O Governo de Mato Grosso do Sul está concedendo um reajuste no valor dos plantões dos profissionais da saúde. O decreto, que autoriza o aumento, foi assinado nesta quinta-feira (5) pelo governador Eduardo Riedel, na presença do presidente do Sindicato dos Servidores da Saúde de Mato Grosso do Sul (SINTSS/MS), Alexandre Júnior Costa, dos secretários Maurício Simões (Saúde), Rodrigo Perez (Governo e Gestão Estratégica), Frederico Felini (Administração) e da diretora-presidente da Funsau (Fundação de Serviços de Saúde de Mato Grosso do Sul), Marielle Alves Corrêa Esgalha.
O governador Eduardo Riedel salientou que o Estado tem buscado melhorias para a saúde pública e uma das estratégias é também valorizar os profissionais para que possam prestar melhores serviços dentro das necessidades da sociedade. “Desta forma, vamos avançando com uma saúde mais eficiente para o cidadão e a cidadã, e na busca de resultados e produtividade”.
Para os profissionais em cargos de nível superior (enfermeiro, fisioterapeuta, e outros, excetuando médicos, cirurgiões dentistas e odontólogos), o valor/hora do plantão subiu de R$ 32 para R$ 48. Nos cargos em nível médio (técnico de enfermagem), o valor saiu de R$ 15 para R$ 25,50. Já os cargos em nível fundamental (auxiliar de enfermagem), de R$ 11 para R$ 19,80. Para médicos, cirurgiões dentistas e odontólogos, de R$ 100 para R$ 150.
A diretora-presidente da Funsau, Marielle Esgalha, ressaltou que foi feita uma análise dos valores praticados no setor da saúde e a medida cobre uma defasagem dentro dos parâmetros de mercado. “Hoje, todas essas categorias se enquadram no valor de mercado”.
O secretário Maurício Simões se mostrou satisfeito em poder atender uma solicitação dos profissionais de saúde e afirmou que a SES (Secretaria de Saúde) persegue uma melhoria na qualidade dos serviços prestados à população.
O reajuste, que é uma reivindicação antiga da categoria, será aplicado retroativo a 1º de setembro de 2024.
Alexandre Gonzaga, Comunicação do Governo de MS Fotos: Álvaro Rezende
Na comemoração do aniversário da Polícia Militar do Mato Grosso do Sul, o governador Eduardo Riedel destacou que a prioridade é valorizar e dar boas condições de trabalhos ao efetivo, com investimentos em estrutura, equipamentos e no serviço de inteligência. Este cenário torna o Estado um dos mais seguros do Brasil.
“Dia de celebração. São 189 anos da Polícia Militar. Nos dá muito orgulho participar de parte desta história. A valorização de cada policial militar do nosso Estado é uma missão permanente e vamos avançar cada vez mais. Aprendi que segurança pública se faz com inteligência, investimento e integração”, afirmou o governador.
Riedel destacou a importância da segurança pública para o desenvolvimento do Estado. “Estamos em uma trajetória de crescimento e desenvolvimento, isto ocorre porque o empresariado tem confiança na segurança pública, em um ambiente tranquilo para se investir. Nosso melhor investimento na está no efetivo, nas pessoas que fazem parte desta instituição”, completou.
Solenidade ocorreu no Quartel do Comando Geral da PM
A solenidade alusiva aos 189 anos da Polícia Militar ocorreu no Quartel do Comando Geral da PMMS, em Campo Grande. Durante o evento teve a entrega das medalhas do Mérito e Insígnia do Mérito Policial-Militar, com homenagem a 113 personalidades.
Solenidade teve apresentações da PM
O comandante-geral da Polícia Militar, Renato dos Anjos Garnes, citou que a PM está preparada para enfrentar os desafios da modernidade, com investimentos e capacitação dos policiais.
“Com olhos no futuro, a instituição profissionaliza sua gestão a cada dia, através de parcerias com os órgãos de ensino e de pesquisa, para contribuir na formação de oficiais e praças. Nos deparamos com desafios complexos, entre eles o combate ao narcotráfico, crimes contra vulneráveis e a violência doméstica, mas seguimos empenhados em preservar a segurança e manter a ordem pública”.
O secretário de Justiça e Segurança Pública, Antônio Carlos Videira, enalteceu os bons resultados (forças de segurança) mostram o compromisso do Estado com a população. “A segurança pública do Estado se tornou modelo nacional. Que traz frutos e resultados muito além das nossas divisas e fronteiras. Temos que agradecer aos nossos efetivos e todos que têm nos ajudado nesta missão. Do Governo do Estado tivemos nos últimos nove anos quase R$ 3 bilhões de investimento na segurança pública”.
Governador durante discurso no aniversário da PM
Medalhas
Na solenidade de aniversário da instituição, 113 pessoas foram homenageadas com as medalhas do Mérito e Insígnia do Mérito Policial-Militar, entre elas a primeira-dama Mônica Riedel e delegado-geral da Polícia Civil do MS, Lupércio Degerone Lúcio e o general de Exército, Luiz Fernando Estorilho Baganha. Eles foram escolhidos por terem contribuído com a Polícia Militar do Estado.
Leonardo Rocha, Comunicação do Governo de MS Fotos: Saul Schramm
Segue nota atualizada da demanda envolvendo a ponte sobre o Rio Miranda na MS-345 em Mato Grosso do Sul
Uma equipe da Agesul foi deslocada para o distrito de Águas de Miranda, e já iniciou ações de limpeza das margens, reparo, bem como de reforço na sinalização (sonorizador, placas e taxas refletivas) da ponte sobre o Rio Miranda, na MS-345. Além das placas que indicam limite de velocidade (30 km/h) e peso (40 toneladas), as equipes iniciaram a construção de quebra-molas, com uma distância de 50 metros da ponte, com intuito de evitar acidentes e/ou eventuais danos a veículos trafegam pela rodovia.
A Agesul também já iniciou processo de autorização para contratação, em regime emergencial, de uma empresa para execução de inspeção especial e elaboração de projeto executivo para recuperação e recondicionamento da estrutura da ponte que foi construída pelo Exército Brasileiro no ano de 1967.
O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul (FIEMS), Sérgio Longen, anunciou nesta terça-feira (3) a construção de um Centro Integrado Sesi Senai (CISS) em Água Clara. O empreendimento, que contará com um investimento de aproximadamente R$ 100 milhões, visa atender à crescente demanda por qualificação profissional e desenvolvimento econômico na região.
A obra é fruto da articulação do deputado estadual Paulo Corrêa (PSDB) e coincide com o anúncio da instalação de uma megafábrica da asiática Bracell, que deve investir R$ 25 bilhões na construção da planta, projetada para processar cerca de 2,8 milhões de toneladas de celulose por ano.
“Esse foi um pedido feito lá atrás, em fevereiro, pela prefeita Gerolina, uma gestora visionária que, assim como nós, acredita que com mão de obra qualificada é possível transformar a realidade do município. O Centro Integrado Sesi Senai será um marco para Água Clara e vai garantir que a população local esteja preparada para aproveitar as oportunidades geradas no setor industrial, impulsionando o desenvolvimento econômico e social da região”, afirmou Paulo Corrêa.
O presidente da Fiems, Sérgio Longen, ressaltou que Mato Grosso do Sul está vivenciando uma fase de desenvolvimento sem precedentes. Ele destacou que, atualmente, o setor industrial é a segunda maior atividade econômica do Estado, consolidando-se como uma referência nacional. “A indústria vem se fortalecendo, e o Estado tem se preparado para receber novos investimentos privados, como esse da Bracell.”
Para Longen, o anúncio da instalação da fábrica habilita a cidade a receber o projeto do CISS. “Quero assumir aqui um compromisso com vocês de atender não só a Greenplac, que é nossa parceira e já atua na região, como também a Bracell e toda a sociedade. O CISS, nos moldes do que estamos fazendo em Ribas do Rio Pardo, vai atender toda a unidade de produção. São inúmeras empresas que vão apoiar essas grandes indústrias, além de gerar melhorias para a sociedade nas áreas de educação e formação de mão de obra, por meio do Sesi e Senai”, garantiu.
Com a chegada da megafábrica de celulose, Água Clara se posiciona como um dos polos de desenvolvimento mais promissores do Mato Grosso do Sul. A construção do CISS não apenas atende a uma demanda imediata por qualificação profissional, mas também prepara o município para um futuro de crescimento econômico robusto, diversificando as oportunidades de emprego e garantindo que a população local possa se beneficiar diretamente dos novos investimentos.
A prefeita Gerolina Alves agradeceu o empenho do deputado Paulo Corrêa e afirmou que a obra do CISS é um exemplo claro de como a união de esforços pode trazer resultados que impactam diretamente a vida da população. “Água Clara tem se preparado para receber novos investimentos, e vamos oferecer todo o suporte necessário para que as empresas escolham nosso município, pois entendemos que, quando uma empresa se instala, empregos são gerados e a economia local se fortalece, trazendo benefícios diretos para toda a comunidade”, destacou.
A entrega de credenciais para profissionais de imprensa na cobertura do desfile de 7 de setembro, em Campo Grande, foi antecipada para hoje (4) e término no dia 6 de setembro às 11h30. Os crachás devem ser retirados na sede da Fertel (Av. Desembargador Leão Neto do Carmo, 710 – Parque dos Poderes).
Os veículos de imprensa interessados em fazer a cobertura jornalística do desfile do 7 de setembro, em Campo Grande, devem encaminhar os nomes dos profissionais e número da identidade para o email imprensa@secom.ms.gov.br.
Quanto aos veículos de comunicação que quiserem utilizar drones durante o evento, devem fazer obrigatoriamente, com antecedência, a solicitação junto ao Decea (Departamento de. Controle do Espaço Aéreo) no endereço https://servicos.decea.mil.br/sarpas.
O desfile do 7 de setembro terá início às 8h10, com revista à tropa pelo governador Eduardo Riedel e o comandante Militar do Oeste, general de Exército Luiz Fernando Estorilho Baganha.
Direitos humanos, economia e o direito à propriedade também são pautas da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS). No Plenarinho Nelito Câmara, aconteceu nesta manhã (3) reunião da Frente Parlamentar Invasão Zero (FPIZ) e da Frente de Defesa do Direito de Propriedade (FDDP), coordenadas pelo deputado Coronel David (PL). O evento foi proposto em conjunto com Marcelo Bertoni, presidente da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul).
O encontro debateu o conflito agrário, devido às recentes ocupações de terra em todo Brasil, e em Douradina, região da Grande Dourados, que geram tensão no campo entre os proprietários rurais e os indígenas; e as ações relacionadas ao Marco Temporal, critério para definir limites das terras indígenas, com base na Constituição de 1988, com tramitação suspensa pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Foi encaminhada uma Carta Aberta à Imprensa sobre o debate.
O encaminhamento de uma solicitação formal ao ministro Gilmar Mendes é um dos resultados da reunião. “Encaminharemos uma carta o deputado Gilmar Mendes sugerindo a reintegração das posses das terras, para que a lei seja cumprida e que possamos arrefecer os ânimos de ambos os lados, permitindo que as coisas aconteçam na normalidade. Apoio ao governador do Estado, Eduardo Riedel [PSDB], também será solicitado”, detalhou o deputado Coronel David (PL).
O deputado e presidente da (ALEMS), Gerson Claro (PP), ressaltou o papel da Assembleia Legislativa neste contexto. “Vivemos diversos debates políticos em Mato Grosso do Sul. Temos aqui uma questão legal e humanitária. Tudo que não precisamos é de ‘incendiários’ no momento. Quando o debate passa a achar somente culpados, só surgem problemas, tentar achar o culpado não irá resolver. A Assembleia Legislativa caminha no rumo de defender a lei. Conte com nossa posição firme, mas também agindo na defesa humanitária”, destacou.
O deputado Pedrossian Neto (PSD) ressaltou que o momento traz preocupação. “Estive em Douradina, e realmente há desrespeito à vida, ao direito, comparando-se à ‘Faixa de Gaza’. E ainda muito próximo de haver um grande problema em Miranda. É necessário regularizar os títulos que transitam em julgado, pois existe títulos da época do império”, explicou o parlamentar.
O deputado Zeca do PT (PT) destacou que os debates é que fortalecem o Parlamento Estadual. “O debate é aqui, o fórum correto para isso. E fortalece o Parlamento. Também me preocupo com essa situação de conflito, e meu papel é buscar paz para resolver essa situação e não colocar ‘gasolina no fogo’’, reiterou.
Marcelo Bertoni destacou o aumento da população indígena em Mato Grosso do Sul. “Mato Grosso do Sul é o terceiro maior em população indígena, com diminuição do crescimento da população branca, e o Estado tem a maior população carcerária indígena no Brasil. O problema é que há muitos indígenas paraguaios. É necessário calcular o número real dos indígenas. E que seja cumprido os direitos humanos de todos, do nosso setor e de quem precisa”, considerou.
Renato Câmara (MDB), vice-presidente da ALEMS, Mara Caseiro (PSDB), 3ª vice-presidente da Casa de Leis, Paulo Corrêa (PSDB), 1º secretário da Casa de Leis, Marcio Fernandes (MDB), presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária e Políticas Rural, Agrária e Pesqueira, Neno Razuk (PL), Junior Mochi (MDB), Professor Rinaldo (Podemos) e Antonio Vaz (Republicanos) também participaram da reunião. Presentes os representantes da Novilho Precoce de Mato Grosso do Sul (Novilho Precoce MS), da Nelore Mato Grosso do Sul (Nelore MS) e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/MS), entre outros.