(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Segunda-Feira, 22 de Junho de 2026
Paulo Corrêa homenageia personalidades que contribuem para o desenvolvimento de MS

Paulo Corrêa homenageia personalidades que contribuem para o desenvolvimento de MS

Em uma noite de reconhecimento e muita emoção, o deputado estadual Paulo Corrêa (PSDB) entregou nesta quinta-feira (31) Títulos de Cidadão Sul-mato-grossense e Comendas do Mérito Legislativo. A cerimônia foi realizada no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camilo, e contou com a presença de autoridades e familiares dos 90 homenageados.

Um dos eventos mais esperados do ano, a solenidade reconhece personalidades que se destacaram por sua contribuição para o desenvolvimento do Estado nas mais diversas áreas. “Fico muito feliz de ter a oportunidade de homenagear as pessoas que tanto contribuíram para o desenvolvimento de Mato Grosso do Sul. Agradeço a todos por acreditarem e investirem no progresso do nosso Estado”, declarou o 1º secretário da Assembleia Legislativa.

O presidente da Casa de Leis, deputado Gerson Claro (PP), destacou o papel representativo dos parlamentares ao entregar a honraria. “Os deputados não falam por seus CPFs e suas identidades, falam pela população inteira de Mato Grosso do Sul. Cada cidadão concede, neste dia, aos ilustres filhos, esse título tão honroso”, afirmou.

“Passa um filme na cabeça da gente. Cada um aqui tem sua história. Viveu bons momentos e momentos difíceis, mas temos a convicção de que todos construíram uma relação com o Estado que, independentemente do setor, contribuiu para a transformação de uma comunidade, seja pequena ou grande. Vocês ajudaram a construir o Mato Grosso do Sul, que não é só o do futuro, mas também o do presente”, pontuou o governador Eduardo Riedel.

Reconhecimento

Entre os homenageados, estava a administradora de empresas e madrinha do Grupo Onça Pintada, Adriana Rezende Corrêa, esposa do deputado Paulo Corrêa, agraciada com o Título de Cidadã Sul-mato-grossense, por proposição do deputado Gerson Claro.

Nascida em Guararapes (SP), Adriana mudou-se para Mato Grosso do Sul em 1983, mas sua ligação com o Estado começou bem antes disso. Desde a infância, ela passava férias em Naviraí, onde seus avós maternos se estabeleceram em 1968.

Em Mato Grosso do Sul, Adriana formou-se, constituiu família ao lado de Paulo Corrêa, com quem é casada há 17 anos, e construiu uma sólida trajetória no combate ao câncer de mama.

Adriana e Paulo Corrêa são padrinhos Grupo Onça Pintada, uma organização não-governamental que já atendeu mais de 80 mil mulheres nos 79 municípios do Estado, oferecendo consultas e exames totalmente gratuitos a mulheres de todas as idades.

“Mato Grosso do Sul faz parte da minha história. Receber esse título me deixa com o coração cheio de gratidão. É uma sensação de realização pessoal. Sempre fui recebida de braços abertos e me sinto verdadeiramente uma filha desta terra. Para mim e minha família, isso é motivo de muita alegria”, agradeceu Adriana.

Homenageados de Paulo Corrêa

Gustavo Passarelli da Silva – Advogado paulistano e consultor jurídico com atuação na área de direito contratual, empresarial e societário, com experiência de contencioso.

Irineo da Costa Rodrigues – natural de Canguçu (RS), é diretor-presidente da Lar Cooperativa Agroindustrial.

Juliana Miranda Rodrigues da Cunha Passarelli – advogada de Andradina (SP), possui vasta experiência na advocacia pública e no setor privado, com atuação também em consultoria jurídica.

Marcelo Vinhaes Monteiro – natural de Recife (PE), ex-diretor-presidente da Energisa MS e atual diretor-presidente a Energisa MT.

Viviane Luiza da Silva – historiadora, mestre em Desenvolvimento Local e doutora em Antropologia, é secretária de Estado de Cidadania de Mato Grosso do Sul.

Com apoio do Governo, Coamo anuncia R$ 500 milhões para ampliar indústria e construir novos armazéns

Com apoio do Governo, Coamo anuncia R$ 500 milhões para ampliar indústria e construir novos armazéns

Com apoio e parceria do Governo de Mato Grosso do Sul, a Coamo anunciou novo investimento de R$ 500 milhões em Mato Grosso do Sul, que será usado na expansão da sua unidade de processamento de soja em Dourados e na construção de mais três armazéns nas cidades de Sidrolândia, Amambai e Dourados.

Os novos investimentos vão gerar mais empregos e renda no Estado, cenário que faz parte do processo de industrialização, com agregação de valor à produção local, linha estratégica da gestão estadual. Além disso, a iniciativa melhora a capacidade de armazenagem dentro do Estado e fortalecer o cooperativismo.

A direção da Coamo se reuniu nesta sexta-feira (1) com o governador Eduardo Riedel, no gabinete do Receptivo, e além de anunciar os novos investimentos, pediu ao Estado algumas obras de infraestrutura para facilitar a logística e acesso. Com a parceria firmada, estes novos investimentos devem ser feitos a partir de 2025.

O titular da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), Jaime Verruck, participou da reunião e revelou que a ampliação da fábrica da Coamo em Dourados terá um investimento de R$ 200 milhões.  A planta que tem capacidade processamento de 3 mil toneladas/dia de soja, vai passar para 4 mil (toneladas) após a ampliação.

Já os novos armazéns serão construídos em Sidrolândia, Amambai e Dourados, tendo previsão de investimento de R$ 80 milhões em cada um.

“No total o investimento chega a R$ 500 milhões da Coamo. Além da nossa política de incentivos fiscais, eles pediram algumas obras de infraestrutura ao Estado, com um trevo, que o govenador aceitou. Agora é esperar o projeto para avançarmos”, explicou Verruck.

O secretário acrescentou que os novos investimentos privados no Estado retratam o “bom ambiente de negócios” criado pelo Governo de Mato Grosso do Sul.

“Aqui as empresas têm boa recepção, diálogo aberto com o Governo e ambiente positivo. No caso da Coamo eles ainda avaliam a expansão agrícola que o Estado tem, com espaço para ampliação na produção de soja. Além dos nossos investimentos em infraestrutura e logística para melhorar as estradas, rodovias e acessos”.

Antônio Sérgio Gabriel, diretor administrativo e financeiro da Coamo, destacou que todo este cenário positivo facilita os investimentos no Estado.

“Fomos bem recebidos e acolhidos pelo governador. Agora estamos investindo neste aumento da capacidade da nossa indústria de soja em Dourados e teremos mais três unidades de armazenamento. Com expectativa de R$ 500 milhões. Está muito fácil trabalhar em MS”.

Reunião com a direção da Coamo ocorreu no Gabinete do Receptivo

Leonardo Rocha, Comunicação do Governo de MS
Fotos: Bruno Rezende

Governo lança mais um pacote de licitações para obras de infraestrutura em rodovias estratégicas de MS

Governo lança mais um pacote de licitações para obras de infraestrutura em rodovias estratégicas de MS

Para fortalecer a infraestrutura de Mato Grosso do Sul e apoiar o crescimento socioeconômico do Estado, o Governo de Mato Grosso do Sul, através da Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos), vinculada à Seilog (Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística), anunciou a abertura de quatro licitações para obras em rodovias estaduais.

As iniciativas, publicadas na edição desta quinta-feira (31) do Diário Oficial do Estado (DOE), visam restaurar e pavimentar trechos estratégicos, facilitando o escoamento da produção, promovendo estradas mais seguras para a população e acompanhando o desenvolvimento econômico regional.

A Agesul lançou a licitação nº 018/2024 para a obra de restauração do pavimento e melhorias na rodovia MS-276, no trecho entre o final do perímetro urbano de Indápolis e o início do perímetro urbano de Deodápolis, com extensão de 30,80 km. A obra abrange os municípios de Dourados, Fátima do Sul e Deodápolis, e conta com um investimento estimado em R$ 83.813.236,46. A sessão de abertura desta licitação está marcada para o dia 2 de dezembro de 2024.

Prevista para restaurar a rodovia MS-436, a licitação Nº 019/2024, refere-se a obra que abrange o trecho entre o limite municipal de Camapuã e Figueirão (ponte sobre o Ribeirão da Pontinha) até a entrada da Rodovia MS-223, com uma extensão de 49,90 km. O investimento do Governo nesta obra está estimado em R$ 102.860.085,88. A abertura da concorrência para esta licitação ocorrerá em 3 de dezembro de 2024.

A Agesul também abriu a licitação nº 020/2024 para a implantação e pavimentação da rodovia MS-347, incluindo obras de arte especiais (OAEs). O trecho compreende o limite municipal entre Dois Irmãos do Buriti e Anastácio, até a entrada da BR-419, com extensão de 31,18 km, abrangendo os municípios de Anastácio e Nioaque. Com um valor estimado de R$ 155.713.395,36, a sessão de abertura será realizada em 4 de dezembro de 2024.

A licitação nº 021/2024 visa à restauração e melhorias da rodovia MS-436, no trecho entre a entrada da BR-060 e o limite municipal de Camapuã e Figueirão, com extensão de 61,60 km no município de Camapuã. A obra está orçada em R$ 134.079.892,17 e a sessão de abertura acontecerá no dia 5 de dezembro de 2024.

Os editais e seus anexos estão disponíveis nos sites da Agesul e do Portal Nacional de Contratações Públicas. Com estas obras, o Governo do Estado reafirma seu compromisso com a infraestrutura e segurança viária, beneficiando a logística e o desenvolvimento sustentável em Mato Grosso do Sul. Todas as licitações têm sua abertura marcada para às 8h30, horário de Mato Grosso do Sul.

Luciana Bomfim, Comunicação Seilog/Agesul
Foto: Chico Ribeiro  

 

Governo de Mato Grosso do Sul incentiva servidores na busca de soluções inovadoras

Governo de Mato Grosso do Sul incentiva servidores na busca de soluções inovadoras

Apresentar soluções inovadoras no serviço público e incentivar boas práticas. Estes são alguns dos objetivos do Prêmio Sul-Mato-Grossense de Inovação na Gestão Pública, promovido pelo Governo do Estado e que está na 19ª edição este ano. No total, 185 propostas estão concorrendo ao Prêmio em dinheiro, cujo o resultado será revelado em solenidade no dia 19 de novembro.

Secretário Felini acredita que o Prêmio aprimora a qualidade dos serviços públicos

“O prêmio incentiva práticas que aprimorem a eficiência, qualidade e modernização dos serviços prestados à população, promovendo uma administração pública mais ágil e eficaz”, explica o secretário de Estado de Administração de Mato Grosso do Sul, Frederico Felini.

O secretário ainda ressalta que o prêmio incentiva práticas que aprimorem a eficiência, qualidade e modernização dos serviços prestados à população, promovendo uma administração pública mais ágil e eficaz.

“Com esta iniciativa incentivamos nosso servidores na busca de soluções para os problemas diários, além de valorizar os servidores, reconhecendo suas iniciativas e desempenho, e promovendo novos conhecimentos em gestão pública”, acrescenta Felini.

É a primeira vez que a servidora Viviane Gorete Sônego, de 43 anos, se increve no Prêmio. A advogada, que está serviço púbico há quase 3 anos, conta que o Prêmio é uma oportunidade para que o servidor e a servidora pública tenha a experiência de pertencimento dentro órgão público.

“Nós servidores fazemos parte no sentido de desenvolvermos ideias para a melhoria na entrega de resultados, por meio de novas competências e habilidades, refletindo o engajamento como parte da mudança. O prêmio tem este poder, de alterar a cultura institucional, lançando um desafio com vistas à promoção de uma gestão administrativa e operacional mais moderna, célere e integrada”, descreve a assessora.

Andréa Vanessa Milbrat ocupa o cargo de técnico organizacional da carreira SAD (Secretaria Estadual de Administração) e entrou no serviço público por meio de concurso em 2014. E foi na SAD que se deparou com o desafio de gerenciar um processo de trabalho que exigia uma otimização e maior eficiência para atender de forma mais ágil e eficaz as necessidades da administração pública.

“E foi assim que surgiu a ideia de desenvolver um sistema web voltado para a otimização deste processo. Embora o projeto não tenha sido concluído naquele ano, eu continuei trabalhando na ideia e em 2023 tive a alegria de ser premiada em primeiro lugar nesse concurso de inovação na gestão pública. Fui premiada na categoria de ideias inovadoras do eixo gestão, com o trabalho intitulado ‘Virtualização do processo de reembolso'”, conta Andréa Milbrat, que nesta edição a servidora participa novamente do Prêmio, com um projeto sobre flexibilização e trabalho híbrido em período de férias escolares.

O concurso compreende duas modalidades: ‘Práticas Inovadoras de Sucesso’ e ‘Ideias Inovadoras Implementáveis’. Poderão ser premiados até 24 propostas.

Na modalidade ‘Práticas Inovadoras de Sucesso’ serão escolhidos trabalhos apresentados por meio de relatos de práticas já implementadas, provenientes do esforço e do conhecimento do servidor ou de um grupo de servidores, com resultados mensuráveis, considerados inovadores em relação às práticas anteriores, com foco em ações voltadas ao serviço público e a sociedade.

“Enquadram-se aqui, produtos, processos ou serviços inovadores”, acrescenta Felini.

Já na modalidade ‘Ideias Inovadoras Implementáveis’, a intenção é premiar ideias que ainda não foram implementadas, mas que podem vir a ser utilizadas no âmbito público estadual, com foco em ações voltadas exclusivamente às soluções para o serviço público.

As duas modalidades compreende 4 eixos, baseados nos pilares da gestão estadual (Inclusivo, Verde, Digital e Próspero): Desenvolvimento Social; Produção, Competitividade e Integração; Inovação e Sustentabilidade; e Governança e Gestão para Resultados.

A premiação está divididade da seguinte forma para cada eixo. O primeiro colocado receberá um prêmio de R$ 12 mil, o segundo vencedor R$ 8 mil, e o terceiro lugar receberá R$ 6 mil. No total, serão distribuídos R$ 208 mil.

O XIX Prêmio Sul-Mato-Grossense de Inovação na Gestão Pública é uma iniciativa do Governo do Estado e coordenado pela Escola de Governo de Mato Grosso do Sul e conta com a colaboração da SAD (Secretaria de Estado de Administração), Segov (Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica), UEMS (Fundação Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) e da Fundect (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul).

Alexandre Gonzaga, Comunicação do Governo de MS
Fotos: Arquivo

 

 

Prefeito eleito de Aquidauana já trabalha para fortalecer o turismo

Prefeito eleito de Aquidauana já trabalha para fortalecer o turismo

Mauro já trabalha para fortalecer o turismo e gerar emprego em Aquidauana

O prefeito eleito de Aquidauana, Mauro do Atlântico, já está trabalhando, mesmo antes de sua posse em 1º de janeiro, na criação de uma nova matriz econômica para o município, com foco no desenvolvimento do turismo.

“Nosso objetivo é explorar ao máximo o potencial turístico de Aquidauana para atrair não apenas turistas, mas, também, investidores nos setores urbano e rural, gerando mais empregos e renda para a nossa população”, destacou Mauro.

Nos últimos dias, ele já realizou reuniões estratégicas com o secretário de Estado de Administração do Estado – Frederico Felini, o secretário de Estado de Turismo, Esporte e Cultura – Marcelo Miranda e o diretor-presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur) – Bruno Wendling, para discutir o fortalecimento do turismo na região.

Mauro enfatizou que “Aquidauana dispõe de uma infraestrutura robusta para o sucesso desse projeto, que foi iniciada na gestão do prefeito Odilon Ribeiro, já focando no turismo como matriz econômica”.

Reconhecida como o “Portal do Pantanal”, a cidade está situada em uma área privilegiada de belezas naturais. Um dos destaques é o ‘Morro do Paxixi’, que receberá melhorias de acesso, conquistadas pelo prefeito Odilon e prefeito eleito Mauro junto ao Governo do Estado. “Tivemos essa obra no Paxixi como um dos pedidos prioritários da gestão do prefeito Odilon e na nossa campanha. E conforme prometido pelo governador Eduardo Riedel, vamos ver esse benefício estrutural para o turismo acontecer no próximo ano no nosso município”, completou Mauro do Atlântico.

Outro projeto relevante foi a pavimentação da MS-345, que liga Aquidauana a Bonito e que reduziu a distância em mais de 80 quilômetros para quem parte de Campo Grande, impulsionando ainda mais o fluxo turístico e econômico.

Outra obra em andamento que vem sendo acompanhada pelo prefeito Odilon e terá continuidade na gestão de Mauro do Atlântico é a construção da rodovia federal BR-419, que integrará Aquidauana à rota bioceânica, será um importante catalisador do desenvolvimento local, conectando o município a novas oportunidades de indústria, comércio e turismo.

Inclusive, para fortalecer a geração de emprego e renda, Mauro do Atlântico buscará apoio do Governo do Estado e da ministra Simone Tebet para infraestrutura de um polo empresarial e industrial em Aquidauana localizado na área de acesso às margens da BR-419.

Dentro da cidade, uma das obras que promete ser um marco histórico para o meio ambiente e turismo local, é a revitalização do Parque da Lagoa Comprida, uma área de mais de 40 hectares que já está em obras e receberá investimento do Estado na ordem de R$ 22,8 milhões, para se tornar um espaço ainda mais bonito estruturado de lazer e contemplação da natureza.

Essa revitalização da Lagoa Comprida é uma obra idealizada e conquistada pelo prefeito Odilon junto ao Governo do Estado, iniciando o processo na gestão do ex-governador Reinaldo Azambuja e começando as obras já no governo de Eduardo Riedel.

Para o prefeito eleito Mauro do Atlântico, essa obra de revitalização da Lagoa Comprida trará um embelezamento gigantesco para esse espaço no coração da cidade.

A área do Parque da Lagoa, que está recebendo inclusive infraestrutura de asfalto e drenagem para facilitar o acesso, visa atrair turistas de todo o Brasil e até do exterior, promovendo a integração entre turismo e meio ambiente.

Além de investir no turismo, Mauro afirmou que, ao lado de seu vice, Dr. Murilo Silva, e dos vereadores eleitos e reeleitos para o próximo mandato, irá fortalecer outros setores econômicos de Aquidauana, como o comércio, a indústria e os serviços.

“Nosso plano é diversificar e alavancar a economia local, garantindo uma cidade mais próspera, com oportunidades e inclusiva para todos os aquidauanenses”, concluiu Mauro do Atlântico.

Já se perdeu nas ruas do Parque dos Poderes? Projeto de Lei do deputado Jamilson Name busca auxiliar na localização

Já se perdeu nas ruas do Parque dos Poderes? Projeto de Lei do deputado Jamilson Name busca auxiliar na localização

O deputado estadual Jamilson Name (PSDB) apresentou o Projeto de Lei 235/2024, que busca a implantação de placas de localização em frente aos prédios públicos, com indicativo de localização, no Parque dos Poderes, em Campo Grande.

O  Projeto do parlamentar originou-se das recorrentes solicitações da população que frequenta ou conhece o Parque dos Poderes e, corriqueiramente encontra dificuldade de localização e movimentação  no Parque, que abriga diversos setores da administração estadual, e alguns órgãos federais, como a Delegacia da Receita Federal, Justiça Federal e onde está localizado o Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo, com o Palácio Popular da Cultura, no qual são realizados eventos, festivais e apresentações.

Segundo a justificativa do autor, a implantação dessas placas facilitará a orientação e melhorará o acesso ao nosso Parque dos Poderes, não somente aos cidadãos, mas também aos turistas frequentadores, proporcionando uma experiência mais tranquila e organizada a todos.

“Desde 2023 o Parque dos Poderes consolidou-se como ponto de referência para a realização de eventos esportivos e de lazer em Campo Grande, que recebe inúmeros eventos de rua, entre caminhadas, corridas, maratonas, pedaladas, dentre outros. A sinalização é um elemento crucial em locais públicos, pois garante informações importantes e orientações aos pedestres e motoristas, sendo essencial em todos os ambientes públicos”, frisou o autor do projeto de lei.

Passado o período de pauta para eventual recebimento de emendas, o projeto seguirá para análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR).
Após a manifestação da CCJ, o projeto será  incluído na Ordem do Dia, para primeira discussão e votação.

Assessoria de imprensa

Foto: Luciana Nassar