ago 23, 2023 | Polícia
Embora a suspeita tenha sido surgido em abril de 2019, quatro anos e meio atrás, corre ainda sem desfecho no Judiciário sul-mato-grossense, uma causa em que a Igreja Adventista do Sétimo Dia, com templo no bairro Amambai, um dos mais antigos de Campo Grande, cobra a indenização no valor, ainda sem reajuste, de R$ 467 mil de um ex-tesoureiro da comunidade cristã que recebia os dízimos e ofertas dos religiosos e, ao invés de pôr na conta da igreja, catava o dinheiro para ele, segundo a denúncia.
No processo, há confissões e contestações do indiciado. Num dos reconhecimentos da dívida, o denunciado disse que, endividado, pegava o dinheiro, pagava a conta dele, incluindo agiota, e parte do volume desviado, apostava em loterias da Caixa Econômica Federal na esperança de ganhar algum prêmio e, com isso, devolver o recurso à igreja.
Já em sua defesa, disse nunca ter se apropriado do dinheiro dos dízimos e, sim, aplicado em questões da igreja, como obras de reforma, e não feito a contabilidade dos gastos de maneira adequada, daí a desconfiança contra ele.
ACUSAÇÃO
Assim que o denunciado, o ex-tesoureiro da igreja Emerson de Oliveira Camargo, 44, rebateu a acusação acerca do desvio, pastores da comunidade cristã apresentaram à Justiça um áudio gravado por pastores que se reuniram em junho de 2019 com o indiciado, em que ele confidencia o crime. O esquema do desvio teria ocorrido entre os anos de 2017 e 2019.
Um dos pastores da igreja pergunta ao ex-tesoureiro sobre o desvio de R$ 14 mil num só dia, que assim responde:
“Uma dívida que eu tinha lá particular. Na verdade, foi assim: que eu usei um pouco para jogar também. Eu jogava alto assim, na verdade, esse que era o problema”, afirmou Camargo, que acrescentou depois que usou parte do dinheiro desviado para pagar um agiota.
De acordo com a denúncia, Emerson Camargo confidenciou aos pastores que havia desviado dinheiro dos dízimos e das ofertas e não inserido os números no sistema contábil. Aos fiéis pagadores, o ex-tesoureiro emitia recibos falsos.
Ainda segundo o processo, Emerson Camargo, depois de confessar o crime, propôs a devolução de R$ 241 mil e que ia quitar a conta em 285 parcelas. Caso evoluísse a tentativa do acordo, o ex-tesoureiro levaria 23 anos para se livrar da encrenca a que se meteu. O negócio não prosperou.
Depois de contestar a versão de ex-tesoureiro, advogados que defendem a igreja reafirmaram o interesse de rever o dinheiro desviado:
“Ante o exposto, reitera-se o pedido na exordial, pugnando-se pela condenação do requerido ao pagamento de danos materiais à requerente no valor de R$ 467.915,35, rejeitando-se os argumentos trazidos em contestação. Requer-se, ainda, que o requerido seja condenado ao pagamento de multa de litigância de má-fé, por alterar deliberadamente a verdade dos fatos”.
O caso segue na 4ª Vara Cível de Campo Grande, que ainda não tem data definida para apontar um resultado, se a igreja deve, ou não, receber a indenização.
Dízimo é o termo usado pelos cristãos que doam parte do que ganham à igreja.
Fonte: Correio do Estado – Foto: Suposto contra igreja Adventista ocorreu entre os anos de 2017 e 2019 – DIVULGAÇÃO
ago 23, 2023 | Polícia
O segundo envolvido no estupro de uma menina de 7 anos, em fevereiro deste ano, foi preso nesta terça-feira (22) em Antônio João, a 319 km de Campo Grande, na fronteira com o Paraguai. A criança foi atacada quando ajudava a mãe a lavar roupas, na Aldeia Primavera.
O mandado de prisão temporária expedido pela Justiça foi cumprido por policiais civis da cidade. Segundo a polícia, a vítima e a mãe estavam lavando roupas no rio, mas em determinado momento a mulher teria ido até a casa da família buscar galão para pegar água e deixou a filha sozinha.
Quando voltava ao local, a mãe alegou ter ouviu o grito da criança e, ao procurá-la, a encontrou caída no chão sem roupas. No hospital da cidade, os profissionais de saúde questionaram a mãe sobre o que teria acontecido com a criança. A mulher apresentou versões contraditórias para o ocorrido.
A médica plantonista constatou que a menina apresentava diversas lesões na região genital e acionou o Conselho Tutelar e o Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social).
Segundo a polícia, ao ser ouvida por profissionais do Creas, a vítima demonstrou timidez e nervosismo, reservando-se a dizer que sua mãe sabia o nome de quem teria lhe “machucado”.
Durante as investigações, os policiais descobriram que a menina havia sido violentada sexualmente por dois indígenas da comunidade, e que a mãe havia se omitido até então, acobertando os autores.
Ouvida na delegacia, a mulher ainda tentou apresentar três versões, refutadas pela investigação. Ao final, decidiu dizer a verdade e revelou o nome dos autores. A pedido da autoridade policial, a Justiça decretou a prisão temporária da dupla. Um deles foi preso no dia 5 de abril e o outro nesta terça-feira.
Credito: Campo Grande News
ago 22, 2023 | Polícia
O DOF (Departamento de Operações de Fronteira) apreendeu na noite desta segunda-feira (21/08), na MS-468 em Dourados, mais de R$ 100 mil em cigarros contrabandeados do Paraguai, que eram transportados em um Fiat Palio. Um homem de 30 anos de idade foi preso em flagrante.
Os policiais faziam policiamento na zona rural do município, quando abordaram o veículo abarrotado com o material contrabandeado. Questionado, o motorista disse que carregou o carro em Pedro Juan Caballero (PY) e levaria até Campo Grande, onde receberia quatro mil reais pelo transporte.
Ao todo foram encontrados no veículo 1.925 pacotes de cigarros avaliados em, aproximadamente, R$ 110 mil. O material apreendido foi encaminhado à Delegacia da Polícia Federal em Dourados.
A ação envolvendo os policiais do DOF aconteceu dentro da Operação Hórus, parceria da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública com o Ministério da Justiça e Segurança Pública.
ago 21, 2023 | Polícia
Durante ação nos municípios de Santa Ana de Yacuma e Santa Rosa – localizados no departamento de Beni, na Bolívia – dois bolivianos e um brasileiro foram presos em operação de combate ao narcotraficante, com cocaína em dois aviões e materiais bélicos para proteção.
Conforme divulgado pela Força Especial de Combate ao Narcotráfico da Bolívia (Felcn), em uma das aeronaves, um avião branco listrado em vermelho, foram localizados 406 kg de entorpecente; enquanto o segundo veículo (com detalhes azuis) tinham amostras de cloridrato de cocaína.
Ainda, o brasileiro foi localizado vestindo um colete camuflado, carregando várias granadas nos bolsos, além da munição de uso militar M4, de grosso calibre, conforme repassado pelas autoridades ao noticiário local, El Deber.
Importante frisar que essa operação mira o narcotraficante uruguaio, Sebastián Marset, procurado inclusive na lista vermelha da Interpol e acusado até de jogar futebol com registro falsificado da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), sendo que o criminoso teria inclusive a proteção de milícias brasileiras, informa a Agência Ansa.
Ação orquestrada
Mirando possivelmente o território brasileiro, a droga estava embalada camuflada em “tijolos”, somando mais de quatrocentos quilos no avião branco e vermelho. Conforme a polícia, as amostras de cloridrato de cocaína foram localizadas na segunda aeronave.
Também, vale destacar que além dos três presos, há suspeita da participação de outros três criminosos estrangeiros, que conseguiram fugir pelas montanhas antes da chegada dos policiais. Com investigação em curso, tanto o brasileiro quanto os bolivianos, foram levadas para Trinidad.
Ainda, MaRset é acusado de ser líder de uma fuga, datada de 29 de julho em Santa Cruz, após o sequestro de três policiais da inteligência boliviana. Entretanto, não é confirmada ligação entre o narcotraficante uruguaio e os três indivíduos presos.
Além de ser procurado em seu país natal, Marset acumula mandados de prisão expedidos pelos governos de Bolívia e Paraguai, por crimes que passam pelo tráfico de drogas, mas incluem:
- Crime organizado
- Associação criminosa
- Privação de Liberdade
- Tráfico de armas e
- Legitimação de ganhos ilícitos
Somadas, as acusações por esses crimes podem render até uma década para o criminoso, segundo código penal da Bolívia.
Fonte: Correio do Estado
ago 19, 2023 | Polícia
Erotilde de Souza Fernandes, 67, não resistiu aos ferimentos e acabou morrendo na manhã deste sábado (19/8) na Santa Casa de Campo Grande. Ela era esposa de Ananias Costa Fernandes, 71. Os dois estavam na Toyota Hilux envolvida em acidente ocorrido na tarde de ontem (18/8), na BR-060, em Sidrolândia.
A mulher foi socorrida e encaminhada a um hospital local e depois levada à Capital.
Já Ananias teve o óbito registrado logo após a colisão.
Antônio César da Cruz, 58, que ocupava o mesmo veículo, foi encaminhado para atendimento médico, mas não há informações sobre o estado de saúde dele.
Os três seguiam na caminhonete quando, próximo a um posto de combustíveis, foi realizada conversão à esquerda.
Homem de 34 anos que trafegava no sentido contrário em uma Ford F-250 acabou atingindo o veículo deles em cheio.
Com o impacto, parte do veículo onde Ananias, Erotilde e Antônio estavam, chegou a ser arrancado.
O caso é investigado.

Casal seguia em uma Toyota Hilux quando houve o acidente – Foto: Divulgação
Fonte: Dourados News
ago 16, 2023 | Polícia
A tentativa de assalto aconteceu no centro da cidade
Nesta quarta-feira 16, um Subtenente da reserva da Polícia Militar reagiu a um assalto e matou dois indivíduos , no centro da cidade de Amambai.
O policial reagiu ao assalto e lutou com os dois homens, conseguindo alvejar os dois. Um morreu no banco do motorista e o outro no banco traseiro de sua caminhonete Toyota Hilux preta.
Dentro de instantes estaremos com mais informações.