maio 5, 2023 | Polícia
O governador do estado de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, teve seu celular clonado na manhã desta sexta-feira (5) em uma ação criminosa que vem se tornando cada vez mais comum nos dias de hoje. A notícia foi divulgada oficialmente pela equipe de comunicação do governo estadual, que informou que todas as medidas necessárias já foram adotadas para lidar com essa situação.A clonagem de celular é uma prática criminosa que tem afetado muitas pessoas em todo o mundo, inclusive pessoas em posição de autoridade. Por isso, é fundamental que todos estejam cientes dos riscos e tomem as medidas necessárias para proteger suas informações pessoais e confidenciais.
No caso do governador Eduardo Riedel, a equipe de segurança do governo estadual está trabalhando para garantir a segurança do governador e a privacidade de suas informações. Todas as medidas necessárias já foram tomadas para resolver a situação, e a equipe responsável está trabalhando em conjunto com as autoridades para identificar os responsáveis e tomar as medidas cabíveis.
Com informações A Crítica*
maio 5, 2023 | Polícia
PMA, Bombeiros e biólogos e veterinários do RARAS de Bonito resgatam anta de 270 kg ferida à margem de rodovia depois de atropelada
Campo Grande (MS) – Policiais Militares Ambientais e Militares do Corpo de Bombeiros de Bonito, juntamente com veterinários e biólogos do Recinto de Amparo e Reabilitação de Animais Silvestres (RARAS) realizaram o resgate de uma anta atropelada. Ontem (4) às 16h00, uma equipe da PMA recebeu um comunicado de uma usuária da rodovia, de que no km 26 da rodovia MS 382, no município de Bonito, a 38 km da cidade, de que havia um animal silvestre da espécie Tapirus terrestris (anta), que estava ferido à margem da rodovia, depois de ter sido atropelado e não conseguia se levantar.
Os Policiais foram juntamente com os Bombeiros e os técnicos do RARAS rapidamente ao local, confirmaram a informação e verificaram que o animal possuía vários ferimentos provocados por atropelamento e tinha dificuldades de locomoção. A anta, um macho adulto, com aproximadamente 270 kg, recebeu os primeiros atendimentos pelo médico veterinário no local e foi resgatada, colocada na viatura e levada urgentemente para atendimento no Recinto de Amparo e Reabilitação de Animais Silvestres (RARAS), que tem ajudado muito a PMA nos casos com animais feridos. O veículo envolvido no acidente não foi localizado.
maio 4, 2023 | Polícia
Policiais do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) recuperaram, na madrugada desta quinta-feira um Hyundai Creta, de cor prata, envolvido nos crimes de Estelionato e Apropriação Indébita registrados pela Polícia Civil de São Paulo.
A ação policial ocorreu durante um patrulhamento ostensivo na cidade de Maracaju. Os militares deram a ordem de parada a um comboio de veículos que seguiam pela BR-267. Os condutores fugiram e acessaram a rodovia MS-164, onde o condutor do Creta, de 31 anos de idade, foi alcançado e abordado.
Durante a checagem dos agregados do veículo localizou-se um registro de Estelionato do dia 31/03/2023 e outro por Apropriação Indébita, do dia 12/04/2023. O homem disse que foi contratado para pegar o veículo em Campo Grande e entregá-lo ou em Ponta Porã ou em Pedro Juan Caballero, no Paraguai. Disse, ainda, que retornaria à Capital com uma carga de cigarros.
O rádio de comunicação instalado no Hyundai Creta foi entregue na Delegacia da Polícia Federal de Dourados. Já o veículo e o condutor foram entregues na Defron (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Fronteira), em Dourados.
A ação envolvendo os policiais do DOF aconteceu dentro da Operação Hórus, parceria da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública com o Ministério da Justiça e Segurança Pública.
maio 4, 2023 | Polícia
A PF está cumprindo mandados de prisão contra CACs que não preenchem requisitos legais de idoneidade para ter armas de fogo
A Polícia Federal deflagrou operação nesta quinta-feira (4) para prender pessoas que não recadastraram armas de fogo dentro do prazo, encerrado nesta quarta (3) – e que, além disso, têm mandados de prisão em aberto por crimes violentos ou dívidas de pensão alimentícia.
“Hoje a Polícia Federal está cumprindo mandados de prisão contra CACs (caçadores, atiradores e colecionadores) que não preenchem requisitos legais de idoneidade para ter armas de fogo. Estas também estão sendo apreendidas. Será uma linha permanente de trabalho da PF”, publicou o ministro da Justiça em uma rede social.
Segundo a PF, pessoas com esse tipo de mandado de prisão sequer poderiam ter acesso às armas de fogo – e para piorar, agora também não têm posse legal dessas armas.
Até as 18h30 desta quarta, 942.001 armas tinham sido recadastradas. O número já tinha superado o total de armas registradas anteriormente no Sigma, sistema mantido pelo Exército (933.233).
A partir de agora, o governo trabalha com um único registro – o do Sinam (Sistema Nacional de Armas), sob controle da Polícia Federal.
O recadastramento das armas não extingue a necessidade de que o dono atenda a requisitos específicos para comprar, manter armas em casa, transportar essas armas ou andar com elas em área pública, por exemplo.
“Uma vez que a existência de mandado de prisão quebra o requisito da idoneidade para obtenção do porte de arma de fogo, estão sendo adotadas medidas de apreensão cautelar de armamentos e documentos encontrados, para posterior processo de cassação de porte ou registro de arma de fogo, por parte da PF, além de comunicação ao Exército Brasileiro, para cassação das autorizações concedidas aos CAC’s”, diz material divulgado pela Polícia Federal.
A TV Globo apurou que a PF também deve focar, com prioridade, cadastros não renovados de pessoas com grandes arsenais e armas de grosso calibre.
Segundo o ministro da Justiça, Flávio Dino, a partir de agora a Polícia Federal irá atrás de todos que não cumpriram a determinação de recadastrar as armas. As operações, no entanto, devem ser divididas para atender a prioridades (como os mandados em aberto e os grandes arsenais, por exemplo).
maio 4, 2023 | Polícia
“Eu sei dessa história da Marielle, toda irmão, sei quem mandou. Sei a p**** toda. Entendeu?…”. Investigadores gravaram a afirmação em conversa telefônica
O militar da reserva do Exército Ailton Barros, preso nesta quarta-feira (3) pela Polícia Federal (PF) na operação sobre cartões de vacina fraudados, disse que sabe quem mandou matar a vereadora Marielle Franco. O crime ocorreu em 2018. A afirmação de Barros foi feita durante uma conversa entre o militar e o então ajudante de ordens de Bolsonaro, Mauro Cid, também preso na operação.
Em uma das conversas que foram captadas com autorização judicial pelos investigadores, Ailton Barros citou o nome do ex-vereador do Rio de Janeiro Marcelo Siciliano, eximindo-o de responsabilidade no assassinato de Marielle e Anderson Gomes, motorista da vereadora na noite do crime.
Ao justificar que o ex-vereador não tem relação com o caso e que teria sido alvo de perseguição política, Barros citou que sabe quem foi o responsável pelo assassinato de Marielle. “Eu sei dessa história da Marielle, toda irmão, sei quem mandou. Sei a p**** toda. Entendeu? Está de bucha nessa parada aí”, afirmou.
A fala sobre o assassinato foi captada aleatoriamente pela polícia e deve ser investigada no inquérito específico sobre o caso Marielle.
Em 14 de março de 2018, Marielle Franco e Anderson Gomes foram baleados dentro do carro em que transitavam na região central do Rio de Janeiro. Há duas investigações em curso. A primeira apura quem são os mandantes dos assassinatos. Em outro processo sobre investigação, o policial militar reformado Ronnie Lessa deve ser levado a júri popular. Ele é acusado de ser um dos executores do assassinato.
Siciliano foi alvo de busca e apreensão na manhã desta quarta-feira. O nome dele foi envolvido na investigação sobre o assassinato de Marielle e Anderson por uma pessoa que se identificou como testemunha, mas que retirou as acusações posteriormente.
Cartões de vacina
De acordo com o relato da Polícia Federal (PF) na Operação Venire, Cid articulou a emissão de cartões falsos de vacinação para covid-19. Primeiro para sua esposa, Gabriela Santiago Cid, e suas duas filhas, e depois para o ex-presidente Jair Bolsonaro e sua filha, menor de idade.
O ex-vereador, segundo Barros, teria intermediado a inserção de dados falsos no sistema do SUS para beneficiar a esposa de Cid, Gabriela Santiago Cid.
Na avaliação dos investigadores da PF, Ailton Barros solicitou que, em troca da ajuda com os cartões de vacina, Cid intermediasse um encontro de Siciliano com o cônsul dos Estados Unidos para resolver um problema com o visto do ex-vereador devido ao seu suposto envolvimento no caso Marielle.
maio 4, 2023 | Polícia
Além de Mato Grosso do Sul, operação é deflagrada em mais sete estados brasileiros e cumpre 30 mandados de prisão
Mato Grosso do Sul é um dos estados alvos da Operação Downfall, da Polícia Federal, deflagrada na manhã desta quinta-feira, 04 de maio, pelo tráfico internacional de drogas. Até o momento, dois foram presos em Campo Grande e quatro em Dourados. O envio de entorpecentes tinha como destino a Europa.
Conforme a Polícia Federal, a Operação tem como objetivo reprimir e desarticular uma organização criminosa especializada no tráfico internacional e interestadual de drogas com diversas ramificações no país. Cerca de 350 policiais federais, 130 policiais civis e 25 auditores da Receita Federal estão à 30 mandados de prisão preventiva e 87 mandados de busca e apreensão em Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Goiás e Espírito Santo.
Também foram decretadas medidas patrimoniais de sequestro de imóveis, bloqueio de bens e valores existentes nas contas bancárias e aplicações financeiras dos investigados, que totalizam um valor estimado de aproximadamente R$ 1 milhão.
Investigações – As investigações revelaram que a organização constituiu logística para operacionalizar as ações de narcotráfico interestadual e internacional, que abrange desde a produção da droga no exterior, seu posterior ingresso e transporte dentro do território nacional, distribuição interna, preparação e o envio dos carregamentos de cocaína para o exterior utilizando principalmente o modal marítimo.
Grande parte da droga movimentada pelo grupo tinha como destino os portos da Europa e, para isto, atuavam predominantemente na região do Porto de Paranaguá (PR). Foram identificadas diversas apreensões de carregamentos de cocaína vinculados a atuação da organização criminosa e também foram realizadas prisões em flagrante e apreensões de droga no decorrer da investigação, totalizando aproximadamente 5,2 toneladas de cocaína.
Além do esquema de narcotráfico, alguns dos seus integrantes também estão envolvidos com outras práticas criminosas, como homicídios e o tráfico de armas de fogo, munições e acessórios.As investigações revelaram ainda que lideranças dessa Organização Criminosa empregavam diversas metodologias para ocultar e dissimular a procedência ilícita.
Nesse contexto, apurou-se que o principal esquema financeiro para promover a lavagem do dinheiro proveniente do tráfico internacional de drogas era o investimento no setor imobiliário do litoral de Santa Catarina. As investigações também constataram pagamentos de imóveis de luxo com altas quantias de dinheiro em espécie sem a devida comunicação aos órgãos competentes, bem como a utilização de interpostas pessoas para ocultar a identidade do real adquirente.