dez 28, 2023 | Polícia
O motorista Vanderlei de Melo Carneiro, de 46 anos, morreu nesta quarta-feira (27) em decorrência de complicações causadas por um acidente de trânsito, um capotamento, em Bela Vista. Ele estava internado desde o feriado de Natal na Santa Casa de Campo Grande.
A irmã da vítima procurou a delegacia para relatar o fato e registrar o boletim de ocorrência, descrito como morte a esclarecer na Depac (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário) Cepol.
Na oportunidade, a familiar explicou para a polícia que Vanderlei foi encaminhado de Bela Vista para Campo Grande por uma ambulância do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e ficou sabendo que o irmão teria sofrido um acidente de trânsito e sido socorrido por uma pessoa desconhecida.
O acidente no qual ela se referia era possivelmente um capotamento na MS-384, próximo a cidade de Antônio João, onde Vanderlei teria sido arremessado do veículo Fiat Uno que ele conduzia. Uma testemunha teria passado pelo local e visto o carro danificado e capotado, buscando saber se tinha vítimas pelo local, quando encontrou o homem desacordado e fora do carro.
Durante o período de internação no hospital campo-grandense, a irmã relatou que foram feitos todos os procedimentos para mantê-lo vivo, mas em decorrência da gravidade do acidente, o motorista não resistiu e faleceu ainda pela manhã desta quarta.
Ainda na delegacia, a familiar relatou que recebeu fotos do carro que Vanderlei conduzia, no qual ficou bastante danificado com o capotamento.
Fonte: Jd1noticias
dez 27, 2023 | Polícia
São 78 reservas indígenas contempladas dentro da área de atuação do DOF, que compreende 53 municípios do Estado
O DOF (Departamento de Operações de Fronteira) divulga resultados positivos, de ações de enfrentamento aos crimes contra o patrimônio e contra a vida, em relação ao mesmo período de 2022.
*VEÍCULOS RECUPERADOS*
Este ano, as ocorrências do DOF envolvendo veículos furtados ou roubados em vários estados brasileiros cresceram 63%. São veículos que deixaram de ser usados no cometimento de crimes e, consequentemente, contra a vida. Até a presente data, os policiais militares do DOF recuperaram 155 veículos. As ocorrências em relação ao mesmo período do ano passado somaram 95 veículos.
*MANDADOS DE PRISÃO*
Já os mandados de prisão, cumpridos pela Águia da Fronteira, foram ainda maiores. Um aumento de 170%. Em 2022 foram retirados de circulação 23 foragidos da Justiça. Neste ano, as ocorrências chegam a 62 foragidos capturados. Essas pessoas foram presas em abordagens de rotina e em ocorrências de crimes transfronteiriços.
*ARMAS DE FOGO E MUNIÇÕES*
Em relação às armas de fogo ilegais, o DOF retirou de circulação 69% a mais que em 2022, quando foram apreendidas 29 unidades. Em 2023, esse número sobe para 49 armas de fogo de vários calibres. As apreensões de munições aumentaram 11%. Em 2022 foram retirados de circulação 741 projéteis e, neste ano, 823 unidades de vários calibres.
*PRISÃO POR TRÁFICO DE DROGAS*
As ocorrências envolvendo prisões por tráfico de drogas também cresceram. Foram 12% em relação ao ano de 2022, quando os militares prenderam 193 (40 homens e 153 mulheres). Já em 2023 foram presas 216 pessoas (47 homens e 169 mulheres).
*REDUÇÃO DA CRIMINALIDADE*
Conforme divulgado pela Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública), Mato Grosso do Sul registra diminuição dos índices de roubo na faixa de fronteira, que abrange 45 municípios, com redução de 16,6% desses crimes em 2023, se comparados ao mesmo período do ano passado. Caíram também os roubos de veículos, com redução de 34,7%, além dos crimes de roubos a comércios, com redução de 28,1% e os roubos em via urbana, com redução de 10,1%, além de uma presença efetiva do DOF no aumento do policiamento ostensivo e preventivo nas áreas indígenas do Estado.
*SEGURANÇA PÚBLICA DO ESTADO*
A presença efetiva do DOF na faixa de fronteira do Brasil com Paraguai e Bolívia, somados aos esforços cooperativos com as demais forças de segurança pública são os grandes responsáveis por um Mato Grosso do Sul mais seguro.
As ações envolvendo os policiais do DOF, em 2023, aconteceram dentro da Operação Hórus; do Programa Protetor das Fronteiras e Divisas, parceria da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) com o MJ (Ministério da Justiça e Segurança Pública); e, da Operação Ágata Fronteira Oeste II, em parceria com o Exército Brasileiro.
_O DOF mantém um canal aberto direto com o cidadão para tirar dúvidas, receber reclamações e denúncias anônimas, através do telefone 0800 647-6300. Não precisa se identificar e a ligação será mantida em absoluto sigilo. O serviço funciona 24 horas por dia, sete dias por semana._
*INFORMAÇÃO COMPLEMENTAR*
_DOF intensifica policiamento ostensivo preventivo nas áreas indígenas de Mato Grosso do Sul_
DOF intensifica policiamento ostensivo preventivo nas áreas indígenas de Mato Grosso do Sul
dez 27, 2023 | Polícia
Nesta terça-feira, dia 26 de dezembro, por volta das 10 horas, uma equipe da Defron (Delegacia Especializada na Repressão aos Crimes de Fronteira, no âmbito da Operação Protetor, verificava a informação de uma rota utilizada para o transporte de veículos furtados, especialmente a informação do transporte de um veículo de grande porte, de cor branca, através da rodovia MS-164.
Durante a diligência uma das equipes avistou um veículo com as características próximo da Receita Federal em Ponta Porã, na região de fronteira com o Paraguai, indo em direção à equipe que diligenciava na rodovia. A equipe que operava na rodovia se deparou com o veículo descrito pela outra equipe, e então iniciou a aproximação.
Ao perceber a presença da equipe de polícia o motorista do veículo aumentava a velocidade que trafegava a medida que a equipe se aproximava, então tendo a suspeita fundada, foi emitida ordem de parada, através de sinais sonoros e luminosos.
Ao perceber a abordagem iminente, o motorista do veículo aumentou ainda mais a velocidade, entrando em uma estrada vicinal “Vicinal da Jotabasso”, então ao perceber que os policiais seguiram lhe perseguindo, o condutor abandonou o veículo e passou a empreender fuga a pé por uma mata do local.
A equipe realizou buscas pelo indivíduo, e ao não localizar, retornou até o caminhão iniciando a busca e apreensão veicular, constatando tratar-se de veículo com registro de roubo/furto e localizando grande quantidade de entorpecente no compartimento de carga.
Novas buscas foram empreendidas na tentativa de localizar o condutor do veículo, porém diante das demais circunstâncias foram interrompidas para que o veículo e a substância entorpecente fossem levadas à sede Defron, em Dourados.
No local, o entorpecente foi pesado e, totalizou 5.287 quilos de maconha, avaliado em cerca de R$ 11 milhões e meio de reais juntamente com o veículo.
dez 27, 2023 | Polícia
Laudo necroscópico apontou que a universitária Ana Clara Benevides Machado, 23 anos, morreu após sofrer uma exaustão térmica causada pelo calor. A jovem passou mal durante show da cantora norte-americana Taylor Switf, no dia 17 de novembro, no Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ). No dia os termômetros marcavam temperatura acima dos 40ºC.
Ana Clara teve uma parada cardiorrespiratória, chegou a ser socorrida, mas não resistiu e morreu no hospital. De acordo com informações do G1, ficou concluído que Ana Clara estava exposta ao calor extremo do local. A exposição foi indireta, a fonte de calor foi o sol. A evolução clínica apontou exaustão térmica com quadro de choque cardiovascular e comprometimento grave dos pulmões, evoluindo para morte súbita.
O laudo apontou ainda que a jovem morreu por hemorragia alveolar, ou seja, houve rompimento dos vasos sanguíneos que irrigam os pulmões e congestão polivisceral, que significa a paralisação de diversos órgãos por exposição difusa ao calor.
O caso – De acordo com informações preliminares, Ana Clara assistiu ao início da apresentação, desmaiou e teve uma parada cardiorrespiratória. Ela foi socorrida e encaminhada para o Hospital Municipal Salgado Filho, mas não resistiu.
Segundo amigos próximos, ela estava no local desde as 11h. Ana Clara estudava na UFR (Universidade Federal de Rondonópolis), localizada em Mato Grosso, onde era bastante popular por fazer parte da organização de eventos de atléticas. Na maioria das postagens, os colegas falam dos anos de espera da estudante para o dia do show da “loirinha” e da paixão de Ana pela cantora.
A vontade de ver Taylor de perto fez com que a fã se esforçasse para ficar perto da grade, onde passou mal. Segundo o jornal Folha de São Paulo, pelo menos mil pessoas passaram mal em decorrência do calor no espaço, que registrou sensação térmica próxima a 60ºC. A entrada de garrafas de água, assim como outros recipientes, foi proibida pela organização. – CREDITO: CAMPO GRANDE NEWS
dez 22, 2023 | Polícia
Policiais militares do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) prenderam, na manhã desta sexta-feira (22), um homem de 32 anos de idade por tráfico de drogas.
Os militares realizavam um patrulhamento ostensivo em uma estrada vicinal, no Assentamento Itamarati, quando foram informados sobre dois homens em um veículo branco e uma motocicleta amarela, aparentemente perdidos e em atitude suspeita.
A equipe imediatamente saiu em diligência e, assim que os homens viram a viatura policial, abandonaram os veículos e correram para uma plantação de soja, sendo alcançados e detidos.
Questionados sobre o motivo da fuga disseram que estavam carregando drogas. No Jeep estavam 296 quilos de maconha. O condutor disse que foi contratado para pegar o veículo, já carregado, em Ponta Porã e entregá-lo na cidade paulista de Presidente Prudente.
Já o condutor da motocicleta Honda 150 Fan contou que reside em Ponta Porã; e que foi contratado para fazer o serviço de batedor de estrada até Dourados. A ocorrência foi registrada e entregue na Delegacia da Polícia Federal em Ponta Porã e o prejuízo estimado ao crime foi de R$ 840 mil.
A ação envolvendo os policiais do DOF aconteceu dentro do Programa Protetor das Fronteiras e Divisas, parceria da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) com o MJ (Ministério da Justiça e Segurança Pública) e da Operação Ágata Fronteira Oeste II, em parceria com o Exército Brasileiro.
dez 22, 2023 | Polícia
Na última quarta-feira (20), durante a Operação Verde Guardião, a PMA de São Gabriel do Oeste, ao realizar patrulhamento fluvial no rio Coxim, abordou um pescador que estava acampado na margem do rio.
Ao vistoriarem o acampamento, os policiais localizaram 03 redes de pesca e 03 tarrafas, sendo uma das redes conhecida popularmente como “feiticeira” em virtude de seu alto poder de captura de peixes.
Mesmo sem ter capturado pescado, o artigo 42 do Decreto nº 6.514, de 22 de julho de 2008 diz que entende-se por pesca todo ato tendente em que o infrator esteja munido, equipado ou armado com petrechos de pesca, na área de pesca ou dirigindo-se a ela.
Diante do fato, o homem foi autuado em R$ 1.400,00 e encaminhado à Delegacia de Polícia Civil, juntamente com o material apreendido, para que fossem adotadas as devidas providências legais e responderá por crime ambiental de pesca predatória.