jul 4, 2023 | Polícia
A Polícia Federal e autoridades paraguaias realizaram uma grande operação na sexta-feira, 30, para tentar prender o megatraficante de drogas Antônio Joaquim Mota, conhecido como Motinha ou Dom, em Ponta Porã, no Mato Grosso do Sul, e em Pedro Juan Caballero, no país vizinho. Dias antes da operação, um vazamento de informações, na visão da PF, permitiu que Dom fugisse de helicóptero de sua fazenda no lado paraguaio. Mesmo assim, seis membros da grupo criminoso foram presos.
De acordo com a PF, o traficante coordena uma sofisticada organização criminosa paramilitar a serviço do tráfico internacional de drogas. O grupo conta com paramilitares brasileiros e estrangeiros com experiência em conflitos internacionais, recrutados pela sua experiência.
A Justiça Federal expediu 11 mandados de busca e apreensão e 12 mandados de prisão contra nove brasileiros, um italiano, um romeno e um grego, em uma operação policial simultânea no Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, São Paulo e Rio Grande do Sul. Mesmo sem a prisão de Dom, a PF afirma que conseguiu desarticular
A operação foi chamada de Magnus Dominus (Todo Poderoso, em latim), referência ao líder do grupo criminoso que se autointitula “Dom”, uma referência a Dom Corleone, do filme “O Poderoso Chefão”. “Para viabilizar o cumprimento simultâneo de medidas no Paraguai, foi implementada intensa cooperação policial direta com as autoridades paraguaias, contando também com a participação do Ministério Público Federal”, diz a PF em nota.
O Estadão apurou que as autoridades brasileiras suspeitam de vazamento de informações do lado paraguaio da operação. Um dia antes, um helicóptero pousou no lado estrangeiro a fazenda e permitiu a fuga do traficante. É a segunda vez que ele consegue escapar às vésperas de uma grande operação.
PF suspeita que Motinha tenha recebido informações da polícia paraguaia, que nega a informação
Antônio Joaquim Mota é o atual líder do chamado “clã Mota”, organização criminosa que já atuou no contrabando de cigarros, aparelhos eletrônicos e agora se especializou no tráfico internacional de drogas. Motinha teria negócios com grandes traficantes que atuavam na região e que estão presos, como Sérgio de Arruda Quintiliano Neto, o Minotauro.
Durante as investigações, a Polícia Federal constatou que a organização criminosa possui grande poder bélico, com coletes balísticos, drones, óculos de visão noturna, granadas, além de armamento de grosso calibre, a exemplo de fuzis .556, 762 e .50, este capaz de perfurar blindagens e abater aeronaves.
Na operação, foram realizadas duas prisões em Minas Gerais, uma em São Paulo, uma no Rio Grande do Sul, e duas em Mato Grosso do Sul. Um dos presos em MS seria policial militar da ativa. Além dos suspeitos presos, a PF apreendeu cerca de 14 armas, além de 40 caixas de munição, seis granadas e colete balístico.
Fonte: Correio do Estado
jul 3, 2023 | Polícia
A polícia ainda procura pela cabeça do jogador Hugo Vinicius Skulny Pedrosa, de 19 anos, que teve parte do corpo encontrado esquartejado no rio Iguatemi, em Sete Quedas, nesse domingo (2). O jovem ficou desaparecido por sete dias após ter ido a uma festa em Pindoty Porã, no Paraguai.
“A gente não esperava que isso teria acontecido. As partes do corpo foram encontradas, mas a polícia não encontrou a cabeça do meu irmão, a polícia disse que não vão parar até encontrar. Como alguém tem coragem de fazer isso? Isso é cruel e sem escrúpulos”, disse a prima do jovem e que considerava o jogador como irmão, Andressa Skulny.
A Polícia Civil ainda faz buscas pelas outras partes do corpo de Hugo. As investigações do caso apuram a motivação para o crime brutal.
O reconhecimento do corpo do jogador de futebol foi feito a partir de uma tatuagem que o Hugo tinha no braço, com o nome do pai, falecido há cerca de 2 anos. As partes do corpo encontradas foram levadas para o Instituto de Medicina e Odontologia Legal (IMOL) e ainda não foram liberadas.
Corpo encontrado
O corpo do jogador de futebol Hugo Vinicius Skulny Pedrosa foi encontrado nesse domingo (2), no rio Iguatemi, em Sete Quedas (MS). O atleta de 19 anos estava desaparecido desde o dia 25 de junho, quando foi a uma festa no município vizinho de Pindoty Porã, no Paraguai.
De acordo com a Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Fronteira (Defron), Hugo foi esquartejado e teve as partes do corpo lançadas no leito do rio.
Os restos mortais foram encontradas durante uma operação de força-tarefa envolvendo as polícias Civil, Militar, Corpo de Bombeiros e Defron.
Quem era o jovem?
Apaixonado pelo futebol desde criança, e flamenguista roxo, foi na posição de atacante que o jovem se descobriu. De acordo com a prima do jogador, Andressa Skulny, o jovem morava com a avó materna e o irmão e não tinha atrito com ninguém.
“Moramos na fronteira seca, então ele só atravessou a rua e foi para essa festa, às 3h da manhã nossa avó ligou para ele, ele disse que a noite estava muito tranquila e legal e que logo chegaria em casa, que era para ela não se preocupar, mas ele não voltou, ele nunca mais vai voltar”, relata a prima, emocionada.
Em 2021, o atleta disputou o sub-17, pelo Seduc, onde foi destaque de partidas e até campeão na Copa Itu de Futebol Menores, em São Paulo.
“Ele fez parte do elenco de 2021, ele foi campeão da Copa Itu de Futebol Menores, em São Paulo. Ele também disputou a competição Ramom Pereira, em Campo Grande, por dois jogos ele foi considerado o melhor da partida. Era um garoto promissor, estava correndo atrás do sonho, sempre fazendo avaliações, tinha um comportamento exemplar”, relatou o presidente do Seduc, Wilson Lima.
jul 3, 2023 | Polícia
A Polícia Civil, por intermédio da Defron (Delegacia de Repressão aos Crimes de Fronteira), recuperou nesta sexta-feira (30/06), na cidade de Carapó, um veículo roubado no Estado da Bahia e prendeu dois homens em flagrante.
Os policiais deslocavam pela Avenida Presidente Vargas, perímetro urbano do município, quando abordaram o Honda/HRV, de cor preta com os dois suspeitos.
Durante entrevista, ambos apresentaram nervosismo excessivo e respostas desconexas, motivando a equipe a realizar vistoria minuciosa, bem como a realização de checagem dos agregados, que possuíam vestígios de adulteração.
Nas buscas, a Defron conseguiu encontrar a numeraçã da placa verdadeira do veículo e constatou que o automóvel havia sido roubado na Bahia. Questionada, a bupla confessou que havia sido contratada para realizar o transporte do carro até o Paraguai. Ambos foram conduzidos à sede da Defron e autuados em flagrante.
jun 30, 2023 | Polícia
Gilberto Maciel Nogueira foi encontrado morto na madrugada desta sexta-feira em sua chácara, na estrada que liga Guia Lopes a Bonito. Tudo indica que o empresário foi vítima de homicídio.
As suspeitas envolvem o proprietário de uma malharia na cidade de Jardim e sua esposa, que estavam em processo de divórcio e que a mesma teria um caso com o empresário Gilberto Maciel Nogueira, o Beto da União Suplementos Animal.
A mulher do suspeito estaria internada na cidade de Bonito, após ser agredida pelo marido. O suspeito do crime está foragido.
(Em atualização)
jun 30, 2023 | Polícia
Dia 29.06 a Polícia Militar apreendeu 400 quilos de drogas durante abordagem realizada na chamada ‘Vicinal da Uva’, localizada no município de Guia Lopes da Laguna. A equipe de Patrulha Rural do 11° Batalhão PM foi a responsável pela ocorrência que também culminou na prisão de um homem de 33 anos de idade.
O êxito da ação teve início quando a guarnição realizava o patrulhamento preventivo e ostensivo nos trechos rurais do município de Guia Lopes, e se depararam com uma caminhonete Chevrolet Blazer de cor prata, com placas de Campo Grande. Durante a abordagem de verificação das condições do veículo, o condutor assumiu estar transportando maconha no interior do carro, sendo detido imediatamente. No veículo foram encontrados aproximadamente 390 quilos de ‘maconha’ e 10 quilos de ‘skank’, totalizando 400 quilos de drogas apreendidas.
Dadas as circunstâncias apresentadas, o autor foi preso e as drogas apreendidas, sendo encaminhados à Delegacia de Polícia para as providências necessárias.
jun 29, 2023 | Polícia
Um homem foi preso suspeito de estuprar as sobrinhas e obrigar os sobrinhos a fazer sexo com as adolescentes enquanto ele assistia. O crime está sendo investigado pela Policia Militar (PM).
O abuso sexual ocorreu em Uruaçu, no norte do estado de Goiás, segundo a TV Anhanguera, afiliada da Rede Globo. O caso foi divulgado pela Polícia Civil na terça-feira (27).
De acordo com o delegado Peterson Amin, o homem também ameaçava matar as vítimas e os familiares delas caso elas não cumprissem o que ele pedia.
O investigador contou que o suspeito, não apenas fazia ameaças de morte, para conseguir cometer o crime, como também dizia que os adolescentes teriam partes do corpo “tiradas” por entidades espirituais, caso não cumprissem com o que era determinado por ele.
“Ele alegava para esses adolescentes continuarem fazendo esses “trabalhos” sob pena de eles morrerem ou dessas entidades fazerem algum mal a esses familiares”, explicou o delegado Peterson Amin.
A polícia informou que o tio das vítimas estuprava as duas adolescentes meninas e obrigava dois meninos meninos a fazer sexo com elas para que ele pudesse assistir.
Mais tarde, outros dois adolescentes, que também eram parentes do homem, foram obrigados a integrarem o esquema e cometerem os crimes sob comando dele.
Os crimes de estupro de vulnerável e abuso foram denunciados pela mãe de uma das vítimas, que foi até a Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher de Uruaçu e disse que o homem estaria ameaçando os envolvidos naquele exato momento. Com isso, a polícia localizou e prendeu o homem em flagrante.
Fonte: spdiario