(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Segunda-Feira, 22 de Junho de 2026
A 80 dias do fim do prazo, recadastramento do Mais Social chega a 60% dos beneficiários

A 80 dias do fim do prazo, recadastramento do Mais Social chega a 60% dos beneficiários

Se depender do trabalho da equipe do Mais Social, a máxima de que “o brasileiro deixa tudo para a última hora” não vai prosperar em relação ao programa que auxilia famílias de baixa renda. O recadastramento já foi feito por 60% dos 48 mil beneficiários e não para, garantindo que o recurso seja destinado a quem mais precisa. O prazo é até 31 de dezembro.

A diarista Emiliana Gadeia Marin atendeu ao chamado dos funcionários do programa e foi nesta quarta-feira (9) à Superintendência do Programa Mais Social (Rua Barão de Ladário, 85, Vila Sobrinho), em Campo Grande, para fazer o recadastramento e garantir a continuidade do benefício.

Ela mora no bairro Santa Carmélia com a filha, que está desempregada, e todos os dias recebe e cuida dos três netos: Kevin, de 1 ano; Vitória, de 9; e Bianca, de 12. “Pra mim, (o programa) me ajuda tanto, porque eu trabalho de diária. Tem vezes que tem diária, tem vezes que não. E as crianças estão em casa. Todo dia eles querem pão. Querem alguma coisa, então você tem que ter alguma coisinha pra eles. Se fosse só eu e minha filha, tudo bem, mas como tem eles, aí já me aperta se eu ficar sem o Mais Social”, conta.

Seu Marciano é um dos beneficiários

Usando uma bengala, com artrose e problemas em um dos joelhos e na coluna, Marciano Guerreiro, 65 anos, morador da Vila Palmeira, também não perdeu tempo e foi se recadastrar no mesmo dia.

“Tenho problema de coluna, joelho, não tem como trabalhar. O programa ajuda muito. Sem ele, acho que eu estaria na rua pedindo esmolas. O que eu recebo é o suficiente pra não passar fome”.

Os beneficiários estão sendo convocados pela equipe do Mais Social em cada cidade e região. Quando forem chamados terão que levar os documentos pessoais e comprovantes solicitados.

Qualificação para melhorar de vida

Uma novidade é que quem recebe o benefício vai ter a oportunidade de realizar uma qualificação, para ter acesso a um emprego de qualidade e ascender socialmente. Essa ação transversal faz parte de um trabalho em conjunto entre a Sead (Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos) e a Funtrab (Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul).

Dona Vera Lúcia fala da importância do Mais Social

A iniciativa pode ajudar pessoas como Vera Lúcia Molina Barreto, 58 anos, que está desempregada. Ela mora no bairro Santo Amaro com o neto de 8 anos e depende do Mais Social. “Tem uma importância muito grande para mim. Eu compro alimento, eu compro gás”, explica.

O Mais Social é um auxílio financeiro pensado pela equipe do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul com o objetivo de promover a segurança alimentar e a melhoria da qualidade de vida das famílias em situação de vulnerabilidade social e insegurança alimentar e nutricional, viabilizando o acesso à alimentação básica adequada.

A família recebe um auxílio financeiro mensal de R$ 450, por meio de um cartão, para compra de alimentos, gás de cozinha e produtos de limpeza e de higiene. É proibida a aquisição de bebida alcoólica e cigarro. O programa é executado e monitorado pela Superintendência do Programa Mais Social, vinculada à Sead.

Dona Emiliana é diarista e usa o auxílio para comprar alimentos para ela e os netos

Serviço – Os beneficiários do Mais Social que tiverem dúvidas sobre o recadastramento podem telefonar para (67) 3368-9000.

Paulo Fernandes, Comunicação Sead
Fotos: Monique Alves

Articulação de Paulo Corrêa garante alimentação especial para animais silvestres atingidos pelas queimadas no Pantanal

Articulação de Paulo Corrêa garante alimentação especial para animais silvestres atingidos pelas queimadas no Pantanal

Mato Grosso do Sul recebeu, nessa semana, a primeira remessa de alimentos especiais desenvolvidos especificamente para socorrer os animais silvestres afetados pela escassez de recursos naturais em função das queimadas no Pantanal. O alimento desidratado, de alta durabilidade e fácil distribuição, foi desenvolvido pelo Movimento União BR, a pedido do deputado estadual Paulo Corrêa (PSDB) e do governador Eduardo Riedel.

“Em nome da Assembleia Legislativa e de todos os 24 deputados estaduais, quero agradecer à Tatiana Monteiro de Barros, presidente do Movimento União BR, por essa parceria fundamental, que tem nos ajudado a dar uma rápida resposta nesse momento de crise ambiental. Esse é um esforço coletivo que está fazendo a diferença para preservar vidas”, declarou Paulo Corrêa.f

Deputado Paulo Correa e Governador Eduardo Riedel

Além dos alimentos para os animais silvestres, a ação também inclui a entrega de 14 dessalinizadores de água. O equipamento transforma água salobra em potável, atendendo às necessidades das populações ribeirinhas e dos animais que dependem de água limpa para sobreviver em meio à crise ambiental.

O 1º secretário da Assembleia Legislativa destacou que a união de esforços tem sido essencial para garantir a preservação de vidas, tanto humanas quanto animais. “A distribuição desses alimentos e o acesso à água potável são um alívio diante da devastação que as queimadas causaram. Estamos trabalhando juntos para mitigar os danos e proteger o Pantanal”, afirmou Paulo Corrêa.

A remessa foi entregue pelo União BR à Secretaria de Estado de Cidadania e Cultura e a Defesa Civil agora será responsável pela distribuição desses alimentos em polos estratégicos na região pantaneira.

“Nossa missão é garantir alimentos, ração animal, água potável e autonomia alimentar tanto para as comunidades quanto para nossa fauna. Essa é uma verdadeira união de esforços, e estamos profundamente gratos a todos os envolvidos. Acreditamos que a união faz a força, e aqui em Mato Grosso do Sul ninguém fica para trás”, agradeceu a secretária de Cidadania, Viviane Luiza.

FCO disponibiliza mais R$ 441 milhões para MS; total de investimentos ultrapassa R$ 2,8 bilhões

FCO disponibiliza mais R$ 441 milhões para MS; total de investimentos ultrapassa R$ 2,8 bilhões

Mato Grosso do Sul ganhou um importante reforço no volume de recursos disponibilizados pelo FCO (Fundo Constitucional do Centro-Oeste). O anúncio foi feito nessa terça-feira (8) pelo secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), Jaime Verruck, logo após a 10ª Reunião Ordinária do CEIF/FCO (Conselho Estadual de Investimentos Financiáveis pelo FCO), realizada na parte da manhã, em modelo híbrido (presencial e virtual).

“A Sudeco (Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste) fez uma reprogramação orçamentária em setembro e decidiu ampliar o valor total de recursos para os Estados. Mato Grosso do Sul tinha R$ 2,4 bilhões para investir em partes iguais nas linhas Rural e Empresarial e agora ganhamos um aporte de mais R$ 220,5 milhões para cada linha”, anunciou o secretário.

Além disso, o CEIF/FCO decidiu remanejar R$ 300 milhões da linha Empresarial – que tinha recursos sobrando – para reforçar a linha Rural, que já estava se esgotando. Dessa forma, com a ampliação dos limites anunciados pela Sudeco, a linha FCO Rural tem disponível mais R$ 520 milhões que precisam ser contratados até o fim do ano.

Apesar do remanejamento, há muito recurso disponível na linha FCO Empresarial, frisou o secretário. “Temos que aplicar R$ 350 milhões do FCO Empresarial nos próximos 40 dias”, acrescentou. “Importante que o empreendedor seja rápido, procure a rede bancária para garantir o financiamento”, completou.

O secretário executivo de Desenvolvimento Econômico Sustentável da Semadesc, Rogério Beretta, lembra que os recursos do FCO podem ser contratados nas agências do Banco do Brasil do BRDE (Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo-Sul), do Sicredi e do CrediCoamo. “Estávamos com valor escasso para a linha do FCO Rural, mas agora com esse reforço, as agências já estão liberando novos financiamentos. É importante o empresário, tanto da cidade quanto do campo, procurarem o banco o mais rápido possível”, concluiu.

Reunião

Na 10ª Reunião Ordinária realizada nessa terça-feira (8), os membros do CEIF/FCO aprovaram 95 cartas consulta que pleiteiam R$ 187 milhões em financiamentos. Foram 35 cartas consulta para a linha FCO Empresarial, no total de R$ 43.123.422,83, e 60 cartas consulta do FCO Rural, somando R$ 143.972.912,56.

Comunicação Semadesc

Rose participa de rodada de entrevista e reforça seu compromisso com a mudança

Rose participa de rodada de entrevista e reforça seu compromisso com a mudança

Rose Modesto fará mudanças pensando na população de Campo Grande

Gratidão. Com essa palavra, mais que especial, Rose Modesto iniciou a sua participação na rodada de entrevista promovida pela Rádio Difusa, Programa Boca do Povo – com o jornalista B de Paula.

Rose fez uma análise geral do primeiro turno e ressaltar a busca pelo voto dos candidatos que não estão mais no pleito. “Estou muito animada para este segundo turno, vimos que tínhamos chances reais de estarmos no segundo turno, mas que seria uma eleição melhor ainda para nós, do que foi no primeiro”, pontuou.

A candidata à prefeita de Campo Grande falou das lideranças que já fizeram contato nos últimos dias. “Rose estamos com você. Você representa esta mudança. Então, estou muito feliz e muito grata a todos os eleitores”.

Campanha

Rose comentou a legislação e que esta semana é um momento de ajuste para reorganizar para colocar a campanha nas ruas. “Eu quero dizer que eu vou buscar os eleitos que votou nos outros candidatos, com muito pé no chão e muita humildade que eu quero conversar com esses eleitores, pois eles terão que escolher alguém neste segundo turno”, disse Rose se colocando à disposição dos eleitores.

Ela ressaltou que durante o segundo turno estará falando sobre os problemas da cidade, não da adversária. “Quero apresentar as soluções”. E acrescentou: “Um mandato só tem 4 anos e a prefeita que hoje está aí, está a quase três anos”.

Rose finalizou dizendo aos eleitores que não votaram nela no primeiro turno que está pronta. “Estou preparada, com experiência para a gente poder resolver os problemas da saúde, quero fazer esses mutirões de forma emergencial para não deixar mais as pessoas sofrendo, esperando por uma cirurgia a anos”.

Foram 16 minutos de entrevista e Rose pode pontuar suas propostas para Campo Grande e a importância da mudança para a nossa capital.

Babu Santana, Zilu Camargo e Dudu Camargo: veja as celebridades que fracassaram nas eleições municipais

Babu Santana, Zilu Camargo e Dudu Camargo: veja as celebridades que fracassaram nas eleições municipais

Mulher Abacaxi, Dudu Camargo e Zilu Camargo não conseguiram conquistar cadeiras nos legislativos municipais nas eleições de 2024. A participação de celebridades na política revelou-se, em sua maioria, pouco expressiva. Mulher Abacaxi, que se candidatou a vereadora em Maricá, no Rio de Janeiro, obteve apenas 82 votos, enquanto José Luiz Datena, que disputou a Prefeitura de São Paulo, recebeu 112.344 votos, o que representa cerca de 1,8% do total, não conseguindo avançar para o segundo turno.

Entre os que se destacaram, Alexandre Frota foi eleito vereador em Cotia, acumulando 2.893 votos. Thammy Miranda, por sua vez, garantiu uma vaga na Câmara Municipal de São Paulo com 50.534 votos. Zilu Camargo, que também se lançou na disputa, terminou como suplente, recebendo 4.579 votos, enquanto Joice Hasselmann, ex-deputada federal, teve um desempenho ainda mais modesto, com apenas 1.673 votos.

Outros nomes conhecidos, como Babu Santana e Lúcia Gagliasso, também não conseguiram se eleger. Babu Santana recebeu 5.305 votos, enquanto Lúcia Gagliasso obteve 3.696 votos, ambos sem sucesso nas suas candidaturas. A votação de celebridades nas eleições deste ano demonstrou que a popularidade não se traduziu em apoio nas urnas. No cenário eleitoral de outros estados, Mauro Tramonte, do Republicanos, teve uma votação significativa, alcançando 192.991 votos, mas também não conseguiu se eleger para a Prefeitura de Belo Horizonte.

Publicado por Sarah Paula

*Reportagem produzida com auxílio de IA

Fonte: Jovem Pan

 

Reinaldo celebra conquistas do PSDB ao ampliar de 37 para 44 número de prefeitos e eleger 261 vereadores

Reinaldo celebra conquistas do PSDB ao ampliar de 37 para 44 número de prefeitos e eleger 261 vereadores

O PSDB elegeu 44 dos 79 prefeitos nas eleições deste ano, superando a marca das eleições passadas, quando o partido elegeu 37 prefeitos. Para o presidente do Diretório Estadual do PSDB, ex-governador Reinaldo Azambuja, o resultado corresponde às expectativas do partido, que projetava eleger mais de 50% dos prefeitos. O índice chegou a 56% e consolida o PSDB como a principal força política do Estado. O partido elegeu, ainda, 17 vice-prefeitos (crescimento de 7%) e 261 vereadores (11,5% em relação a 2020).

Reinaldo Azambuja analisa que a distribuição pulverizada de eleitos é resultado do sistema partidário, com excessivo número de legendas, o que deve acabar com uma ampla reforma. A perspectiva é de que nas próximas eleições o número de partidos não deve exceder a 10.

Sobre o desempenho do PSDB, Reinaldo diz que os candidatos fizeram uma “campanha consistente, debatendo propostas relevantes no contexto das necessidades locais, sem promessas fora da realidade e com respeito ao eleitor”. Houve também, segundo o ex-governador, o “reconhecimento do trabalho que fizemos no governo e Eduardo Riedel segue conduzindo, que é uma gestão municipalista. O Estado nunca esteve tão próximo dos municípios”.

O ex-governador analisa que a gestão pública passa por um processo de renovação “saudável” com a eleição de novas lideranças, dispostas a fazer a boa política. Reinaldo Azambuja atribui a força política do PSDB nas eleições municipais como reflexo dos 9 anos e 10 meses de governo tucano no Estado. Diz que enfrentou muitas dificuldades, valeu a pena enfrentar as pautas impopulares, mas o Estado aprimorou as políticas públicas, fortaleceu os programas sociais inclusivos e avançou na infraestrutura e eixos estruturantes.

Tabela Descrição gerada automaticamenteMAPA

No quadro geral, ao vencer as eleições em 44 cidades, o PSDB elegeu o triplo do número de prefeitos eleitos pelo PP, a segunda legenda com maior número de candidatos aprovados nas urnas. O Progressistas elegeu 15 prefeitos, seguido pelo MDB, com 10; PL, cinco; PSD, três; e PSB, um.

A partir de 2025 os tucanos vão administrar as cidades de Água Clara, Alcinópolis, Anastácio, Angélica, Antônio João, Aquidauana, Bandeirantes, Bataguassu, Batayporã, Bonito, Brasilândia, Caracol, Deodápolis, Dourados, Fátima do Sul, Figueirão, Iguatemi, Itaquiraí, Ivinhema, Japorã, Jaraguari, Jardim, Jateí, Juti, Ladário, Maracaju, Miranda, Mundo Novo, Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul, Paraíso, Paranaíba, Ribas do Rio Pardo, Rio Negro, Rochedo, Santa Rita do Pardo, Selvíria, Sete Quedas. Tacuru, Taquarussu. Terenos e Três Lagoas.

Na Capital a decisão acontece no segundo turno, dia 27, entre a prefeita Adriane Lopes, do PP, e Rose Modesto, do União.

 CÂMARAS MUNICIPAIS

Nas Câmaras Municipais o PSDB também elegeu o maior número de vereadores, com ampla vantagem sobre os demais partidos. De acordo com o quadro oficial divulgado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MS), dos 849 vereadores eleitos, 261 são do PSDB. O PP elegeu 150, o MDB, 83; PL, 65; União Brasil, 63; PSD, 57; Republicanos, 51; Podemos, 41; PT, 37; PSB, 20; PDT, 6; PRD, 6; Avante, 5; PV, 4; Novo, 2; Solidariedade, 2; e Cidadania, 1.