O Programa Energia Social: Conta de Luz Zero tem desempenhado um papel essencial em Mato Grosso do Sul, garantindo que famílias de baixa renda não precisem se preocupar com o custo da energia elétrica. Com esse objetivo, a Sead organiza a primeira semana de recadastramento do programa, abrangendo 23 municípios do estado nesta etapa.
Quem não realizar o recadastramento dentro do prazo corre o risco de perder o subsídio a partir de janeiro de 2025, conforme destacado pela Sead (Secretaria de Estado de Assistência Social).
A primeira semana de recadastramento é a atual, entre hoje (14) e 20 de outubro, contemplando os municípios de Alcinópolis, Anastácio, Aquidauana, Bandeirantes, Camapuã, Campo Grande, Corguinho, Corumbá, Coxim, Dois Irmãos do Buriti, Figueirão, Jaraguari, Ladário, Miranda, Pedro Gomes, Porto Murtinho, Rio Negro, Rio Verde de Mato Grosso, Rochedo, São Gabriel do Oeste, Sidrolândia, Sonora e Terenos.
Nesses locais, os beneficiários poderão se recadastrar por meio do site www.energiasocial.ms.gov.br, no CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) ou procurar a sede do Mais Social em sua cidade, além das agências da Sanesul. A parceria com a Sanesul facilita o recadastramento para aqueles com dificuldades de acesso à internet.
De acordo com Patrícia Cozzolino, secretária da Sead, “o recadastramento é fundamental para garantir que o benefício continue a ser destinado às famílias que realmente precisam. Aqueles que não atualizarem seus dados perderão o direito ao programa já em janeiro de 2025. Por isso, é essencial que todos os beneficiários se mobilizem e realizem o recadastramento o quanto antes, seja pela internet, no site energiasocial.ms.gov.br, ou presencialmente nas sedes do Mais Social e nas agências da Sanesul. O importante é que todos participem desse processo”, alerta a titular da Sead.
Em novembro e dezembro, ações semelhantes serão realizadas nos demais municípios do estado. No entanto, os beneficiários dessas localidades já podem realizar o recadastramento agora. Durante esse período, equipes estarão mobilizadas para garantir que todos os inscritos no programa renovem sua adesão, assegurando a continuidade do benefício.
Conta de Luz Zero
Focado em unidades consumidoras de até 220 kWh mensais, o programa atende tanto residências urbanas quanto rurais, proporcionando alívio financeiro para as famílias que mais necessitam. No entanto, para continuar recebendo esse apoio, é imprescindível realizar o recadastramento.
O programa exige que os beneficiários cumpram alguns critérios, como ter renda familiar mensal per capita igual ou inferior a meio salário mínimo e ser inscrito no Programa Tarifa Social de Energia Elétrica do Governo Federal.
Além disso, é necessário residir em um imóvel classificado como “residencial” e não possuir mais de uma unidade residencial em seu nome. Esses requisitos visam garantir que o benefício seja direcionado àqueles que mais precisam. No site da Sead (https://www.sead.ms.gov.br/programa-energia-social/) é possível obter mais detalhes sobre o programa.
Jornalista agradeceu a confiança da população de Nova Alvorada do Sul; Ele promete realizar um mandato ao lado dos moradores, sem abandonar sua atuação no jornalismo, e destaca a importância do diálogo para solucionar os principais problemas da cidade.
O jornalista Rones César (PSDB) foi eleito vereador no município de Nova Alvorada do Sul, conquistando 446 votos nas eleições municipais. Ele tomará posse no dia 1º de janeiro de 2025, ocupando uma das cadeiras da Câmara Municipal. Rones destacou o compromisso de dar continuidade ao trabalho que já vinha realizando pela população através de seu veículo de comunicação.
“Venho lutando pelos direitos da população há anos, agora farei isso com ainda mais força. Meu foco será o diálogo e a busca por soluções para as principais demandas da nossa cidade, com ênfase na saúde e em outras áreas fundamentais”, afirmou o vereador eleito.
Rones também ressaltou que sua vitória é fruto de uma campanha limpa e participativa: “Foi uma campanha construída ao lado da população, ouvindo as pessoas e mantendo sempre o respeito. Estou muito satisfeito com o resultado e pronto para retribuir essa confiança.”
Além de Rones, outros vereadores foram eleitos. O mais votado foi Israel Gomes (PP), com 607 votos. A lista segue com:
– Rones César (PSDB) – 446 votos
– Andrea (PSDB) – 436 votos
– Nélio (PSDB) – 432 votos
– Renato Munhoz (PODEMOS) – 420 votos
– Ronaldo Camardo (PP) – 400 votos
– Renilson (PP) – 373 votos
– Rosidalia Reis (PODEMOS) – 339 votos
– Pastor Roberto Duarte (PODEMOS) – 305 votos
– Rodrigo Cowboy (PL) – 284 votos
– Junior Beraldi (PL) – 262 votos
Esses representantes irão compor a próxima legislatura da Câmara Municipal, a partir de 2025.
Como resultado de planejamento e ações estratégicas bem definidas, Mato Grosso do Sul registra crescimento exponencial com geração de emprego e renda para a população.
Para manter esta tônica nas diversas áreas, o governador Eduardo Riedel reuniu os secretários e secretários-adjuntos de todas as pastas do Governo do Estado com propósito de avaliação e alinhamento de metas. A reunião de trabalho foi realizada ontem (10), para o acompanhamento dos contratos de gestão de cada secretaria.
“Importante mantermos o time trabalhando em torno dos mesmo objetivos, com foco no resultado final nas entregas à sociedade. Temos reuniões permanentes com secretariado pra que esse acompanhamento e transversalidade aconteçam de fato”, disse o governador Eduardo Riedel.
Encontros para discutir ações e entregas a serem realizadas ainda em 2024 e nos próximos dois anos, como parte do escopo de atuação transversal que marca o Estado, ocorrem de maneira permanente na atual gestão.
Compromisso público
Em 2024 foram assinados 38 contratos de gestão pelas unidades gestoras. No total, foram elaborados 278 projetos que serão desdobrados em 813 entregas. Todas as iniciativas, entre elas capacitações, editais de licitação, desenvolvimento de parcerias, adequações à leis e projetos de investimentos, têm alinhamento com plano estratégico de governo, PPA (Plano Plurianual) e ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável).
Desenvolvido desde 2015 no Estado, o programa é sinônimo de sucesso e reconhecimento nacional. No ano passado, o programa “Contrato de Gestão” venceu o Prêmio de Excelência de Competitividade 2023, promovido pelo CLP (Centro de Liderança Pública), na categoria “Destaque Boas Práticas”.
Também no ano passado, primeiro ano da gestão Eduardo Riedel como governador, as secretarias cumpriram 92% dos projetos propostos no contrato de gestão. O resultado foi considerado extremamente positivo, mostrando que as pastas se empenharam em trazer novidades e entregas mais qualificadas à população.
Natalia Yahn, Comunicação Governo de MS Fotos: Saul Schramm
Para debater e encontrar soluções para os grandes desafios do Brasil, com foco na segurança pública, o governador Eduardo Riedel participou nesta sexta-feira (11) da 17ª edição do Encontro de Líderes – Comunitas, em São Paulo (SP).
Além do governador, também representaram Mato Grosso do Sul no encontro de lideranças o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Antônio Carlos Videira, e o secretário de Estado de Governo e Gestão Estratégica (Segov), Rodrigo Perez.
“A segurança pública talvez seja um dos grandes temas nacionais hoje, a importância que tem para o desenvolvimento da sociedade brasileira. Quando a gente consegue reunir experiências, compreensões, deficiências e entender um pouco porque nós estamos onde estamos e olhar para frente, é fundamental um debate como o que está sendo promovido aqui hoje. Para que a gente tenha essa compreensão e principalmente, ações concretas olhando para frente em termos de política pública”, disse Riedel.
Para encontrar pontos de convergência entre diferentes lideranças e definir os próximos passos que podem contribuir para a melhoria da segurança pública no País, com a colaboração entre os setores, o encontro também serviu para discutir situações pontuais e necessidades específicas de cada estado.
“É um desafio permanente, o Mato Grosso do Sul tem feito o seu trabalho de inteligência, de investimento tanto em recursos humanos quanto em tecnologia, em preparo das nossas forças de segurança. A gente tem feito esse combate também de maneira muito firme para evitar com que o crescimento seja cada vez maior dentro do território brasileiro”, pontuou o governador.
Riedel participou do painel com o tema “Coalizão Governamental – Soluções Compartilhadas para a Segurança”, com a participação dos governadores Helder Barbalho (Pará), Raquel Lyra (Pernambuco) e Ronaldo Caiado (Goiás), além de Marcos Lutz (diretor-presidente da Ultrapar) e Raul Jungman (presidente IBRAM e ex-ministro de Segurança).
“Essa posição, em que pese cada estado ter essa distinção e essa realidade, os esforços estão concentrados na mão dos estados, mas é necessário, diante de tudo que a gente tem vivido em relação à segurança pública, que a gente tenha uma coordenação, a corte de recursos, não só dos estados, da União”, frisou o governador, que completa.
“A discussão da fronteira é uma sensibilidade hoje muito grande para os estados brasileiros de uma maneira geral, e que a gente tem que convergir numa decisão política unificada em torno de algumas mudanças para um sistema de coordenação que abrange estados e união”, finalizou Riedel.
Natalia Yahn, Comunicação Governo de MS Fotos: Tayana Vaz
Neste aniversário em que Mato Grosso do Sul comemora seus 47 anos, o Governo de Mato Grosso do Sul celebra mais do que uma data histórica e a cultura de um povo diverso, festeja os avanços de um estado que prioriza o desenvolvimento voltado para seus cidadãos e cidadãs. Junto vem as conquistas recentes em infraestrutura que estão pavimentando o caminho para o desenvolvimento econômico sustentável e que apontam para um futuro de prosperidade.
Com um Governo municipalista, que atua em parceria com as prefeituras, para melhorar a vida das pessoas onde elas vivem: nos municípios. Ali o progresso da infraestrutura tem sido o motor para a melhoria da qualidade de vida em todos os cantos do Estado.
As ações integradas entre diversas secretarias, de um Governo que tem como base quatro pilares essenciais: próspero, verde, inclusivo e digital, quando dialogam com a infraestrutura, têm sido fundamentais para melhorar a mobilidade, conectar regiões, impulsionar a agroindústria e atrair novos investimentos, garantindo que os benefícios sejam percebidos nas cidades, no campo e nas áreas mais remotas.
Encurtando distâncias e ligando regiões
Um dos motores da economia sul-mato-grossense é o agronegócio, e a melhoria nas rodovias tem sido essencial para aumentar a competitividade do setor e criar novas oportunidades. Nos últimos anos, o governo estadual investiu significativamente na recuperação, implantação e pavimentação de rodovias estratégicas, facilitando o escoamento da produção e reduzindo o custo logístico para produtores e empresários.
De acordo com a Confederação Nacional dos Transportes (CNT), atualmente Mato Grosso do Sul ocupa a 4ª melhor posição no ranking de infraestrutura rodoviária. A 26ª edição da Pesquisa CNT de Rodovias 2023 avaliou os indicadores apresentados pelo estado em pavimentação asfáltica, sinalização e geometria da via, tanto em rodovias federais como estaduais.
MS-338 sendo pavimentada pelo Governo do Estado (Foto: Chico Ribeiro)
Entre 2023 e setembro de 2024, o governo estadual já investiu – entre obras entregues, finalizadas e em execução – aproximadamente R$ 1,6 bilhão em melhorias na infraestrutura rodoviária. Os recursos foram destinados à implantação e pavimentação de rodovias, restauração de estradas e construção e recuperação de pontes, totalizando cerca de 2 mil km de obras.
O objetivo é promover uma trafegabilidade mais segura, com uma visão voltada para o futuro, garantindo o desenvolvimento sustentável e o bem-estar de todos os sul-mato-grossenses.
Essas ações têm garantido que todas as regiões do estado estejam conectadas e tenham fácil acesso a serviços de saúde, educação e lazer. A pavimentação de rodovias e a manutenção constante das vias rurais têm facilitado a circulação entre os municípios, impulsionando o desenvolvimento local e o comércio regional.
Com um total de aproximadamente 1,6 mil quilômetros de novas obras em rodovias, o governo estadual tem planejado investimentos robustos e estruturantes para garantir a melhoria da infraestrutura viária.
Entre as principais ações, estão os US$ 200 milhões do Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD), destinados à restauração completa de 10 rodovias, e os recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que já foram contratados, na ordem de R$ 2,3 bilhões — com mais R$ 300 milhões de contrapartida do Governo de Mato Grosso do Sul — para novas pavimentações e restaurações de outras 14 rodovias.
Impulsionando o avanço dos municípios
Outro marco importante para impulsionar o desenvolvimento local são os investimentos do MS Ativo Municipalismo que têm viabilizado grandes obras de infraestrutura nos 79 municípios sul-mato-grossenses.
Em 2024, com o lançamento do programa, a Agesul firmou 113 convênios com as prefeituras, investindo cerca de R$ 427 milhões, grande parte em obras de drenagem e pavimentação asfáltica de ruas e avenidas nos municípios. Outras 169 obras estão em andamento na Agesul, em fase de processo licitatório, onde o Governo do Estado vai investir cerca de R$ 1,1 bilhão para buscar alcançar a meta de asfaltar 100% dos municípios do Mato Grosso do Sul.
Em 2023, o governo estadual destinou cerca de R$ 370 milhões para obras de pavimentação e drenagem urbana, cobrindo mais de 1 milhão de metros quadrados de asfalto em diversos municípios.
Novas Fronteiras de Desenvolvimento
Entre os projetos que estão expandindo as fronteiras aéreas do desenvolvimento de Mato Grosso do Sul, facilitando a integração com outros mercados, destacam-se a construção e recuperação de aeroportos e aeródromos. Essas ações fazem parte do Plano Aeroviário, que reafirma o compromisso do governo estadual em fortalecer a infraestrutura aérea do Estado, com previsão de investimento de R$ 250 milhões até 2026.
Entre 2023 e 2024, o Governo do Estado está investindo aproximadamente R$ 47 milhões, considerando obras finalizadas, entregues e em andamento, para aprimorar a malha aeroviária de Mato Grosso do Sul. Também estão em andamento projetos para melhorias na infraestrutura do aeródromo Santa Maria e a implantação de um novo aeródromo na região da Nhecolândia, no Pantanal.
Até o final deste ano, estão previstas a conclusão das obras em andamento pela Seilog, incluindo a implantação do aeroporto de Inocência, a restauração do aeroporto de Paranaíba e dos aeródromos de Camapuã e Cassilândia, além da restauração e ampliação do aeroporto de Naviraí.
Obras civis
Atualmente, cerca de 32 obras e 82 convênios, totalizando mais de R$ 152,7 milhões, estão em andamento desde 2023 em obras civis, que possuem foco principalmente em construções e reformas nas áreas da saúde e segurança pública.
O governo estadual está conduzindo uma série de projetos importantes em diversos setores. Entre os destaques estão a construção do Centro de Diagnóstico e Especialidades Médicas, a reforma do Hemocentro, a terceira etapa do Hospital Regional, e a construção do prédio do Serviço de Verificação de Óbito (SVO) em Dourados.
Em Campo Grande, além de outro prédio do SVO, estão em andamento obras no Centro de Treinamento de Segurança Pública, uma nova Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário (DEPAC Centro), e a reforma e ampliação do Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN). No Hospital Regional da Capital, o Governo também investe na reforma da enfermaria pediátrica e da UTI pediátrica, reforçando os avanços na saúde.
A segurança pública também está sendo fortalecida com a construção do prédio do Batalhão da Polícia Militar em Chapadão do Sul e a reforma, com ampliação, da penitenciária de Dois Irmãos do Buriti.
Essenciais para o desenvolvimento de Mato Grosso do Sul, as obras civis planejadas ou em processo de contratação pelo governo estadual até 2026 somam cerca de R$ 300 milhões. Esses investimentos abrangem áreas fundamentais como agricultura familiar, apoio às mulheres, infraestrutura em aldeias indígenas, segurança fiscal e melhorias no sistema penitenciário, promovendo avanços significativos para a população e o crescimento sustentável.
Entre os principais projetos estão: a construção de unidades da agricultura familiar, com um investimento de R$ 3,2 milhões; duas Casas da Mulher Brasileira, uma em Corumbá e outra em Dourados, com valor total de R$ 17 milhões; a sede do Programa Estrada Viva, em Bonito, no valor de R$ 2,5 milhões; núcleos de atividades múltiplos nas aldeias Bororó e Jaguapiru, que concedem investimentos de aproximadamente R$ 5 milhões; além da reforma de 10 postos fiscais, no valor de R$ 36 milhões, já em fase de licitação; e melhorias, reformas e construção de presídios, com um aporte de R$ 79 milhões.
Energia solar e sustentabilidade andam juntas
O Governo do Estado tem demonstrado um olhar atento para a segurança nas estradas e nas cidades, além de manter o compromisso com a sustentabilidade por meio das ações do programa “MS Energia Limpa”.
Baseado em pilares de um governo verde e sustentável, o programa que utiliza fontes de energia limpa e renovável, já recebeu mais de R$ 13 milhões em investimentos para obras realizadas e em andamento. Essas ações envolvem a instalação de sistemas de energia solar para iluminação de espaços públicos, rotatórias de rodovias estaduais e avenidas e para ciclovias e pontes.
Para aumentar a segurança nas estradas, o Governo do Estado está instalando 994 postes e 1.185 luminárias em 49 rotatórias, distribuídas por 27 municípios.
Entre as obras em destaque estão a iluminação das Avenidas Leão Neto do Carmo e dos Cafezais, na região das Moreninhas, em Campo Grande; a ponte do Passo do Lontra, na MS-184, em Corumbá; o Estacionamento do Hospital Regional de Dourados; a Avenida Marcos Freire, em Novo Horizonte do Sul; e ciclovias de Rio Verde (MS-427) e Taquarussu (MS-473).
Luciana Bomfim, Comunicação Seilog/Agesul Foto de capa: Chico Ribeiro
Mato Grosso do Sul está prestes a completar, em 11 de outubro, seus 47 anos de criação e desponta como uma das regiões mais promissoras e que mais crescem no Brasil. O aprimoramento permanente de suas políticas públicas de desenvolvimento é um dos fatores que favorece a consolidação de um Estado próspero, inclusivo, verde e digital, compromisso assumido pelo governador Eduardo Riedel e sua equipe.
“Registramos 68% de crescimento da indústria de transformação no Estado. Essas indústrias são importantes para puxar as cadeias produtivas, dar mais competitividade aos nossos produtos. Elas chegando aqui, incentivam a produção primária”, destaca Riedel ao falar sobre um dos fatores que fomentaram o incremento de renda em Mato Grosso do Sul.
“E isso que forma o crescimento de um Estado. Se você olhar os nossos números, entende muito bem porque Mato Grosso do Sul cresceu 6,6% em 2023, o terceiro maior crescimento do país, tendo também a terceira melhor renda media, e já temos previsão de crescer neste ano 5,82%, já contabilizando a quebra da safra. Isso acontece graças a uma diversificação advinda, por exemplo, da industrialização que estamos passando”, completa o governador.
No setor florestal, segundo o Ibá (Instituto Brasileiro de Árvores), dos 280 mil hectares de florestas plantadas que o segmento ganhou em 2023, cerca de 220 mil hectares foram em território sul-mato-grossense. Dos R$ 105 bilhões em investimentos anunciados nos últimos dois anos pelas indústrias de celulose, R$ 70 bilhões são em Mato Grosso do Sul.
No setor sucroenergético, Mato Grosso do Sul também se destaca em nível nacional, ocupando a quarta posição no ranking de produção de etanol de cana-de-açúcar e a segunda posição na produção do etanol de milho, que juntos somaram 3,8 bilhões de litros na safra passada (75% da cana e 25% do milho) e começa a produzir biometano.
“Nosso Estado já se consolida como o Vale da Celulose no Brasil, com cerca de 1,5 milhão de hectares de eucalipto e seis indústrias: duas da Suzano (Ribas do Rio Pardo e Três Lagoas); 2 da Eldorado em Três Lagoas; Arauco, em Inocência e Bracell, em Água Clara”, comenta o titular da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), Jaime Verruck.
A área plantada de cana-de-açúcar no Estado já chega a 800 mil hectares espalhados em 42 municípios, com 20 usinas instaladas e em atividade, respondendo por 120 mil empregos diretos e indiretos e por 16% do PIB (Produto Interno Bruto) Industrial.
O setor industrial de Mato Grosso do Sul tem mostrado grande expansão, com um aumento de 68% na indústria de transformação entre 2010 e 2020. Isso reforça a capacidade do Estado de atrair investimentos em setores diversificados. Fora isso, o Estado está ampliando a ‘prateleira de produtos’, partindo para a indústria farmacêutica, cosméticos e outros segmentos, além de buscar ser uma referência em sustentabilidade, com uma meta ousada de se tornar neutro em carbono até 2030.
“São linhas estratégicas de desenvolvimento sustentável e crescimento socioeconômico, reconhecidas pelo setor privado e que colocam o nosso Estado na linha de frente, se diferenciando das demais unidades da federação. Isso proporciona o ambiente mais favorável para a atração de indústrias, empreendimentos e geração de empregos. Segundo o IBGE, nunca fomos tão grandes, a participação do Mato Grosso do Sul na economia do país foi uma das que mais cresceu nos últimos anos”, acrescenta Verruck.
Crédito ao setor produtivo
O titular da Semadesc destaca, ainda, a importância do FCO (Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste) na ampliação do número de novos empreendimentos no Estado.
De janeiro a setembro de 2024 já foram aprovados mais de R$ 1,7 bilhão em projetos empresariais e rurais por meio do FCO. Para todo o ano, Mato Grosso do Sul dispõe de R$ 2,41 bilhões disponíveis no Fundo.
“O FCO é fundamental no desenvolvimento de novas frentes de empreendimentos. Dentro da nossa estratégia de tornar o Estado uma referência na produção de multiproteína, o Fundo tem auxiliado na consolidação de investimentos importantes para a avicultura, suinocultura e piscicultura. O mesmo ocorre com a ampliação de sistemas de irrigação, recuperação de pastagens e na ampliação do setor de serviços”, frisa Verruck.
Os números oficiais também revelam como o Estado se posiciona no desenvolvimento econômico e sustentável. Em 2023, Mato Grosso do Sul registrou o maior crescimento do PIB do agronegócio no Brasil, com aumento de 32%, ultrapassando estados como Tocantins (25%) e Paraná (22%).
O Estado contribui com 7,6% da produção agropecuária nacional, destacando-se na produção de soja (7,2%), milho (12,3%) e algodão (1,8%). Além disso, é líder em exportação de celulose, respondendo por 24% da produção nacional, o que coloca a produção sul-mato-grossense como uma das principais fornecedoras do mundo para países como China, Estados Unidos e Holanda.
Investimento público
Mato Grosso do Sul lidera o ranking de investimento público per capita no Brasil, com R$ 1.177 investidos por habitante em 2022, um dos maiores atrativos para novos empreendimentos. Além disso, possui uma rede extensa de rodovias (15,4 mil km) e portos, como o Porto Murtinho, que transporta milhões de toneladas anuais, conectando Mato Grosso do Sul ao comércio global.
Projetos de expansão portuária e rodoviária, além de parcerias público-privadas para concessão de aeroportos e rodovias, garantem um ambiente propício para o desenvolvimento.
Outro fator que impulsiona a atração de indústrias é a qualidade da mão de obra disponível. Mato Grosso do Sul ocupa a terceira posição em capital humano no Brasil e se destaca pela baixa taxa de desocupação, apenas 3,8%, a terceira menor do país. Esse cenário é impulsionado por investimentos em educação e qualificação profissional, fundamentais para atender à demanda das novas indústrias, como é o caso do ‘MSQualifica’.
Marcelo Armôa, Comunicação Semadesc Foto de capa: Saul Schramm/Arquivo
Galeria e interna 1: Álvaro Rezende
Interna 2: Edemir Rodrigues