(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Terça-Feira, 23 de Junho de 2026
Fórum Internacional: Governo de MS defende agro sustentável e estratégias para impulsionar setor

Fórum Internacional: Governo de MS defende agro sustentável e estratégias para impulsionar setor

O governador Eduardo Riedel participou da abertura do Fiap (Fórum Internacional da Agropecuária), que acontece nesta segunda-feira (9), em Cuiabá (MT). Durante o evento ele defendeu um agro sustentável, com ações que possam reduzir a distância do mercado global. Além disto citou a importância de definir um posicionamento estratégico do Brasil para o setor.

“Estamos aqui buscando respostas e entender a complexidade do setor e ao mesmo tempo formular um posicionamento estratégico do país, que nos levem a mesma direção, acredito que este é o propósito do Fiap. Assim cada vez mais diminua a distância entre aqui que somos e o mercado global”, descreveu o governador.

Riedel destacou que agro brasileiro já demonstrou a capacidade de produzir com sustentabilidade e que deve se posicionar diante de temas necessários. “Por exemplo não minimizar a questão da rastreabilidade, a discussão sobre as queimadas e desmatamento. Mato Grosso do Sul é um poucos estados brasileiros que tem incentivo a produção agropecuária na linha da sustentabilidade.  No balanço de carbono e biodiversidade, o Estado tem feito o dever de casa. Tanto que propusemos ser carbono neutro em 2030”, completou.

O governador fez questão de elogiar a reunião entre o setor público e privado, que promove discussão sobre o futuro do agronegócio, tão importante para o Brasil e ao Estado. “Contem com Mato Grosso do Sul que é o irmão mais novo do Centro-Oeste, mais que cresce em uma taxa, que gera muitas oportunidades para nossa gente. Com uma agenda de investimentos em infraestrutura e logística”.

A abertura do evento também conta com a presença do ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, além dos governadores Helder Barbalho (Pará) e Mauro Mendes (Mato Grosso), que é anfitrião do encontro. A comitiva do Mato Grosso do Sul também tem a participação dos secretários Rodrigo Perez (Segov) e Jaime Verruck (Semadesc).

Mesa de discussões

Para discutir o futuro do setor agropecuário no Brasil, o Fiap (Fórum Internacional da Agropecuária) reúne os principais representantes da iniciativa privada e poder público, para avaliarem o cenário e os desafios para produção. O evento acontece em paralelo ao G20 Agro 2024, que neste ano é liderado pelo governo brasileiro.

O encontro ocorre em Cuiabá, com o objetivo de promover discussões profundas sobre o setor, tendo como temática “O Que o Mundo Espera do Agronegócio Brasileiro na Próxima Década”.

Na programação estão previstos fóruns de discussões para definição de políticas públicas e ações estratégicas, que possam lidar com os desafios globais. Assim como palestras sobre as oportunidades do futuro (agro), tecnologias e experiências no Brasil que servem de referência ao mundo, além de painéis específicos sobre soja, agricultura regenerativa, código florestal e preservação da vegetação, novos caminhos da pecuária, entre outros.

Leonardo Rocha, Comunicação do Governo de MS
Fotos: Bruno Chaves

Grande Reunião das Mulheres em Campo Grande: Beto Pereira firma compromissos com a equidade de gênero e políticas públicas

Grande Reunião das Mulheres em Campo Grande: Beto Pereira firma compromissos com a equidade de gênero e políticas públicas

Grande Reunião das Mulheres em Campo Grande: Beto Pereira firma compromissos com a equidade de gênero e políticas públicas para elas

A Grande Reunião das Mulheres em Campo Grande, evento que reuniu duas mil participantes na manhã deste domingo (8), marcou os compromissos significativos do candidato a prefeito Beto Pereira (PSDB), em prol das políticas para mulheres. Sob a liderança da vice Coronel Neidy, e da primeira-dama do Estado, Mônica Riedel, a reunião contou com a presença da esposa de Beto, Sonaira Pereira, além de familiares e lideranças femininas.

Durante o evento, Beto Pereira enfatizou que a equiparidade salarial, assistência social e a participação feminina na gestão pública são prioridades em sua proposta de governo. “As mulheres não precisam de favor, elas precisam de oportunidade”, disse, reforçando seu compromisso com a inclusão e a representação feminina em cargos decisórios.

A Coronel Neidy destacou a ambição em fazer a diferença na gestão municipal. “A nossa gestão será fundamentada nas reais necessidades das mulheres. Portanto, a realização desta reunião é fundamental não apenas para colher informações, mas também para apresentar nossas propostas a elas. Estamos focando em propostas de educação que atendam especificamente às mulheres, promovendo segurança, um ensino de qualidade para seus filhos e possibilitando que elas possam encontrar empregos dignos, contribuindo para a sustentação de suas famílias”, afirmou.

Resgate feminino

O evento foi um momento para resgatar a importância do envolvimento feminino na política, com a deputada estadual Mara Caseiro afirmando que “as mulheres têm que ocupar espaço na política, nas ruas e em todos os lugares”. Em resposta ao apelo, a plateia vibrava com aplausos e gritos de apoio.

Mônica Riedel, por sua vez, assegurou que o plano de governo de Beto atende a demandas essenciais de políticas públicas voltadas para as mulheres. “Meu apoio ao Beto vai além de partido, é um apoio a uma pessoa compromissada com a gestão pública. Por isso, meu voto é no Beto para prefeito de Campo Grande”, declarou a primeira-dama, ecoando o sentimento de solidariedade entre as mulheres presentes.

Sonaira Pereira, futura médica psiquiatra, ressaltou a responsabilidade de administrar Campo Grande, enfatizando a importância de cuidar de toda a população, especialmente dos mais carentes e moradores de rua. “Precisamos garantir dignidade e assistência a todos”, comentou.

Beto fez questão de relembrar conquistas de sua gestão em Terenos, como a erradicação da fila de espera por vagas em creches, um compromisso que se compromete a manter em sua gestão se for eleito. “Se for preciso abrir 3 mil, 4 mil ou 5 mil vagas, iremos abrir”, garantiu, mencionando a sua determinação em assegurar que as mães possam trabalhar tranquilamente enquanto seus filhos estão em ambientes educacionais adequados.

O evento ainda contou com depoimentos emocionantes, como o da ex-secretária de educação que tornou prefeita de Terenos, Carla Diniz, que elogiou Beto, afirmando que “ele mudou a cidade”. Neste contexto, o candidato reiterou que a presença de mulheres em sua equipe foi fundamental para assegurar uma gestão de sucesso, que teve a melhor aprovação da história da cidade.

Ao final, Beto abordou a questão da saúde da mulher, lamentando a dificuldade de acesso a serviços de ginecologia e a consequente necessidade de descentralização do atendimento médico. “Precisamos ter atendimento especializado em todas as regiões de Campo Grande”, comprometeu-se.

Com uma plateia entusiasmada, a Grande Reunião das Mulheres se consolidou como um marco na campanha de Beto Pereira, prometendo uma gestão inclusiva e comprometida com a equidade de gênero, levando esperança e nova perspectiva para a população da capital.

AGORA É LEI: Pessoas em situação de rua podem tirar 2ª via de carteira de identidade de graça

AGORA É LEI: Pessoas em situação de rua podem tirar 2ª via de carteira de identidade de graça

O governador Eduardo Riedel sancionou nesta sexta-feira (6) a Lei Estadual 6.299/2024 que garante a confecção gratuita da 2ª via da carteira de identidade a pessoas em situação de rua. A nova norma foi proposta pelos deputados estaduais Paulo Corrêa (PSDB), 1º secretário da Assembleia Legislativa, e Paulo Duarte (PSB).

A emissão gratuita do documento já era prevista para pessoas idosas ou carentes que tenham sido vítimas de crimes como furto ou roubo. A nova lei, no entanto, amplia esse direito, incluindo as pessoas em situação de rua como beneficiárias da emissão gratuita do documento.

Paulo Corrêa argumenta que esse público já sofre na pele a negação de diversos direitos básicos e a vulnerabilidade social. “Para essas pessoas, viver nas ruas tem sido sinônimo de conviver com a violência diária em diversas formas: violência física e psicológica impostas pela exclusão social, intervenções violentas, remoções arbitrárias ou recolhimento de pertences, negligência no atendimento e ausência de políticas públicas”, avalia.

O parlamentar pondera que, para esse grupo social, o pagamento da taxa de emissão do documento torna-se inviável, pois eles não possuem sequer condições de suprir necessidades básicas como alimentação e moradia. “Sem a identidade, não é possível receber benefícios sociais, nem praticar diversos atos necessários para uma vida digna. Não existe dignidade sem cidadania, e não existe cidadania sem documentação básica”, acrescenta.

A nova lei estabelece que a condição de situação de rua será comprovada por meio de uma declaração emitida pelo órgão, entidade ou instituição responsável pela assistência social local.

PMA investiga responsável por gado abandonado em Fazenda às margens do Rio Taquari

PMA investiga responsável por gado abandonado em Fazenda às margens do Rio Taquari

Equipes da Polícia Militar Ambiental de Coxim estão, desde ontem, 05 de setembro, no campo atendendo a uma denúncia feita por pescadores da região sobre a presença de gado morto às margens do Rio Taquari, em uma propriedade rural localizada na área conhecida como Tupã, a cerca de 80 km da cidade.

No local, a equipe encontrou aproximadamente 11 animais mortos, a maioria à beira do Rio Taquari, com outros nas proximidades. Durante a vistoria pela propriedade, não foram encontrados sal, suplementos ou feno, ou cochos com água, o que levou a equipe a acreditar que o gado tenha se dirigido ao rio em busca de água, mas, devido à fraqueza e debilidade, acabou atolando e não conseguiu sair.

Investigação em Andamento

Devido à grande extensão da propriedade, não foi possível realizar todo o levantamento ontem. Há a possibilidade de outros animais estarem em situação de maus-tratos. Desde as 5h da manhã de hoje, as equipes estão novamente no local para verificar a existência de mais animais e identificar o proprietário. Até o momento, essa identificação não foi possível, uma vez que o gado não está marcado, e os vizinhos não souberam informar quem seria o responsável pela fazenda.

PMA investiga responsável por gado abandonado em Fazenda às margens do Rio Taquari

Apoio do IAGRO

Diante da situação encontrada ontem, a PMA fez contato com o Diretor do IAGRO (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal), que prontamente enviou uma equipe ao local. A equipe agora atua de forma conjunta com a PMA, verificando questões relacionadas à vacinação, identificação do proprietário e, caso outros animais sejam encontrados, avaliando a possibilidade de remoção. No entanto, essa remoção pode ser inviável devido à possível fragilidade dos animais.

Complexidade do Caso

A PMA destaca que este é um caso complexo, dada a extensão da propriedade, o que impossibilita a resolução em apenas um dia. O levantamento exige uma análise detalhada e minuciosa, com o uso de drones para sobrevoar toda a fazenda, verificando se há outros animais isolados ou em áreas de difícil acesso, como baías do Rio Taquari, além de percorrer os limites da propriedade.

Responsabilização Administrativa e Penal

Após a completa apuração dos fatos e a identificação do proprietário, a multa prevista para este tipo de infração é de R$ 3.000,00 por animal, podendo ser aplicada diariamente caso a infração se prolongue. A pena pode variar de 3 meses a 1 ano de detenção, conforme prevê a legislação.

Gestão de Rose terá aplicativo ‘Tudo Fácil’ com dezenas de serviços para cidadão acionar sem sair de casa

Gestão de Rose terá aplicativo ‘Tudo Fácil’ com dezenas de serviços para cidadão acionar sem sair de casa

Novidade vem como uma das propostas para desburocratizar a gestão e agilizar o atendimento à população

Determinada a modernizar a gestão para proporcionar às pessoas serviços com agilidade, eficiência e transparência, a candidata a prefeita Rose Modesto (União Brasil) vai implantar na prefeitura o aplicativo ‘Tudo Fácil”, com dezenas de serviços para o usuário acionar online e resolver na palma da mão, no celular.

A novidade abrange serviços de diversas áreas e vem como uma das propostas para desburocratizar a gestão. Por meio do ‘Tudo Fácil”, o cidadão poderá, por exemplo, verificar lista de medicamentos disponível na rede, agendar entrega de remédios contínuos em casa para quem tem dificuldade de locomoção, ter acesso online ao seu prontuário de histórico clínico, entre outros serviços.

O aplicativo também vai facilitar o acesso a contas pendentes. Ele permitirá consulta de débitos de impostos, informará ao usuário vencimento de alvarás, entrada em processos de licenças, entre outros.

Rose ainda quer aproveitar o ‘Tudo Fácil’ para promover avanços na educação. Usando o aplicativo, os pais poderão acompanhar histórico escolar dos filhos e estudantes poderão ter acesso a plataformas digitais da educação.

“Isso representa mais agilidade nos serviços, conforto, economia de tempo e dinheiro”, destacou a candidata a prefeita. “A produção de dados também vai nortear decisões estratégicas, aumento de receita e economia de despesas”, completou.

O aplicativo ‘Tudo Fácil’ está incluso no pacote de ações do Programa CG Inteligente. “É um projeto ousado, para conclusão total em 20 anos e que colocará nossa capital no ranking das cidades inteligentes. A primeira etapa, que sistematiza transversalmente todas as secretarias será feita nos próximos quatro anos”, detalhou Rose.

Para concretizar essas ações, Rose vai à Brasília, com projetos técnicos bem embasados, buscar recursos, por exemplo, do Fust (Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações), que tem, segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) mais de R$ 22,6 bilhões para investimentos. Hoje o Governo Federal também dispõe de recursos para cidades inteligentes em quase todos os ministérios.

Beto Pereira mostra força em ato com milhares de pessoas nesta sexta

Beto Pereira mostra força em ato com milhares de pessoas nesta sexta

Ao lado de Riedel, Azambuja e Puccinelli, ele avisou: “Campo Grande vai mudar
Em uma demonstração de força e união, a coligação PSDB/CIDADANIA, PL, MDB, SOLIDARIEDADE, PSD, PSB, REPUBLICANOS e PODEMOS reuniu mais de sete mil pessoas na noite desta sexta-feira, no Rádio Clube Campo, em um grande ato de apoio à candidatura de Beto Pereira à Prefeitura de Campo Grande.

Com a presença do governador Eduardo Riedel, dos ex-governadores Reinaldo Azambuja e André Puccinelli, além de senadores, deputados federais e estaduais e centenas de candidatos à vereança e correligionários, a festa foi um momento de confirmação do amplo arco de apoiadores do mundo político e da sociedade civil organizada que se reúnem à volta de Beto Pereira nesta disputa eleitoral.

Abrindo os discursos da noite, o ex-governador Reinaldo Azambuja disse que Campo Grande vive um momento muito especial. Uma oportunidade de mudança. “E quando falo em mudança, não se trata simplesmente de tirar uma pessoa e colocar outra no lugar. Trata-se de uma mudança de postura, de modelo de gestão. E o Beto é a pessoa mais preparada para aplicar as políticas públicas necessárias para a cidade voltar a crescer. Campo Grande parou no tempo nos últimos 12 anos. Enquanto o Estado cresce, a Capital recua”, disse.

Azambuja afirmou ainda que ninguém faz política sozinho, e que Beto está cercado por apoiadores e pessoas que vão estar ao lado dele para mudar a Capital. “E tem a seu lado a Coronel Neidy, uma mulher competente, que vai ajudá-lo nesta caminhada”, complementou o ex-governador. Coronel Neidy aproveitou a deixa e confirmou: “A mudança é agora. Nosso compromisso com Campo Grande é de muito trabalho, muita dedicação e muita responsabilidade”.
O governador Eduardo Riedel lembrou que André Puccinelli e Nelsinho Trad fizeram gestões voltadas para o desenvolvimento, mas que depois Campo Grande estagnou. “Agora, estaremos ao lado de Beto Pereira para recolocar a Capital nos rumos do desenvolvimento, como estamos fazendo no Estado. Hoje Mato Grosso do Sul cresce a passos largos, enquanto Campo Grande definha”, afirmou.

O governador disse também que Beto tem uma visão muito clara do que é necessário para mudar este cenário de caos que hoje impera na capital do Estado. “Ele não tem hora para trabalhar, tem coragem para tomar as decisões duras que serão necessárias, de fazer aquilo que tem que ser feito; e por último, ele tem liderança para estruturar uma equipe capaz disso. Vamos estar juntos nesta missão de transformar Campo Grande”, avisou.

Beto Pereira encerrou as falas com um discurso emocionado e muito firme. Disse que serão necessárias reformas estruturantes em Campo Grande. “Não será fácil, mas vamos mudar o jeito de administrar esta cidade. Vamos recolocá-la no rumo certo. E para isso vou contar com o apoio da bancada estadual e federal, e do governador Eduardo Riedel, este grande gestor, que ao lado do Reinaldo Azambuja colocou este Estado em uma posição de destaque nacional”.

Beto disse ainda que firmará as parcerias necessárias para tirar Campo Grande desta situação de abandono. “Vou me inspirar também no trabalho do André e do Nelsinho, que tanto fizeram por Campo Grande. E terei ao meu lado a Coronel Neidy, uma mulher determinada, forte, corajosa, e sempre pronta a ajudar as pessoas. Campo Grande vai mudar”, assegurou.