(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Terça-Feira, 23 de Junho de 2026
Turismo em ascensão: desafio de observação de aves registra 345 espécies em MS

Turismo em ascensão: desafio de observação de aves registra 345 espécies em MS

A primeira edição do Desafio de Observação de Aves reuniu mais de 100 pessoas em Mato Grosso do Sul, com o registro de 345 espécies. Esta foi uma oportunidade para descoberta de novos roteiros e mais uma ação para impulsionar este turismo segmentado no Estado, que já é referência nacional e internacional.

A iniciativa (BioAves) foi realizada pelo Conselho Regional de Biologia 1° Região (SP, MT e MS) nos três estados, entre os dias 7 e 8 de setembro. A atividade foi gratuita e teve a participação de muitos observadores em diferentes cidades.

No Estado alguns destinos tiveram destaque como APA Baía Negra em Ladário, Parques Estaduais Matas do Segredo e Prosa em Campo Grande, assim como o RPPN Estância Mimosa em Bonito, Refúgio da Ilha em Miranda, Parque Natural Municipal do Paragem em Dourados, mas também novos destinos, como Parque Natural Municipal de Naviraí, a região do Amonguijá em Porto Murtinho e áreas naturais de Rochedo.

Participaram desta ação em Mato Grosso do Sul 101 pessoas, com o registro de 345 espécies (aves), algumas raras e ameaçadas, como a vulneráveis arara-azul, garça-da-mata e mutum-de-penacho, assim como o soldadinho, pula-pula-de-sobrancelha, papagaio-galego, chorozinho-de-bico-comprido, gralha-do-campo.

Observadores fazem imagens das aves em MS (Foto: Simone Mamede)

Na lista ainda aparecem a tesourinha-da-mata (Bonito), joão-grilo e maçarico-pintado (Rochedo), sanã-parda e suiriri-pequeno (Dourados), tucano-de-bico-preto (Chapadão do Sul), bacurau-de-rabo-maculado (Ladário), chincoã-pequeno (Glória de Dourados), curicaca-real (Naviraí), estado bacurau-de-asa-fina (Aparecida do Taboado), tiriba-fogo, rapazinho-do-chaco e pica-pau-de-testa-branca.

O presidente do Conselho Regional, André Dias, destacou que além dos observadores, muitas pessoas de diferentes idades participaram dos eventos, inclusive contribuindo com envio de dados e lista de espécies.

Maristela Benites, pesquisadora do Instituto Mamede, salientou que a observação de aves tem o poder de agregar pessoas. “E este potencial pode ser aproveitado para a sensibilização sobre a valorização e conservação da natureza. Além disso, o sucesso do evento mostra que as pessoas são simpáticas à profissão que investiga a vida”.

Para a professora da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), Suzana Arakaki, foram dias intensos e agradáveis, tanto aos alunos, professores das universidades e observadores que participaram do evento.

No Mato Grosso do Sul o desafio reuniu observadores em diferentes cidades, como Anastácio, Aparecida do Taboado, Aquidauana, Bonito, Campo Grande, Chapadão do Sul, Corumbá, Dourados, Glória de Dourados, Ladário, Miranda, Naviraí, Paraíso das Águas, Porto Murtinho, Rio Verde de Mato Grosso, Rochedo e Terenos.

Referência

O turismo de observação de aves e de animais silvestres está em pleno crescimento no Estado, que inclusive já se ornou referência no Brasil e no mundo. O diretor-presidente da Fundtur-MS (Fundação de Turismo do Mato Grosso do Sul), Bruno Wendling, destacou que já existe um trabalho consolidado para impulsionar o setor. “Tá crescendo muito no mundo todo, milhões de observadores de aves e vidas silvestres e selvagens. Nós estamos fazendo um trabalho forte desde 2017 e 2018, de direcionamento estratégico para alguns municípios, apoio a qualificação de condutores e especialistas, assim como apoio a empresas especializadas neste segmento”.

Wendling revelou que o Governo do Estado tem participado inclusive de grandes eventos nacionais do segmento, assim como do mercado internacional. “Participamos dos principais. Além disto os empreendimentos de MS sempre estão entre aqueles que têm mais avistamentos, principalmente as pousadas pantaneiras. Nossos biomas oferecem uma diversidade muito grande. Temos mais de 650 espécies no Estado”, ressaltou.

Leonardo Rocha, Comunicação do Governo de MS
*com informações do Instituto Mamede de Pesquisa Ambiental e Ecoturismo
Foto da capa: Simone Mamede

Agência do Detran no Fácil Bosque dos Ipês retoma atendimentos com espaço amplo e integrado

Agência do Detran no Fácil Bosque dos Ipês retoma atendimentos com espaço amplo e integrado

Com novo espaço amplo e integrado, o Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) retomou os atendimentos na unidade do Fácil Bosque dos Ipês na quinta-feira (12).

A agência que agora conta com 184.85 m² de área, não só mudou de lugar, mas também passou por reformulação de estrutura e layout, que oferece mais conforto para o cidadão que busca atendimento. No local também está disponível um totem de autoatendimento.

O ponto de referência do novo local do Fácil é a Praça Central. Para quem entra pelo acesso C, basta descer o elevador ou a escada rolante e seguir à direita. Pelo acesso A, basta seguir à esquerda.

Lucas Faustino é monitor escolar e aproveitou o horário de almoço para resolver uma pendência na documentação do veículo. Ele não sabia da mudança de local, mas conta que localizou com facilidade. “Mais espaço né, tudo reunido, você não precisa se deslocar de um espaço para outro para resolver um mesmo assunto”, afirmou.

Aos 82 anos, o senhor Rosaría Ferreira, buscou a agência para resolver a documentação do carro que o filho dele usa. Para licenciar precisava regularizar uma infração cometida no Estado de São Paulo (SP). “Não tinha o código para pagamento. Mas o rapaz (servidor da agência) ligou lá em São Paulo e já resolveu. Ainda bem, porque não pode ter nada errado, tem que andar na linha”.

Já Paulo Roberto buscou a unidade para licenciar o veículo que a esposa utiliza, e teve uma surpresa. “Vim para pagar o meu licenciamento, e já está pago. Esse está com minha esposa, e ela já deve ter pago”, contou.

Vistoria técnica

Nesta manhã (12) a diretoria do Detran-MS, realizou visita técnica no novo espaço. O Diretor-Presidente do Detran-MS, Rudel Trindade, conversou com as pessoas no local e já pensa em melhorias para a unidade.

“Agência espaçosa, atendimento de excelência, e o mais importante, já funcionando. Nós temos uma área enorme aqui, local fácil de estacionar, e no Bosque dos Ipês, quem tem mais de 60 anos, não paga estacionamento. Venha conhecer nossas novas instalações e regularizar pendências de veículo ou habilitação”.

Para o diretor-executivo, João César Mattogrosso, a amplitude do ambiente vai permitir melhores entregas ao cidadão.

“Essa é uma das diretrizes do nosso presidente Rudel, alinhado com o governador Eduardo Riedel, para que a gente possa cada vez mais, estar entregando serviços de qualidade para o cidadão que está na ponta”.

Fácil Bosque dos Ipês

Após passar por reforma e mudança de local dentro do shopping Bosque dos Ipês, o novo espaço da unidade conta com 540 m², quase 100 m² a mais do que a área ocupada anteriormente. Com espaço amplo, a nova sede está preparada para receber novos parceiros, oferecendo ainda mais serviços para a população.

Além do Detran-MS, estão instalados no local: o Procon MS, a Agenfa, o Posto de Identificação, a Funtrab e as concessionárias Energisa e Águas Guariroba.

Mireli Obando, Comunicação Detran-MS
Fotos: Rachid Waqued

Alto nível de biosseguridade animal credencia MS a abrigar projeto de genética suína para o Centro-Oeste

Alto nível de biosseguridade animal credencia MS a abrigar projeto de genética suína para o Centro-Oeste

O elevado padrão de biosseguridade animal e oferta de matéria-prima credenciou Mato Grosso do Sul a abrigar a primeira unidade de produção de sêmen suíno da Agroceres, que está sendo construída a 30 km de Campo Grande, na rodovia MS-040. A unidade da Agroceres PIC será inaugurada no final de novembro, com investimento de R$ 50 milhões e capacidade de atender 120 mil matrizes suínas/ano.

A equipe da Semadesc (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação) visitou ‘in loco’ as obras do complexo. Participaram da visita o secretário-executivo de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Rogério Beretta, o coordenador de Pecuária, Marivaldo Miranda, e o gestor em suinocultura Rômulo de Freitas Gouveia Jr.

Eles foram recebidos pelo gerente de produção da empresa, Nevton Hector Brun, que mostrou como está o andamento da construção da unidade.

O projeto terá início com 850 reprodutores, podendo até crescer no futuro, dependendo da adesão dos produtores. A meta é colocar os animais em dezembro e a partir de fevereiro iniciar a produção de sêmen com capacidade acima de um milhão de doses por ano. O objetivo é atender produtores de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Goiás.

Com equipamentos modernos e alta tecnologia, a central será a primeira no País a atender às novas normativas de bem-estar animal. No local os suínos não ficarão em gaiolas, mas em baias de seis metros quadrados.

Escolha estratégica

De acordo com o gerente da unidade, a escolha de MS foi estratégica. “Nós necessitávamos implementar uma unidade na região Centro-Oeste, e aí quando olhamos para a região de Mato Grosso do Sul, ela estava muito bem posicionada nessa questão logística”, frisou.

Um outro diferencial que atraiu a Agroceres para o Estado foi a questão da biosseguridade animal.

“Precisávamos ter segurança da nossa unidade, da nossa produção. Então era importante encontrar um local onde tivéssemos mão de obra disponível, fornecedores para atender a unidade, mas principalmente oferecer essa segurança sanitária para o nosso rebanho que vai estar em produção. Tudo isso encontramos aqui em Mato Grosso do Sul. Tínhamos diferentes regiões aí dentro do estado, mas aqui próximo de Campo Grande foi a que nos atendeu melhor”, acrescentou.

A mão de obra também já está sendo treinada. “Nossa mão de obra é bastante especializada. Então nós agora estamos iniciando o processo de captação dessa mão de obra local com perfil para este modelo de negócio, para este tipo de instalação, de produção”, destacou.

De acordo com o gerente, após feita a contratação do pessoal, serão levados para treinamento em outras unidades. O processo é muito automatizado e a geração será de 20 vagas.

Na avaliação do coordenador de Pecuária da Semadesc, Marivaldo Miranda, a central completa um ciclo de produção da suinocultura estadual.

“O Centro de Fornecimento de Material Genético, mais especificamente sêmen, de animais de altíssima qualidade, terá a capacidade de atender atualmente o estado de Mato Grosso do Sul, uma boa parte de Mato Grosso e de Goiás. Isto gera empregos qualificados e nos coloca em condição de alta performance na produção de animais, no caso os suínos, uma vez que a Agroceres é uma das grandes empresas na produção de material genético no Brasil, na área da suínocultura”, salienta.

Para o secretário-executivo, Rogério Beretta, o fato de MS ter sido escolhido para abrigar a central mostra o avanço da produção de suínos no Estado.

“A empresa destacou que a escolha foi motivada pela questão da segurança da saúde animal, oferta de matéria-prima, e um alto nível de biossegurança, biosseguridade. Tudo isso é positivo e credencia a suinocultura e os produtores do Mato Grosso do Sul”, finalizou.

Rosana Siqueira, Comunicação Semadesc
Fotos: Mairinco de Pauda

Parceria do Estado possibilita o mapeamento do uso e da ocupação do solo em MS

Parceria do Estado possibilita o mapeamento do uso e da ocupação do solo em MS

Uma parceria entre o Governo do Estado e a Aprosoja-MS (Associação dos Produtores de Soja de MS) possibilitou o mapeamento do uso e da ocupação do solo em Mato Grosso do Sul. Além de todo detalhamento do cultivo da soja e milho, o estudo ainda mostra as diferentes culturas em andamento e que áreas ainda estão disponíveis.

O estudo foi realizado pelo projeto Siga-MS (Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio de Mato Grosso do Sul). O mapeamento foi entregue ao governador Eduardo Riedel nesta quinta-feira (12), no Gabinete do Receptivo. Ele será divulgado para que sirva de base na elaboração de políticas públicas e planejamento estratégico no Estado.

“Viemos entregar ao governador o estudo, que mostra o resultados e desenvolvimento de cada município em relação as suas áreas agriculturáveis e florestas. O projeto faz o mapeamento do uso e ocupação do solo georreferenciado, com acompanhamento em campos dos nossos técnicos, que vai desde o plantio até a colheita de soja e milho”, explicou o presidente da Aprosoja-MS, Jorge Michelc.

Ele explicou que neste mapeamento também mostra os demais cultivos do Estado, inclusive com imagens via satélite e acompanhamento destes dados. “Este documento vai ajudar muito o setor produtivo e o Governo do Estado, por demonstrar as áreas disponíveis ainda para expansão na área de pastagem ou até para implantação de novas culturas, industrias e usinas”, completou.

Governador recebeu da Aprosoja-MS o mapeamento do solo (Foto: Bruno Rezende)

O projeto Siga-MS é executado pela Aprosoja, em parceria com Governo do Estado, pro meio da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), e Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de MS).

Ele acompanha as principais atividades desenvolvidas durante o ciclo da cultura da soja e milho, coletando dados e informações. O estudo técnico da safra 2023/2024 demonstrou que 48% dos mais de 35 milhões e 700 mil hectares do Estado foram dedicados à pastagem; seguidos de áreas remanescentes (30%); soja (11,8%); eucalipto (4,1%), entre outras culturas.

A coleta de dados é realizada de forma estratégica durante os estágios de crescimento das culturas, especificamente nos meses de novembro e dezembro para a estação do verão, e abril e maio para a estação do inverno.

Leonardo Rocha, Comunicação do Governo de MS
*Com informações Aprosoja-MS
Foto Capa: Álvaro Rezende

No Polo Empresarial Norte, Beto Pereira reafirma intenção de instalar creches para trabalhadoras

No Polo Empresarial Norte, Beto Pereira reafirma intenção de instalar creches para trabalhadoras

Ele também destacou o combate à burocracia na Prefeitura como essencial para otimizar a produção na capital

 Em visita ao Polo Empresarial Norte, na saída para Cuiabá, o candidato à Prefeitura da capital pela coligação PSDB/CIDADANIA, PL, MDB, SOLIDARIEDADE, PSD, PSB, REPUBLICANOS e PODEMOS, Beto Pereira, voltou a abordar as demandas que o setor produtivo campo-grandense acumula durante os últimos anos. Entre elas, uma estrutura de creches para atender as trabalhadoras que atuam nas empresas ali instaladas.

A proposta para abrir vagas em creches no local poderá ser realizada por meio de parcerias com a iniciativa privada. “Essa reclamação é recorrente nos polos. Precisamos melhorar a infraestrutura dos nossos núcleos industriais, incluindo a criação de creches. Essa é uma necessidade das empresas e dos trabalhadores. A mão de obra feminina é essencial e deve ser valorizada. Devemos garantir que as crianças tenham acesso às creches”, afirmou o candidato.

Beto Pereira propõe também um novo programa de incentivos, com o objetivo de desburocratizar os processos e facilitar os investimentos em Campo Grande. O plano de governo não só visa fomentar o crescimento econômico, mas também garantir que as necessidades dos trabalhadores e de suas famílias sejam atendidas.

“O Novo Prodes garantirá os incentivos necessários para que Campo Grande se torne novamente uma cidade atrativa para investidores. Temos a certeza de que o ambiente de negócios voltará a prosperar na nossa cidade”, assegurou.

Hoje, o Polo Empresarial Norte abriga cerca de 40 empresas e é responsável por gerar aproximadamente 1.500 empregos diretos. Essas empresas atuam em diversos setores, incluindo a indústria de transformação, reciclagem e serviços relacionados à sustentabilidade, como o processamento de materiais recicláveis e infraestrutura industrial.

Durante visita ao Asilo São João Bosco, Rose Modesto se compromete em fortalecer terceiro setor em Campo Grande

Durante visita ao Asilo São João Bosco, Rose Modesto se compromete em fortalecer terceiro setor em Campo Grande

Durante visita ao Asilo São João Bosco, a candidata à prefeitura de Campo Grande, Rose Modesto (União Brasil), se comprometeu em fortalecer o terceiro setor em Campo Grande. “São essas instituições que a prefeitura precisa fortalecer. O terceiro setor consegue chegar aonde o poder público não consegue. A prefeitura e o Estado precisam ser mais parceiros dessas instituições”, disse.

A visita a instituição ocorreu após convite da diretoria do Asilo São João Bosco. Rose Modesto percorreu as instalações. “O Asilo São João Bosco é uma instituição histórica na Cidade. É um lugar de esperança. Ele é uma das poucas instituições que hoje trabalham atendendo e recebendo idosos que, às vezes, a família não tem como cuidar, idosos que ficaram sozinhos”, continuou. Rose Modesto destinou emenda parlamentar de R$ 250 mil reais ao Asilo São João Bosco quando exerceu mandato de deputada federal.

Rose Modesto se comprometeu em atender as demandas entregues pela diretoria do Asilo São João Bosco, como recapeamento e calçamento do pátio interno da instituição. “Tem desafios aqui na área de infraestrutura, que é o espaço onde o idoso ainda pode fazer uma caminhadinha, e não consegue circular, ou até mesmo idoso que ainda está caminhando, mas que precisa ter uma segurança maior”, explicou.

Uma das metas do plano de Governo da candidata Rose Modesto é promover parcerias com o terceiro setor para a ampliação de atendimento em diversos segmentos sociais. ”As instituições do terceiro setor clamam por um avanço maior nessa transferência de recursos. O primeiro ano da prefeitura é para a gente reorganizar a casa, diminuir gastos em áreas que dá para cortar. Para  poder ter uma condição de atender instituições como o Asilo São João Bosco”, destacou.

Rose Modesto também pretende ampliar a rede de proteção social. Fortalecer os serviços de assistência social, como CRAS e CREAS, garantindo o atendimento às famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica, bem como melhorar a estrutura física das unidades.

A candidata também vai promover a integração das políticas sociais e articulação entre os diferentes órgãos e entidades responsáveis pela assistência social, saúde, educação, trabalho e habitação, visando oferecer uma abordagem integrada às necessidades das famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade.