(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Terça-Feira, 23 de Junho de 2026
MS Saúde: 550 pessoas são atendidas no Hospital Regional de Cirurgias da Grande Dourados

MS Saúde: 550 pessoas são atendidas no Hospital Regional de Cirurgias da Grande Dourados

O mutirão de consultas, triagem e pré-operatórios oftalmológicos realizado no Hospital Regional de Cirurgias da Grande Dourados nos dias 28, 29 e 30 de junho atendeu cerca de 550 pacientes no município. A ação faz parte da segunda etapa do programa ‘MS Saúde: Mais Saúde, Menos Fila”.

Do total de pacientes consultados, 340 foram encaminhados para cirurgia de catarata. Os procedimentos serão realizados no final do mês.

“É de suma importância realizar mutirões em nossa região. Isso evidencia a sensibilidade do Governo do Estado, por meio da Superintendência de Gestão Estratégica, em oferecer tais procedimentos no âmbito do projeto Mais Saúde, Menos Fila. Assegurar uma visão clara é um direito fundamental. Ao destacar o mutirão, buscamos garantir que todos tenham acesso a cuidados oculares de qualidade”, explicou o diretor-geral do hospital, Alex Marques Cruz.

Para a superintendente de Gestão Estratégica da SES (Secretaria de Estado de Saúde), Maria Angélica Benetasso, a realização desses procedimentos na macrorregião de Dourados faz toda diferença para o usuário do SUS (Sistema Único de Saúde). “Nesta etapa, 80% dos pacientes são de Dourados e o restante de municípios que ficam dentro aqui do ‘macro’. Quanto mais próximo da casa do cidadão acontece o atendimento, melhor para que ele consiga o acesso e tenha êxito no tratamento”, disse.

Após a realização de um procedimento ocular no ano passado, Erquiliano Rosario Guilartequa, imigrante venezuelano de 67 anos que mora em Dourados há 5 anos, descobriu que precisava realizar cirurgia de catarata.

“Fiquei sabendo que precisava de uma cirurgia de catarata no ano passado, quando uma médica que realizou outro procedimento ocular me informou. Então, resolvi investigar melhor e fui até a unidade no mutirão, lá tive a confirmação e fui encaminhado para realizar o procedimento no fim deste mês. Tudo muito rápido, gostei muito”, relatou.

Com a realização da cirurgia, o paciente acredita que terá uma melhora significativa. “Com a cirurgia eu acredito que irei melhorar muito a minha visão e vou poder continuar trabalhando por mais tempo”, contou.

Hospital Regional de Cirurgia da Grande Dourados

Inaugurado em 2015, o Hospital Regional de Cirurgia da Grande Dourados faz parte da rede hospitalar do Estado, sendo referência para mais de 1 milhão de pessoas em 33 municípios da região.

A unidade atualmente oferece vários serviços, desde consultas e cirurgias em diversas especialidades como cirurgia geral, ortopedia, ginecologia, vascular e oftalmologia, além de realizar exames como ultrassonografia, radiografia, eletrocardiograma, endoscopia e colonoscopia.

Comunicação SES
Fotos: Divulgação HRGD

Plano Safra: recursos do agro apoiam industrialização de MS e ampliação da cadeia produtiva

Plano Safra: recursos do agro apoiam industrialização de MS e ampliação da cadeia produtiva

Agregar valor aos produtos. Essa é a premissa básica para qualquer lugar que esteja em momento de desenvolvimento econômico, seja no Brasil, Ásia ou Europa. Em Mato Grosso do Sul, esse momento acontece agora, com a agroindustrialização a pleno vapor, gerando oportunidades diversas de emprego, renda e avanço social para o Estado.

Esse panorama regional foi destacado pelo governador Eduardo Riedel nesta tarde de quarta-feira (3) em Brasília (DF), durante o lançamento pelo Governo Federal do Plano Safra 2024/2025. Riedel foi um dos convidados por causa da vocação sul-mato-grossense para os agronegócios, sendo atualmente o Estado um dos que mais se desenvolvem.

“O Plano Safra anunciado hoje é importante para o Mato Grosso do Sul, que tem a base no agro e uma comunidade extremamente vigorosa, que ajuda muito no desenvolvimento estadual. Esse plano é um dos instrumentos que fazem com que continuemos nessa trajetória de crescimento”, explica o governador Eduardo Riedel, que elogia a amplitude do plano.

Ao todo, foram anunciados R$ 479 bilhões em crédito para atender desde pequenos produtores, como agricultores familiares, indígenas e quilombolas, até os médio e grandes produtores. O volume de investimento é considerado robusto diante da atual situação do agronegócio.

“Vivemos um momento de juros alto, e nesse sentido fica difícil para o Governo Federal apresentar uma redução mais expressiva de juros. Esse é um limitador. Mas sem dúvida atende a uma necessidade, até pela quebra de safra que tivemos no Estado, com a compressão de preços que estamos vivendo. É muito importante esse recurso chegar”, frisa Riedel.

O governador também ainda conta que aproveitou a ida à Brasília para conversar com os ministros Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar) e Alexandre Fávaro (Agricultura e Pecuária). “Discutimos uma séries de outras ações do Governo do Estado com o Governo Federal. Foi um dia produtivo aqui em Brasília”.

Agroindustrialização de MS

Entre os setores do agronegócio que se destacam atualmente em Mato Grosso do Sul, com o desenvolvimento de uma cadeia produtiva avançada, indo desde a atividade primária até as indústrias – o que agrega valor aos produtos que são exportados -, está a cadeia do papel e a celulose, a cadeia das carnes (bovina, suína, avícola) e a agricultura de grãos (etanol de milho, processamento de soja com óleos, farelo, derivados).

“A industrialização do agronegócio chegou ao Mato Grosso do Sul, e com isso trabalhamos a logística, que é a ponta da exportação. A gente tem muita expectativa também com a Rota Bioceânica, um novo caminho para as exportações dessa indústria que se formou no Estado”, comenta o governador sul-mato-grossense, completando o raciocínio.

“Esses pontos é que estamos discutindo, toda o instrumento de infraestrutura e logística, e aí falamos de rodovias, ferrovias, hidrovia, do parque de aeroportos que estamos estruturando, tudo para dar ao Estado essa condição competitiva para as indústrias que estão se formando. Estamos nesse caminho, sabendo que é um caminho sem retorno, e é extremamente importante para os sul-mato-grossense, por gerar oportunidades, crescimento para nossa gente”, conclui.

Plano Safra em MS

Até maio deste ano, Mato Grosso do Sul somou pouco mais de R$ 32 bilhões de recursos obtidos a partir do Plano Safra 2023/2024. Foram 48,64 mil contratos firmados, sendo 42,5 mil deles firmados com os produtores de médio e grande porte – somando R$ 31,58 bilhões.

Já outros 8,35 mil contratos foram de crédito para agricultura familiar, do Pronaf, chegando a R$ 435,47 milhões. Atualmente, 71 mil famílias estão inseridas na agricultura familiar em Mato Grosso do Sul. A importância dessa modalidade de produção se mostra no fornecimento de alimentos para a educação pública estadual: 40% advém dela.

Nyelder Rodrigues, Comunicação Governo de MS
Fotos: Bruno Chaves/Secom

Governo de MS inaugura Estrada do 21, Rodovia do Turismo e obras em infraestrutura e saneamento em Bonito

Governo de MS inaugura Estrada do 21, Rodovia do Turismo e obras em infraestrutura e saneamento em Bonito

Grandes entregas vão promover ainda mais o ecoturismo em Mato Grosso do Sul. O governador Eduardo Riedel esteve em Bonito para a entrega de diversas obras de infraestrutura de rodovias, entre elas a MS-345, conhecida como Estrada do 21 e a Rodovia do Turismo, além de pavimentação asfáltica e drenagem em diversos bairros da cidade.

Os aportes em infraestrutura rodoviária somam R$ 441,6 milhões e vão promover ainda mais o ecoturismo na região. O governador destacou as entregas e as parcerias entre o Estado e o município de Bonito, que beneficiam a população e incrementa o turismo na região.

“Queremos construir entregas com as parcerias estabelecidas, dando sequência naquilo que acreditamos que é a capacidade do Estado de investir e melhorar a vida das pessoas. É o que estamos assistindo aqui em Bonito. Hoje entregamos rodovias, pavimentação nos bairros, recapeamento e saneamento básico. A MS-345 não só será uma rodovia do turismo, mas também uma rodovia que vai economizar muito para o município de Bonito até chegar à Capital”, pontua Riedel.

Com investimento de R$ 7 milhões, escola estadual em Bataguassu passará por reforma geral

Com investimento de R$ 7 milhões, escola estadual em Bataguassu passará por reforma geral

A Escola Estadual Manoel da Costa Lima, localizada em Bataguassu, será contemplada com uma reforma geral no valor de R$ 7 milhões. A obra será realizada pelo Governo de Mato Grosso do Sul para tornar a unidade mais moderna e acessível, contribuindo assim com toda comunidade escolar.

O contrato para realização da obra foi publicado de terça-feira (2), no Diário Oficial do Estado. A reforma geral será conduzida pela SED (Secretaria Estadual de Educação).

A previsão é que os trabalhos sejam concluídos no prazo de 365 dias consecutivos contados da data do recebimento da Ordem de Início dos Serviços, devendo cumprir rigorosamente o cronograma físico-financeiro do contrato, sob pena de aplicação de multa moratória, sem prejuízo das demais penalidades e da rescisão contratual, se for o caso.

Com 700 estudantes matriculados em turmas da Educação Básica, anos finais do Ensino Fundamental e Médio, a escola Manoel da Costa Lima tem aulas nos períodos matutino, vespertino e noturno. A reforma geral da unidade era um sonho dos estudantes, professores, direção e das famílias que moram no distrito, que há muito tempo pediam estas melhorias.

Para a diretora Janete Aparecida Coelho a reforma irá fortalecer o vínculo da instituição com a comunidade, além de investir no futuro das crianças e adolescentes que ali estudam, garantindo-lhes melhores condições para alcançar um desenvolvimento pleno e se tornarem cidadãos preparados para os desafios da sociedade.

“Uma escola em boas condições se torna um espaço de referência e orgulho para os moradores, estimulando a participação dos pais e responsáveis nas atividades escolares e promovendo um senso de pertencimento e responsabilidade coletiva”, finaliza Janete.

Jackeline Oliveira, Comunicação SED
Foto: Arquivo escolar

Feira Literária de Bonito chega à sua 8ª edição com apoio de Vander

Feira Literária de Bonito chega à sua 8ª edição com apoio de Vander

A 8ª edição da Feira Literária de Bonito (Flib) começa nesta quarta-feira (3) e vai até sábado (6), na Praça da Liberdade, na Capital Nacional do Ecoturismo, com uma vasta programação gratuita. O tema de 2024 é “Literatura: Fronteiras e Travessias”.
A Flib conta novamente com o apoio do deputado federal Vander Loubet, que pela terceira vez destina uma emenda parlamentar para apoiar a realização da Feira, consolidando-se como o deputado da cultura em Mato Grosso do Sul.

“Me orgulha muito poder apoiar eventos como esse, que não só buscam aumentar o acesso da população à cultura – nesse caso, incentivar a leitura e o gosto pelo conhecimento – como também promovem o turismo, uma atividade altamente geradora de emprego e renda para Bonito e para o nosso estado”, destaca Vander.

A 8ª edição explorará as diversas fronteiras que permeiam as letras e a vida, abordando aspectos como gênero, cultura, política, limites geográficos e divisões de raça e etnia. A literatura, destacada como um espaço de transbordamento e imaginação, será utilizada como um meio para provocar debates sobre trocas de saberes e vivências.

“A Flib promete ser um espaço de reflexão e celebração da literatura, incentivando trocas culturais e sociais por meio das palavras e das histórias que atravessam e conectam fronteiras”, pontua Maria Adélia Menegazzo, curadora da Feira.

Entre os homenageados desta edição estão Helio Serejo, reconhecido escritor e poeta de Nioaque; Graciliano Ramos, famoso romancista e cronista alagoano; e Aglay Trindade, escritora aquidauanense que dedicou suas obras à vida pantaneira e suas histórias.

Escritores confirmados

A programação do evento inclui palestras com grandes nomes da literatura brasileira contemporânea, como a ilustradora e roteirista Janaína Tokikaka, que tem mais de 20 obras voltadas ao público infantil e juvenil e desenvolveu séries para Netflix e Disney Plus; o poeta Douglas Diegues que abordará poesia e literatura nas fronteiras desconhecidas do Brasil com o Paraguai, destacando sua escrita em Portunhol Selvagem; e o premiado escritor Jeferson Tenório trazendo sua experiência como professor, doutor em teoria literária e autor do romance “O avesso da pele”, ganhador do Prêmio Jabuti de melhor romance em 2021.

Além das palestras, a programação traz bate-papos com Geovani Martins, conhecido por suas vivências nas favelas do Rio de Janeiro e autor do livro de contos “O sol na cabeça” e o romance “Via Ápia”, e com Socorro Acioli, jornalista e doutora em Literatura, que ganhou o Prêmio Jabuti com “Ela tem olhos de céu” e publicou obras como “A cabeça do santo” e “Takimadalar, as ilhas invisíveis”.

Para promover ainda mais os debates acerca das letras, serão realizadas ainda rodas de conversa com temas variados, como “Mulherio das Letras: atravessamentos poéticos”, mediado por Tania Souza, e “Encontro de representantes dos povos do Pantanal com Kaká Werá”, mediado por Denise Silva. Outros tópicos incluem “A poesia além do limite da voz” com Jô Freitas, mediado por Karina Vicelli, e “Literatura: fronteiras e travessias” com Maria Adélia Menegazzo, Álvaro Banducci e Marcelle Saboya.

A programação traz ainda oficinas especiais, que serão oportunidades de aprendizado em diversas áreas. Susana Ventura, doutora em Letras pela USP, ministrará a oficina “Entrelaçamentos – a literatura para o público infantil”; a atriz Amarilis Irani conduzirá a oficina “Brincadeiras africanas”, enquanto a atriz e diretora Lígia Prieto liderará a oficina “Escritos cênicos, outras travessias”.

A música também não ficará de fora da Flib 2024. Durante a Feira, o cantor e compositor Renato Teixeira apresentará seu show “Estrada eu sou”, com canções de uma carreira com mais de 40 anos de sucessos.

Sobre a Feira

A programação da Feira Literária de Bonito (Flib) é aberta a todos os públicos e 100% gratuita. Ela é realizada pelo Instituto Imole, organizada pela Bolt Realizações e tem o apoio do Sistema Fecomércio, do Sesc MS, do deputado federal Vander Loubet por meio de emenda parlamentar, da Prefeitura Municipal de Bonito, da Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio de Bonito (Sectur), da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), da Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura (Setesc), do Governo de Mato Grosso do Sul e do Governo Federal através do Ministério da Cultura.

Pré-candidatura de Beto Pereira em Campo Grande reúne forte arco de alianças

Pré-candidatura de Beto Pereira em Campo Grande reúne forte arco de alianças

De ex-governadores à ex-prefeitos da capital, de senadores a lideranças, grupo político mostra força em torno de um projeto de desenvolvimento para a capital

A pré-candidatura do deputado federal Beto Pereira (PSDB) à Prefeitura de Campo Grande foi oficializada na noite de ontem (28) mostrando um robusto arco de alianças.

Em evento que reuniu milhares de pessoas e contou com a presença do governador Eduardo Riedel (PSDB), dos ex-governadores Reinaldo Azambuja (PSDB) e André Puccinelli (MDB), do senador Nelsinho Trad (PSD) além de parlamentares e representantes de PSB, Solidariedade, PSD, Podemos e Republicanos, Beto ressaltou a importância destes apoios.

“São partidos que representam diversos setores da sociedade e serão muito importantes para a construção de um projeto conjunto de desenvolvimento para a nossa capital”, afirmou o pré-candidato.

“Estamos engajados totalmente na pré-candidatura de Beto Pereira, e quero ser seu conselheiro”, afirmou o líder emedebista, André Puccinelli. Presidente municipal do MDB na capital, o vereador Dr Jamal ressaltou a força do partido no projeto. “Vejo esta reunião de vários partidos, ideias e projetos em torno de Beto Pereira importante para Campo Grande. Isso ajudará Beto elaborar seus planos de trabalho. O MDB vai ter uma grande contribuição, por meio de sua experiência e lideranças”.

Presidente estadual do Solidariedade, o empresário Luiz Pedro Guimarães foi na mesma linha. “Estaremos unidos em prol da construção de uma administração que garanta o desenvolvimento de Campo Grande”, disse durante a noite de confirmação da pré-candidatura de Beto Pereira.

O senador Nelsinho Trad, presidente estadual do PSD, afirmou que as dificuldades para solucionar os problemas de uma cidade do porte de Campo Grande podem ser superadas com a união de esforços. “Vamos superar os desafios e, juntos, voltar a levar nossa cidade a patamares de excelência”, previu.

“O momento é de união entre os partidos. Precisamos trabalhar para construir a governabilidade em Campo Grande em conjunto com as agremiações comprometidas com as mudanças que a cidade necessita. A boa política precede uma boa administração”, afirmou o presidente municipal do PSD, o deputado estadual Pedrossian Neto.

O vereador Clodoilson Pires, do Podemos, reforçou o papel de seu partido na campanha que se avizinha. “Estamos unidos neste propósito de mostrar à população campo-grandense as qualidades do Beto Pereira para administrar a capital. Nosso partido estará unido em torno deste objetivo”.

O presidente da Câmara Municipal de Campo Grande, vereador Carlos Augusto Borges, o Carlão (PSB), disse que seu partido também integra o projeto, e considera que tem quadros qualificados a oferecer a uma futura administração “Vamos participar do projeto do PSDB e colocar em prática o que pensamos para área social de Campo Grande”, ressaltou.

A confirmação de outros partidos em torno do nome de Beto Pereira deve reforçar ainda mais o projeto do PSDB para a capital. Nesta semana, o presidente nacional do PL, Valdemar da Costa Neto, disse que o partido tem “80% de chance” de apoiar Beto Pereira.