(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Segunda-Feira, 22 de Junho de 2026
“A oportunidade está aqui”, diz Riedel sobre momento econômico de MS

“A oportunidade está aqui”, diz Riedel sobre momento econômico de MS

Em Dourados participando da posse da nova diretoria do Sindicato Rural, o governador Eduardo Riedel (PSDB) voltou a falar sobre o bom momento econômico que Mato Grosso do Sul vive.

À imprensa, ele também citou a necessidade de qualificação de mão de obra, um dos principais problemas enfrentados pelas indústrias.

E é nessa capacitação que o governador cita também o papel do sindicato, que através de parceiros, pode auxiliar neste processo, já que todo o Estado vem passando por grande processo de industrialização.

“O agro de Dourados e no Mato Grosso do Sul é totalmente representativo e junto a industrialização, sem dúvida, o sindicato tem papel relevante neste processo. Recentemente, em um evento internacional, do BTG Pactual, o acionista majoritário falou sobre a dificuldade de mão de obra, sobre casos específicos aqui da Seara [com planta em Dourados]. Isso é um desafio de todos nós [melhorar a mão de obra]. Então, é neste sentido que o sindicato pode ajudar, na capacitação, treinamento. É por isso que o Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) está aí, para poder apoiar essas iniciativas. A gente tem que qualificar cada vez mais o nosso Estado, as pessoas que ainda estão desocupadas e precisam desse suporte, pra poder encontrar oportunidade”, relatou Eduardo Riedel.

O governador ainda falou sobre os recentes investimentos feitos por grandes indústrias no município e as oportunidades que elas trouxeram à cidade.

No início de novembro, a Coamo anunciou que aplicará em torno de R$ 280 milhões para ampliar a planta industrial em Dourados e também na construção de um novo armazém de soja no município.

“Tem a Coamo, que é consagrada. Tem a Inpasa, parece que inaugurou e acabou [os investimentos], mas não, ela vem passando por excessivos investimentos e aumentando a contratação. Tem a Seara em ampliação, passando de 6 mil para 9 mil abates [de suínos] por dia, demandando bastante mão de obra”, comentou, citando em seguida: “A oportunidade está aqui. Tem outras empresas que namoram, vão pro município A, B ou C, mas o conjunto é muito positivo”, finalizou.

Eduardo Riedel desembarcou no fim da tarde desta terça-feira no Aeroporto Regional Francisco de Matos Pereira e pernoita no município. Ele participa da cerimônia de posse do novo presidente do Sindicato Rural, Gino José Ferreira, eleito em outubro deste ano para comandar a instituição para o próximo quadriênio.

Nesta quarta-feira pela manhã, p governador retorna à Campo Grande para outras agendas.

Por Adriano Moretto – Dourados News 

Deputados e governador avaliam balanço de investimentos e perspectivas para MS

Deputados e governador avaliam balanço de investimentos e perspectivas para MS

Reunido na manhã desta terça-feira (2) com os deputados estaduais, o governador Eduardo Riedel (PSDB) destacou a contribuição do Poder Legislativo para o ambiente de estabilidade institucional em Mato Grosso do Sul, que tem sido determinante para o Estado atrair grandes investimentos privados. “A Assembleia tem sido protagonista nos grandes debates de interesse da sociedade, construindo soluções consensuais, aprimorando e aprovando os projetos que o Executivo envia à deliberação do parlamento “, destacou Riedel. Ele agradeceu o apoio dos deputados e lembrou o compromisso da Assembleia com a entrega de resultados para a população.

O governador se reuniu por quase três horas com os deputados na sala da presidência. Riedel fez um balanço dos projetos e obras concluídos e iniciados neste ano, além de detalhar o planejamento para 2025. Entre os projetos em destaque mencionou a projeção mais de R$ 1 bilhão de investimento em obras de infraestrutura, além da entrega para iniciativa privada via concessão da gestão da chamada Rota da Celulose, abrangendo trechos das rodovias das BRs-267 e 262, além da MS-040.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Gerson Claro, disse que a reunião com o governador foi produtiva uma demonstração “de  que Mato Grosso do Sul vive um momento de ação harmoniosa entre os Poderes”. Para Gerson, os deputados não têm deixado que o ambiente de polarização política experimentado pelo Pais “contamine o compromisso dos deputados de trabalhar em favor da construção de uma sociedade mais justa e com oportunidades para todos” .

Em pauta, no encontro do governador com os deputados, temas como a proposta de Parceria Público Privada na área da saúde.  De acordo com Gerson Claro, antes da votação do projeto da PPP,  os técnicos que estão trabalhando no projeto virão na Assembleia discutir o modelo a ser proposto. ” A PPP não vai atingir a atividade fim que é o atendimento prestado pelos profissionais da saúde. A terceirização deve abranger a parte administrativa, a lavanderia, a hotelaria, o restaurante e a segurança nos hospitais do Estado ‘, explicou o parlamentar.

O presidente da Assembleia mostrou confiança de que em 2025 será retomado e concluído o projeto de entregar à iniciativa privada em regime de concessão à gestão privada da Rota da Celulose que teve leilão suspenso porque não atraiu investidores interessados no negócio. “O momento econômico do País,com o  dólar em alta, várias  ofertas de PPPS, são fatores que podem ter inibido potenciais investidores. O edital será refeito, sofrerá provavelmente adequações de metas de investimento que impactarão diretamente no preço final do pedágio a ser cobrado. A iniciativa privada não faz carente, só vai ter interesse em empreendimentos com potencial de lucratividade.  O ideal é que todas as rodovias fossem duplicadas, mas para isto, é preciso viabilizar recursos para os projetos saírem do papel”, comentou.

Por: Flávio Paes   Foto: Wagner Guimarães

Autor da Lei do PSA, Paulo Corrêa destaca apoio da ALEMS para transição energética em MS

Autor da Lei do PSA, Paulo Corrêa destaca apoio da ALEMS para transição energética em MS

Mato Grosso do Sul reafirmou sua liderança no setor de energias renováveis durante o 1º Fórum de Bioenergia, realizado nesta sexta-feira (29) em Campo Grande. O evento, promovido pelo LIDE-MS (Grupo de Líderes Empresariais) em parceria com a Biosul, com apoio do Sistema Fiems e do Reflore, reuniu lideranças políticas, empresariais e especialistas para debater as oportunidades e desafios da transição energética no Estado.

Autor da Lei estadual nº 5.235/2018, que criou o Programa Estadual de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), o 1º secretário da Casa de Leis, deputado estadual Paulo Corrêa (PSDB) destacou o papel pioneiro do Estado em legislações voltadas à descarbonização e ao uso de fontes de energia limpa.

“Mato Grosso do Sul se tornou referência em inovação legislativa ao criar o Programa Estadual de Pagamento por Serviços Ambientais. Com essa iniciativa, conseguimos transformar a preservação ambiental em um ativo valioso, recompensando quem cuida do meio ambiente. É uma política que não apenas protege nossos recursos naturais, mas também impulsiona o desenvolvimento econômico sustentável”, afirmou Corrêa.

Para Corrêa, o PSA não é apenas um avanço ambiental, mas um modelo de como os setores público e privado podem caminhar juntos. “Nossa intenção sempre foi mostrar que preservar o meio ambiente não é um custo, mas um investimento estratégico”, frisou.

Ele destacou, ainda, a importância do trabalho conjunto entre o Governo do Estado, a Assembleia Legislativa e o setor produtivo, reforçando que esse alinhamento é fundamental para o sucesso das políticas que promovem o desenvolvimento sustentável de Mato Grosso do Sul.

“Estamos construindo um futuro onde Mato Grosso do Sul não apenas preserva seus recursos naturais, mas transforma essa preservação em uma alavanca para o desenvolvimento. A bioenergia é uma resposta ao mundo e uma oportunidade para todos os sul-mato-grossenses”, concluiu Paulo Corrêa.

1º Fórum de Bioenergia e o futuro de MS

O Estado tem se destacado nacionalmente com sua matriz energética baseada em fontes renováveis, como o etanol de milho, biogás e biometano. Durante o fórum, os debates abordaram também o futuro de tecnologias emergentes, como Combustível Sustentável de Aviação (SAF) e Hidrogênio Verde.

O fórum contou com a participação de lideranças como Luiz Gonzaga Crosara Júnior, vice-presidente da Fiems; Jaime Verruck, secretário de Estado da Semadesc; Amaury Pekelman, presidente da Biosul; Aurélio Rocha, presidente do LIDE-MS, entre outros empresários e especialistas da área.

Governo de MS garante repasse de R$ 1,32 milhão para o carnaval de Corumbá 2025

Governo de MS garante repasse de R$ 1,32 milhão para o carnaval de Corumbá 2025

O Governo de Mato Grosso do Sul oficializou, nesta sexta-feira (29), um importante avanço para a cultura e a economia do estado com a assinatura de termo de fomento destinado ao carnaval de Corumbá 2025. O acordo, celebrado por meio da Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura) e da FCMS (Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul), beneficia a Liesco (Liga Independente das Escolas de Samba de Corumbá) e a Liblocc (Liga Independente dos Blocos Carnavalescos de Corumbá).

O investimento total é de R$ 1,32 milhão, sendo parte do recurso oriundo de emenda parlamentar destinada pelo deputado federal Beto Pereira. Reconhecido como o maior e mais organizado carnaval da região Centro-Oeste, o evento na Cidade Branca destaca a riqueza cultural do Estado e também movimenta a economia local, fomentando o turismo e gerando empregos diretos e indiretos.

Secretário de Estado de Turismo, Esporte e Cultura, Marcelo Miranda reafirmou o compromisso do Governo de Mato Grosso do Sul com o fortalecimento de eventos culturais que valorizam as tradições regionais e impulsionam o desenvolvimento econômico. “Investir no carnaval de Corumbá é investir na identidade cultural de Mato Grosso do Sul, promovendo inclusão, empregabilidade e turismo. É um ciclo virtuoso que beneficia toda a população”.

O deputado federal Beto Pereira também destacou a importância do carnaval para a cultura local. “O carnaval já está no sangue dos corumbaenses, é uma tradição da população. Se não tem carnaval em Corumbá, deve ser uma espécie de velório. É impossível pensar Corumbá sem o seu carnaval. Então, é dever do poder público contribuir para melhorar cada vez mais a organização desse espetáculo”.

Para Victor Raphael Almeida, presidente da Liesco, o repasse é crucial para a organização do espetáculo. “As pessoas começam a pensar no carnaval só após a virada do ano, mas a preparação acontece durante todo o ano. Esse recurso possibilita um planejamento antecipado, o que melhora a qualidade da festa e permite às escolas de samba investir em materiais, contratar profissionais e criar desfiles de luxo”, afirmou.

Segundo ele, o maior desafio das escolas é manter suas atividades funcionando o ano inteiro com qualidade e capacitação. “Ainda enfrentamos dificuldades para criar projetos que mobilizem e sustentem as escolas ao longo do ano, mas estamos avançando gradualmente”, completou.

Rashid Ahmad, presidente da Liblocc, destacou que o aumento no repasse representa mais do que uma melhoria na organização do carnaval: ele impulsiona a economia local. “Corumbá vive o carnaval de forma intensa. Esse recurso eleva a beleza e a qualidade da festa, gera empregos e fomenta o turismo. Pequenos comerciantes relatam que o lucro obtido no carnaval é suficiente para sustentar suas famílias por até seis meses”, pontuou.

Ahmad ainda reforçou o papel transformador do evento na cidade. “O carnaval movimenta todos os setores da economia local, desde ambulantes até o comércio formal. É uma festa que impacta diretamente a cultura e a vida das pessoas”.

O deputado estadual Paulo Duarte, presente na solenidade, ressaltou a relevância do carnaval para a cidade de Corumbá e para Mato Grosso do Sul como um todo. Ele destacou o impacto positivo do evento na economia local e na preservação das tradições culturais. “O carnaval de Corumbá é mais que um evento cultural, é uma manifestação que movimenta a economia, gera empregos e reafirma a identidade do nosso povo. É fundamental que o poder público continue apoiando e valorizando essa tradição, que coloca nossa cidade em destaque no cenário nacional”.

O prefeito eleito de Corumbá, Gabriel Alves de Oliveira, que assumirá o cargo em 2025, também esteve presente na solenidade, ao lado da vice-prefeita Bia Cavassa, e enfatizou a relevância do apoio antecipado para a organização do carnaval. “Com esse repasse garantido, as escolas de samba e os blocos oficiais terão a tranquilidade necessária para se prepararem com antecedência, assegurando que os desfiles do próximo ano sejam ainda mais grandiosos e representativos da nossa cultura”.

Preparativos

A Liesco já deu o “pontapé” inicial para o carnaval 2025. Em setembro, um sorteio definiu a ordem de apresentações das agremiações, e os desfiles estão marcados para os dias 2 e 3 de março, domingo e segunda-feira, dentro do período oficial do carnaval no Brasil, que acontecerá entre os dias 1 e 5 de março.

Dez escolas vão à passarela do samba: Império do Morro, Unidos da Vila Mamona, A Pesada, Acadêmicos do Pantanal, Estação Primeira do Pantanal, Mocidade Independente da Nova Corumbá, Imperatriz Corumbaense, Unidos da Major Gama, Caprichosos de Corumbá e Marquês de Sapucaí. A Império do Morro, atual campeã, busca defender o título.

Além das escolas de samba, a folia corumbaense também conta com a participação de diversos blocos carnavalescos, incluindo oficiais, independentes e de sujos. Em 2024, 11 blocos oficiais desfilaram na avenida General Rondon.

Lucas Castro, Comunicação Setesc
Foto de capa: Arquivo
Internas: Lucas Castro

Energia Social e Mais Social: beneficiários têm um mês para fazer recadastramento

Energia Social e Mais Social: beneficiários têm um mês para fazer recadastramento

O prazo de recadastramento para quem recebe o Mais Social e o Energia Social: Conta de Luz Zero está acabando. O último dia é 31 de dezembro.

São programas da Sead (Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos) que beneficiam pessoas como Márcia Angelita da Silva Correa, responsável por sustentar sozinha a casa com quatro filhas, em Itahum, distrito de Dourados. Para não deixar faltar comida no prato das meninas, que têm entre 6 e 20 anos, ela conta com o Mais Social. Márcia já se recadastrou e não teve dificuldade. “Esperei pouco tempo para me atenderem. Foi bem tranquilo”, diz.

O programa ajudou ela no momento de maior dificuldade. “Eu recém tinha me divorciado e o Mais Social me ajudou e continua me ajudando. Eu não tinha serviço e nem nada. É uma benção, que chegou para somar. Eu sei que todo mês vai chegar essa ajuda importante para quem tem uma família grande como a minha. Recentemente consegui me tornar monitora de ônibus escolar e faço diária, mas ainda preciso desse benefício para compra de comida e gás de cozinha”, conta.

Esse é o objetivo do Mais Social: promover segurança alimentar e melhoria de qualidade de vida das famílias em situação de vulnerabilidade social e insegurança alimentar e nutricional. O beneficiário recebe um cartão no valor de R$ 450,00 que pode ser utilizado para compra de alimentos, gás de cozinha e produtos de limpeza e de higiene. É proibida a aquisição de bebida alcoólica e produtos à base de tabaco, sob pena de exclusão do beneficiário do programa.

No caso do Mais Social, os beneficiários estão sendo convocados pela equipe em cada cidade e região. Quando forem chamados, devem levar os documentos pessoais e comprovantes solicitados. E quem tiver dúvidas sobre o recadastramento pode telefonar para (67) 3368-9000.

Energia Social

Já no Energia Social não há convocação. Basta acessar o site https://www.energiasocial.ms.gov.br. Outras opções são ir ao Cras (Centro de Referência em Assistência Social) mais próximo da residência, até uma sede do Mais Social ou mesmo a uma agência da Sanesul. Em Campo Grande, a sede do Mais Social fica na Rua Barão de Ladário, 85, na Vila Sobrinho.

“É muito importante que todos os beneficiários do programa Energia Social, aquele que vem com a conta de luz quitada pelo Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, se recadastre, porque, pela lei, aquele que não se recadastrar até o dia 31 de dezembro de 2024 não terá mais a sua conta de energia paga”, explica a secretária Patrícia Cozzolino, da Sead.

Quem ainda não tem o benefício, mas se enquadra nos critérios, também pode se cadastrar. Por meio do programa, o Governo de Mato Grosso do Sul faz o pagamento da conta de energia elétrica de famílias de baixa renda residentes no Estado e assim garante a continuidade do serviço essencial e ajuda quem mais precisa para que não falte dinheiro para compra de comida e remédios.

O programa vale para imóveis residenciais, seja em área urbana ou rural, com consumo mensal até 220 kWh. O titular não pode ser proprietário de mais de um imóvel residencial, deve ser beneficiário do Programa Tarifa Social de Energia Elétrica do Governo Federal, ter renda familiar mensal per capita igual ou inferior a meio salário mínimo nacional e renda familiar mensal total de até dois salários mínimos nacionais.

Paulo Fernandes, Comunicação Sead
Foto: Divulgação/Sead

‘Somos todos cidadãos sul-mato-grossenses’, frisa secretária após Governo de MS solucionar crise de água em Dourados

‘Somos todos cidadãos sul-mato-grossenses’, frisa secretária após Governo de MS solucionar crise de água em Dourados

Com ações efetivas e assumindo o papel de mediador, o Governo de Mato Grosso do Sul contribui para resolver o problema da falta de água na Reserva Indígena de Dourados. Este trabalho com órgãos federais, lideranças indígenas e municipais fez a diferença na busca de soluções às comunidades: serão construídos novos poços de captação de água potável e ofertados caminhões pipas diariamente nas aldeias até que as obras dos poços sejam concluídas.

A solução foi apresentada na reunião de quinta-feira (29) pela secretária estadual de Cidadania, Viviane Luiza, junto com as demais autoridades do munícipio de Dourados. Este encontro, inclusive, já estava marcado para ocorrer na cidade, fruto de um planejamento e estudo iniciado no ano passado.

“Nós enquanto Estado desde domingo, dia 24, quando nos foi solicitada ajuda pelo DSEI, disponibilizamos o abastecimento na RID com caminhões pipas da Sanesul. E a questão da água já vem sendo discutida desde o ano passado, quando o Governo do Estado mesmo não tendo a competência para tal gestão, se propôs a fazer o estudo e a elaboração do projeto para uma solução definitiva”, afirmou a secretária.

Durante o encontro, a secretária destacou que o governador Eduardo Riedel sempre se colocou à disposição para levar a solução a este problema. “O governador nos diz que não há uma classe de cidadãos, não há um cidadão municipal, estadual ou federal, são todos cidadãos sul-mato-grossenses. E nós vamos trabalhar junto com o Governo Federal e demais órgãos para a resolução desse problema que perdura há mais de 20 anos”, completou Viviane.

O Estado assumiu o compromisso de perfurar dois poços na reserva para captar água potável nas aldeias Jaguapiru e Bororó, com previsão das obras ficarem prontas até 15 de março de 2025. Até lá as aldeias serão abastecidas diariamente com caminhões pipas ofertadas pelo Estado. O investimento previsto para obra é de R$ 490 mil.

O Governo de Mato Grosso do Sul se empenhou como mediador e participante de toda esta discussão para chegar uma solução que atenda as comunidades. “Eu acredito que essa união de esforços está escrevendo uma nova história na vida dessas pessoas, que poderão viver com mais dignidade e com os seus direitos garantidos”, descreveu a secretária.

A ministra dos Povos Indígenas do Brasil, Sônia Guajajara, explicou as atribuições dos órgãos e reconheceu a importância das parcerias para se obter os resultados desejados. “Temos trabalhado estas parcerias e articulações para resolver este problema. Na verdade, a responsabilidade direta é do Ministério da Saúde, por meio da Secretaria Especial de Saúde Indígena, mas o Ministério dos Povos Indígenas não se isenta desta responsabilidade e segue com esta parceria com estes órgãos”.

 O Governo Federal se comprometeu a disponibilizar R$ 2 milhões para perfuração de quatro poços definidos a partir de estudos a serem elaborados a partir de 3 de dezembro, com previsão de início das obras em janeiro de 2025. Também vai definir em dezembro o emprego de R$ 2 milhões para serem empregados no abastecimento de água da RID Dourados.

“Esta conjunção das esferas estadual, municipal e federal era necessário por envolver uma questão complexa, que precisava ser enfrentada. Estes recursos do Governo Federal, somados aos caminhões pipa e poços do Governo do Estado representam um incremento muito relevante. Nós verificamos uma sensibilização para uma resolução estrutural”, afirmou o procurador do Ministério Público Federal, Marco Antônio Delfino de Almeida.

Leonardo Rocha, Comunicação Governo de MS
Fotos: Ewerton Pereira