(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Segunda-Feira, 22 de Junho de 2026
Na Expo Paraguay Brasil, Paulo Corrêa destaca integração econômica e oportunidades para MS

Na Expo Paraguay Brasil, Paulo Corrêa destaca integração econômica e oportunidades para MS

O 1º secretário da Assembleia Legislativa, deputado estadual Paulo Corrêa (PSDB), participou nesta quarta e quinta-feira (6 e 7), da Expo Paraguay Brasil, feira multisetorial, realizada em Assunción, capital paraguaia, para promover debates e encontros que visam estreitar os laços econômicos e possibilitar novas conexões empresariais que podem beneficiar ambos países.

Durante o evento, Paulo Corrêa destacou as vantagens da parceria econômica para Mato Grosso do Sul, ressaltando a posição estratégica do Estado para explorar novas oportunidades comerciais e fortalecer sua economia com apoio da Rota Bioceânica. “Essa proximidade com o Paraguai abre portas para investimentos em diversos setores, gerando crescimento para nossa região”, afirmou o parlamentar, ao lado do governador Eduardo Riedel (PSDB) e do presidente da Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul (Fiems), Sérgio Longen.

Na Expo Paraguay Brasil, Paulo Corrêa destaca integração econômica e oportunidades para MS

“A integração econômica que estamos criando é de extrema importância para Mato Grosso do Sul. Com a Rota Bioceânica, estamos estabelecendo um corredor estratégico que liga o Brasil, atravessa o Paraguai e a Argentina, e chega ao Chile, no Oceano Pacífico. Essa rota facilita o comércio, reduz custos logísticos e amplia o acesso a mercados asiáticos, fortalecendo nossa conexão com o Paraguai, nosso país vizinho, e com demais parceiros da região”, pontuou Corrêa.

O parlamentar ainda ressaltou o papel da ALEMS no processo. “A Assembleia Legislativa tem sido uma parceira ativa, trabalhando com o Governo do Estado e a iniciativa privada, por meio da Fiems, para fortalecer essa infraestrutura e apoiar políticas que garantam o sucesso da rota. Estamos unidos com outros estados e países envolvidos para transformar a Rota Bioceânica em uma realidade concreta que traga crescimento e oportunidades para nossa população”, garantiu.

Encontros com empresários dos setores de construção civil e celulose

Na Expo Paraguay Brasil, Paulo Corrêa destaca integração econômica e oportunidades para MS

A comitiva sul-mato-grossense se reuniu com a Ministra de Obras Públicas do Paraguai, Claudia Centurión, para discutir os avanços da Rota Bioceânica, que segue em ritmo acelerado. O tema também foi tratado com representantes da Tecnoedil, empresa líder do consórcio PYBRA e responsável pela construção da ponte bioceânica, que informou que a obra segue dentro do cronograma, com entrega prevista para fevereiro de 2026.

A empresa ainda anunciou a intenção de instalar uma unidade em Mato Grosso do Sul. Também houve discussões sobre cooperação com a Paracel, empresa que investe US$ 3 bilhões na área de celulose em Concepción, Paraguai, visando à qualificação profissional em parceria com Mato Grosso do Sul, referência mundial na produção de celulose.

Na Expo Paraguay Brasil, Paulo Corrêa destaca integração econômica e oportunidades para MS

Após a apresentação do painel “Mato Grosso do Sul e Paraguai: oportunidades na Rota Bioceânica”, conduzida pelo governador Eduardo Riedel, foram realizadas reuniões setoriais focadas em temas como o sistema alfandegário e o gás natural, reforçando a integração entre os dois países.

Fonte: Site Oficial Paulo Correa

Na Expo Paraguai-Brasil, comitiva de MS tem encontros com empresários das áreas da construção civil e celulose

Na Expo Paraguai-Brasil, comitiva de MS tem encontros com empresários das áreas da construção civil e celulose

Delegação sul-mato-grossense se reuniu com empresários paraguaios das áreas da construção civil e de celulose na tarde desta quinta-feira (7) durante a 15ª Expo Paraguai-Brasil. Entre as empresas, a Tecnodil, líder do consórcio PYBRA, responsável pela construção da ponte da Rota Bioceânica.

No encontro, os dirigentes confirmaram ao governador Eduardo Riedel que a obra segue dentro do cronograma, com entrega prevista para fevereiro de 2026. Outro anúncio importante é que a empresa pretende instalar uma unidade em Mato Grosso do Sul.

A comitiva também se encontrou com dirigentes da Paracel, que está fazendo investimentos de US$ 3 bilhões na área de celulose com uma operação na região de Concepción, no Paraguai. O grupo busca uma cooperação em qualificação profissional com parceiros de Mato Grosso do Sul, criando assim um grande cluster na área da celulose.

Pela manhã, o governador Eduardo Riedel, juntamente com o secretário da Semadesc, Jaime Verruck, e do presidente da Fiems, Sergio Longen, apresentou o painel: “Mato Grosso do Sul e Paraguai, oportunidades na Rota Bioceânica”. Riedel e autoridades brasileiras também tiveram reuniões setoriais, discutindo temas importantes como sistema alfandegário e gás natural.

Alexandre Gonzaga, Comunicação do Governo de MS
Fotos: Bruno Chaves

Municipalismo: Governo e prefeituras dão início a novas estratégias para o progresso de MS

Municipalismo: Governo e prefeituras dão início a novas estratégias para o progresso de MS

O 2º Congresso dos Municípios de Mato Grosso do Sul, promovido pela Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul), iniciou na tarde desta segunda-feira (4) com um forte compromisso entre Governo do Estado e prefeituras, enfatizando a continuidade dessa parceria para o desenvolvimento de todas as cidades sul-mato-grossenses. O evento acontece no Bosque Expo e encerra na próxima quarta-feira (6).

Representando o Governo do Estado, o vice-governador José Carlos Barbosa, o Barbosinha, ressaltou o valor do municipalismo como vocação do governo e a necessidade de uma gestão municipal voltada para os resultados que beneficiam diretamente a população.

“O municipalismo é a base da nossa gestão. Governar com foco no desenvolvimento dos municípios é governar para as pessoas. Nosso lema, ‘fazer bem feito para fazer dar certo’, é mais que uma frase; é um compromisso com cada cidadão de Mato Grosso do Sul”, declara Barbosinha, ao reforçar o apoio contínuo do Estado para atender às demandas das cidades.

O evento contou também com a participação de lideranças empresariais e de entidades que promovem o desenvolvimento municipal, como o diretor-presidente do Sebrae/MS, Cláudio Georges Mendonça, que reiterou a importância do empreendedorismo local como alavancar para o crescimento sustentável.

“Nossa missão é fortalecer o empreendedorismo em cada município, criando oportunidades que gerem emprego e desenvolvimento econômico”, afirma Mendonça.

O presidente da Assomasul, Valdir Júnior, destacou o papel do congresso na união dos prefeitos para troca de experiências e alinhamento de estratégias em prol de cada cidade do Estado. “Este congresso simboliza a união dos prefeitos e do governo de MS para enfrentar desafios comuns e alcançar resultados que impactem positivamente a vida da população”, pontua Valdir.

Homenagens

Outro momento de destaque, neste primeiro dia de Congresso, foi a entrega da Medalha do Mérito de Honra Municipalista, que reconhece líderes comprometidos com o fortalecimento das cidades. O vice-governador Barbosinha, homenageado pela gestão municipalista, reforçou que essa honraria é reflexo do compromisso de todo o time de governo com o progresso das cidades.

Também receberam a outorga: o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae MS e correalizador do congresso, Maurício Saito; diretor-superintendente do Sebrae MS e correalizador, Claudio Georges Mendonça; presidente da Assembleia Legislativa, Gerson Claro; representante do TJMS; ex-governador Reinaldo Azambuja; procurador-geral de Justiça, Romão Ávila Jr; o diretor da Caixa Econômica Federal, Cristiano Boaventura de Medeiros, dentre outras personalidades.

Para fortalecer ainda mais essa parceria, o evento também destacou o programa ‘MS Ativo Municipalismo’, que será detalhado ao longo da programação com a presença do governador Eduardo Riedel. O projeto visa alinhar as ações do Estado às necessidades específicas de cada município, criando políticas públicas direcionadas às áreas da saúde, assistência social, infraestrutura e educação, e de forma ainda mais eficiente.

“Não comemoramos apenas os municípios, mas também a liderança inspirada pelo governador Eduardo Riedel, que, à frente desse time de governo dedicado, transformou Mato Grosso do Sul em um modelo de gestão integrada e eficaz. Esse esforço conjunto, fortalecido pelo diálogo constante com os municípios e pelo respeito às particularidades de cada município, é o que nos permite avançar, trazendo desenvolvimento e oportunidades para todos”, destaca o vice-governador Barbosinha.

Programação

O evento segue nesta terça-feira (5) com diversas palestras. Às 14, o governador de MS Eduardo Riedel e secretários de Estado farão uma apresentação sobre programas e projetos em andamento, entre eles o “MS Ativo Municipalismo”, que apresenta um novo conceito de cooperação entre Estado e municípios, e visa instituir um novo modelo de gestão pública orientada a resultados, baseada em dados e metas a serem atingidas de modo a garantir entregas melhores para a população.

Com essa ação, o Governo e as prefeituras participam ativamente da construção de políticas personalizadas, que atendam as demandas locais e específicas de cada município.

Laura Holsback e Lucas Cavalheiro, Comunicação Vice-governadoria
Fotos: João Garrigó (Vice-governadoria) e Max Arantes (Casa Civil)

Governo de MS apresenta aos prefeitos eleitos as prioridades e projetos de cada secretaria

Governo de MS apresenta aos prefeitos eleitos as prioridades e projetos de cada secretaria

Com foco em uma gestão municipalista, o governador Eduardo Riedel participou nesta terça-feira (5) do 2º Congresso dos Municípios de Mato Grosso do Sul. Na oportunidade os secretários estaduais apresentaram as prioridades de cada pasta aos prefeitos eleitos e reeleitos do Estado. O objetivo é levar investimentos e novos projetos aos 79 municípios.

“Todos os prefeitos terão as portas abertas no Governo do Estado. Assim vamos trabalhar juntos para beneficiar o cidadão. O Estado só é o que é por causa da capacidade e potencial de cada município. Neste evento cada secretaria mostrou o que faz e como atua para atender melhor a população e o que pode somar nos municípios”, afirmou o governador.

Riedel lembrou que vai dar sequência ao programa MS Ativo, que prevê investimentos e ações específicas nas áreas de saúde, educação, assistência social e infraestrutura nas 79 cidades. “Este programa foi dois passos além para ajudar a transformar a vida das pessoas. Ele prevê ações efetivas em áreas específicas, trabalhando junto com os municípios. Sabemos que ada cidade tem sua demanda, que é diferente da outra. Por isso vamos sentar novamente com cada gestor para discutir as prioridades”.

O programa (MS Ativo) apresenta um novo conceito de cooperação entre Estado e municípios, com um modelo de gestão pública orientada a resultados, baseada em dados e metas a serem atingidas para garantir entregas melhores à população. Com isso, o Governo e as prefeituras participam ativamente da construção de políticas personalizadas, que atendam as demandas locais e específicas de cada município.

Durante o evento foi aberto espaço para todos os secretários estaduais apresentarem as prioridades de cada pasta e como estas ações podem fazer a diferença nos municípios. “Nosso conceito é fazer bem feito, para fazer dar certo. Os quatro eixos que seguimos é um Estado digital, verde, próspero e inclusivo. A minha pasta cabe a coordenação das ações do Governo, com a função principal de colocar em prática o nosso plano de governo”, explicou o secretário de Governo e Gestão Estratégica, Rodrigo Perez.

Governador ao lado dos secretários estaduais

Debates

A Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul) está realizando o 2º Congresso dos Municípios de Mato Grosso do Sul, reunindo prefeitos, vereadores, servidores públicos e autoridades estaduais e federais para debater o tema “Inovação e Planejamento no Fortalecimento do Municipalismo e na Transição de Mandato”.

O evento que conta com o apoio do Governo do Estado e Sebrae-MS começou ontem (4) e segue até quarta-feira (6). Os novos gestores terão acesso a orientações sobre práticas inovadoras e de suporte, relacionados aos temas: inovação, economia, desenvolvimento regional e liderança.

Leonardo Rocha, Comunicação do Governo de MS
Fotos: Álvaro Rezende

Com o apoio do Governo do Estado, Sebrae e Assomasul realizam 2° congresso de municípios de MS

Com o apoio do Governo do Estado, Sebrae e Assomasul realizam 2° congresso de municípios de MS

Para conectar os líderes do executivo municipal e dar as boas-vindas aos novos prefeitos que assumem a gestão em 2025, além de dialogar sobre políticas públicas que promovam o desenvolvimento, a Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul), em parceria com o Sebrae/MS, realiza o 2º Congresso dos Municípios de MS, com o apoio do Governo do Estado.

A abertura oficial do evento foi promovida na tarde dessa segunda-feira (4), no Bosque Expo, em Campo Grande, com a presença de gestores públicos, lideranças e autoridades. Na data, o vice-governador de Mato Grosso do Sul, José Carlos Barbosa, destacou o papel dos municípios para contribuir com o crescimento econômico do Estado e a importância de fortalecer o empreendedorismo.

“O governo adotou o municipalismo como caminho, pois o desenvolvimento das cidades promove a transformação do Estado, e acreditamos que o crescimento dos municípios está essencialmente atrelado aos negócios, principalmente aos pequenos, pois eles são maioria e geram emprego e renda. Então, quando há esse diálogo entre Governo, municípios e Sebrae, nós construímos um ciclo virtuoso de desenvolvimento”, expôs o vice-governador.

O presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae/MS e vice-presidente da Famasul, Mauricio Saito, ressaltou a relevância da atuação conjunta entre as instituições para apoiar os municípios nesse processo. “Para promover um desenvolvimento sustentável e sólido em Mato Grosso do Sul é preciso incentivar a parceria público-privada. Por meio de um trabalho conjunto, é possível criar condições favoráveis aos empreendedores e oferecer oportunidade para que eles cresçam e alavanquem o desenvolvimento das cidades que são a grande locomotiva do nosso Estado”, destacou Saito.

Segundo o diretor-superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça, a instituição se apresenta como parceira das administrações municipais para promover a melhoria do ambiente de negócios e fomentar o empreendedorismo. “O Sebrae trabalha para criar um ambiente favorável para o pequeno negócio. Nosso papel é melhorar esse cenário junto com o poder público e incluir o empreendedor no processo de desenvolvimento. Levamos conhecimento para o empresário, possibilitamos o acesso dele a novos mercados e tudo isso contribui para o fortalecimento do comércio local e transformação da economia”, pontuou Mendonça.

Para o presidente da Assomasul e prefeito de Nioaque, Valdir Júnior, o apoio do Governo do Estado e instituições parceiras para a realização do Congresso de Municípios valoriza o trabalho executado na esfera municipal e contribui para uma gestão pública eficiente. “Esse congresso é motivo de muita satisfação, pois é uma forma de debatermos a gestão pública e defender o fortalecimento do municipalismo. As cidades são onde as pessoas vivem e onde as coisas acontecem, então, nosso intuito é falar sobre políticas públicas que promovam o desenvolvimento e receber os novos prefeitos que estão chegando e assumem em 2025. Para nós, é muito importante ter todo esse apoio”, salientou.

Reconhecimento

Com o intuito de reconhecer líderes que contribuíram para o fortalecimento do municipalismo em Mato Grosso do Sul e tem atuado para transformar a realidade das cidades, seja no âmbito social, econômico ou estrutural, durante a abertura do evento, a Assomasul realizou a entrega da Medalha do Mérito de Honra Municipalistas.

Entre os homenageados estiveram o presidente do CDE do Sebrae/MS e vice-presidente da Famasul, Maurício Saito; o diretor-superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça; e os conselheiros do Sebrae/MS Augusto Merey Vilhalba, superintendente de Rede da Caixa Econômica Federal no Estado; e Camila Ítavo, reitora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Também estiveram presentes e participaram da abertura do 2º Congresso de Municípios de MS, a diretora técnica do Sebrae/MS, Sandra Amarilha, o diretor de Operações do Sebrae/MS, Tito Estanqueiro, e os conselheiros da instituição: Cristiane Bissoni, diretora de Operações da AMEMS; Luiz Claudio Fornari, o 1º vice-presidente regional do Sistema Fiems; Nilson dos Santos vice-presidente do Sistema Faems; Ricardo Senna, secretário Executivo de Ciência, Tecnologia e Inovação da Semadesc; e Walter Carneiro, secretário-adjunto da Semadesc.

Conhecimento em pauta

Com uma ampla programação, a 2ª edição do Congresso de Municípios segue até quarta-feira (6), no Bosque Expo, em Campo Grande, e reúne gestores e especialistas para discutir temas como inovação, economia, desenvolvimento regional e liderança. Ao todo, são seis painéis e nove palestras.

Dentro do cronograma, o Sebrae/MS participa com a apresentação do programa Cidade Empreendedora aos gestores municipais que será feita pelo diretor-superintendente da instituição, Claudio Mendonça, nesta quinta-feira (5), às 10h45. A iniciativa consiste em um pacote de soluções oferecido aos municípios para apoiá-los no processo de desenvolvimento dos territórios a partir do fortalecimento dos pequenos negócios. A instituição também está presente no congresso com um stand para esclarecer dúvidas dos gestores municipais em relação à iniciativa e expor o trabalho realizado pelo Sebrae.

Já na quarta-feira (6), a diretora-técnica do Sebrae/MS, Sandra Amarilha, participa do painel “Mulheres na Política”, juntamente com a primeira-dama de MS, Mônica Riedel; a conselheira do Sebrae/MS e reitora da UFMS, Camila Ítavo; e a prefeita de Água Clara, Gerolina Alves.

Além disso, a instituição apoia o evento com a realização de três palestras. Nesta terça-feira (5), às 11h30, o economista Samy Dana fala sobre “Perspectivas da economia brasileira e o seu município”. Já na quarta-feira (6), o ex-jogador da seleção brasileira, eleito o melhor lateral direito da história do futebol, Cafú aborda o tema “Quem gera resultado é a equipe” e, na mesma data, às 14h, Erik Pena, empreendedor e especialista em liderança, discorre a respeito da “Liderança transformadora”.

Confira a programação completa do evento ao clicar aqui. Mais informações sobre as ações realizadas pelo Sebrae/MS e parceiros podem ser obtidas por meio do número 0800 570 0800.

Com Zé Gotinha, secretarias de Saúde e de Educação fortalecem cobertura vacinal nas escolas

Com Zé Gotinha, secretarias de Saúde e de Educação fortalecem cobertura vacinal nas escolas

A SES (Secretaria de Estado de Saúde), por meio da coordenadoria de Imunização e PSE (Programa Saúde na Escola) e em parceria com a SED (Secretaria de Estado de Educação), realiza iniciou ontem (4) a estratégia ‘Aluno Imunizado’. A iniciativa vai até 14 de novembro e  tem o objetivo de revisar as cadernetas de vacinação de crianças e adolescentes da rede pública de ensino para assegurar que todas as vacinas do calendário vacinal estejam atualizadas.

O início da estratégia ‘Aluno Imunizado’ foi marcado por um momento especial para as crianças do CEI Zedu (Centro de Educação Infantil – José Eduardo Martins Jallad), em Campo Grande: a presença do Zé Gotinha, símbolo da vacinação no Brasil.

Com sua figura amigável e reconhecida em todo lugar, o Zé Gotinha levou alegria e descontração ao ambiente, interagindo com os pequenos e reforçando de maneira lúdica a importância das vacinas para a saúde. As crianças ficaram encantadas com a visita, participando ativamente e demonstrando entusiasmo ao lado do personagem, que tem sido um grande incentivador da imunização infantil ao longo dos anos.

Segundo a coordenadora de Imunização da SES, Ana Paula Goldfinger, a estratégia ‘Aluno Imunizado’ também cumpre um papel educativo, conscientizando famílias e alunos sobre a importância da vacinação para a saúde coletiva. Com isso, a SES espera não apenas monitorar, mas também elevar os índices de imunização entre os estudantes, promovendo um ambiente escolar mais seguro e saudável.

A verificação das cadernetas de vacinação é uma etapa essencial para o controle das doenças imunopreveníveis. A equipe de saúde, ao analisar os documentos de imunização dos alunos, emitirá a DVA (Declaração de Vacinação Atualizada), um comprovante que pode ser solicitado aos pais no momento da matrícula escolar. Essa exigência tem como objetivo reforçar a cobertura vacinal no estado e garantir que as crianças estejam protegidas contra diversas doenças, de acordo com a faixa etária.

“Essa iniciativa visa não só vacinar as crianças e adolescentes, mas também garantir que cada aluno tenha a DVA, atendendo a uma lei estadual de 2010 que exige a apresentação da caderneta de vacinação atualizada no ato da matrícula. Além de verificar se há vacinas em atraso, orientamos os pais a buscar a unidade de saúde quando necessário, e emitimos a DVA para facilitar o processo de matrícula”, explicou Ana Paula.

A ação ‘Aluno Imunizado’, que começou nesta segunda-feira (4), está sendo realizada em diversas escolas do estado, tanto municipais quanto estaduais. Em Campo Grande, a meta é cobrir pelo menos 30% das escolas, enquanto nas cidades do interior, onde o número de escolas é menor, a estratégia será aplicada em todas. A expectativa é que essa campanha fortaleça a proteção da saúde nas escolas e facilite a regularização das carteirinhas para a rematrícula do próximo ano letivo.

A apresentação da DVA é fundamental para assegurar a proteção da saúde do próprio aluno e de toda a comunidade escolar. Esse documento confirma que o estudante recebeu todas as vacinas obrigatórias, conforme o calendário vacinal, reduzindo o risco de surtos de doenças imunopreveníveis, como sarampo e caxumba, no ambiente escolar.

“A DVA já é exigida desde o ano passado no momento da matrícula. E este ano, para facilitar a emissão do documento, estamos implementando a estratégia ‘Aluno Imunizado’. Em vez de os pais precisarem ir ao posto de saúde — o que nem sempre é fácil —, nossa equipe realiza a verificação das cadernetas de vacinação diretamente na escola. Isso não só ajuda na atualização da vacinação, como também nos permite identificar quais vacinas as crianças ainda precisam tomar”, esclareceu a gerente de Atenção à Saúde do Adolescente da SES e técnica do PSE, Carla Costa.

Para a diretora do CEI Zedu, Fátima Mack, a parceria com a equipe de Imunização é fundamental, já que as vacinas previnem diversas doenças que podem afastar as crianças das aulas e se espalhar facilmente em um ambiente escolar, onde há muita interação.

“Essa ação é de suma importância e os pais estão participando, trazendo as carteirinhas de vacinação para emitirmos a ‘Declaração de Vacinação Atualizada’. Tivemos a surpresa e a alegria de contar com a presença do Zé Gotinha. Ele veio interagir com nossas crianças, que certamente chegarão em casa felizes e contando aos pais sobre a visita especial de hoje. É um trabalho de muita gratidão e união”, enalteceu Fátima.

Ao atuar diretamente nas escolas, a estratégia ‘Aluno Imunizado’ contribui para um acompanhamento mais próximo da situação vacinal dos estudantes, ajudando a identificar casos de atraso nas doses recomendadas e possibilitando uma orientação direta para as famílias sobre a importância de manter a caderneta de vacinação em dia.

“Essa estratégia, já fortalecida desde o ano passado, continua crescendo no Programa Saúde na Escola, que tem a situação vacinal como um de seus principais eixos de trabalho. A parceria tem se mostrado muito eficaz e importante”, completou Carla.

Kamilla Ratier, Comunicação SES
Fotos: Marcus Moura