Para intensificar as doações de sangue como parte das ações do Dia Nacional do Doador de Sangue, celebrado nesta segunda-feira (25), o Hemosul Coordenador, em Campo Grande, recebe voluntários durante toda a semana.
O mês de novembro foi escolhido por preceder um período de estoques baixos, proximidade das férias, de datas comemorativas de fim de ano, carnaval e outros períodos de feriados prolongados. O sangue doado é utilizado para pessoas com doenças hematológicas variadas e câncer, pessoas que se submetem a cirurgias eletivas de grande porte e para emergências.
Os doadores regulares de sangue, ou aqueles que fazem pela primeira vez, relatam a alegria de poder ajudar. “Minha mãe sempre contou que quando nascemos de sete meses de gestação, eu e minha irmã gêmea, a medicina dizia que ou ela ou nós sairíamos vivas. Todas precisamos de sangue na época. Desde muito nova eu pensei que seria justo se eu, que recebi doação de sangue, retribuísse para ajudar, agradecer de alguma forma”, disse a estudante Hilda Beatriz Fernandes, 19 anos.
Para demonstrar agradecimento ou marcar uma nova etapa de vida, a doação de sangue também é a escolha de outras pessoas que procuram o Hemosul. Há duas semanas, no dia 11 de novembro, João Ricardo comemorou o aniversário de 16 anos de um jeito diferente, ele escolheu doar sangue. “Obrigada a toda a equipe do Hemosul pelo carinho e atenção a nós e a todos os doadores”, disse a mãe dele, Rosyane Vasques, que também doou sangue, mostrando que solidariedade é um presente que transforma vidas.
Vitória Lima de Arruda, 18 anos, também foi outra jovem que comemorou da mesma maneira. “Amei, obrigada. Estou ansiosa pela próxima”, disse ela quando doou sangue pela primeira vez, em outubro.
“O Dia Nacional do Doador de Sangue, comemorado hoje, dia 25 de novembro, é muito especial para que nós possamos homenagear os nossos queridos doadores. Na verdade, consideramos todos os dias, o dia do doador, porque é uma doação altruísta, na qual ele doa uma parte muito importante de si, o sangue. Por isso hoje temos uma decoração e lanche especiais e alguns mimos para os doadores, e em alguns locais programações especiais”, disse Marina Sawada Torres, coordenadora da Rede Hemosul MS.
Dicas para doações
Para quem for doar sangue pela primeira vez, observe algumas dicas importantes para tornar a experiência simples e segura:
– É necessário ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 precisam de autorização dos responsáveis e a primeira doação deve ser até 60 anos – após esta idade, a doação pode ser feita apenas por pessoas que já são doadores), pesar 51 kg ou mais, e estar em boas condições de saúde;
– Durma bem na noite anterior e faça uma refeição leve antes da doação. Evite alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem;
– Beba bastante água antes da doação para facilitar o processo;
– É essencial apresentar um documento oficial com foto;
– Após a doação, descanse e evite esforços físicos nas primeiras horas.
Atualmente o estoque de sangue tipos O- e O+ está em falta no Hemosul Coordenador. Para doar basta comparecer à unidade – ou no período matutino nos postos de coleta localizados na Santa Casa e no Hospital Regional – com documentos pessoais, estar bem alimentado e bem de saúde.
O Hemosul também reforça que doenças respiratórias deixam o doador inapto enquanto estiver doente. Homens podem doar sangue até quatro vezes ao ano com intervalo mínimo de dois meses. Mulheres podem doar até três, com intervalo mínimo de três meses.
Serviço
O Hemosul Coordenador fica na Av. Fernando Corrêa da Costa, 1304. O funcionamento é das 7h às 17h de segunda a sexta, e das 7h às 12h no sábado. Os telefones para contato são 3312-1517 e 99298-6316 (WhatsApp).
Natalia Yahn, Comunicação Governo de MS Fotos: Hemosul
Para levar desenvolvimento e melhor qualidade de vida à região Sul do Estado, o Governo de Mato Grosso do Sul e a Itaipu Binacional assinaram uma série de convênios nesta quinta-feira (21), em Ponta Porã. São investimentos na área de segurança (Casa da Mulher Brasileira), esporte e cultura (Projeto CAIA) e ações voltadas às comunidades indígenas.
O evento realizado no Centro Internacional de Convenções de Ponta Porã contou com a presença do governador Eduardo Riedel e das ministras Aparecida Gonçalves (Ministério das Mulheres) e Sônia Guajajara (Ministério dos Povos Indígenas).
Riedel destacou a importância da parceria com o Governo Federal, bancadas (estadual e federal), Itaipu e municípios. “Dia de celebração. Temos que comemorar todos estes convênios assinados, pela grandeza e simbologia dos atos. Um trabalho em prol de milhares de pessoas, que serão beneficiadas com estes investimentos”, afirmou.
Ministra Cida Gonçalves assina convênio em Ponta Porã
Um dos convênios assinados é para construção da Casa da Mulher Brasileira (CMB) em Ponta Porã, que contará com R$ 8 milhões, sendo R$ 6 milhões financiados pela Itaipu Binacional e R$ 2 milhões do município. O Governo do Estado fornece como contrapartida os serviços que compõem a rede de atendimento de violência contra a mulher.
A ministra Cida Gonçalves destacou a importância do combate a violência contra mulher, assim como a formação e capacitação deste público. “Inclusão das mulheres em todas as políticas públicas, esta é uma determinação da Presidência da República”.
A Casa da Mulher terá atendimento integral e humanizado a todas em situação de violência, reunindo no mesmo local serviço de assistência social, apoio psicológico, segurança pública, justiça e direitos. Também contará com abrigo temporário e ações para promoção da autonomia econômica das mulheres.
Governador assina convênios que vão levar benefícios às comunidades indígenas
Comunidades indígenas
Outro destaque é o projeto “MS Água para Todos”, que destina R$ 60 milhões, sendo R$ 45 milhões da Itaipu Binacional e R$ 15 milhões do Governo do Estado. O foco é melhorar o abastecimento de água em oito aldeias indígenas, impactando diretamente a vida de 34.688 pessoas das cidades de Amambai, Caarapó, Japorã, Juti, Paranhos e Tacuru.
“Não vamos terminar nosso mandato sem resolver esta questão. É inaceitável conviver com milhares de pessoas sem água. Vamos buscar parceria, com competência, e crescer sem deixar ninguém para trás. Vamos fazer de tudo para avançar nisso”, afirmou o governador.
No evento também foi celebrado a criação de 10 Centros de Cultura Indígena, voltados para a preservação das tradições e o desenvolvimento das comunidades locais, com investimentos de R$ 6,5 milhões, (sendo 5,4 milhões da Itaipu e R$ 1,1 do Governo do Estado). Os municípios contemplados são Paranhos, Antônio João, Tacuru, Aral Moreira, Ponta Porã, Laguna Carapã, Caarapó e Dourados.
A ministra Sônia Guajajara ponderou que se tratava de um dia significativo para as comunidades indígenas. “Temos um projeto para levar água para outros territórios, incluindo Dourados, o que já está no nosso planejamento. Precisamos levar condições estruturais para dentro dos territórios indígenas, e estamos num momento de aumentar a representatividade das comunidades indígenas”.
Esporte e cultura
Também houve o apoio para o Projeto CAIA (Centro de Atenção Integral ao Adolescente), com investimento de $ 3,9 milhões, para oferecer atividades esportivas, culturais e educacionais a crianças, adolescentes e idosos em situação de vulnerabilidade, além de fortalecer vínculos familiares e comunitários.
O diretor-geral da Itaipu, Ênio José Verri, agradeceu a parceria com o Governo do Estado e bancada federal, além destacar que o grupo também vai liberar recursos para somar à gestão pública e contribuir na melhoria da vida da população de Mato Grosso do Sul.
A secretária estadual de Cidadania, Viviane Luiza, avaliou que os atos realizados neste dia vão contribuir com muitas famílias do Estado. “Dia muito especial. Fazer de um futuro o melhor que nós podemos nas políticas pública para indígenas, mulheres, crianças, idosos, e toda sociedade”.
Leonardo Rocha, Comunicação do Governo de MS Fotos: Saul Schramm
Com foco no planejamento para 2025, o governador Eduardo Riedel promoveu um dia de reuniões com secretários estaduais para avaliar os projetos em andamento e alinhar as prioridades de cada pasta, já pensando nas estratégias para o ano que vem. O foco é oferecer melhores entregas à população.
Um dos temas tratados foram as emendas parlamentares federais, que vão contribuir para os investimentos em diferentes setores do Estado.
“Tivemos um dia de reuniões produtivas em grandes áreas do Governo do Estado. São projetos transversais, que complementam o outro em diferentes áreas e políticas públicas. Podemos definir os grandes projetos para 2025”, afirmou o governador, ao final das reuniões que ocorreram na quarta-feira (20), no Gabinete do Receptivo.
Riedel complementou que haverá mais reuniões em breve, inclusive com a bancada federal, onde serão apresentados os projetos do Governo. “Assim podemos convergir em torno de bons projetos para Mato Grosso do Sul. Quem vai se beneficiar é a nossa população”, disse.
Mato Grosso do Sul é um dos estados que mais conseguiu aplicar recursos de emendas de bancada federal em projetos estruturantes e investimentos essenciais, fato ressaltado pelo governador. “Quando há esta convergência entre Poder Executivo e Legislativo, temos condições de aplicar nos municípios, que é onde as pessoas moram, atendemos melhor o sul-mato-grossense”.
O secretário de Governo e Gestão Estratégica, Rodrigo Perez, participou de todas as reuniões com os demais gestores. Na sua avaliação o Governo do Estado tem uma linha de trabalho voltada para os resultados. “Importante medirmos e avaliarmos nosso trabalho para garantir que nosso plano de governo esteja sendo cumprido e a população recebendo melhorias em todas as áreas”.
Para alinhar os trabalhos e promover um planejamento eficiente, o Governo do Estado também promove os “contratos de gestão” com todas as secretárias, fundações e autarquias, definindo os projetos que serão prioridades de cada pasta ao longo do ano. Durante este processo são avaliadas que ações estão tendo resultados e rota precisa ser corrigida.
Com foco no plano de governo, a gestão estadual tem como eixos estratégicos a busca por um Estado verde, digital, próspero e inclusivo, que tenha como objetivo não deixar ninguém para trás. Os bons índices de investimentos permitem ainda que o Estado possa atender as demandas dos 79 municípios.
Leonardo Rocha, Comunicação do Governo de MS Fotos: Álvaro Rezende
A Câmara Municipal de Campo Grande, por meio de uma iniciativa idealizada pelo servidor Sandro Henrique Faria, do Apoio Legislativo, lançou um importante recurso para facilitar a compreensão do Regimento Interno da Casa de Leis: o Manual dos Prazos Regimentais.
O manual, com uma abordagem didática e visual, tem como objetivo esclarecer os prazos que regem as atividades legislativas, permitindo que todos, especialmente servidores e vereadores, possam entender e aplicar as normas com mais eficiência.
“Quando entrei aqui em 2009, eu não tive essa facilidade. Tinha um regimento, difícil ter acesso aos artigos. Com certeza, essa questão dos prazos é importante, principalmente para o novo vereador, ter acesso mais rápido. É um pensamento do nosso servidor da Câmara: ter iniciativa. Tem que inovar e fazer a diferença. Dar facilidade para que o vereador faça um mandato com eficácia e resultado”, disse o presidente da Câmara, vereador Carlos Augusto Borges (Carlão).
“Com este Manual, pretendemos aprimorar e dar mais celeridade aos trabalhos de todos os envolvidos e prestar, cada vez mais, um serviço público de qualidade a toda a população de Campo Grande”, concluiu Carlão.
A proposta surgiu da necessidade de tornar mais acessível o entendimento dos processos regimentais, que, por sua natureza técnica, muitas vezes podem ser complexos para aqueles que não estão familiarizados com a legislação.
O Manual dos Prazos Regimentais foi desenvolvido para proporcionar uma leitura ágil e prática, apresentando os prazos de forma ilustrada e simplificada. Isso contribui para que todos os envolvidos no processo legislativo possam cumprir com mais facilidade os prazos estipulados, garantindo maior transparência e eficácia nas atividades da Câmara Municipal.
“Vi alguns servidores com dificuldades para acessar alguns prazos do nosso trabalho. No Regimento Interno, algumas coisas são difíceis de encontrar. Eu tentei fazer algo com design gráfico, apesar de não ser especialista na área. Saiu esse livro para facilitar para os servidores e para a população. O Regimento é um pouco extenso, muitos capítulos e artigos. Busquei resumir os prazos para facilitar para o servidor e o vereador”, disse Sandro.
Em sua fala, o vereador Prof. Juari destacou a proatividade do servidor da Casa, e, ainda, a abertura que o presidente Carlão dá aos colaboradores. “Nosso presidente Carlão é um líder, e todo líder deixa com que o servidor aponte caminhos para facilitar a vida da população. Quando o vereador tem o Manual dos Prazos, possibilita um melhor mandato. Tendo um melhor mandato, a população se beneficia disso”, afirmou.
Jeozadaque Garcia Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal
Nesta terça-feira (19), celebra-se o Dia Estadual do Empreendedorismo Feminino em Mato Grosso do Sul, instituído pela Lei nº 5.828/2022, de autoria do deputado estadual Renato Câmara (MDB). A data busca destacar a importância da participação feminina no mercado empresarial, promovendo o fortalecimento da liderança das mulheres e incentivando a igualdade de oportunidades no ambiente de negócios.
A criação dessa data comemorativa reflete o compromisso do legislativo estadual em valorizar e incentivar a participação das mulheres no mundo dos negócios. Além disso, a iniciativa busca inspirar outras mulheres a empreender, contribuindo para um ambiente mais inclusivo e igualitário. O deputado Renato Câmara destacou que “o empreendedorismo feminino desempenha um papel fundamental no desenvolvimento econômico e social no nosso Estado”.
Em complemento a essa ação, foi aprovado na ALEMS o Projeto de Resolução 2/2024, também de autoria do deputado Renato Câmara, que propôs a criação da Medalha e do Diploma de Honra ao Mérito Legislativo em reconhecimento às mulheres membros das Associações de Mulheres de Negócios Profissionais (BPW) do Estado. O objetivo é homenagear anualmente, em sessão solene realizada no mês de março, as mulheres empreendedoras que integram a BPW, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher.
MS lidera ranking nacional de mulheres donas de negócios
Ao instituir o Dia Estadual do Empreendedorismo Feminino e propor honrarias às mulheres da BPW, o deputado Renato Câmara reforça a importância de valorizar e apoiar o protagonismo feminino no desenvolvimento econômico do Estado.
MS lidera ranking nacional de mulheres donas de negócios
Mato Grosso do Sul ocupa o primeiro lugar no Brasil em participação de mulheres como donas de negócios. Dados do Sebrae revelam que 38% dos negócios no Estado são chefiados por mulheres, um índice que supera a média nacional. No Brasil, o perfil das mulheres donas de negócios é diversificado e revela desafios importantes. Ainda, 51,5% dessas empreendedoras têm entre 30 e 49 anos, a maioria atuando no setor de serviços, que alcançou um recorde histórico em 2023 com 55,9% de participação feminina. Cerca de 49,8% das donas de negócios são negras.
No aspecto financeiro, a desigualdade de gênero ainda é evidente. Enquanto os homens donos de negócios possuem rendimento médio de R$ 3.432 no último trimestre de 2023, as mulheres recebem, em média, R$ 2.634, uma diferença de 30,3%. Apesar disso, 52,1% das mulheres que empreendem são chefes de domicílio, demonstrando sua relevância não apenas no mercado, mas também no sustento de suas famílias. O Brasil contabilizou 10,1 milhões de mulheres donas de negócios no último trimestre de 2023, reforçando a importância de políticas públicas e iniciativas que incentivem o empreendedorismo feminino.
Para reconhecer e valorizar iniciativas que possam contribuir na modernização e eficiência da gestão pública em Mato Grosso do Sul, alinhadas com os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), o Governo do Estado realizou o XIX Prêmio Sul-Mato-Grossense de Inovação na Gestão Pública.
O governador Eduardo Riedel participou da cerimônia de entrega do prêmio, com ações propostas por servidores públicos estaduais, realizada na manhã desta terça-feira (19).
“Em diferentes áreas, a gente tem muito clara a visão do Estado para o nosso futuro, dentro de quatro grandes eixos, que são o desenvolvimento social, o crescimento, com competitividade e produção, inovação e sustentabilidade e o eixo de governança, importante também para levar adiante todas as nossas ações. Dentro de ideias práticas que são inovadoras, quando a gente abrange toda essa gama de iniciativas, a gente vê claramente que existe, dentro do governo do Estado, uma capacidade e uma iniciativa de poder se conectar com as demandas da sociedade”, disse Riedel.
O concurso contou com 185 propostas inscritas, divididas entre as modalidades “Práticas Inovadoras de Sucesso”, com 48 projetos apresentados, e “Ideias Inovadoras Implementáveis”, com 137 projetos. A premiação reconhece as contribuições propostas por servidores públicos estaduais por suas contribuições para a modernização da administração pública.
“Este prêmio fortalece a administração pública, que está aberta a inovação e transformação constante”, afirmou a diretora-presidente da Escolagov (Fundação Escola de Governo de Mato Grosso do Sul), Ana Paula Martins de Assunção.
Com foco em inovação e alto impacto, o prêmio visa incentivar soluções que aperfeiçoem os serviços públicos, promovendo resultados alinhados a áreas prioritárias como “desenvolvimento social”, “produção e competitividade”, “inovação e sustentabilidade”, e “governança para resultados”. Foram premiados 20 projetos que se destacaram por suas práticas inovadoras e ideias implementáveis, alinhadas aos eixos estratégicos do governo.
Os 20 projetos premiados – que se destacaram por suas práticas inovadoras e ideias implementáveis, alinhadas aos eixos estratégicos do governo –, receberam R$ 180 mil, distribuídos entre as modalidades. O primeiro lugar de cada categoria foi contemplado com R$ 12 mil, o segundo com R$ 8 mil e o terceiro com R$ 6 mil.
Entre os projetos premiados, no eixo Inovação e Sustentabilidade, a proposta “Implantação do Sistema SCI nas Operações de Combate a Incêndio Florestal no Pantanal”, do CBMMS (Corpo de Bombeiros Militar), foi a vencedora. Já na área “Desenvolvimento Social”, o projeto “Estudantes no Controle”, da CGE (Controladoria-Geral do Estado), ficou em primeiro lugar.
“Agradecemos a todos que dividiram tempo e conhecimento com o Governo do Estado, para que possamos ter práticas eficientes para a entrega de políticas públicas aos cidadãos”, disse Frederico Felini, secretário de Estado de Administração.
O prêmio é coordenado pela Escolagov (Fundação Escola de Governo de Mato Grosso do Sul) e com a colaboração da SAD (Secretaria de Estado de Administração), Segov (Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica), UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) e Fundect (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino Ciência e Tecnologia).
Natalia Yahn, Comunicação Governo de MS Fotos: Álvaro Rezende