Durante entrevistas para rádios, a candidata a prefeita de Campo Grande, Rose Modesto (União Brasil), defendeu uma melhor gestão dos recursos financeiros da prefeitura para solucionar problemas na educação, saúde, segurança pública, infraestrutura entre outras áreas. “Houve um crescimento de 62,8% na arrecadação do município, mas houve crescimento de 75,5% da despesa total com pessoal. Dinheiro tem. Precisa ser melhor aplicado. Acabar com a gastança. Necessitamos de uma gestão melhor e eficiente na prefeitura”, disse.
Para segurança, Rose Modesto explicou que vai fortalecer a guarda civil Metropolitana, investindo na compra de equipamentos e veículos. Também vai focar na interação da Guarda Civil com a Polícia Civil e Polícia Militar, para o planejamento de combate e enfrentamento do crime na Capital. “Também vamos investir em tecnologia. Vamos instalar a central de videomonitoramento, ampliar o número de câmeras. Vamos reforçar as rondas da guarda municipal em frente das escolas”, explicou.
Rose Modesto destacou que vai terminar e entregar as obras que estão paradas na Cidade. “É uma vergonha termos obras de sete EMEIs paradas, assim como diversas outras. Vamos utilizar recursos próprios, e o que faltar vamos buscar parcerias com o Governo Federal e Governo do Estado”, continuou.
Sobre Saúde, a candidata planeja descentralizar o modelo de compra dos medicamentos. Também irá realizar mutirões para reduzir as filas de espera de exames e cirurgias e repactuar convênios com hospitais para atender a população. “Quando falta remédio não é falta de dinheiro. Dentro da Secretaria Municipal de Saúde não tem uma central específica para comprar medicamentos. Não tem um sistema de controle de estoque de medicamentos. Vamos modernizar o sistema da prefeitura”, pontuou.
Candidato à prefeitura de Campo Grande, ele vai lutar pela educação e inclusão de pessoas com deficiência
Educação especial e conscientização são importantes para que as pessoas com deficiência se sintam respeitadas em Campo Grande. Valorizar esses dois pontos é necessário para que a pessoa perceba que faz parte de uma sociedade mais justa, e para que os demais cidadãos entendam melhor essa pauta e tenham mais empatia pelo próximo.
“Nós vamos investir na educação especial, conscientização e lutar pela inclusão dessas pessoas. Esse é um direito básico e todos merecem respeito”, destaca Beto Pereira, candidato à prefeitura da Capital. “Garantir uma educação de qualidade é o mínimo para os moradores”, reforça.
Fabio Celio Oliveira de Araújo, 47 anos, nasceu com disfunção neuromotora, com o braço e a perna do lado direito atrofiados. Sua mobilidade é reduzida e, por isso, diariamente ele enfrenta as dificuldades de ser uma pessoa com deficiência. “Sou atendente de call center. Pego ônibus todos os dias para o trabalho, mas tem gente que não dá lugar, não respeita e não entende. Isso é uma questão educacional e cultural, tem que trabalhar a conscientização”, afirma.
Beto entende a dor de Fabio e, por isso, planeja promover ações de combate a toda e qualquer forma de desigualdade social e violação de direitos. “Vamos trabalhar a conscientização das pessoas, focar na educação para mudar essa situação de descaso e desrespeito com as PCD”, afirma.
Para quem tem dúvida ou desconhece o assunto, vale dizer que a deficiência não é apenas a física. Há também a deficiência motora, visual, auditiva, intelectual ou mental, transtornos, entre outros. Em todos os casos, o respeito deve vir em primeiro lugar, no entanto, são nos detalhes que se veem os primeiros sinais do descaso com a educação especial.
“Os elevadores de ônibus, por exemplo, só quem usa são os cadeirantes. Outras pessoas com deficiência também poderiam usar, como quem tem mobilidade reduzida, por exemplo, idosos. No entanto, o direito não é garantido”, declara Fabio.
Para ele, tudo isso se resolveria com educação. “É preciso investimento na educação especial, desde o ensino infantil ao fundamental. Ter professor de apoio especializado. Falar sobre o assunto para que todos entendam”. Fabio reforça: “É importante ter campanhas de conscientização, acessibilidade, incentivo ao trabalho, qualificação profissional, políticas públicas que realmente funcionem”.
Por isso, em sua gestão, Beto também quer promover ações de prevenção, proteção e superação dos riscos e violação de direitos dos diversos segmentos sociais: mulheres, crianças, adolescentes, idosos, povos, tradicionais, pessoas com deficiência, pessoas em situação de rua, migrantes e pessoas LGBTQIA+.
Apoio e Experiência
Beto Pereira traz consigo um extenso currículo de gestão pública. Em seus dois mandatos como prefeito de Terenos (2004-2012), promoveu mudanças significativas em diversas áreas, o que consolidou sua reputação como gestor eficiente. Agora, em sua candidatura à Prefeitura de Campo Grande, ele conta com o apoio de lideranças políticas de peso no Mato Grosso do Sul, como o governador Eduardo Riedel, os ex-governadores Reinaldo Azambuja e André Puccinelli, além do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
O governador Eduardo Riedel participou nesta terça-feira (10) da abertura do SuperAmas’ 24, que é uma tradicional feira de negócios do setor varejista do Mato Grosso do Sul. Ele destacou a importância do segmento para geração de empregos e renda no Estado e reafirmou o compromisso de apoiar estes empreendedores, que contribuem para o crescimento da economia.
“É uma das principais feiras de um setor que gera empregos e renda a nossa população. Cabe ao Governo do Estado não atrapalhar o empreendedor e buscar um ambiente competitivo para os negócios, fomentando as atividades e baixando os impostos de forma responsável. Do nosso lado vamos continuar os investimentos em logística e infraestrutura, para atrair mais empresas”, afirmou o governador.
Depois da abertura do evento, Riedel fez questão de visitar várias empresas que estão expondo seus produtos no local, conversando com os empresários e empreendedores que movimentam a economia regional.
O SuperAmas está na sua 31° edição, sendo o segundo ano consecutivo no espaço Bosque Expo, em Campo Grande. A feira de negócios é realizada pela Amas (Associação Sul-Mato-Grossense de Supermercados) e Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios.
O evento começou nesta terça-feira (10) e segue até quinta (12), com mais de 50 expositores, tendo a presença das principais empresas do varejo de alimentos, entre elas supermercados, bares, restaurantes, hotéis, açougues, padarias, conveniências, entre outros estabelecimentos que tenham ligação com o ramo alimentício.
Na programação estão previstas palestras, painéis, visitas técnicas orientadas, assim como espaço para comercialização, integração, lançamentos e atualização quanto às novas tendências do setor.
“Estamos orgulhosos de realizar este evento em 2024, trazendo melhorias e novidades, discutindo temas importantes para nosso setor, que tem mais de mil estabelecimentos comerciais e gera milhares de empregos no Estado. Nosso segmento está sempre inovando no atendimento, buscando a qualificação e novas tecnologias para atender os clientes. Também buscamos o diálogo constante com os poderes e a sociedade em geral”, afirmou Denylson Prado, presidente da AMAS.
Leonardo Rocha, Comunicação do Governo de MS Fotos: Saul Schramm
Com foco no desenvolvimento do Estado, o governador Eduardo Riedel se reuniu nesta terça-feira (10) com os deputados estaduais, na Assembleia Legislativa. Ele apresentou o projeto “Rota da Celulose”, que prevê a concessão de trechos das rodovias BR-262, BR-267, MS-040, MS-338 e MS-395. Foi uma oportunidade para esclarecer dúvidas e mostrar aos parlamentares as vantagens desta iniciativa.
A proposta não precisa ser encaminhada a Assembleia, mas o governador fez questão de discutir o tema com os deputados. “Trata-se de um grande projeto, onde conseguimos a delegação ao Estado de trechos da BR-262 e BR-267, para juntarmos às rodovias estaduais e assim formar um único lote, com 870 km que vai a leilão. Desta forma ficou atrativo e chamou a atenção do mercado, que está interessado em participar”, afirmou o governador.
Riedel destacou que com esta concessão, as rodovias vão receber investimentos previstos em R$ 5,8 bilhões, para tornar o tráfego mais seguro aos usuários, melhorar o escoamento da produção e assim impulsionar a economia regional. “Será um dos maiores projetos (rodoviários) do Brasil e com um modelo dinâmico e flexível, ou seja, se aumentar o fluxo de carros acima do previsto, poderão ter novos investimentos”.
Foi realizada uma audiência pública virtual no dia 30 de agosto e até 6 de setembro o Estado recebeu sugestões e colaborações da sociedade. O próximo passo é o lançamento do edital das concessões (setembro) e o leilão está marcado para 12 de dezembro, na B3 (Bolsa de Valores do Brasil), em São Paulo.
O governador entregou cópia do projeto para todos os deputados e fez questão de esclarecer as dúvidas dos parlamentares, durante reunião na sala da presidência. “A equipe da EPE (Escritório de Parcerias Estratégicas) estará à disposição dos deputados e comissões da Assembleia para retirar qualquer dúvida ou dar mais detalhes do projeto”.
O presidente da Assembleia, o deputado Gerson Claro, destacou que a reunião foi muito produtiva. “Recebemos hoje o governador e toda sua equipe, que vieram nos apresentar este projeto, que é uma modelagem de concessão, onde a União passou algumas rodovias federais ao Estado, para fazer um pacote, que estamos chamando de Rota da Celulose. Com trechos que serão duplicados, outros com terceira via, assim como acostamentos. Serão 30 anos de investimento, com recursos da iniciativa privada, para trazer benefícios à população”, ponderou.
Além dos deputados, também participaram da reunião os secretários Rodrigo Perez (Segov), Eduardo Rocha (Casa Civil), Eliane Detoni (EPE) e Guilherme Alcântara (Seilog).
Governador explicou as vantagens do projeto Rota da Celulose
Bloco de rodovias
O bloco de rodovias que vai para o leilão passa por nove municípios do Estado, entre eles Campo Grande, Ribas do Rio Pardo, Santa Rita do Pardo, Bataguassu, Água Clara, Três Lagoas, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina e Anaurilândia. A concessão será de 30 anos, em um trecho de 870 km de rodovias (estaduais e federais).
Compreende os seguintes trechos: MS-040, de Campo Grande a Santa Rita do Pardo (226,3 Km); MS-338, que liga Santa Rita do Pardo e o entroncamento com a MS-395 (60,1 Km); e MS-395, de Bataguassu ao entroncamento com a MS-338 (7,7 Km); além da BR-262, ligando Campo Grande a Três Lagoas (328,2 Km) e BR-267, de Bataguassu a Nova Alvorada do Sul (248,1 Km).
Neste pacote estão previstos 114,5 km de duplicações, 457 km de acostamentos, 251 km de terceiras faixas, 12 km de via marginal e 82 dispositivos, que vão proporcionar mais segurança. Ainda terá a prestação de serviços aos usuários por meio de 50 veículos operacionais, entre ambulâncias, guinchos, combate a incêndios, desobstrução de pistas e inspeção para controle do tráfego.
Leonardo Rocha, Comunicação do Governo de MS Fotos: Álvaro Rezende
O governador Eduardo Riedel (PSDB) nomeou o assessor do Governo do Estado, Sérgio Luiz Gonçalves, para o cargo de secretário adjunto de Educação de Mato Grosso do Sul.
“NOMEAR SERGIO LUIZ GONÇALVES para exercer o cargo em comissão de Administração Superior e Assessoramento, símbolo CCA-00, na função de Secretário Adjunto da Secretaria de Estado de Educação, em conformidade com o estabelecido no anexo II da Lei nº 6.036, de 1º de janeiro de 2023, e alterações, com efeito a partir da data da publicação”, diz o decreto.
Sérgio Luiz comandou a área financeira da Secretaria de Comunicação na gestão de Reinaldo Azambuja. Atualmente, era nomeado como Assessor Especial I, na Secretaria de Estado de Fazenda.
O novo adjunto assume o lugar da ex-deputada estadual Dione Hashioka, que deixou a função após alguns meses para concorrer à Prefeitura de Nova Andradina. Dione, por sua vez, assumiu a função de Édio Antônio Resende de Castro, exonerado após a Operação “Turn Off”, que investiga desvio milionário em favorecimento de licitações na secretaria de Educação.
O Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS) realizou, no período de 20 de junho a 31 de agosto, um total de 9.693 peticionamentos foçados na eleição de 2024
Foram apresentadas 255 Ações de Impugnação de Registro de Candidatura (AIRC) contra candidatos que não atendiam aos requisitos necessários para concorrer por apresentarem causas de inelegibilidade.
Segundo o Ministério Público, são 7.644 processos, no total. Foram 364 denúncias recebidas e 329 admitidas e distribuídas às Promotorias de Justiça das respectivas Zonas Eleitorais. As denúncias mais comuns são de propaganda irregular e compra de voto.
Na Capital, destaque para duas impugnações de vices, que derrubaram candidaturas de prefeitos. As irregularidades levaram à cassação da chapa de Ubirajara Martins (DC) e Jorge Batista (PCO), que precisarão substituir o vice se não conseguirem emplacar recurso para validar os impugnados. Caso contrário, estarão fora das urnas.