico. “É um programa que fez muito sucesso no Estado e ele precisa continuar”, concluiu.

Conheça mais sobre o Voucher

O programa “Voucher Transportador” é uma iniciativa do Governo do Estado que proporciona qualificação gratuita para motoristas de carga e ônibus. Além de receberem treinamento especializado, os participantes têm a oportunidade única de adicionar as categorias “D” e “E” em suas habilitações, sem custos adicionais. Este benefício não apenas capacita os profissionais para atender às demandas específicas do setor, mas também eleva suas chances de empregabilidade no mercado de transporte.

Rosana Siqueira, Comunicação Semadesc
Foto de capa: Álvaro Rezende
Internas: Luiz Valney (Xuxa)

Reforço completo: mais uma equipe da Força Nacional chega ao Pantanal para ajudar no combate aos incêndios

Reforço completo: mais uma equipe da Força Nacional chega ao Pantanal para ajudar no combate aos incêndios

Ao todo 82 homens e mulheres da Força Nacional estão em Corumbá para reforçar o combate aos incêndios no Pantanal de Mato Grosso do Sul. As equipes do Rio Grande do Sul, formadas por 42 integrantes, chegaram na tarde desta sexta-feira (29) e se juntaram aos outros integrantes que estavam na região pantaneira desde quinta-feira (28), vindos do Distrito Federal e do Tocantins.

Todos vão atuar sob orientação do SCI (Sistema de Controle de Incidentes), que tem sede em Campo Grande e já vem coordenando as ações do Corpo de Bombeiros no Pantanal.

As equipes de fora se juntam agora ao efetivo local a partir da cidade de Corumbá e das 13 bases avançadas espalhadas pelo bioma, reduzindo assim o tempo de resposta do combate aos incêndios florestais. Mais de 400 bombeiros militares de Mato Grosso do Sul foram mobilizados para o Pantanal desde o início das operações em abril deste ano.

“A chegada da Força Nacional vai agregar ao trabalho que já está sendo efetuado há mais de 90 dias aqui no nosso Estado. Eles serão empregados nas nossas guarnições”, disse o coronel Frederico Reis, comandante do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul.

O reforço faz parte dos pedidos do Estado à União para ajudar no combate às chamas que já queimaram 520 mil hectares no Pantanal sul-mato-grossense só em 2024. Na semana passada foram enviadas aeronaves do Governo Federal para Corumbá e ontem a cidade recebeu a visita das ministras Simone Tebet (Planejamento e Orçamento) e Marina Silva (Meio Ambiente).

Após sobrevoarem a região pantaneira junto com o governador Eduardo Riedel, as representantes do Governo Federal anunciaram a chegada da aeronave da FAB (Força Aérea Brasileira) KC-390 Millennium, com capacidade de carregar 12 mil litros de água e a mobilizacão de 280 pessoas do governo federal, do Ibama e do ICMbio.

Na ocasião, Simone Tebet garantiu que não vai faltar orçamento do governo federal para a guerra contra o fogo e o governador Eduardo Riedel defendeu o uso eficiente dos recursos.

Ambas as ministras elogiaram o planejamento, a organização e a antecipação do Governo de Mato Grosso do Sul que, em parceria com órgãos do governo federal e das brigadas, impediram um avanço ainda maior das queimadas, diante do cenário de escassez hídrica e seca severa.

Danielly Escher e Paulo Fernandes, Comunicação Governo de MS
Fotos: CBM-MS

Beto Pereira é oficializado como pré-candidato à Prefeitura de Campo Grande pelo PSDB em festa com 5 mil pessoas

Beto Pereira é oficializado como pré-candidato à Prefeitura de Campo Grande pelo PSDB em festa com 5 mil pessoas

Dentro do maior arco de alianças formado nesta eleição municipal, o deputado federal Beto Pereira (PSDB-MS) oficializou a pré-candidatura à Prefeitura de Campo Grande em um megaevento que paralisou o trânsito da Avenida Calógeras ao reunir mais de 5 mil pessoas, na noite desta sexta-feira (28), na Capital.

Beto reiterou seu compromisso em implementar mudanças fundamentadas no conceito de uma administração que priorize o planejamento estratégico, realizando investimentos que estimulem o desenvolvimento e acompanhem o crescimento do Estado.

No palanque, estiveram presentes as principais lideranças do PSDB, como o governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, e o ex-governador Reinaldo Azambuja. Além disso, prestigiaram o evento o ex-governador André Puccinelli, presidente de honra do MDB, que recentemente oficializou apoio juntamente com o Solidariedade. Também marcaram presença representantes do Podemos, Republicanos e o senador Nelsinho Trad, presidente regional do PSD.

O arco de alianças vem crescendo antes do período das convenções, agendadas para o período de 20 de julho a 5 de agosto. Até o momento a base do grupo é formada por sete partidos: PSDB/Cidadania, MDB, Solidariedade, Podemos, PSB, Republicanos e PSD. A futura chapa contará com 210 pré-candidatos a vereador, dos quais 16 são vereadores atuais que buscam a reeleição.

Beto destacou que é preciso mudar o rumo da administração de Campo Grande. Levando como prioridade na melhoria na eficiência dos serviços públicos.

“Será necessário devolver ao município a capacidade de fazer investimentos, introduzindo planejamento sem improvisação. Criar ambiente favorável para que receba investimentos e que possa aproveitar o momento que o Estado está vivendo. Nós estamos aí há mais de uma década em desenvolvimento em MS e a gente vê paradoxo paralelo ruim para Campo Grande, que não tem acompanhado o que o Estado tem proporcionado para os demais municípios”, afirmou Beto.

O ex-governador Reinaldo Azambuja, atual presidente estadual do PSDB, ressaltou que o ponto central desta eleição será a habilidade do eleitor em reconhecer que tem o poder de escolher candidatos com capacidade para implementar bons projetos.

“A população está atenta e demonstra interesse em identificar quem será capaz de resolver os diversos desafios enfrentados pela capital. Em nossa gestão em 2016, conseguimos enfrentar esses problemas com sucesso, e estou confiante de que, se o Beto for eleito, ele estará preparado para enfrentar os desafios e conduzir uma gestão eficaz para a capital”, disse Azambuja.

Beto Pereira é oficializado como pré-candidato à Prefeitura de Campo Grande pelo PSDB em festa com 5 mil pessoas

O governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel destacou o apoio e as lideranças que essa pré-candidatura tem reunido. E elogiou a capacidade de gestão de Beto Pereira, que já foi prefeito por dois mandatos em Terenos, deixando a gestão com 94% de aprovação.

“Todos os parceiros importantes e possuem grandes líderes. Destaco o ex-governador André Puccinelli, que foi prefeito de Campo Grande e, à sua maneira, na época, contribuiu significativamente para a transformação desta cidade. Com certeza, ele vai saber ajudar a pensar por Campo Grande e discutir possíveis caminhos a seguir. Contamos com um grupo político importante, forte e presente. E o Beto já mostrou que é bom gestor e que está pronto para promover a mudança que Campo Grande precisa”, disse Riedel.

Beto expressou sua prontidão para enfrentar o desafio de Campo Grande ao lado de sua família e se comprometeu a conduzir uma campanha pautada pela ética, transparência e propostas propositivas.

 

Pela 1ª vez, aeronave com 12 mil litros será usada no Pantanal; governo garante que não faltarão recursos

Pela 1ª vez, aeronave com 12 mil litros será usada no Pantanal; governo garante que não faltarão recursos

Após sobrevoar o Pantanal sul-mato-grossense, o governador Eduardo Riedel e as ministras Marina Silva (Meio Ambiente) e Simone Tebet (Planejamento e Orçamento) anunciaram, nesta sexta-feira (28), a chegada da aeronave da FAB (Força Aérea Brasileira) KC-390 Millennium, com capacidade de 12 mil litros, a mobilizacão de 280 pessoas do governo federal, do Ibama e do ICMbio, e o reforço de 82 militares da Força Nacional para os combates aos incêndios florestais no bioma.

Na ocasião, Simone Tebet garantiu que não vai faltar orçamento do governo federal para a guerra contra o fogo e o governador Eduardo Riedel defendeu o uso eficiente dos recursos e elogiou a celeridade no envio de tropas da Força Nacional e na preparação do KC-390, “um dos maiores aviões do mundo”, para vir a Mato Grosso do Sul.

“Em 6 horas eles prepararam o avião para estar aqui hoje. Se você ver, o que é a tecnologia envolvida. Fizeram o que leva 15 ou 12 horas, atravessaram a madrugada para estar pronto aqui hoje. A resposta está sendo absolutamente imediata”, disse Eduardo Riedel.

Ambas as ministras elogiaram o planejamento, a organização e a antecipação do Governo de Mato Grosso do Sul que, em parceria com órgãos do governo federal e das brigadas, impediram um avanço ainda maior das queimadas, diante do cenário de escassez hídrica e seca severa.

“Ainda bem que temos um governador que foi previdente e fez uma lei, que planejou e se articulou, conjuntamente com o governo federal, para que agora tivéssemos capacidade de pronta resposta”, afirmou Marina Silva. Ela fez ainda um apelo para que pessoas parem de colocar fogo no Pantanal, destacando que a maior parte dos incêndios são registradas em propriedades privadas.

A ministra do Meio Ambiente lembrou ainda que é a primeira vez que a aeronave KC-390 Millennium irá atuar no Pantanal. A princípio, o cargueiro ficará em Mato Grosso do Sul até o dia 7 de julho.

Já Simone Tebet destacou a antecipação do Governo de Mato Grosso do Sul e a união de esforços para enfrentar o problema.

“Desde o ano passado, o governador de Mato Grosso do Sul nos acionou e nos cobrou, porque é esse o papel dele, e ele disse: ‘nós precisamos resolver o problema do Pantanal porque o que vem pela frente é infinitamente maior do que aconteceu no passado’. Foi criado um grupo de trabalho em setembro de 2023. Eu estava em Brasília neste dia, com a presença do governador, com a presença da Marina, e eu quero reconhecer que isso que nós estamos vendo aqui, nós queremos para o Brasil inteiro. Estamos falando de um governador que é, a princípio, da base da oposição, mas reconheceu, ao lado da ministra Marina, a importância de trabalhar juntos”, disse. Ela também afirmou que não faltarão recursos para os combates aos incêndios.

Desde o início das operações em 2 de abril de 2024, mais de 400 bombeiros militares foram mobilizados, além de sete aeronaves, incluindo helicópteros e aeronaves Air Tractor, que são aviões com capacidade de transportar água para ser usada no combate aos incêndios.

Paulo Fernandes, Comunicação Governo de MS
Fotos: Saul Schramm

 

Cargueiro multimissão da FAB será empregado no combate aos incêndios no Pantanal

Cargueiro multimissão da FAB será empregado no combate aos incêndios no Pantanal

A aeronave brasileira KC-390 Millennium, considerado o cargueiro mais rápido e moderno do mundo, será empregada no combate a incêndios no Pantanal. O avião chegou hoje (28) em Corumbá vindo da base aérea de Anápolis (GO), com 19 tripulantes da Força Aérea Brasileira (FAB), e mais 32 militares.

O secretário de Justiça e Segurança Pública, Antonio Carlos Videira, afirmou que o emprego do KC-390 no combate ao fogo é essencial neste momento. “Muito importante e imprescindível este apoio aéreo, porque vamos conseguir fazer lançamento em grande quantidade de água em áreas de difícil acesso. Nós temos alguns focos de incêndios hoje que é impossível chegar com os brigadistas e bombeiros militares”, comemorou.

O KC-390 tem capacidade de lançar 12 mil litros de água a cada passagem, equivalente a quatro aviões do modelo air tractor. Recentemente, a aeronave brasileira foi empregada em incêndios florestais na Colômbia. O cargueiro brasileiro possui um sistema modular aerotransportável de combate a incêndios (MAFFS II, sigla em inglês para Modular Airborne Fire Fighting System).

O equipamento projeta a água pela porta lateral na fuselagem, permitindo manter o interior da aeronave pressurizada, ou seja, sem comprometer sua performance. Entre as principais características do sistema MAFFS II, estão o baixo custo de manutenção, rápida configuração e flexibilidade multimissão, podendo ser utilizado no combate a incêndios, derramamento de produtos químicos, contaminação nuclear, radiológica e biológica, entre outros.

KC-390 Millennium

Desenvolvido à pedido da FAB, o KC-390 é uma aeronave multimissão de transporte e reabastecimento em voo, projetado para substituir a frota brasileira do avião norte-americano Hércules C-130. O KC-390 pode transportar 80 soldados plenamente equipados, 66 paraquedistas ou 74 macas em configuração de evacuação aeromédica. A capacidade máxima de carga é 26 toneladas.

O cargueiro brasileiro, fabricado pela Embraer, está na lista de produtos de defesa exportados pelo Brasil, e já foi adquirido pela Hungria, Portugal e Coreia do Sul.

Alexandre Gonzaga, Comunicação do Governo de MS
Fotos: Bruno Chaves