(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Terça-Feira, 23 de Junho de 2026
Em três meses, Grupo Onça Pintada atende mais de 1,5 mil mulheres em 24 municípios

Em três meses, Grupo Onça Pintada atende mais de 1,5 mil mulheres em 24 municípios

Cumprindo sua missão de salvar vidas através da prevenção ao câncer de mama, o Grupo Onça Pintada (GOP), organização não governamental (ONG) fundada há 23 anos pelo deputado estadual Paulo Corrêa (PSDB), percorreu os quatro cantos de Mato Grosso do Sul e atendeu mais de 1,5 mil mulheres em 24 municípios ao longo dos últimos três meses.

De março a junho de 2024, a equipe multidisciplinar do GOP atendeu mulheres de Água Clara, Alcinópolis, Amambai, Anastácio, Aquidauana, Aral Moreira, Bela Vista, Bodoquena, Bonito, Caracol, distrito de Alto Caracol, Cassilândia, Coxim, Dourados, Inocência, Japorã, Jardim, Miranda, Mundo Novo, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo e Rio Verde de Mato Grosso.

Em Campo Grande, onde está localizada a sede do GOP, a unidade móvel percorreu todas as regiões da cidade, atendendo pacientes dos bairros Vila Marli, Mário Covas, Silvia Regina, Santa Emília, Jardim das Virtudes, Coophavilla, Vila Planalto e Aero Rancho.

“No Grupo Onça Pintada, as mulheres recebem atendimento preventivo na própria cidade, graças à nossa unidade móvel e ao time dedicado de voluntários que vão até onde elas precisam. Assim, evitamos a necessidade de uma viagem cansativa até Campo Grande, onde está localizada nossa sede”, explica Paulo Corrêa, padrinho do projeto.

Na unidade móvel, afirma Corrêa, as pacientes recebem atendimento clínico, onde é realizado o rastreio da mama (exame de toque) e, caso sejam encontrados nódulos, é feita a ultrassonografia. “Se, durante a ultrassonografia, nosso médico radiologista tiver alguma dúvida, a paciente é trazida para Campo Grande, onde será atendida pelo mastologista e realizará a mamografia na nossa sede”, conta.

Paulo Corrêa lembra que os trabalhos do GOP acontecem o ano todo, reforçando a rede de combate ao câncer de mama em Mato Grosso do Sul. Ele explica porque decidiu vestir a camisa e entrar de peito na luta contra o câncer de mama. “Aos 46 anos de idade, minha mãe faleceu devido a complicações de um câncer de mama que já descobrimos em estágio avançado”, lembra.

“A partida dela para essa doença que muitas vezes é silenciosa me encorajou a encampar essa bandeira ao lado da minha família e criar o Grupo Onça Pintada. No GOP, nossa missão é salvar vidas através da prevenção, porque o segredo para aumentar as chances de cura das pacientes é fazer o diagnóstico precoce do câncer de mama”, orienta.

Beto Pereira une-se aos pré-candidatos do MDB e Solidariedade em aliança para as eleições municipais: “A minha trajetória política teve início nesta casa”

Beto Pereira une-se aos pré-candidatos do MDB e Solidariedade em aliança para as eleições municipais: “A minha trajetória política teve início nesta casa”

O deputado federal Beto Pereira (PSDB-MS), pré-candidato à Prefeitura de Campo Grande, reuniu-se com os novos apoiadores, os pré-candidatos a vereadores do MDB e Solidariedade. O encontro ocorreu no diretório do MDB, e teve como anfitriões o ex-governador André Puccinelli, presidente de honra do MDB-MS, e o vereador Dr. Jamal, líder do MDB no âmbito municipal.

Beto destacou que a união entre o MDB e o Solidariedade se deu de forma natural e que ambos terão participação ativa na elaboração do plano de governo.

Beto mencionou as raízes políticas no MDB, lembrando que foi eleito prefeito de Terenos em 2004 e reeleito em 2008 pelo partido. A ligação afetiva com a legenda é ainda mais forte, uma vez que seu pai, o ex-senador Valter Pereira, presidiu o MDB nos anos 1990 a 1995.

“A minha história política começou nesta casa. Ao estar no MDB e ver a foto do meu pai (Valter Pereira) na galeria de ex-presidente carrego um sentimento de gratidão, uma energia a mais para construir este projeto para Campo Grande”, expressou Beto.

Beto destacou que a experiência de André Puccinelli será um valioso para os pré-candidatos da ampla aliança formada por PSDB/Cidadania, MDB, Solidariedade, PSB, Republicanos, Podemos e PSD.

“Carrego enorme sentimento gratidão. O André na minha eleição de 2004, quando não tinha nenhuma experiência política, me deu diversas orientações, mostrando a humildade e liderança de quem é lembrado como o melhor prefeito de Campo Grande”, mencionou Beto.

Por sua vez, André Puccinelli reiterou seu papel como conselheiro na campanha, destacando sua escolha por Beto devido ao desejo de ver uma “Campo Grande sem favelas”.

“Quando olho para a nossa cidade, não vejo como apoiar a prefeita. A outra candidata não cumpriu suas promessas não apenas uma, nem duas, mas várias vezes. Portanto, não há dúvidas de que o apoio ao Beto é a escolha certa”, ressaltou André.

Com três vereadores na Câmara Municipal – Dr. Jamal, Dr. Loester e Coringa – o MDB apresentará 30 candidatos para concorrer às cadeiras na Câmara Municipal.

O presidente municipal, vereador Dr. Jamal, ressaltou que o MDB sempre caminhou junto com o PSDB, uma aliança vitoriosa. “Beto é a melhor opção. Faremos o máximo para eleger o nosso prefeito”, afirmou.

O presidente municipal do Solidariedade, Luiz Pedro Gomes Guimarães, ressaltou a decisão do partido de seguir o caminho ao lado do PSDB e de manter a lealdade ao MDB.

“Com essa decisão de manter nossa parceria com o PSDB, continuaremos nosso compromisso de trabalhar lado a lado com André e Beto”, afirmou Luiz Pedro.

Governo de MS e bancada federal anunciam R$ 702 milhões que atendem da saúde até a cultura e o esporte

Governo de MS e bancada federal anunciam R$ 702 milhões que atendem da saúde até a cultura e o esporte

Áreas como a saúde pública, educação, segurança pública, infraestrutura, assistência social, cidadania, cultura e esporte dos 79 municípios de Mato Grosso do Sul terão um aporte que soma R$ 702,6 milhões oriundos de emendas da bancada federal e dos cofres do Governo do Estado, como contrapartida às emendas.

Os recursos expressivos para aplicação no desenvolvimento de Mato Grosso do Sul foram anunciados nesta sexta-feira (5) pelo governador Eduardo Riedel, ao lado dos deputados federais e senadores sul-mato-grossenses. Ao todo, são R$ 366,4 milhões de emenda de bancada, R$ 180,3 milhões de emendas individuais e R$ 112,1 milhões do Governo do Estado.

Fora os valores já citados, há ainda R$ 43,7 milhões de emendas de comissões que se somam aos investimentos fundamentais para o desenvolvimento e melhoria da qualidade de vida dos cidadãos de Mato Grosso do Sul. Os recursos foram disponibilizados por meio de aproximadamente 80 emendas parlamentares.

“Hoje é dia de celebrar e ratificar uma relação que a bancada federal do Mato Grosso do Sul construiu, não só com o executivo estadual, mas com os municípios dentro daquele princípio do municipalismo. A nossa palavra é de gratidão por trabalharmos nessa convergência em relação aos objetivos do nosso Estado, como nós fizemos na semana passada na Assembleia Legislativa com as emendas estaduais, que foram de R$ 72 milhões. É um volume altamente expressivo”, afirma o governador.

O coordenador da bancada federal, o deputado Vander Loubet destacou o esforço em conjunto com os colegas parlamentares e ainda elogiou as verbas destinadas para a área social e o trabalho realizado para atender os pedidos da Santa Casa de Campo Grande, que representou na solenidade todas as entidades sociais de Mato Grosso do Sul. “Esses recursos não tem cor partidária, isso é obrigação do Estado”, salienta.

Além da bancada federal e do governador Eduardo Riedel, participaram do anúncio no Centro de Convenções Gil Carlos de Camillo secretários estaduais, prefeitos e vereadores. Também esteve ali o vice-governador José Carlos Barbosa (Barbosinha) e o presidente da Assomasul, Valdir Couto Júnior, que também é prefeito de Nioaque.

Os nomes da bancada federal presentes foram o senador Nelsinho Trad, os deputados federais Beto Pereira, Dagoberto Nogueira e Geraldo Resende, Já os secretários foram Eduardo Rocha (Casa Civil) e Rodrigo Perez (Governo e Gestão Estratégica).

Alexandre Gonzaga, Comunicação Governo de MS
Fotos: Saul Schramm

Pesquisa mostra prefeito de Maracaju  com 81% de intenções de voto

Pesquisa mostra prefeito de Maracaju com 81% de intenções de voto

Pesquisa registrada no TRE-MS dá esmagadora vantagem para o atual prefeito Marcos Calderan

Se as eleições municipais fossem hoje, o prefeito Marcos Calderan seria reeleito em Maracaju com 81% das intenções de voto. Isso é o que informa a primeira pesquisa registrada das eleições municipais de 2024, divulgada essa semana pelo Instituto Ranking, encomendada pelo site Diário MS News.

Marcos Calderan lidera em rodos os cenários: tem 42,4% na espontânea contra 1,2% de Luciano Franca e sobe a 81% na estimulada, contra 8% do eventual adversário.

França lidera na rejeição: tem 15% que não votam nele de jeito nenhum contra apenas 5% de Calderan.

O principal motivo da elevada intenção de voto do prefeito é, com certeza, o alto índice de aprovação da sua gestão que é considerada ótima e boa por 85% dos entrevistados. A aprovação total vai a 91% e apenas 5% consideram o trabalho ruim ou péssimo.

Contribui para esse resultado a parceria com o governador Eduardo Riedel que tem elevado índice de aprovação no município. A pesquisa mostra que a gestão estadual no seu segundo ano já tem o aval de 70% dos maracajuenses que a vêem como ótima/boa. Outros 15% consideram regular e apenas 6% reprovam o desempenho de Riedel no município.

O mesmo não acontece com o presidente Lula que tem avaliação diferente. A gestão do presidente é ótima/boa para 30% dos entrevistados, é regular para 21% e é considerada ruim/péssima por 40% dos entrevistados.

A pesquisa ouviu 500 pessoas com 16 anos ou mais, entre os dias 1 e 4 de julho, em Maracaju. A margem de erro é de 4,3% e um intervalo de confiança de 95%. Está registrada sob nº MS-03921/2024.

Projeto de Paulo Corrêa garante 2ª via gratuita de RG para pessoas em situação de rua

Projeto de Paulo Corrêa garante 2ª via gratuita de RG para pessoas em situação de rua

Tramita na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul um projeto de lei, proposto pelo deputado estadual Paulo Corrêa, que garante a emissão gratuita da segunda via da carteira de identidade para pessoas em situação de rua, independentemente da comprovação de ações criminosas que levaram à perda do documento.

Atualmente, a Lei Estadual 7.453/2009 já prevê a isenção da taxa de emissão para pessoas idosas ou carentes que tenham sido vítimas de crimes como furto ou roubo. A nova norma, no entanto, amplia esse direito, incluindo as pessoas em situação de rua como beneficiárias da emissão gratuita do documento.

O 1º secretário da Casa de Leis argumenta que esse público já sofre na pele a negação de diversos direitos básicos e a vulnerabilidade social. “Para essas pessoas, viver nas ruas tem sido sinônimo de conviver com a violência diária em diversas formas: violência física e psicológica impostas pela exclusão social, intervenções violentas, remoções arbitrárias ou recolhimento de pertences, negligência no atendimento e ausência de políticas públicas”, avalia.

Paulo Corrêa pondera que, para esse grupo social, o pagamento da taxa de emissão do documento de identidade torna-se inviável, pois eles não possuem sequer condições de suprir necessidades básicas como alimentação e moradia. “Sem a identidade, não é possível receber benefícios sociais, nem praticar diversos atos necessários para uma vida digna. Não existe dignidade sem cidadania, e não existe cidadania sem documentação básica”, acrescenta.

A defensora pública Thaisa Raquel Medeiros de Albuquerque, do Núcleo Institucional de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos, considerou “acertadíssima a hipótese para abranger pessoas historicamente vulneráveis e que não possuem sequer condições de subsistência própria” e que o acesso a documentos é direito básico e condicionante de outros direitos, como acesso à saúde e educação.

“O acesso ao SUS tem como requisito a apresentação de cartão SUS e cédula de identidade, da mesma forma que os benefícios sociais recebidos pela população mais carente só podem ser sacados diante da apresentação da cédula de identidade”, analisa.

O projeto tem como coautores os deputados Paulo Duarte (PSB), Pedro Pedrossian Neto (PSD), Marcio Fernandes (MDB), Jamilson Name (PSDB), Londres Machado (PP), Pedro Kemp (PT), Professor Rinaldo (Podemos), Antônio Vaz (Republicanos) e Gerson Claro (PP), e estabelece que a condição de situação de rua será comprovada por meio de uma declaração emitida pelo órgão, entidade ou instituição responsável pela assistência social local.

Esforço coletivo: Governo de MS e Força Nacional trabalham em conjunto para combater focos no Pantanal

Esforço coletivo: Governo de MS e Força Nacional trabalham em conjunto para combater focos no Pantanal

Trabalho coletivo e esforço lado a lado. Assim o Governo do Mato Grosso do Sul, por meio do Corpo de Bombeiros, e a Força Nacional realizam ações conjuntas para conter os focos de incêndio no Pantanal. Quatro equipes atuaram na fazenda São Bento, próxima a região da Maracangalha, durante a quarta-feira (3).

As equipes seguiram de manhã para atravessar o Rio Paraguai de balsa e depois partiram por mais 33 km até chegar ao local de ação. Cinco viaturas, entre elas um caminhão Auto Tanque de 7 mil litros se concentraram para reduzir os focos na região.

O trabalho foi feito por equipes do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul, bombeiros de Brasília e militares da Força Nacional, somando um grupo com 16 profissionais em campo.

Ao longo do trabalho duas aeronaves Air Tractor da ICMbio sobrevoaram o local e fizeram três disparos de água para ajudar no trabalho de campo. Este é o terceiro dia seguido de combate a focos na região do Maracangalha.

“Realizamos aqui um combate direto, com às queimadas evoluindo desde ontem. Uma junção de forças para combater estes focos. É um local de muito desgaste aos militares, difícil de ação, que exige muito esforço”, afirma o tenente José Francisco Morel, comandante da operação no Maracangalha.

Morel explicou que a situação piorou na região devido o tempo muito seco, que teve mudança repentina do vento. “Fizemos uma ação de combate aqui nos últimos dias, mas o vento mudou e voltou alguns focos. Por isso tivemos que refazer a estratégia. O trabalho vai continuar na região, até que possamos acabar com todos os focos”, descreve.

O capitão Gabriel Lopes, comandante operacional do Corpo de Bombeiros em Corumbá, ressaltou que as equipes seguirão para está região devido o aumento dos focos nos últimos dias. “Lá estamos fazendo este trabalho conjunto, até porque o fogo se dividiu em dois focos”.

O trabalho do Corpo de Bombeiros e da Força Nacional foi coordenado e feito lado a lado para conter as chamas. Este esforço é reconhecido por quem trabalha e mora na região.

“Moro há dois anos aqui no Pantanal e sempre digo que é um lugar ótimo para se viver. Estes incêndios assustam, mas é sempre muito bom contar com o apoio dos bombeiros, que nos ajudam bastante. Este trabalho conjunto com outros órgãos também é muito bom”, afirma Ailton Pavão, morador da região.

Estrutura de campo

Com um grande desafio pela frente, em mais de 100 dias de Operação no Pantanal, já foram utilizados 446 bombeiros do Mato Grosso do Sul e hoje contam com reforço de 82 militares da Força Nacional e mais 233 brigadistas do Ibama.

São 11 aeronaves a disposição, entre elas um cargueiro KC-390, cedido pelo Governo Federal. Para as ações de campo têm 39 veículos,.entre caminhonetes, caminhões e lanchas.

Além da região da Maracangalha, os trabalhos seguem ativos em outros locais, como ao norte de Corumbá, nas regiões do Porto Sucuri, Paraguai Mirim, região do Buraco das Piranhas, do Rio Abobral e do Rio Taquari, além do Pantanal do Rio Negro.

Leonardo Rocha, Comunicação Governo de MS
Fotos: Álvaro Rezende