(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Terça-Feira, 23 de Junho de 2026
Entre sonhos e desafios, ‘Empreenda como uma mulher’ une empoderamento feminino e empreendedorismo

Entre sonhos e desafios, ‘Empreenda como uma mulher’ une empoderamento feminino e empreendedorismo

Por trás da multifuncionalidade e da correria do dia a dia frequentemente atribuídas à figura feminina, ainda existem mulheres que batalham por seus sonhos, como construir uma família, conhecer o mundo ou gerenciar o próprio negócio. Nesse cenário a união do empoderamento feminino ao empreendedorismo tem desempenhado um papel importante na economia global e transformado realidades de mulheres sul-mato-grossenses.

Aos 42 anos, Gilvana Camargo tem experiência em confeitaria e almeja iniciar seu empreendimento na área. Vendedora autônoma atualmente, Gilvana aprendeu a preparar bolos e biscoitos em um local em que trabalhou, quando se encantou pelo ofício. “Quero aperfeiçoar meus conhecimentos, aprender sobre fluxo de caixa e abrir uma lojinha de confeitaria”.

Gilvana, assim como outras dezenas de mulheres, participam do ‘Empreenda como uma mulher’, que capacita gratuitamente mulheres que queiram montar ou profissionalizar seu próprio negócio. O projeto conta com apoio da Funtrab (Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul) e é realizada em uma parceria entre Coca-Cola Femsa Brasil e Aliança Empreendedora.

“É um ótimo incentivo vir aqui aprender e abrir as portas para montar nosso próprio negócio”, comenta a também futura confeiteira Keila Dias, que tem 35 anos e encontrou na gastronomia o desejo de abrir o próprio negócio. Desempregada há três meses, viu a chance de tornar-se autônoma na capacitação oferecida pelo programa ‘Empreenda como uma mulher’.

Acreditando que o gênero possui habilidades naturais para empreender, a diretora-presidente da Funtrab, Marina Dobashi, destaca que é fundamental fornecer ferramentas e direção assertiva para consolidar a figura feminina no mundo dos negócios. “Nós, mulheres, muitas vezes nos deparamos com dificuldades para administrar o lar e também o empreendimento nos dias atuais. Então o empreendedorismo é um espaço que tem muito a crescer, e as mulheres nunca podem deixar de adquirir mais conhecimentos nesse campo”, afirma.

Empreenda como uma mulher

Com cursos voltados para estratégias de liderança e gestão, o programa ‘’Empreenda como uma Mulher’ é uma iniciativa que também conta com uma rede de networking para compartilhamento de informações práticas entre as participantes, fora a capacitação.

“Por meio de capacitação, networking, trocas de experiências e a formação de uma rede de empreendedoras, estamos construindo um ecossistema que fomenta o empoderamento feminino e o empreendedorismo. Convidamos todas as mulheres empreendedoras a participar desta jornada de crescimento e aprendizado no projeto Empreenda como Uma Mulher, onde cada avanço representa um passo para transformar realidades”, destaca a assessora de empreendimentos da Aliança Empreendedora, Mariana Nunes.

Em Campo Grande, o curso teve início em 5 de agosto e segue até a próxima quinta-feira (15). Cada dia duas turmas, nos horários matutino e vespertino, participam do programa. Os próximos encontros de capacitação ocorrerão na próxima quinta-feira, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30. O curso será ministrado no Sebrae do Nova Lima – rua Jerônimo de Albuquerque, 1758.

Heloisa Duim, Programa de Estágio Supervisionado
Claudia Yuri, da Funtrab
Foto: Ascom/Funtrab

Com fim das convenções, ficam proibidas entrevistas em rádio e TV

Com fim das convenções, ficam proibidas entrevistas em rádio e TV

Segundo o TSE (Tribunal Regional Eleitoral), com o fim dos eventos de lançamento dos nomes disponíveis para o pleito, os partidos têm? até 15 de agosto para registrar os nomes na Justiça Eleitoral.

A partir desta terça-feira (6), as emissoras de rádio e de televisão não podem, em sua programação normal e noticiários, ainda que sob a forma de entrevista jornalística, veicular qualquer tipo propaganda política.

Já as propagandas eleitorais gerais estão permitidas a partir do dia 16. Até lá, qualquer publicidade ou manifestação com pedido explícito de voto pode ser considerada irregular e é passível de multa. Além disso, também é o último dia para os tribunais regionais eleitorais listarem as emissoras que transmitirão a propaganda eleitoral gratuita.

E atenção: devem ser divulgados os percentuais de candidaturas femininas e de pessoas negras por partido para a destinação dos recursos do FEFC (Fundo Partidário e do Fundo Especial de Financiamento de Campanha). O valor é calculado sobre o total de candidaturas que constam de pedidos coletivos e individuais no território nacional, para a destinação de tais recursos públicos.

Por fim, a exibição da propaganda no horário eleitoral gratuito em rádio e TV vai de?30 de agosto?a?3 de outubro.?A contagem é feita considerando-se os 35 dias anteriores à antevéspera do 1º turno, marcada para 6 de outubro.

Fonte: Campo Grande News – Foto – ikustrativa

Emenda de Beto Pereira viabiliza cursos de artesanato nos bairros de Campo Grande

Emenda de Beto Pereira viabiliza cursos de artesanato nos bairros de Campo Grande

Pré-candidato à Prefeitura da capital, ele destinou R$ 300 mil à Associação de Artesanato de Mato Grosso do Sul

Uma emenda individual do deputado federal Beto Pereira (PSDB), no valor de R$ 300 mil, vai permitir que a Associação de Artesanato de Mato Grosso do Sul (Artems) realize uma série de oficinas focadas na formação de artesãos nos bairros de Campo Grande. A entidade reúne cerca de 700 artesãos na capital.

Para Bia Barros, da Federação das Associações de Artesãos do Mato Grosso do Sul, os recursos são fundamentais para a promoção da atividade. “Hoje, os artesãos de Campo Grande comercializam suas produções em seis lojas. É um setor que cresce e precisa de incentivos. Estes recursos são importantes, pois vão viabilizar o pagamento dos professores e também a compra de um veículo pela Associação”, afirmou.

Pré-candidato à Prefeitura de Campo Grande, Beto Pereira olha com atenção o setor há muitos anos. Quando foi prefeito de Terenos, Beto construiu o primeiro espaço da cidade destinado à Cultura. O Centro Cultural Ramez Tebet ainda hoje é palco das principais manifestações culturais do município. Também investiu na implantação da primeira escola de música da cidade e na criação de um calendário de eventos que valoriza a cultura da região, como a Festa do Ovo. “Em Campo Grande, quero fazer muito mais pelas artes e pelo setor cultural como um todo”, avisou.

Para se inscrever em um dos cursos é só acessar a página da ARTEMS no Facebook.

Oficina de Pintura em Tecido

Professora Carmem Socorro

Local: Espaço de Artesanato Mãos da Arte

Shopping Pátio Central

Rua marechal Cândido Mariano Rondon

Data:

19 e 26 de Agosto

02 e 09 de Setembro

Horário: 14hs até 17hs

Oficina de Pintura em Tecido

Professora Maria Inez Nogueira

Local: Espaço de Artesanato Mãos da Arte

Shopping Pátio Central

Rua marechal Cândido Mariano Rondon

Data:

21 e 28 de Agosto

04 e 12 de Setembro

Horário: 14hs até 17hs

Oficina de Flores de Fuxico

Professora Alba Regina Bittencourt

Local: Espaço de Artesanato Mãos da Arte

Shopping Pátio Central

Rua Marechal Cândido Mariano Rondon

Data:

22 e 29 de Agosto

03 e 10 de Outubro

Horário: 14hs até  17hs

Oficina de Amigurumi

Professora Alexandra F. Sampaio

Local: Espaço de Artesanato Mãos da Arte

Shopping Pátio Central

Rua Marechal Cândido Mariano Rondon

Data:

03, 10, 17 e 24 de Setembro

Horário: 14hs até 17hs

 Oficina de Bordado

Professora Francisca Anaide Rondon Valino

Local: Espaço de Artesanato Mãos da Arte

Shopping Pátio Central

Rua Marechal Cândido Mariano Rondon

Data:

05, 12, 19 e 26 de Setembro

Horário: 14hs até 17hs

Oficina de Crivo

Professora Carmem Barcelos

Local: Espaço de Artesanato Mãos da Arte

Shopping Pátio Central

Rua Marechal Cândido Mariano Rondon

Data:

06, 13, 20 e 27 de Setembro

Horário: 14hs até 17hs

Oficina de Pedrarias

Professora Terezinha Soldero

Local: Espaço de Artesanato Mãos da Arte

Shopping Pátio Central

Rua Marechal Cândido Mariano Rondon

Data:

16, 23 e 30 de Setembro

07 de Outubro

Horário: 14hs até 17hs

Oficina de Patch Aplique

Professora Adriana Cafure

Local: Espaço de Artesanato Mãos da Arte

Shopping Pátio Central

Rua Marechal Cândido Mariano Rondon

Data:

18 de Setembro

01, 02 e 08 de Outubro

Horário: 14hs até 17hs

Oficina de Papel Machê

Professora Beatriz Lombardi

Local: Espaço de Artesanato Mãos da Arte

Shopping Pátio Central

Rua Marechal Cândido Mariano Rondon

Data:

25 de Setembro

04, 09 e 11 de Outubro

Horário: 14hs até 17hs 

Oficina de Amigurumi

Professora Janaina Ocampos

Local: Espaço de Artesanato Mãos da Arte

Shopping Norte Sul Plaza

Av. Pres. Ernesto Geisel 2300

Data:

07, 14, 21, 28 de setembro

Horário 14 às 17 horas 

Costura Criativa

Professora: Valéria

Data:12/13/15/19/20/22

Horário: 13:30h às 17:00h

Local: Fundação Manoel de barros

Fuxico

Professora: Erika Moraes

Data: 27/29/02/03/05/09

Horário: 13:30h às 17:00h

Local: Fundação Manoel de Barros

Oficina: Artesanato em biscuit

Professora: Eliana Miyuki

Local: Associação dos Moradores da Coophatrabalho

Av Florestal n°847

Bairro: Coophatrabalho

Data: 07 à 11 outubro de 2024

Horário: 13:30 às 17:30

Na Bolívia, Governo de MS destaca projetos em logística e união para gerar oportunidades

Na Bolívia, Governo de MS destaca projetos em logística e união para gerar oportunidades

Ferrovias, estradas e combate a incêndios estiveram entre os assuntos discutidos na sexta-feira (9) durante encontro entre os governadores de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, e do departamento de Santa Cruz, Mario Aguilera.

Assuntos que conectam cidades próximas à região de fronteira fizeram parte da reunião realizada no país vizinho onde Riedel também participou da Total Conference 2024, com uma palestra para empresários e representantes dos agronegócio sobre a potencialidades sul-mato-grossenses.

Uma grande oportunidade para geração de emprego e riquezas, a construção de um corredor ferroviário integrando Mato Grosso do Sul a Santa Cruz foi destacada durante a conversa entre os governadores.

“Fortaleceria o laço que compartilhamos historicamente. Tecnologia que nos permita ser mais eficientes, eficazes e com uma filosofia produtiva que compartilhamos com o governador Riedel”, disse Aguilera.

Vista ainda como um desafio, apesar de tantos avanços para acompanhar o desenvolvimento local, a logística é prioridade para que os dois países continuem crescendo. Durante o encontro foi reforçada a importância da união em torno dos propósitos em comum para gerar oportunidades sempre com uma visão de sustentabilidade.

Ainda em relação à ferrovia, o governador Eduardo Riedel trouxe uma atualização. “Do lado brasileiro estamos assistindo já investimento da ordem de R$ 1,8 bilhão e aqui de Corumbá, divisa com a Bolívia até Porto Esperança são 72 quilômetros. Capital privado, somando tudo isso. Está em fase de licenciamento”.

Ele detalhou também projetos de concessões das rodovias de Mato Grosso do Sul que geram impactos positivos na Bolívia e garantiu: “Em 25 setembro uma equipe nossa voltará a Santa Cruz, eu talvez pessoalmente retorne aqui para entender um pouco o investimento do trecho até Ururo, de 100 km de ferrovia. Essa notícia e este projeto aqui tem um impacto muito grande para os investidores sul-mato-grossenses e brasileiros. Uma perspectiva nova nesta integração regional e nas oportunidades de escoamento das commodities brasileiras”.

Danielly Escher, Comunicação Governo de MS
Fotos: Governo de Santa Cruz de la Sierra

Avanço: Governo de MS inclui participação de protetores em programa de defesa à vida animal

Avanço: Governo de MS inclui participação de protetores em programa de defesa à vida animal

Protetores de animais poderão participar efetivamente das discussões envolvendo a causa em Mato Grosso do Sul. O documento prevendo a certificação deles foi assinado na noite de sábado (10) pelo governador Eduardo Riedel durante o Festival Vida Animal, na Esplanada Ferroviária em Campo Grande.

Com isso os protetores ficam aptos a participarem do Programa Estadual de Políticas de Proteção Animal.

“Quero agradecer a mobilização de vocês porque a sociedade começa a perceber as suas atitudes em relação a alguma causa a partir do momento que existe mobilização, reivindicação, visibilidade. Por isso estamos aqui”, declarou Riedel.

A presidente da Associação dos Protetores de Animais, Sônia Palhano, destacou a união de esforços. “O governo estendendo a mão e nós estendendo a mão para caminharmos juntos pelos animais”, comemorou.

Mais um avanço nas medidas de um Estado que já é o primeiro do Centro-Oeste a ter um setor para trabalhar por políticas públicas de bem-estar animal. O que reflete o compromisso com a causa.

“Agora nós vamos poder primeiramente entender quantos protetores temos em Mato Grosso do Sul. Qual a necessidade deles. A gente quer entender o cenário e gerir. Teremos o cadastro, vão poder ter acesso à Caravana da Castração e a outros benefícios”, afirmou Carlos Eduardo Rodrigues, superintendente de Políticas Integradas de Proteção da Vida Animal, pertencente à Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura).

Prevista para começar em novembro deste ano, a caravana vai passar pelos 79 municípios de Mato Grosso do Sul com objetivo de castrar, medicar e microchipar 21 mil animais.

Medida considerada essencial pelos defensores dos animais. “Recebo muitas ligações de protetoras do interior porque não existe castração gratuita lá, é caríssimo, as pessoas não têm condições de castrar. Existe proliferação de gatinhos e cachorros nas ruas. A população às vezes de um município é maior de animais domésticos que a população humana”, relata Sônia Palhano.

Outras partes do País vivem a mesma realidade. “Tem estimativa que são hoje 33 milhões de animais nas ruas do Brasil em situação de abandono. Por isso investir em programas de manejo populacional ético de cães e gatos é o caminho para que a gente dê uma resposta efetiva do Estado para fazer este controle e tirar das ruas estes animais”, disse Vanessa Negrini, diretora do Departamento de Proteção, Defesa e Direitos dos Animais do Ministério do Meio Ambiente.

“É uma questão de saúde pública, 75% das doenças infecciosas emergentes são de origem animal, então nós temos que nos preocupar com este controle da população e com o combate aos maus tratos”, complementou Marcelo Miranda, titular da Setesc.

Festival Vida Animal MS

O Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Superintendência de Políticas Integradas de Proteção da Vida Animal), promove neste fim de semana a evento com entrada gratuita na Esplanada Ferroviária, em Campo Grande.

Foram incluídos na programação seminários, cinema, apresentações culturais, ações de conscientização, além de uma feira de adoção digital, áreas dedicadas à recreação, orientações de combate aos maus-tratos e saúde animal.

Um stand do Bioparque Pantanal conta com exibição de animais taxidermizados, utilizados para experiência tátil com pessoas com deficiência visual, laboratório móvel, microscópio e óculos de realidade virtual.

Nesta tarde de domingo (11), ainda tem teatro com Lu Bigattão às 16h, sorteio de prêmios às 18h e premiações do concurso de tosa às 19h. O evento será encerrado com a Patrulha Show Canina às 20h.

O festival arrecadou 10 toneladas de ração doadas pelas empresas expositoras e destinadas às associações protetoras de animais.

Danielly Escher, Comunicação Governo de MS
Fotos: Bruno Rezende

Com recadastramento, beneficiários do Mais Social terão acesso a qualificação e acesso ao emprego

Com recadastramento, beneficiários do Mais Social terão acesso a qualificação e acesso ao emprego

O programa Mais Social iniciou o recadastramento dos seus 50 mil beneficiários, que ganham por mês o valor de R$ 450,00, por meio de um cartão social. Nesta nova fase eles vão ter a oportunidade de realizar uma qualificação profissional, para quem tenham acesso a um emprego de qualidade e posteriormente ascensão social. Além disto também será viabilizado estudo para quem não terminou ensino médio.

Esta ação transversal faz parte de um trabalho em conjunto entre a Sead (Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos) e a Funtrab (Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul). A primeira ficará responsável pelo recadastramento do beneficiário e a segunda pela qualificação profissional e a ajuda para o acesso ao emprego.

O recadastramento poderá ser feito até 31 de dezembro de 2024. Os beneficiários serão convocados pela equipe do Mais Social em cada cidade e região. Quando forem chamados terão que levar consigo os documentos pessoais e demais comprovantes solicitados.

Nesta plataforma digital que será interligada com a Funtrab, os beneficiários vão poder escolher que áreas e cursos poderão realizar a qualificação profissional. Caso tenha acesso ao emprego, o cidadão ainda poderá receber o benefício por mais seis meses para garantir sua estabilidade e segurança no novo trabalho.

“Vai ter o recadastramento nos 79 municípios, lá será inserido se ela tem interesse no emprego, que área tem interesse, assim como nos cursos de capacitação. Isto vai possibilitar às famílias vulneráveis adquirir mobilidade social, um emprego de qualidade. É o Mato Grosso do Sul dando novo passo”, afirmou a titular da Sead, Patrícia Cozzolino.

Ela destacou que o novo modelo digital vai dar mais transparência aos programas sociais, contribuindo para fiscalização, checagem, efetividade e agilidade aos beneficiários.

A diretora-presidente da Funtrab, Marina Dobashi, destacou que esta parceria vai garantir a mobilidade social do beneficiário. “Nós entendemos que o acesso ao trabalho é o maior programa social do mundo, através dele que se conquista a mobilidade social. Vamos ofertar ao cidadão que está dentro da Mais Social uma oportunidade de qualificação profissional gratuita”.

Os cursos estarão disponíveis nas 79 cidades. “A Funtrab tem em sua prateleira mais de 800 cursos de qualificação nos 79 municípios, que podem beneficiar até 10 mil beneficiados do Mais Social neste momento. Levar ao cidadão conhecimento e capacitação, para ele dar uma vida de mais qualidade a sua família. Cursos de até 160 horas/aula”, completou Dobashi.

Os beneficiados também terão acesso ao ensino por meio da EJA (Educação de Jovens e Adultos) em parceria com a SED (Secretaria de Estado de Educação). Qualquer dúvida as pessoas podem ligar no telefone: (67) 3368-9000

A primeira turma que fez o recadastramento do Mais Social reconheceu a importância do programa para ajudar na renda mensal e os beneficiários se mostraram otimistas para fazerem a capacitação profissional e assim ter acesso a um bom emprego.

“Faz 8 anos que recebo esta ajuda do Mais Social, tenho seis filhos e me ajuda muito na compra do mês, dos alimentos e verduras, frutas para as crianças. Programa que acolhe os mais carentes e humildes. Vejo com bons olhos esta capacitação profissional, até para seguir o exemplo das minhas filhas que estão terminando faculdade”, afirmou Suzilene Siguiura, de 44 anos, que mora no Rita Vieira.

Mesma avaliação de Mônica Martins. Ela entrou no programa há dois anos e destaca a ajuda do benefício nas contas mensais. “É um programa muito importante para minha família. Ajuda muito quem precisa. O cartão me ajuda com as compras do mês, sou a favor da capacitação profissional”.

Luciene Queiroz

Camila Cristina de Souza inclusive já adiantou que pretende fazer um curso na área de administração. “Importante receber esta capacitação, será muito bom para gente, pois é muito difícil acessar o emprego e ter uma qualificação se não tiver uma oportunidade como esta. Gostaria sim de participar”.

Luciene Queiroz revelou que nunca participou de uma capacitação, mas está disposta a tentar. “Nunca tive isto, na minha época era só escola e trabalho. Quando fiquei desempregada o programa me ajudou bastante, graças a Deus. Se não fosse o benefício teríamos muitas crianças passando fome e necessidade no Estado”.

Leonardo Rocha, Comunicação do Governo de MS
Fotos: Saul Schramm