A eleição nos municípios de todo o Brasil segue em ritmo acelerado e no dia 6 de outubro os eleitores vão escolher seu prefeito e vereadores. Chama popularmente de “a festa da democracia”, as eleições parecem ser sempre a mesma coisa quando se fala em perfil de candidatos, propostas e as modinhas de marketing que tomam conta das redes sociais, grupos de WhatsApp e rodas de conversa.
Porém, é preciso ficar atento em relação alguns detalhes do processo eleitoral, principalmente o tipo e nível de proposta de trabalho que os candidatos andam apresentando nas reuniões e seus programas de propaganda. Quem explica os detalhes é o empreendedor e gestor de recursos humanos, Dendry Rios.
Especialista em humanização nas relações de trabalho, Rios atuou durante anos liderando o empreendedorismo e promovendo treinamentos voltados a transformação de pessoas comuns em empreendedoras de sucesso. Segundo ele, é preocupante a falta de propostas reais que inserem o empreendedorismo no dia a dia das pessoas.
“O que se vê nos materiais de divulgação é muito genérico e frágil. Os candidatos estão explorando as redes sociais para dizer que vão atrair novos negócios para gerar empresa e vão oferecer qualificação profissional a jovens e adultos. Até aí tudo bem, mas a pergunta que faço é como eles vão colocar isso em prática? É nesse momento que percebemos que os candidatos não possuem propostas concretas e realistas para oferecer ao eleitor”, destaca Dendry Rios.
Culturamente, os candidatos sempre discursam que vão melhorar a saúde, a educação, trazer mais cultura, fomentar o esporte, asfaltar mais ruas e atrair novas indústrias. “As propostas são tão vazias que se perguntar como será essa estratégia e planejamento de atrair novas indústrias ninguém sabe responder. Ou se perguntar ainda como é essa união de trabalho na gestão que relaciona os eventos esportivos com a economia local, percebemos um vazio nos discursos. Precisamos mudar essa realidade, pois quanto mais canais de comunicação temos, mais os candidatos estão falando assuntos vazios e não estão aproveitando a oportunidade que tem par falar diretamente ao eleitor sobre o que realmente impacta no seu dia a dia”, explica Rios.
Ainda de acordo com o gestor de recursos humanos, “o que se vê nas propostas é uma espécie de empresa sendo tocada sem planejamento, ou seja, fazendo por fazer e muitos acreditam que continuarão fazendo as táticas da velha política para este público novo com novas ferramentas nas mãos, que é a tecnologia”.
Para Rios, a transformação digital de uma sociedade precisa ser pauta principal dentro do plano de propostas de candidatos a prefeitos e vereadores. “Se não mudarmos a mentalidade e os hábitos da população, teremos uma gestão pública pautada apenas no assistencialismo e isso não pode ser o foco principal da campanha. Estão prometendo apenas assuntos que dão casa, comida e asfalto de graça. Errado não estão, pois uma fatia significativa da população precisa desse suporte para a sobrevivência, mas o discurso não pode deixar evidente que isso será para sempre, pois um povo precisa empreender para crescer e depender cada vez menos da máquina chamada Estado. O eleitor está mais atento e a galera estrategista de campanhas que tem por aí nos municípios ainda não entendeu. Estão fazendo política como se fosse na década de 90. Lamentável a falta de criatividade nas propostas e a falta de compromisso com o empreendedorismo”, desabafa o gestor.
Dicas para candidatos apertarem os passos nas propostas que transformam a população:
Investir em eventos temáticos para fomentar a economia local nos municípios, unificando o artesanato a tecnologia e criando um calendário fixo de programação. Quanto mais atrativos de entretenimento e turístico uma cidade tem, mais ela atrai gente de fora e proporciona momentos de lazer e aquecimento nas vendas do comércio local.
Implantar uma nova cultura de qualificação profissional, abandonando o modo antigo de oferecer treinamentos que nada tem a ver com a cultura econômica local e investir em cursos e treinamentos com conteúdos que acompanhe o desenvolvimento. Isso inclui tecnologia e formação técnica. Desta maneira estarão atendendo as necessidades locais e evitarão que jovens e adultos deixem a cidade que moram para trabalhar em outra.
Criar um Banco da Gente, que fomenta o crédito para os pequenos negócios. Esse banco oferece apoio financeiro com juros baixíssimos e suporte de gestão para que o empreendedor possa aplicar os recursos de maneira correta que vá realmente melhorar seu negócio. A grande maioria do pequeno empreendedor de bairro nem sequer consegue uma linha de apoio em BNDES ou FCO de Banco do Brasil. Esses dois são para grandes negócios, infelizmente.
Criar programas de redução de impostos municipais, no caso o ISS, para atrair novos negócios e dar uma força para empresas recém-criadas.
Estreitar o contato mais direto com o Sebrae e outros órgãos do Sistema S. Atualmente esse contato é periódico e muitas vezes não chega a todos os empreendedores.
Melhorar os serviços públicos nas áreas comerciais, como asfalto, segurança, iluminação pública, sinalização do trânsito, limpeza e rede de telefonia.
Criar um programa de modernização da rede de telefonia e internet na cidade. Atualmente é uma vergonha a qualidade da Internet em praticamente todos os municípios brasileiros, com exceção aos grandes centros.
Realizar parcerias com as cooperativas locais, como Sicredi, Sicoob e outras para fomentar a economia por meio da geração de eventos e créditos para as empresas e linhas de financiamento para os funcionários do comércio local. Atuar com uma cooperativa é muito mais vantajoso e lucrativo para qualquer tipo de negócio.
Criar salas do empreendedor dentro das prefeituras, onde esse ambiente vai atender as necessidades dos pequenos empreendedores. Atualmente uma demanda do pequeno empreendedor é sofrida dentro dos órgãos públicos, pois ele entra na fila para ser atendido, enquanto os grandes negócios possuem equipe, assessores e esses conseguem ser atendidos mais rapidamente. Uma prefeitura e câmara municipal precisam se aproximar mais do público empreendedor.
Realizar eventos tecnológicos com escolas e empresas para descobrir talentos do município. Isso fomenta a geração de ideias que melhoram inclusive o serviço público. Imaginem quantas mentes brilhantes temos nas escolas e empresas.
Criar programa de formação profissional para usuários do sistema penitenciário, de modo que já tenham condições de ressocializar com o perfil empreendedor.
Realizar eventos mensais para ouvir os empreendedores da cidade, como um “Café Empreendedor”. Esses momentos oportunizam ouvir as necessidades e os anseios desse público que acorda cedo e trabalha para fomentar o negócio e a cidade. Atualmente prefeitos e vereadores parecem se esconder dos empreendedores.
Apoiar e dar condições para a criação de grupos de mulheres empreendedoras, cultura empreendedora indígena, entre outros. Esses grupos fomentam a cidade e organizam as entidades de classe.
Criar políticas públicas e fluxos de trabalho que orientem os servidores públicos para fazer o contato com o setor produtivo antes de debater leis que impactam no dia a dia do comércio. Hoje em dia muitos empreendedores ficam sabendo de leis depois que elas já estão vigente e falta muito diálogo.
Criar na cidade um Prêmio Empreendedor do ano, homenageando os empreendedores de diversos setores da sociedade e da área de produção. Isso agita o comércio local e fomenta a economia.
Levar a cultura e disciplina de empreendedorismo para dentro das escolas municipais como atividades extras. Essas aulas podem se tornar grandes projetos dentro das escolas unindo a comunidade escolar com as demais famílias e o poder público.
Realizar excursões para levar jovens da cidade para visitar grandes centros e cidades grandes nos eventos de empreendedorismo e desenvolvimento humano. São experiências inesquecíveis além de motivar e abrir novos horizontes com os participantes. Eles retornam para cidade cheios de ideias para realizar.
Promover mutirão de revisão de legislações municipais para blindar a economia local. Temos muitas leis que permitem que empresas de fora atuem na cidade, não deixem nenhum investimento e acabam promovendo uma concorrência desleal com o comércio local.
Realizar treinamentos para as empresas locais participarem de licitações vendendo para o poder público e isso faz a economia girar dentro da própria cidade.
Oferecer suporte aos empreendedores para colocar seus produtos e serviços na Internet (e-commerce). Isso leva o nome da cidade e aumenta o rendimento das empresas. Esse meio fomenta o marketing, sistemas de software, ocupa a agenda de jovens e adultos, transporte e logística, entre outros.
Oferecer cursos de publicidade e propaganda para incentivar a divulgação profissional dos pequenos negócios. Neste curso é possível fazer parcerias com agências de propaganda para atuar e ajudar as empresas locais. Quanto mais propaganda certa, mais vendas acontecerão.
Construir um centro comercial que reúna os empreendedores em formato de feira cultural, feira tecnológica, feita da inovação, feira de tudo quanto é área. Neste local a prefeitura pode fazer agendas de eventos. Isso melhora as condições de oportunidades.
Fomentar o turismo local com atrativos que unificam a comunidade local ao público externo. Isso se faz com criando pontos turísticos para visitas, fotos e praças modernas com sistemas de internet e sustentabilidade, entre outros.
Essas são apenas algumas propostas realistas e que turbinam qualquer sociedade. Atualmente se for levar ao pé da letra, é possível ter mais de 500 dicas e modelos de projetos e propostas que podem ser propostos na campanha e realizados durante a gestão. O empreendedor e gestor de recursos humanos Dendry Rios coloca seus contatos a disposição para contribuir com as ideias. O Instagram do profisisonal é @dendryrios.
O Governo do Estado de Mato Grosso do Sul formalizou a criação do quadro de oficiais especialistas e de saúde, além de praças, temporários do CBMMS (Corpo de Bombeiros Militar).
Os oficiais – no posto de 2° tenente –, poderão ser admitidos na corporação por meio de processo seletivo simplificado, na modalidade de CLP (Contratação de Longo Prazo), com tempo máximo de atividade no CBMMS de sete anos.
No período, os aprovados no processo seletivo poderão ser destinados à atividade como especialistas ou de saúde temporários, além do atendimento ao público – interno e externo –, e outras atividades próprias da carreira.
Já os praças da graduação de soldado-auxiliar de operações de bombeiro militar podem ser admitidos em processo seletivo simplificado nas modalidades CLP ou CSE (Contratação Sazonal Específica).
A legislação complementar que estabelece as regras foi sancionada hoje (28) – no Diário Oficial – após decreto da Assembleia Legislativa.
O total de bombeiros militar temporários da Corporação está sujeito ao limite estabelecido na Lei de fixação de efetivo, e não pode superar a 50% do quantitativo previsto para o posto de segundo-tenente – no caso do quadro de oficiais temporários – e a graduação de soldado – no caso do quadro de praças temporários.
Para o ingresso de oficiais e praças temporários no CBMMS será publicada lei específica que vai definir as prerrogativas funcionais, os direitos, entre outras coisas.
No dia 4 de julho, o Governo do Estado encaminhou à Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, o projeto de lei de criação do quadro de bombeiros militares temporários e autorização do ingresso de oficiais e praças no CBMMS.
A medida, inédita no País, atendeu ao pedido da corporação – além de seguir diretrizes da lei federal n. 14.751, de dezembro de 2023, que instituiu a norma orgânica nacional das Polícias Militares e dos Corpos de Bombeiros Militares dos Estados e do Distrito Federal.
A iniciativa tem como objetivo assegurar uma resposta eficiente e dinâmica diante das intercorrências e situações de emergência da corporação.
Acompanhando os investimentos privados que acontecem no Estado, um convênio assinado na manhã de hoje (27) vai garantir moradia para 378 famílias em Mato Grosso do Sul. Serão construídas 186 unidades habitacionais em Ponta Porã e 192 em Campo Grande, com recursos provenientes do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR) e do Governo do Estado.
Na solenidade, o governador Eduardo Riedel destacou que o Mato Grosso do Sul é um dos estados que mais garantiu recursos para habitação, juntamente com o apoio da bancada federal no Congresso Nacional. “A habitação é uma prioridade do Estado e temos que ter um olhar muito cuidadoso”.
Riedel ainda afirmou que a chegada de novas operações industriais impõe novos desafios para o poder público. “Com esta composição de esforços entre Estado, municípios, iniciativa privada e programas federais vamos avançando no crescimento e no atendimento para quem precisa de moradia”, salientou.
O Governo do Estado está aportando uma contrapartida de R$ 13 milhões, reforçando o compromisso com a ampliação do acesso à moradia em Mato Grosso do Sul.
Em Ponta Porã, serão investidos no Residencial Professora Elfrida Winckler Antunes, cerca de R$ 32,5 milhões, sendo R$ 7,2 milhões de contrapartida estadual. A Agência de Habitação Popular do Estado de Mato Grosso do Sul (Agehab), em parceria com o município de Ponta Porã, que doou o terreno, será responsável por garantir a execução do projeto.
Já na capital, os recursos totalizam R$ 37,2 milhões, sendo R$ 4,5 milhões oriundos do Estado.
“A entrega dessas casas é um passo significativo para reduzir o déficit habitacional em Mato Grosso do Sul. Cada nova moradia representa uma oportunidade de futuro melhor para centenas de famílias, e o nosso trabalho na Agehab é assegurar que esses projetos se concretizem com a qualidade e eficiência que a população merece”, explica a diretora-presidente da Agehab, Maria do Carmo Avesani Lopez.
Alexandre Gonzaga, Comunicação do Governo de MS Fotos: Saul Schramm
A operação de assistência humanitária aos ribeirinhos do Pantanal, promovida pelo Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, teve início neste domingo (25) com a saída de mais de 20 integrantes da Defesa Civil, de Campo Grande rumo a cidade de Corumbá. Durante a próxima semana, 230 famílias serão atendidas na região do Taquari, com entrega de cestas básicas e água potável, além de assistência médica e social.
A ação é realizada pela Defesa Civil do Estado e foi planejada durante dois meses. “Neste domingo seguimos com uma equipe de 20 pessoas, que envolve agentes da Defesa Civil, da área de saúde e assistência social, assim como voluntários, para a partir de segunda (26) ir para região do Alto Taquari”, afirmou o capitão Maxwelbe de Moura Fé, chefe do Departamento de Gestão de Riscos e Desastres da Defesa Civil.
Ele explicou que a equipe formada por um total de 30 pessoas, ficará instalada em uma base avançada dentro do Pantanal, na região do Taquari, onde vai percorrer durante a semana, as seis comunidades do Corixão, Cedrinho, João Banana, Escola Nazaré, Porto Rolon e Fazenda Santa Aurélia.
Serão oferecidos atendimentos médicos com especialistas, enfermeiros, assistência social, além da entrega de cestas básicas e água mineral.
“Também vamos identificar o que cada comunidade necessita, já que o objetivo é voltar em outras oportunidades, para que estas operações sejam perenes, até pela dificuldade de acesso a estas comunidades, que têm carências em todos os aspectos”, descreveu o capitão.
Planejamento
Esta é a primeira edição desta operação humanitária no Pantanal, começando pela região do Alta Taquari. As atividades seguem até o dia 31 de agosto.
Para o mês de setembro estão previstas mais três ações no Alto Pantanal, Baixo Pantanal e Taquari. Assim como o retorno nas mesmas regiões em outubro e novembro.
ATENÇÃO: confira aqui o pack imprensa com imagens da saída das equipes de Campo Grande e sonora do capitão Maxuelbe de Moura Fé.
Leonardo Rocha, Comunicação Governo de MS Imagens: Ewerton Pereira
Estamos no “Agosto Lilás”, mês em que se reforça o combate contra a violência contra as mulheres e a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) realiza o encerramento dessa campanha na próxima quarta-feira (28). A atividade vai acontecer após a sessão plenária e foi anunciada hoje pelo deputado e presidente Gerson Claro (PP). “Quero registrar e fazer um convite a todos os deputados, especialmente às nossas deputadas. A deputada Mara Caseiro [PSDB] está organizando e no dia 28 próximo, quarta-feira, faremos o encerramento do ‘Agosto Lilás’, campanha que é um sucesso no Mato Grosso do Sul e já foi copiada por vários estados, haverá uma apresentação de teatro após a sessão, muito emocionante, para o encerramento da Campanha Agosto Lilás. Convido todos, especialmente os homens, pois essa é uma política pública que chama muita atenção sobre o comportamento humano, principalmente dos homens, então vamos lotar esse plenário aqui no dia 28”, ressaltou.
O presidente Gerson Claro (PP) também destacou a participação da Assembleia Legislativa na Campanha #TodosPorElas. “A Campanha Todos Por Elas envolve os três Poderes: a Assembleia Legislativa, o Poder Judiciário e o Poder Executivo, e foi idealizada pela desembargadora Jaceguara Dantas, pelo Poder Executivo, e a primeira-dama Mônica Riedel, junto às nossas deputadas, Kátia Claro e todos os gabinetes envolvidos”, ressaltou.
A campanha Todos Por Elas tem o objetivo de combater, prevenir e erradicar o feminicídio, utilizando o poder da comunicação para sensibilizar e mobilizar Instituições e sociedade, através de um movimento solidário de responsabilidade social. Entre as ações do Poder Legislativo está a aprovação da lei, encaminhada pelos três Poderes, para instituir a Campanha “Todos por Elas pelo Fim do Feminicídio” como política pública de Estado de enfrentamento da violência de gênero e de prevenção e combate do feminicídio.
Alguns lemas que reafirmam o combate à violência contra as mulheres: “O meu coração bate pelo fim do feminicídio, una suas vozes e corações nesta campanha e ajude a salvar vidas”; “Não pode: Insistência física ou verbal contra mulheres. Violência física ou verbal contra mulheres”, “Os estabelecimentos estão comprometidos a prestarem a assistência necessária para a mulher que esteja sofrendo qualquer tipo de violência ou perturbação”. No dia 31 de agosto, sábado, está prevista a 1ª Caminhada #TodasPorElas pelo Fim do Feminicídio. O objetivo da atividade é conscientização da sociedade sul-mato-grossense acerca do tema, com a união de vozes e corações pelo fim do feminicídio e todas as formas de violência contra a mulher.
ALEMS E Elas
Arte: Luciana Kawassaki
Produzido pela Gerência de Site e Mídias Sociais, vinculada à Secretaria de Comunicação Social Institucional da ALEMS, a página multimídia ALEMS e Elas reúne a legislação estadual que beneficia as mulheres em diversos âmbitos, incluindo o combate à violência familiar e de gênero. O conteúdo completo é uma homenagem às mulheres sul-mato-grossenses e reúne, além da legislação, textos, fotos, infográficos, vídeos e áudios que mostram a relevância delas para a sociedade e também os desafios que enfrentam para igualdade e exercício de seus direitos. Confira a página, clicando aqui.
Se José Antônio Pereira, fundador da cidade de Campo Grande, vivesse nos dias atuais, com certeza estaria orgulhoso do maior aquário de água doce do mundo, localizado na capital sul-mato-grossense. Mais de um século depois, a cidade morena se consolida como um destino desejado por aqueles que visitam o Estado.
O empreendimento turístico, que recebe aproximadamente 2 mil pessoas por dia, reforça a conservação do bioma pantaneiro por meio do lazer e da educação ambiental. Além disso, com o programa “Bioparque para Todos – Iguais na Diferença”, pessoas com deficiência recebem um atendimento acessível e humanizado.
A cidade morena é moldada por diversas influências e é lar de imigrantes japoneses, bolivianos, paraguaios, turcos, entre outros, que aqui encontraram um recomeço. Esse mosaico cultural também se reflete no Bioparque Pantanal, onde as águas de cinco continentes se encontram e se unem com um único objetivo, informar as pessoas sobre a conservação ambiental.
Para Carmen Lucia Ferreira, de 64 anos, o ponto turístico ajuda na preservação do ecossistema brasileiro. A visitante falou emocionada: “É muito importante para Campo Grande. Foi um ápice para nós que moramos aqui. É o Pantanal em vida, e estou muito grata por tudo isso. Agradeço ao Bioparque e ao Pantanal por existirem”.
Uma das potencialidades que o ponto turístico oferece para os campo-grandenses é a pesquisa e o incentivo à ciência, sendo um laboratório vivo que estuda as 396 espécies de água doce com uma equipe multidisciplinar. Maria Fernanda Balestieri, diretora-geral do empreendimento, comenta que o local vai além da contemplação e agrega conhecimento para todos que por ele passam.
“Sustentado por importantes pilares, como a Educação Ambiental, Pesquisa, Conservação, Inovação, Inclusão, Cultura e Lazer, o Bioparque busca, a cada ano, reforçar o trabalho desenvolvido em cada área. Hoje, nos destacamos com reproduções de espécies inéditas no Brasil e no mundo, firmamos parcerias com universidades nacionais e internacionais, recebemos visitas de mais de 890 mil pessoas do Brasil e de 129 países. Tudo isso é reflexo de uma gestão pensada para garantir um espaço que vai além do lazer e projeta o empreendimento de forma positiva”, afirma.
Famosos que já passaram por aqui
Em dois anos e meio de funcionamento, o complexo de aquários já recebeu autoridades e famosos da música, esporte, TV e internet. Todos se encantaram com as belezas subaquáticas do empreendimento. Luan Santana foi a primeira celebridade a visitar o Bioparque, projetando ainda mais o nome do local para seus milhares de fãs.
Após esse acontecimento, o maior aquário de água doce do mundo se tornou um referencial turístico para os artistas que passam pela região. Do esporte ao humor e da música às telenovelas, diversas celebridades encontraram um tempo na agenda para visitar o complexo de aquários.
Famosos como Luan Santana, Lulu Santos, Oscar Schmidt, Márcia Sensitiva, Almir Sater, Munhoz e Mariano, Richard Rasmussen, Cristiana Oliveira, Lars Grael, Diego (da dupla Henrique e Diego), Zico, Matheus (da dupla Matheus e Kauan) e Maria Cecília e Rodolfo já contemplaram as espécies do bioma pantaneiro nos aquários do Bioparque.
Bioparque em números
A quantidade de visitantes que já passou pelo Bioparque Pantanal já ultrapassa o número de moradores da capital. Até agosto de 2024, o complexo de aquários recebeu mais de 890 mil visitantes e turistas de 129 países.
O local também recebeu 127 visitas técnicas, ofereceu 59 capacitações e foi palco de 177 eventos no Centro de Convenções. Já o plantel conta com 396 espécies, totalizando mais de 42 mil indivíduos.
Gabriel Issagawa, Bioparque Pantanal
*matéria supervisionada Foto: Eduardo Coutinho