No próximo dia 22 de agosto, o Partido Democrático Trabalhista (PDT) de Mato Grosso do Sul realiza o “Encontro Pedetista” no Murano Buffet, às 18h30, em Campo Grande. O evento contará com a presença do presidente nacional do partido, Carlos Lupi, que vem ao estado para avaliar as candidaturas e discutir estratégias para o ano eleitoral. Estarão presentes os presidentes municipais do PDT, além de pré-candidatos a prefeito de diversos municípios.
Este encontro marca um momento importante de reconstrução e fortalecimento do PDT em Mato Grosso do Sul, reafirmando o compromisso do partido com os valores trabalhistas e democráticos que sempre nortearam sua atuação. Com um cenário político desafiador à frente, o PDT busca consolidar sua base, preparar seus candidatos e traçar estratégias que possam fazer a diferença nas eleições municipais.
Segundo o presidente estadual do PDT, Cadu Gomes, “Este encontro é fundamental para alinharmos as diretrizes do partido e reforçarmos nossa presença em todo o estado. Estamos em um processo de renovação e crescimento, e a presença do presidente Lupi reforça a importância deste momento para o PDT de Mato Grosso do Sul.”
O “Encontro Pedetista” será uma oportunidade para discutir o futuro do partido e as ações que serão tomadas em prol do desenvolvimento dos municípios sul-mato-grossenses, sempre com foco na defesa dos direitos dos trabalhadores, na educação e na justiça social.
No centro de Campo Grande, União Brasil colocou o time na rua e deu largada à corrida por votos
Sábado, 17 horas, uma multidão saiu de suas casas e lideranças nacionais do União Brasil dos seus Estados para ir ao centro de Campo Grande selar compromisso de levar o nome da candidata a prefeita Rose Modesto (União Brasil) aos quatro cantos da cidade para elegê-la prefeita da Capital.
“Acredito nela, é uma mulher competente”, disse Helena da Silva. Aos 73 anos, a dona de casa saiu do Bairro Coophamate, com seu marido e filho, para ir à Rua 14 de Julho no lançamento da candidatura a prefeita de Rose.
Também junto com a família, a vigilante Luanda Caroline Maia, 28 anos, se deslocou do Bairro Vespasiano Martins para o centro porque acredita que “Rose veio para fazer a diferença”. “Ela tem compromisso com as pessoas, sabe tratar todo mundo de igual para igual”, emendou.
Emocionada, Rose disse que “encara a política com a missão de servir e cuidar”. “A presença de vocês aqui é um presente. Quero agradecer a Deus e, de coração, a vocês! Peço uma oportunidade de mostrar que, com muito trabalho, vou fazer a melhor gestão que Campo Grande já teve”, declarou.
“A Rose tem café no bule”, afirmou Ronaldo Caiado, governador de Goiás e referência nacional por inúmeras conquistas em sua gestão, além de pré-candidato a presidente do Brasil pelo União Brasil.
Ele se declarou impressionado com a trabalho de Rose na Sudeco (Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste). “Pressionada por quatro governadores do Centro-Oeste, ela teve competência de sobra e fez a melhor e justa distribuição de renda que o FCO (Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste)já teve”, contou.
O governador fez questão ainda de destacar que Rose tem total respaldo da cúpula nacional do partido”. “Vamos eleger o presidente do Senado e da Câmara. Temos uma grande bancada e este governador aqui que sempre vão apoiar os projetos para melhorar a vida das pessoas desta linda cidade”, disse.
Mais apoio
Presidente Nacional do União Brasil Mulher e tesoureira do partido, Maria Emília de Rueda afirmou “não ter dúvida que Rose é a melhor candidata”. “Uma mulher determinada, guerreira, e vai entregar a Campo Grande os melhores resultados”, justificou.
Deputado estadual pelo União Brasil, Roberto Hashioka classificou Rose com uma “mulher de garra que chegou para governar com povo”. “Vamos todos unidos para a rua, porque é hora de mudança pra valer”, completou.
Irmão de Rose, o deputado estadual Rinaldo Modesto ((Podemos) declarou muito orgulho pela irmã e convocou a multidão: “Vamos de leste a oeste de Campo Grande para mostrar que a Rose está preparada para fazer uma cidade mais justa e fraterna”.
O candidato a vice-prefeito, Roberto Oshiro (União Brasil) defendeu o “fim dos privilégios”. “A oportunidade precisa ser para todos, é a hora de o povo assumir o controle da nossa cidade e a Rose tem coragem e sensibilidade para fazer isso acontecer”, acrescentou.
Integrante da Executiva Nacional do União Brasil, o ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta considera que o que une Rose ao povo é a “busca por felicidade”. “A Rose encarna essa luta, ela vai ser a primeira prefeita eleita diretamente nas urnas em Campo Grande”, apostou.
Aliado do União Brasil em Campo Grande, o apoio do PDT foi ratificado por Sérgio Murilo, presidente municipal do partido. “Essa mulher é um show”, afirmou sobre a candidata a prefeita. “Seu crescimento te dá respaldo e o PDT faz com orgulho essa aliança”, completou.
Presidente Municipal de União Brasil, o vereador Alírio Villasanti tem certeza que Rose “vai dar transparência ao dinheiro público, com sua coragem e competência”. “De braços dados, vamos avançar”, conclamou a multidão.
Preparada
Com 46 anos, Rose atuou 10 anos como professora. Em 2008, foi eleita vereadora por Campo Grande. Quatro anos depois, foi reeleita. Em 2014, foi eleita vice-governadora e também atuou como secretária estadual de Assistência Social.
Em 2018, enfrentou a disputa por uma vaga na Câmara dos Deputados e foi a candidata mais votada proporcionalmente do país.
Nas últimas eleições, Rose foi candidata ao Governo do Estado. Em 2022, foi a primeira mulher a assumir o comando da Sudeco, com a chancela dos quatro governadores do Centro-Oeste.
“Na nossa pré-campanha, ouvimos a população nas sete regiões da cidade e técnicos de todas as áreas. Conhecemos os problemas e montamos o melhor plano de governo para resolver os desafios da cidade. Sei como fazer e onde buscar os recursos. Estou pronta e preparada para fazer a Campo Grande que a gente tanto sonha e merece”, destacou Rose.
Focos estão no cidadão, gestão eficiente e desenvolvimento sustentável
Campo Grande está prestes a passar por uma profunda transformação sob o comando de Beto Pereira, que, à frente de uma ampla coalizão partidária, incluindo a Federação PSDB/CIDADANIA, PL, MDB,SOLIDARIEDADE, PSD, PSB, REPUBLICANOS e PODEMOS, estabeleceu cinco eixos prioritários que irão nortear sua administração na prefeitura da capital sul-mato-grossense. A proposta é clara: tornar a cidade um modelo de eficiência administrativa, desenvolvimento sustentável e valorização do cidadão.
O pontapé inicial na campanha para à Prefeitura da capital teve início nesta sexta-feira (16) e Beto traz consigo a experiência acumulada de anos de atuação parlamentar e na gestão pública. O apoio de lideranças emblemáticas de Mato Grosso do Sul, como o governador Eduardo Riedel, os ex-governadores Reinaldo Azambuja e André Puccinelli – além do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) – fortalece ainda mais sua candidatura.
O primeiro e mais fundamental eixo é Pessoas. Para Beto Pereira, a administração pública deve ter como principal foco o cidadão. Este compromisso, que permeia todos os níveis de sua proposta de governo, busca colocar as reais necessidades da população no centro das decisões políticas. Dentro desse eixo, áreas como ‘Saúde, Educação, Infraestrutura, Transporte e Mobilidade, Cultura, Esporte e Lazer, e Segurança’ serão tratadas como pilares para a promoção do bem-estar social. “É nossa obrigação não só resolver os problemas cotidianos da população, mas promover políticas que melhorem efetivamente a qualidade de vida de todos os campo-grandenses”, enfatizou o candidato.
O segundo eixo, intitulado ‘Gestão Administrativa, Orçamentária, Fiscal e Tributária’, visa à recuperação da capacidade de planejamento e execução da administração municipal. Segundo Beto, uma das principais metas é resgatar o poder de investimento da prefeitura, redefinindo prioridades e ajustando o orçamento às necessidades da população. Com foco em Orçamento, Investimento Público, Dívida Pública e na Valorização do Servidor, este eixo busca criar uma gestão mais eficiente e transparente. “Precisamos de uma prefeitura que tenha a capacidade de gastar bem o dinheiro público, investindo no que realmente importa: o atendimento ao cidadão”, afirmou.
O terceiro eixo, ‘Desenvolvimento e Competitividade Empresarial’, traz como objetivo a revitalização econômica de Campo Grande. Beto pretende reavaliar as políticas econômicas vigentes e implantar um novo Programa de Desenvolvimento Econômico. Com isso, o Núcleo Industrial da cidade será expandido, atraindo novas empresas e gerando milhares de empregos e renda. Áreas como Turismo, Agricultura Familiar, Comércio, Serviços, Agronegócio e Indústria serão prioritárias para a criação de um ambiente favorável ao crescimento econômico. “Queremos uma cidade competitiva, que saiba atrair investimentos e criar oportunidades para todos”, destacou.
No eixo de ‘Inovação e Sustentabilidade’, a proposta de Beto é integrar políticas inovadoras com uma visão sustentável para o futuro. Este eixo reflete o compromisso com a sustentabilidade ambiental, sempre olhando para as necessidades das futuras gerações. Áreas como Produção Sustentável, Políticas Públicas de Inovação, Políticas Ambientais e Bem-Estar Animal farão parte das diretrizes que buscam equilibrar desenvolvimento e preservação. “Estamos empenhados em construir uma cidade que respeite o meio ambiente, ao mesmo tempo, em que promove a inovação e a competitividade”, assegurou o deputado.
Por fim, o eixo ‘Cidadania’ busca garantir que os direitos fundamentais dos cidadãos de Campo Grande sejam assegurados e ampliados. Beto Pereira reforça a importância de promover a Inclusão Social e trabalhar ativamente em políticas para Mulheres, Jovens, Idosos, Pessoas com Deficiência, além de fomentar a Diversidade e a Igualdade Racial. O movimento comunitário e a oferta de moradia digna também serão reforçados nesse contexto. “Não podemos deixar ninguém para trás. Vamos trabalhar para que todos tenham acesso aos seus direitos e possam viver com dignidade”, disse Pereira.
Com esses cinco eixos prioritários, a administração de Beto Pereira promete traçar novos rumos para Campo Grande, alinhando crescimento econômico com sustentabilidade e uma gestão centrada no bem-estar da população. O desafio é grande, mas o arco de alianças que o apoia e a robustez de seu plano indicam que a capital pode estar prestes a entrar em uma nova era de desenvolvimento.
O Governo de Mato Grosso do Sul começa nesta segunda-feira (19) em Dourados uma ação especial para o cadastramento de novos beneficiários do programa Remédio em Casa. A ação vai até quarta-feira (21), ocorrendo das 7h ás 12h na Urmi (Unidade Reguladora de Medicamentos e Insumos), localizada na Rua Santos Dumont, 105, entre as avenidas Marcelino Pires e Weimar Gonçalves Torres, próximo ao Shopping Avenida Center.
O programa Remédio em Casa é uma iniciativa de entrega medicamentos gratuitos para pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde), como um delivery, facilitando o cotidiano de quem depende de um tratamento contínuo nos municípios de Mato Grosso do Sul.
Criado em 2022, o programa tem mais de 130 tipos de medicamentos do Componente Especializado cadastrados para a entrega, de acordo com informações da SES (Secretaria de Estado de Saúde). Com ações desenvolvidas em conjunto com o Consórcio LIM, as entregas ocorrem de maneira programada e segura.
Atualmente, os pacientes que não estão cadastrados no programa e fazem uso de medicamentos do Componente Especializado fornecidos pelo SUS precisam ir presencialmente até as unidades de saúde para retirá-los. Já com o Remédio em Casa, os pacientes que realizarem o cadastro passam a receber seus medicamentos em casa, com toda a comodidade e segurança, de forma regular, garantindo a continuidade de seu tratamento.
Cadastro
Os cadastros neste mês de agosto serão realizados presencialmente na Urmi. O Remédio em Casa em Estado de Mato Grosso do Sul atende usuários que cumpram os seguintes critérios:
Estarem cadastrados no CEAF (Componente Especializado de Assistência Farmacêutica);
Possuírem documentação válida;
Concordarem e assinarem o Termo de Adesão ao programa
Comunicação Governo de MS Comunicação Consórcio LIM Fotos: Divulgação
Partido lança neste sábado candidatura a prefeita e vice-prefeito de Campo Grande
Certos da coragem e da competência de Rose Modesto, o União Brasil realiza, neste sábado (17), a partir das 17h, no centro da Capital, o lançamento da candidatura a prefeita de Campo Grande do partido. Firme com Rose Modesto e Roberto Oshiro, o partido vai dar largada à corrida por votos colocando o time com força total nas ruas.
O objetivo é pedir uma oportunidade à população da cidade para apresentar a trajetória de Rose e suas propostas para colocar Campo Grande no topo do Centro-Oeste e, principalmente, fazer com que a “mão do governo chegue aonde tenha que chegar”, como costuma dizer a candidata a prefeita do União Brasil.
Depois de atuar como professora, vereadora, vice-governadora, deputada federal e superintendente da Sudeco (Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste), Rose está pronta para o desafio de colocar Campo Grande de volta no trilho da prosperidade e recuperar o tempo perdido.
“A cidade precisa de uma transformação, temos as melhores propostas e sabemos como executar. Nosso plano é de gestão inovadora, competente, de transformação econômica, social, urbanística e tecnológica”, destacou Rose.
Além do time que acredita em Rose, lideranças da Executiva Nacional do União Brasil vem a Campo Grande para dar seu apoio e reforçar a campanha.
Para chegar ao Plano de Governo, desde janeiro, Rose caminha por Campo Grande com o projeto “União com Diálogos”. Ela ouviu pessoas de todos os bairros, além de especialistas em diversos setores estratégicos para elaborar a melhor proposta para devolver à cidade a esperança de que é possível fazer uma “Campo Grande, grande para todos”
“Meu coração é de Campo Grande e sinto que cada canto da cidade tem um coração pulsando por mudança. Vamos fazer desta eleição uma festa da democracia, eleições limpas, com debate de ideias. Peço uma oportunidade de mostrar que a gente pode fazer um trabalho sério, próspero e justo”, finalizou Rose.
Evento: Lançamento da Campanha de Rose Modesto a prefeita de Campo Grande
Data: 17/08/2024 (Sábado)
Horário da Coletiva de Imprensa: 17:30 horas
Endereço: Av. Fernando Corrêa da Costa, 661, esquina com Rua 14 de Julho
Após conhecer na capital uruguaia Montevidéu a operação de embarque do minério extraído de Corumbá, na transição entre a Hidrovia Paraguai-Paraná e o Oceano Atlântico, o governador Eduardo Riedel se encontrou com o presidente do Uruguai, Luis Alberto Lacalle Pou, para discutir avanços que a América do Sul já experimenta e que podem ser ampliados.
Um dos propulsores identificados para que ocorra esse desenvolvimento regional é a Hidrovia Paraguai-Paraná, que tem potencial de operar o ano inteiro com capacidade de transporte não só do minério corumbaense, mas também de outras commodities exportadas por Mato Grosso do Sul, dando mais competitividade aos produtos oriundos do Estado.
“Encontro importante para Mato Grosso do Sul”, frisa o governador Eduardo Riedel, que revela ter discutido com Pou infraestrutura, logística e competitividade da América do Sul. “Também abordamos a importância das iniciativas uruguaias que fortalecem o transporte pela Hidrovia Paraguai-Paraná, que é fundamental para o escoamento da produção de Mato Grosso do Sul, conectando nosso Estado com mercados globais”, completa Riedel.
Além de Riedel e Luis Pou, o encontro contou com as presenças do embaixador uruguaio no Brasil, Guillermo Valles Galmés, e dos secretários de Estado de Mato Grosso do Sul, Rodrigo Perez (Governo e Gestão Estratégica) e Jaime Verruck (Meio Ambiente e Desenvolvimento).
Em julho, o embaixador uruguaio no Brasil, Guillermo Valles, se encontrou com Riedel na governadoria sul-mato-grossense (Foto: Saul Schramm)
Apenas nos últimos três anos, o investimento realizado na mineração sul-mato-grossense, mais especificamente nos municípios de Corumbá e de Ladário, somam R$ 5 bilhões. Ali, opera a subsidiária do grupo J&F Mineração, a LHG Mining.
Toda a carga ali produzida sai pelo porto corumbaense de Gregório Curvo, no rio Paraguai, em barcaças que seguem até o Uruguai onde, já no rio da Prata, são transferidos no porto de Nueva Palmira para um navio maior que segue para o mercado chinês ou Europa.
Esse transporte acontece mensalmente, sendo a principal via de escoamento do minério de ferro e do manganês extraído na região corumbaense. Anualmente são 8 milhões de toneladas produzidas – número que constrala com os 4,5 milhões de alguns anos atrás. Isso representa mais empregos, mais renda, um giro maior de dinheiro e desenvolvimento socioeconômico.
Riedel ao lado de Luis Pou, nesta quarta-feira em Montevidéu (Foto: Bruno Chaves)
Além das hidrovias, os modais de transporte existentes são o aeroviário (o mais caro de todos), rodoviário (segundo mais oneroso) e ferroviário, sendo assim o hidroviário o mais barato. Ao ampliar a capacidade da Hidrovia Paraguai-Paraná, a ideia é potencializar não apenas a estrutura de exportação sul-mato-grossense, mas de estados vizinhos e de países que estão nesta rota, como Paraguai, Argentina e o próprio Uruguai.
Nyelder Rodrigues, Comunicação Governo de MS Foto de capa: Saul Schramm