jul 25, 2024 | Política
O Partido Democrático Trabalhista (PDT) de Campo Grande, está entrando em uma nova fase de renovação e fortalecimento com Sérgio Murilo na presidência da executiva do partido na capital. Sob esta nova liderança, o PDT reafirma seu compromisso com a reconstrução e promoção das bandeiras que sempre guiaram sua trajetória política.
A convenção municipal do PDT será realizada no dia 04 de agosto, às 09h, na sede do partido, localizada na Rua Nicomedes Vieira de Rezende, 134 – Vilas Boas. Este evento será crucial para definir a chapa de vereadores que representará o partido nas próximas eleições, além de formalizar o apoio à candidatura à prefeitura de Campo Grande. A convenção reunirá lideranças, militantes e simpatizantes para discutir e alinhar estratégias políticas.
Reconstrução e Bandeiras do Partido
Sob a liderança de Sérgio Murilo, o PDT de Campo Grande está focado na reconstrução e fortalecimento de suas bases, visando renovar a confiança dos eleitores e reafirmar o compromisso do partido com suas principais bandeiras: educação, trabalhismo, desenvolvimento econômico sustentável e justiça social.
Sérgio Murilo destaca a importância da união e do engajamento de todos os membros do partido para enfrentar os desafios e construir um futuro melhor para Campo Grande. “Estamos iniciando uma nova jornada, com o compromisso de trabalhar incansavelmente pelo bem – estar da nossa cidade e de todos os seus habitantes. Contamos com a participação de cada um para fazer a diferença”, afirmou.
Cadu Gomes, presidente estadual do PDT, expressou entusiasmo com a nova liderança em Campo Grande e destacou a importância da convenção municipal. “É com grande alegria que damos as boas-vindas a Sérgio Murilo como presidente da executiva do PDT em Campo Grande. Sua experiência e dedicação serão fundamentais para fortalecer o nosso partido na capital. A convenção municipal será um momento crucial para definirmos nossas estratégias e alinharmos nossas ações em prol de uma Campo Grande mais justa e próspera. Estamos confiantes de que, juntos, construiremos um futuro melhor para todos os cidadãos”, declarou Cadu Gomes.
Com a liderança de Sérgio Murilo e o apoio de Cadu Gomes, o PDT de Campo Grande está pronto para renovar suas energias e continuar lutando por uma cidade mais justa, inclusiva e próspera.
COMPOSIÇÃO EXECUTIVA MUNICIPAL DO PDT CAMPO GRANDE:
Sergio Murilo Nascimento Mota – Presidente Municipal Roberto Mateus de Oliveira Galvão – Vice-presidente Municipal Edinalva dos Santos Coronel – Segundo vice-presidente Amadeu Wagner Borges – Secretário Geral
Valdir Custódio da Silva – Tesoureiro
Danieli Almeida Conceição – Tesoureira Adjunta Wender Lucio Martins – Presidente do Núcleo de Base Andreia Arguelho Gonçalves Hoffmann – Membro Bruna Riquelme Marques – Membro
Luis Alberto Brizola Otero – Membro Neldo Peters – Membro
jul 24, 2024 | Política
A SAD (Secretaria de Estado de Administração) e a Semadesc (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), juntamente com a Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal de Mato Grosso do Sul), publicaram no Diário Oficial Eletrônico n. 11.563 desta terça-feira (23) o edital com a abertura do Concurso Público de Provas e Títulos para o cargo de Fiscal Estadual Agropecuário, integrante da carreira de Fiscalização e Defesa Sanitária do quadro de pessoal da Iagro.
Executado pelo Selecom (Instituto Nacional de Seleções e Concursos), o certame oferece 29 vagas para médico veterinário para provimento da carreira de Fiscalização e Defesa Sanitária. O cargo exige graduação de nível superior e Carteira Nacional de Habilitação, no mínimo categoria B. Com carga horária de 40 horas semanais, o salário inicial é de R$7.248,47.
As inscrições serão realizadas exclusivamente via internet, no período de 25 de julho de 2024 até 23h59min do dia 29 de agosto de 2024, devendo o interessado acessar o site do Instituto Selecon, no endereço www.selecon.org.br, e observar as normas e os procedimentos especificados no edital.
Para obter mais informações, os interessados devem acessar o edital completo a partir da página 128, do Diário Oficial Eletrônico n. 11.563.
Concurso Imasul
Ainda no Diário Oficial Eletrônico desta terça (23), SAD e Semadesc publicaram novas etapas do concurso do Imasul.
Os editais n. 13/2024e n. 14/2024 tornam públicos os resultados dos recursos interpostos contra o resultado preliminar dos procedimentos de validação das autodeclarações apresentadas no ato de inscrição no concurso público pelos candidatos negros, indígenas e pessoas com deficiência (PCD).
No Edital n.15/2024, é divulgado o resultado preliminar da Etapa III – Prova de Títulos, para os cargos de nível superior.
Laiana Horing Nantes, Comunicação SAD
Foto: Iagro
jul 24, 2024 | Política
Para fomentar a expansão da área irrigada em Mato Grosso do Sul e impulsionar o crescimento da produção agrícola, com o uso sustentável dos recursos hídricos, o Governo do Estado lançou o ‘MS Irriga’, programa estadual de irrigação que terá investimento de mais de R$ 6 milhões para implementação do ssitema em uma área de 230 hectares.
Essa ação visa o desenvolvimento integrado das atividades agrícolas e pecuárias. O governador Eduardo Riedel destacou durante a solenidade, realizada na tarde desta terça-feira (23), que o programa de irrigação é um marco para o Estado.
“É um conjunto de medidas, de políticas públicas, que levam à competitividade da irrigação no Estado. Nós estamos falando de benefício tributário, de processo de agilidade em licenciamento, diagnóstico da região, das bacias, tipo de solo. Então você reúne um conjunto de informações, e de políticas públicas, que deixam o irrigante cada vez mais competitivo. O crédito nós conseguimos com o Banco do Brasil, via FCO, é uma situação bem específica para a irrigação, é uma prioridade do Estado”, disse Riedel.
No lançamento, realizado na Famasul, foi anunciado o edital do ‘Novo Siga MS’, que passará a contar também com o mapeamento completo das áreas irrigadas. A previsão é de aplicar R$ 38,8 milhões no período de cinco anos e o edital receberá recursos do Fundems (Fundo para o Desenvolvimento das Culturas do Milho e Soja).
De acordo com a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), será necessário um aumento na produção agrícola de cerca de 70%, tanto para o consumo humano (grãos, frutas e hortaliças), quanto para a produção de ração animal, fibras e biocombustíveis.
Para atender a demanda global em 2050, a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), prevê que será necessário o aumento na produção agrícola em 70% – com 8% fornecido pelo Brasil. A estimativa leva em conta o consumo humano de grãos, frutas e hortaliças e também de produção de ração animal, fibras e biocombustíveis. Além disso, a escassez dos recursos naturais aliadas aos riscos climáticos afetam a produção agrícola em todo o mundo, por isso existe a necessidade urgente de práticas agrícolas mais sustentáveis.
Nesse cenário, Mato Grosso do Sul se destaca por possuir abundantes recursos hídricos e grandes áreas aptas para a agricultura irrigada. Essas características oferecem uma oportunidade significativa para o desenvolvimento sustentável no Estado, garantindo a segurança alimentar e contribuindo para a preservação dos recursos naturais.
“A irrigação já era uma demanda das câmaras setoriais e foi priorizada pelo FCO, pois traz resultados para a agricultura, com estabilidade e tecnologia. E vamos avançar na questão da energia necessária para o sistema”, disse o secretário Jaime Verruck, da Semadesc (Secretário de Secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação).
O financiamento de projetos nas atividades de irrigação junto ao FCO (Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste) tem registrado demanda crescente no Estado. Em reunião realizada no dia 11 de julho, o CEIF-FCO (Conselho Estadual de Investimentos Financiáveis pelo FCO), foram aprovados R$ 28,9 milhões em projetos de irrigação nos municípios de Cassilândia, Rio Brilhante e Paraíso das Águas. Nos cinco primeiros meses de 2024, já haviam sido aprovados outros R$ 92 milhões que equivalem a 12,89% do total aprovado na Linha de Financiamento de Desenvolvimento Rural.
“O MS Irriga é um conjunto de ações em diferentes áreas que leva a maior competitividade do irrigante. Todo produtor que quiser fazer o investimento vai encontrar esse ambiente de competitividade para licença, crédito, conhecimento. A demanda de irrigação esse ano já está perto de R$ 60 milhões, no ano passado foi de R$ 134 milhões. Está avançando e todos que forem buscar esse financiamento e a modalidade de irrigação, vão encontrar esse ambiente mais competitivo”, disse o governador.
MS Irriga
O Programa Estadual de Irrigação, é parte integrante do Prosolo (Plano Estadual de Manejo e Conservação do Solo e Água), além de incentivar e apoiar a expansão da irrigação no Estado, surge como oportunidade para impulsionar a produção proveniente da agricultura familiar, contribuindo com a geração de renda e a diversificação da economia local.
Em um cenário de desafios e oportunidades, o programa deve nortear o desenvolvimento de uma agricultura tecnológica, estratégica e sustentável, impulsionando o Estado rumo a um futuro inclusivo, próspero, verde e digital.
Também participaram do lançamento do ‘MS Irriga’ o secretário executivo de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Rogério Beretta, além do representante do Sistema Famasul, Frederico Borges, dos produtores rurais e do Banco do Brasil.
O produtor rural de Naviraí, Nelson Antonini, cultiva soja, milho, feijão e melancia com irrigação em 1,2 mil hectares instalados há dez anos, e já planeja expandir o investimento, após o lançamento do programa estadual. “Com certeza, tudo que vem para auxiliar é bem-vindo. A irrigação é um investimento alto, mas o Estado tem muita terra boa, com água abundante. O projeto é chegar a uns 4 mil hectares irrigados nos próximos dez anos”, afirmou Antonini.
Carbono Neutro
O Mato Grosso do Sul é o primeiro estado no Brasil a formalizar um projeto com propostas de ações para a redução e mitigação das emissões de GEE (gases efeito estufa), lançado em 2016. O “Programa Estado Carbono Neutro”, alinhado com os objetivos da Política Estadual de Mudanças Climáticas (Proclima), desenvolve e implementa ações integradas de governança voltadas à sustentabilidade em diversos setores da economia estadual.
Nos eixos temáticos do agronegócio, mudança no uso da terra e florestas, energia, resíduos e processos industriais, o Governo de MS estrutura ações de combate às mudanças climáticas e incentiva a adoção de estratégias para a geração, implementação e difusão de tecnologias adequadas, integrando as diversas entidades do setor produtivo e outros segmentos.
Natalia Yahn, Comunicação Governo de MS
Fotos: Saul Schramm
jul 23, 2024 | Política
O governador Eduardo Riedel sancionou a Lei de Diretriz Orçamentária (LDO) para o ano de 2025. A meta da receita total, em valor corrente, estimada pelo Governo de Mato Grosso do Sul para o próximo ano é de R$ 26,4 bilhões.
De acordo com o texto, a LDO atende os parâmetros e princípios das políticas do Governo do Estado, entre eles, de superação das desigualdades sociais, raciais e de gênero, geração de emprego e renda, disponibilização de serviços por meio de tecnologia digital, proteção dos animais e conservação do meio ambiente.
A LDO 2025 foi publicada na edição de hoje (23) do Diário Oficial do Estado.
Comunicação do Governo de MS
Foto: Álvaro Rezende
jul 23, 2024 | Política
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) intensifica suas articulações políticas, focando em alianças com governadores que o apoiaram nas eleições de 2022 e fortalecendo laços nas capitais.
Dos 13 governadores que apoiaram Bolsonaro no segundo turno da última eleição presidencial, pelo menos seis estarão no mesmo palanque que o ex-presidente. Em cinco capitais, a tendência é de embates entre aliados dos governadores e candidatos do PL. O cenário ainda é incerto em outras duas capitais.
Entre os que dividirão o palanque com Bolsonaro estão Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP) e Ratinho Junior (PSD-PR), ambos considerados potenciais candidatos à Presidência em 2026, já que Bolsonaro está inelegível até 2030 após condenações pelo TSE.
Outros dois possíveis presidenciáveis, os governadores Ronaldo Caiado (União Brasil-GO) e Romeu Zema (Novo-MG), apoiarão candidatos de seus partidos nas capitais em disputas contra adversários do PL.
Bolsonaro marchará unido com os governadores em São Paulo, Curitiba, Rio de Janeiro, Rio Branco, Florianópolis e Campo Grande. O PL lançou candidaturas próprias nessas seis capitais, mas recuou em quatro em nome de uma estratégia pragmática.
A decisão visa a unidade da direita com foco na eleição presidencial de 2026 e busca apoio político diante do cenário judicial adverso enfrentado pelo ex-presidente. Recentemente, acordos em Curitiba e Campo Grande geraram descontentamento na base bolsonarista.
Em Campo Grande, o PL desistiu da candidatura própria e anunciou apoio ao deputado federal Beto Pereira (PSDB), decisão que desagradou alguns bolsonaristas, adversários do governador Eduardo Riedel (PSDB). A articulação pelo diretório nacional do PL causou insatisfação, com o deputado federal Marcos Pollon (PL), defensor de uma candidatura própria, destituído do comando do diretório estadual.
A parceria com o PSDB também frustrou a senadora Teresa Cristina (PP), ex-ministra da Agricultura de Bolsonaro, que buscava o endosso do PL à prefeita Adriane Lopes (PP).
Em Curitiba, a aliança com o vice-prefeito Eduardo Pimentel (PSD), apoiado pelo governador, enfrentou resistência dos bolsonaristas radicais devido às suas ligações com oligarquias locais. Mesmo com tensões, a tendência é de confirmação da aliança, com indicação de um candidato a vice-prefeito pelo PL.
Em São Paulo, o PL, que inicialmente lançou a pré-candidatura do deputado federal Ricardo Salles, se alinhará com o prefeito Ricardo Nunes (MDB), com apoio de Tarcísio e Bolsonaro. Contudo, há receio de que parte da base apoie Pablo Marçal (PRTB), que busca se posicionar como representante legítimo da direita em oposição a Nunes.
Em Florianópolis, a parceria com o prefeito Topazio Neto (PSD) foi estabelecida sem dificuldades, com o PL devendo indicar o candidato a vice-prefeito com o apoio do governador Jorginho Mello.
Em outras quatro capitais, Bolsonaro e governadores aliados estarão em palanques distintos. Os líderes do PL minimizam divergências, avaliando a possibilidade de alianças no segundo turno contra candidatos de esquerda.
Em Belo Horizonte, as negociações entre partidos aliados ao governador Romeu Zema (Novo) devem se estender até o final das convenções em 5 de agosto. Cinco legendas aliadas têm pré-candidatos à prefeitura. Caso o cenário não mude, a tendência é de um pacto de não agressão entre o deputado estadual Bruno Engler (PL), aliado de Bolsonaro, e Luisa Barreto (Novo), ex-secretária de Zema.
Em Goiânia, o governador Ronaldo Caiado (União Brasil) articulou uma aliança ampla para Sandro Mabel (União Brasil), enquanto o PL, visando a eleição ao governo em 2026, concorrerá com Fred Rodrigues.
Em Manaus, o governador Wilson Lima (União Brasil) tenta unificar as candidaturas de Roberto Cidade (União Brasil) e Capitão Alberto Neto (PL), mas sem sucesso até o momento. O candidato do PL conta com o apoio de Bolsonaro.
Em Cuiabá, a disputa será entre Abílio Brunini (PL) e Eduardo Botelho (União Brasil), aliado do governador Mauro Mendes (União Brasil).
Duas capitais seguem indefinidas: Palmas e Porto Velho. Em Palmas, a deputada estadual Janad Valcari (PL) é favorita, mas o governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) ainda não definiu seu candidato. Em Porto Velho, o PL ainda não decidiu se terá candidato próprio ou apoiará Leo Moraes (Podemos) ou Mariana Carvalho (União Brasil), esta última apoiada pelo governador de Rondônia, Marcos Rocha. (Com informações da Folha Press)
jul 22, 2024 | Política
Beto Pereira recebe os primeiros apoios em convenção do Podemos e consolida o arco de aliança na disputa pela Prefeitura: “Reconhecendo o enorme potencial de Campo Grande”
No início das convenções municipais, o Podemos confirmou seu apoio ao deputado federal Beto Pereira, pré-candidato à Prefeitura de Campo Grande. O ato ocorreu, na manhã deste sábado (20), no Bairro Royal Park, na capital, onde foram apresentados os 30 candidatos que concorrerão ao cargo de vereador nas eleições municipais de outubro.
Durante a convenção, Beto Pereira reforçou seu compromisso com o Podemos, destacando a parceria e envolvimento desde o início da pré-campanha, através de reuniões e busca por soluções para os problemas enfrentados pela população.
O pré-candidato assegurou que o plano de governo a ser apresentado será abrangente e refletirá os anseios de mudança dos campo-grandenses.
“Durante todo este período de pré-campanha, tivemos a oportunidade de nos aproximar de todos os pré-candidatos a vereadores. Percorremos a cidade, participamos de eventos e nos esforçamos ao máximo para compreender o verdadeiro sentimento da população, a fim de elaborar nosso plano de governo. Conhecemos bem os desafios que Campo Grande enfrenta. Não buscamos culpados, nem queremos imputar a culpa às pessoas. A partir de agora, nossa missão é apresentar soluções. Desejamos resolver os problemas, reconhecendo o enorme potencial de Campo Grande e estamos comprometidos em contribuir para que isso se concretize”, declarou Beto.
O presidente municipal do Podemos, Wilson Farinha, completou o desejo de contribuir para a mudança de Campo Grande. “A dedicação de cada um tem sido fundamental para impulsionar a campanha de Beto. Não tenho dúvidas de que, mantendo esse empenho, o Podemos poderá eleger de dois a três vereadores e fortalecer ainda mais a candidatura de Beto”, afirmou Farinha.
O Podemos integra um arco de aliança de oito partidos que apoiam Beto Pereira, a saber: PSDB/Cidadania, PSD, Republicanos, Podemos, PSB, PL, MDB e Solidariedade. Com 240 pré-candidatos a vereador, a chapa se destaca pela amplitude de apoios e pelo tempo assegurado no programa eleitoral.
A agenda política segue movimentada, com destaque para a convenção do Republicanos que acontece na tarde de sábado (20/07) e, na próxima quinta-feira (27/07), está marcada a convenção do PSDB, onde será oficializada a candidatura de Beto Pereira à Prefeitura de Campo Grande.
O evento acontece na sede do partido, com início às 18h, e contará com a presença de todas as lideranças políticas e pré-candidatos.