jun 27, 2023 | Polícia
No último final de semana (25 e 26/06) a Polícia Militar Ambiental de Miranda prestou apoio aos Institutos Reprocon e Onça Pintada durante o monitoramento e avaliações clínicas de uma onça pintada macho, na região do Morro do Azeite. O animal foi capturado e sedado posteriormente, passou por vários exames, dentre eles Raio-X, ultrassonografia e coleta de sangue, para avaliar o estado de saúde do animal.
Além disso, foram instaladas câmeras no local onde a onça já havia sido avistada, inclusive interagindo com outras e foi colocada uma coleira para monitorar e avaliar o comportamento do animal. Após todo o procedimento, o animal foi solto em seu habitat.
A ação ocorreu em razão de informações de que um animal não identificado, no local tido como “barranco do batomucho”, havia ingerido alimento juntamente com anzol. Durante a inspeção do local onde o animal se encontrava, foram localizadas fezes com linha de pesca, o que corrobora as informações, porém no exame realizado não foi localizado anzol no interior do animal.
Ademais, segundo informações algumas pessoas que frequentam a região com fins de pesca e turismo, desprovidos de conhecimento, estão alimentando os animais que habitam o local. Importante salientar que quem alimenta animal silvestre em vida livre incorre em crime ambiental previsto no inciso VIII do Art. 3º Lei Estadual nº 5.673, com pena prevista de detenção de três meses a um ano, além de incorrer em infração ambiental conforme Art. 29 do Decreto Federal 6514, cuja multa prevista é de R$ 500,00 (quinhentos reais) a R$ 3.000,00 (três mil reais) por indivíduo. As equipes envolvidas na ação, ainda, colocaram placas informativas acerca do assunto às margens do Rio Miranda.
jun 26, 2023 | Polícia
A 3ª Vara Federal de Campo Grande autorizou a alienação antecipada e leilão de bens apreendidos na Operação La Casa de Papel. São carros, lancha e caminhão, que podem render até R$ 1 milhão, e pertencem a grupo acusado de dar o golpe de R$ 4,1 bilhões em 1,3 milhão de investidores em vários países.
A Polícia Federal e o Ministério Público Federal (MPF) solicitaram autorização para alienação dos bens e irem a leilão que foram confiscados nos estados de São Paulo e Rio Grande do Sul. Os órgãos argumentam que se os veículos ficarem parados, poderão perder valor rapidamente e ficarem deteriorados.
Entre os itens listados estão uma Mercedes Benz GLC 250 4MATIC importada, avaliada em R$ 260 mil, com bancos de couro e acabamentos “cromados” e “black-piano”; um Volvo Xc90 T8 Inscript, precificado em R$ 258 mil; uma lancha de R$ 118 mil e um caminhão Volkswagen de R$ 108,4 mil.
Há ainda um HB20, avaliado em R$ 41,3 mil, dois reboques de transportes no valor de R$ 31 mil cada, e um jet ski Sea Doo GTI SE 155, que deve render pelo menos R$ 50 mil. No total, os bens partem do valor somado de R$ 900 mil.
O juiz Bruno Cezar da Cunha Teixeira, titular da 3ª Vara Federal, autorizou a alienação e leilão dos veículos. Alguns, como a HB20 e a Mercedes Benz ainda possuem pendências a serem sanadas, antes de serem ofertados.
Agora devem ser elaborados o edital, divulgação e demais atos pelo leiloeiro designado, devendo informar as datas dos leilões.
Os valores obtidos com a arrematação dos bens deverão ser depositados em contas judiciais vinculadas ao juízo, para cada bem arrematado, de forma individual, sendo as contas vinculadas aos autos e ali conservados até a sua restituição, perda ou destinação por ordem judicial.
O arrematante não responde por débitos anteriores à arrematação. Devendo, por ocasião do leilão, ser cientificado de que deverá requerer diretamente aos órgãos pertinentes o levantamento das restrições ao Detran, Secretaria da Fazenda, prefeitura municipal ou outro órgão competente pela exclusão e baixa dos ônus.
Os veículos são ligados aos réus da Operação La Casa de Papel, deflagrada pela Polícia Federal em outubro de 2022. O pastor evangélico Ivonélio Abrahão da Silva, 48 anos; Patrick Abrahão Santos Silva, 24, filho de Ivonélio e marido da cantora Perlla; os empresários Fabiano Lorite de Lima, 44, e Diorge Roberto de Araújo Chaves, 59, Diego Ribeiro Chaves, 34.
O grupo é réu por organização criminosa, lavagem de dinheiro, operação ilegal de instituição financeira, gestão fraudulenta e crime contra o patrimônio da União e ambiental.
Fonte: ojacare.
jun 26, 2023 | Polícia
Em considerável parcela do relatório da operação Cascalhos de Areia, deflagrada pelo MPE (Ministério Público Estadual) para investigar contratos de obras da Prefeitura de Campo Grande, se destaca um nome: Edcarlos Jesus Silva.
Aos 42 anos, ele está ligado a três empresas, contratadas por R$ 326 milhões pela administração municipal, apesar das suspeitas da promotoria sobre a capacidade da execução das obras, diante do número insuficiente de máquinas e pessoal para cumprir contratos.
Conforme cadastro na Receita Federal, o empresário é o único dono da MS Brasil Comércios e Serviços, contratada para locação de maquinário e caminhões. A empresa funciona em rua residencial do Jardim Paulista, na Capital.
Edcarlos também é um dos donos da Engenex Construções, que firmou contratos com a prefeitura de Campo Grande para conservação de vias não pavimentadas em bairros das regiões urbanas do Lagoa e Imbirusssu. Levantamento do MPE coloca em xeque a realização dos serviços, com suspeita de superfaturamento e valores pagos sem qualquer fiscalização. Nesta empresa, Edcarlos tem 90% das cotas e é sócio do sobrinho Paulo Henrique Silva Maciel (10%).
A Engenex foi aberta em 2011 por Mamed Dib Rahim, empresário que foi alvo do Gaeco em 2020 na operação Penúria (superfaturamento de cestas básicas vendidas ao governo na pandemia). No ano de 2021, Mamed deixou o quadro societário, apesar de a empresa estar no azul, com saldo remanescente de R$ 10,1 milhões em contratos com a prefeitura.
Com capital social de R$ 950 mil, a empresa funciona em imóvel no Jardim Monte Alegre, num endereço compartilhado com a JR Comércios e Serviços Ltda, que mantém contratos de R$ 224 milhões com a Prefeitura da Capital pela locação de maquinários e caminhões. Aqui, a suspeita é de que Edcarlos seja sócio oculto.

Engenex e JR Comércios compartilham mesmo endereço no Jardim Monte Alegre. (Foto: O Jacaré)
Oficialmente, a JR é de propriedade de Adir Paulino Fernandes, 65 anos, sogro de Edcarlos. Ao ser preso por posse irregular de arma de fogo, Adir contou que vende queijo e tem renda mensal de R$ 2.500.
A investigação revelou que o genro tinha procuração do sogro, com plenos poderes sobre a JR Comércios e Serviços. Outorgado em abril de 2019, o documento não tem prazo de validade e concedia plenos amplos poderes a Edcarlos. A empresa tem capital social de R$ 500 mil.
A ligação de Edcarlos Jesus Silva com a JR foi identificada na análise de dados de Mamed Dib Rahim na Operação Penúria, onde e-mail informa que Edcarlos também era responsável direto pela JR Comércios.
Edcarlos também é alvo de ação na Justiça da Operação Toque de Midas, em que a PF (Polícia Federal) apurou irregularidade em licitações da Prefeitura de Paranhos.
“Através de pesquisas em fontes abertas, apurou-se que Edcarlos Jesus Silva possuiu vínculos e/ou representou várias empresas, que atuam em variados ramos, durante licitações públicas, inferindo-se que tenha atuado/atua como prestador de serviços e/ou especialista em licitações”.
Fonte: ojacare
jun 26, 2023 | Polícia
Policiais do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) apreenderam na madrugada desta segunda-feira (26/06), uma caminhonete Ford/F350 com placas e chassi adulterados. O veículo estava abandonado às margens da MS-180 em Iguatemi.
Os policiais faziam patrulhamento pela rodovia quando avistaram o veículo parado de forma suspeita. Em checagem foi constatado que tanto a placa quando o chassi correspondiam a outros veículos.
Diligências foram feitas na região, mas nenhum suspeito localizado. A caminhonete foi encaminhada à Delegacia da Polícia Civil de Iguatemi.
A ação envolvendo os policiais do DOF aconteceu dentro da Operação Hórus, parceria da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública com o Ministério da Justiça e Segurança Pública.
jun 26, 2023 | Polícia
Uma mulher de 25 anos de idade foi presa em flagrante pelo DOF (Departamento de Operações de Fronteira) com 15 quilos de maconha, na MS-156 em Amambai. A droga estava escondida em meio a alimentos de uma cesta básica.
Os policiais faziam bloqueio na rodovia, que liga as cidades de Amambai e Caarapó, quando abordaram um ônibus que fazia o itinerário Coronel Sapucaia/Campo Grande.
Para tentar esconder o entorpecente a autora colocou diversos tabletes dentro das embalagens como em pacotes de arroz, farinha e sabão em pó. Ela afirmou aos policiais que pegou o material em Coronel Sapucaia e levaria até a cidade São Paulo (SP) onde receberia R$ 3 mil pelo transporte.
O material apreendido, avaliado em aproximadamente R$ 31 mil, foi encaminhado à Delegacia da Polícia Civil de Amambai, juntamente com a mulher presa em flagrante.
A ação envolvendo os policiais do DOF aconteceu dentro da Operação Hórus, parceria da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública com o Ministério da Justiça e Segurança Pública.
jun 25, 2023 | Polícia
Jonas Miguel Martinez Sanabria, de 26 anos, foi morto na noite desse sábado (24), no bairro Nova Esperança no município de Bela Vista, após sair de uma festa junina e invadir a casa de um cadeirante com quem tinha rixa.
Segundo informações do Jardim MS News, a vítima estava em uma festa junina, realizada na rua Vazante da Prata, e resolveu invadir a residência em frente ao local, onde moraria um jovem que é cadeirante e teria um desentendimento antigo com ele
No quintal da casa, ele tentou atingir o cadeirante, mas o pai da vítima interveio e acertou Jonas com um único golpe de faca no abdômen. O Corpo de Bombeiros foi acionado, mas quando chegou ele já estava morto.
A Polícia Militar foi ao local e prendeu o pai do cadeirante, além de preservar o local até equipe de perícia científica de Jardim chegar até a casa
Ainda segundo o portal, o corpo de Jonas foi encaminhado para o IML (Instituto Médico Legal) em Jardim, e liberado posteriormente à Pax Sudoeste para velório e sepultamento na cidade de Bela Vista.

Jonas Miguel Martinez foi morto por um unico golpe de faca