(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Quarta-Feira, 24 de Junho de 2026
Operação Piracema: Ações Intensificadas e Resultados Significativos Contra a Pesca Predatória

Operação Piracema: Ações Intensificadas e Resultados Significativos Contra a Pesca Predatória

A Operação Piracema, período crucial para a proteção dos recursos aquáticos, registrou avanços notáveis durante o defeso, entre 05 de novembro de 2023 e 01 de janeiro de 2024. Com o objetivo de combater a pesca ilegal e o comércio irregular de pescados, a ação coordenada entre órgãos de fiscalização, juntamente com patrulhamentos fluviais e terrestres, alcançou números expressivos.

Os resultados incluem a apreensão de 902 kg de pescado, 03 embarcações com motores de popa, 08 redes de pesca e a autuação de 30 indivíduos, totalizando R$ 134.356,30 em multas aplicadas.

As atividades de fiscalização preventiva e as ações de educação ambiental permanecem como pilares fundamentais do Comando de Policiamento Ambiental, uma vez que demonstram excelentes resultados na prevenção de crimes e infrações contra o meio ambiente. Como resultado dessas ações direcionadas, foram apreendidos 224 metros de rede de pesca, petrecho proibido comumente utilizado. Essas intervenções são cruciais para a proteção da ictiofauna, pois visam coibir práticas que ameaçam a reprodução e a preservação das espécies aquáticas, garantindo a manutenção equilibrada dos ecossistemas dos rios.

Entre os destaques, ressaltam-se as ocorrências em Aquidauana. Na região, foram confiscadas 11 unidades de Pacu, totalizando 26,695 kg, com evidências de utilização de petrechos de emalhar. Além disso, 12 unidades de cachara, somando 83,400 kg e 01 unidade de Barbado, com peso de 2,500 kg, foram apreendidas. Adicionalmente, 263,515 kg de cortes diversos de pescado foram encontrados, resultando em uma multa de R$ 27.522,00. No mesmo município, outras apreensões foram realizadas, incluindo 27,800 kg de Cachara, 54,800 kg de Pintado e 171,800 kg de Pacu, todos provenientes de pesca proibida, totalizando R$ 25.000,00 em multas.

Comparando com a Operação Piracema do ano anterior, houve um aumento exponencial em 18 vezes da quantidade de pescados apreendidos (em quilogramas). Esse dado enfatiza o comprometimento do Comando de Policiamento Militar Ambiental com a proteção da ictiofauna do estado, destacando a intensificação dos esforços para coibir práticas ilegais que ameaçam os recursos naturais.

A Operação Piracema reafirma a relevância da fiscalização e do cumprimento do período de defeso, garantindo a reprodução e preservação dos cardumes. Além disso, conscientiza a população sobre a importância da proteção dos ecossistemas aquáticos, assegurando a sustentabilidade das atividades pesqueiras para as futuras gerações.
Operação Boas Festas da PMA capturou 89 animais e abordou mais de 420 pessoas em MS

Operação Boas Festas da PMA capturou 89 animais e abordou mais de 420 pessoas em MS

Entre os dias 23 de dezembro de 2023 e 01 de janeiro de 2024, o BPMA (Batalhão de Polícia Militar Ambiental) promoveu a Operação Boas Festas, voltada para intensificar os patrulhamentos terrestres e fluviais, visando coibir práticas criminosas e infrações ambientais neste período festivo.

Durante a execução da Operação, foram empenhados 189 policiais militares ambientais que atuaram, em todo o território estadual, em ações estratégicas de fiscalização, bloqueios e educação ambiental.

Ao longo desse período, foram lavrados 230 boletins de ocorrência, bem como 17 autos de infração, totalizando R$ 192.674,00 em multas aplicadas. Destaca-se, ainda, a apreensão de uma arma de fogo e de três caminhões que transportavam irregularmente 189 m³ de madeira.

Além disso, no decorrer da ação, 429 pessoas foram abordadas e orientadas, 238 veículos foram fiscalizados, bem como 89 animais foram capturados.

É válido ressaltar que, durante as festividades de final de ano, o Batalhão de Polícia Militar Ambiental também empenhou seu efetivo na Operação Guardião Verde, além de dar continuidade à Operação Piracema.

A Operação Boas Festas reafirma o compromisso da Polícia Militar Ambiental em atuar de maneira preventiva e ostensiva em defesa da fauna e da flora de nosso estado, promovendo, dessa maneira, um meio ambiente ecologicamente sustentável para as atuais e futuras gerações.

 

Comunicação PMA
Duas armas são apreendidas pelo DOF e foragido recapturado

Duas armas são apreendidas pelo DOF e foragido recapturado

No domingo (31), policiais militares do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) apreenderam um revólver calibre .38 e uma espingarda calibre 12. A ação ocorreu em Antônio João e resultou na prisão de um homem, de 60 anos.

Já no município de Miranda, militares do DOF recapturaram um homem, de 22 anos, que estava evadido desde de abril do ano passado do sistema semiaberto. Ele foi conduzido à Delegacia da Polícia Civil de Miranda.

As ações envolvendo os policiais do DOF aconteceram dentro do Programa Protetor das Fronteiras e Divisas, parceria da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) com o MJ (Ministério da Justiça e Segurança Pública) e da Operação Ágata Fronteira Oeste II, em parceria com o Exército Brasileiro.

Exército volta a autorizar novos CACs, suspensos por Lula desde janeiro de 2023

Exército volta a autorizar novos CACs, suspensos por Lula desde janeiro de 2023

O Exército Brasileiro vai voltar a emitir, a partir deste mês de janeiro, autorizações para novos CACs (Caçadores, Atiradores esportivos e Colecionadores de armas). Os novos registros estavam suspensos desde o início do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) por decreto que reverteu a política armamentista  da gestão de Jair Bolsonaro (PL).

Graças a medidas baixadas pelo ex-presidente em favor do armamento de civis, os CACs se tornaram o maior segmento armado do país, superior inclusive ao efetivo das polícias. A retomada da emissão dos chamados Certificados de Registro (CR) foi expressa em um comunicado e em uma portaria do Exército, publicados no fim de dezembro.

A nova regulamentação era aguardada pelo mercado de armas desde julho, quando um novo decreto de Lula sinalizou que a emissão de novos registros seria retomada a partir de uma deliberação do Exército.

A portaria dos militares traz uma série de especificações sobre o acesso de civis aos chamados produtos controlados. Uma das principais mudanças é referente ao prazo de validade dos CRs.

Com Bolsonaro, ele era de dez anos. Agora, os documentos precisarão ser renovados a cada três. Todos os CRs emitidos antes das novas regras perderão a validade em julho de 2026 e precisarão ser renovados para que permaneçam regulares.

O Departamento de Fiscalização de Produtos Controlados (DFPC) do Exército publicou uma nota, em 22 de dezembro, destacando que as solicitações de interessados que já haviam sido enviadas ao Sistema de Gestão Corporativo do Exército (SisGCorp) serão devolvidas para que a nova documentação exigida seja anexada.

Em 2019, o Brasil tinha 197 mil pessoas registradas como CACs. Em julho de 2023 já eram 803 mil. Para efeito comparativo, estima-se em cerca de 406 mil o número de policiais militares ativos de todos os estados e em 365 mil o total de homens das Forças Armadas.

Fonte: R7

Adolescente encontrado vivo em BMW ligou para o socorro antes de morrer

Adolescente encontrado vivo em BMW ligou para o socorro antes de morrer

Uma testemunha ouvida pela Polícia Civil informou que o adolescente de 16 anos, encontrado desacordado dentro de uma BMW em Balneário Camboriú (SC), ligou para o SAMR (Serviço de Urgência e Emergência) e relatou que estava passando mal na madrugada de segunda-feira (1º), horas antes de ser declarado morto junto com outras três pessoas. Na ligação, ele teria sido orientado a procurar um hospital.

A morte do grupo que estava dentro do veículo aconteceu na segunda-feira (1º), quando o grupo foi encontrado na BMW estacionada no Terminal Rodoviário de Balneário Camboriú. A suspeita é de houve intoxicação por monóxido de carbono.

Responsável pela investigação, o delegado Bruno Effori informou que o Samu será oficiado para prestar esclarecimentos.

Além disso, os celulares das vítimas serão periciados para “confirmar a situação e verificar se há a necessidade de progredir a investigação no sentido de uma certa omissão”.

À NSC, o Samu não confirmou se houve um primeiro chamado feito pelo adolescente ainda na madrugada. Afirmou que recebeu o primeiro chamado às 7h21, com envio da Unidade de Suporte Avançado (USA) às 7h26 e a chegada ao local às 7h29 e que seguiu o protocolo de atendimento.

“Ao chegar, constatou-se que as quatro vítimas estavam dentro do veículo em Parada Cardiorrespiratória (PCR)” (leia a íntegra no fim do texto).

O g1 procurou o Samu nesta terça-feira (2) para detalhar a informação, mas não houve retorno até a última atualização do texto.

Os quatro jovens ficaram cerca de quatro horas dentro do carro ligado com o ar-condicionado funcionando, segundo o delegado Bruno Effori. Eles foram encontrados desmaiados pela namorada de uma das vítimas. Ela chegou a ficar dentro do carro, mas saiu algumas vezes.

A mulher, confirme a Polícia Civil, chegou de Minas Gerais de ônibus, por volta das 3h e ficou aguardando os ocupantes da BMW, que iriam encontrá-la na rodoviária.

“O veículo chega e eles (ocupantes) avisam para ela que estão passando mal. Eles relatam náusea, tontura, tremedeira, entenderam por bem esperar até melhorar”, disse o delegado.

Os jovens eram de Paracatu e Patos de Minas, em Minas Gerais, mas moravam na Grande Florianópolis há cerca de um mês

A Polícia Militar informou a identificação de três vítimas, maiores de idade. O nome do adolescente foi divulgado nas redes sociais, por familiares e amigos.

Veja quem são as vítimas:

Gustavo Pereira Silveira Elias , 24 anos.

Karla Aparecida dos Santos, 19 anos.

Nicolas Kovaleski, 16 anos.

Tiago de Lima Ribeiro, 21 anos.

O que disse o Samu

“O SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) comunica: referente à ocorrência envolvendo o pronto-atendimento de quatro jovens vítimas de paradas cardiorrespiratórias, no município de Balneário Camboriú, o SAMU esclarece que a Central de Regulação recebeu o primeiro chamado às 07h21, com envio da USA (Unidade de Suporte Avançado) às 7h26 e a chegada ao local às 7h29. Ao chegar, constatou-se que as quatro vítimas estavam deitados no veículo em PCR (Parada Cardiorrespiratória).

Seguindo os protocolos de atendimento, foram realizados procedimentos de RCP (Reanimação Cardiopulmonar), com o apoio de uma USB (Unidade de Suporte Básico), que chegou ao local da ocorrência às 07h35, e dos Bombeiros. Ressalta-se que as manobras de reanimação foram implementadas em Suporte Básico e Avançado de vida, porém sem sucesso. Infelizmente, às 8h17, foram declarados os óbitos no local. As causas das mortes estão sob responsabilidade do IGP (Instituto Geral de Perícia) e da Polícia Civil para as devidas investigações. O SAMU expressa condolências aos familiares das vítimas neste momento difícil.” (Com g1/SC e NSC)

Balneário Camboriú (SC) – (Foto: Redes sociais/Divulgação)

Mais de 120 mil reais em produtos ilegais são apreendidos pelo DOF em sete veículos

Mais de 120 mil reais em produtos ilegais são apreendidos pelo DOF em sete veículos

Mais de 120 mil reais em produtos ilegais são apreendidos pelo DOF em sete veículo

Policiais militares do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) apreenderam na madrugada desta quinta-feira (28), sete veículos carregados com produtos de origem estrangeira, sem a documentação legal exigida para circulação e comércio no Brasil.

Os militares realizavam um bloqueio policial para fiscalização na rodovia MS-380, área rural do município de Ponta Porã, quando visualizaram o comboio dos veículos. Ao todo foram apreendidos 116 pneus; 1.375 pacotes de cigarros; 63 caixas de relógios e dois triciclos motorizados.

O condutor do primeiro veículo que liderava o comboio tinha como função repassar informações, aos demais condutores, sobre o policiamento na região. Questionados, os condutores dos veículos carregados, sobre o destino da mercadoria disseram que a maior parte tinha como destino final a cidade de Dourados.

A ocorrência foi registrada e será entregue na Receita Federal em Ponta Porã. O prejuízo estimado à ação criminosa foi de R$ 122.650,00.

A ação envolvendo os policiais do DOF aconteceu dentro do Programa Protetor das Fronteiras e Divisas, parceria da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) com o MJ (Ministério da Justiça e Segurança Pública) e da Operação Ágata Fronteira Oeste II, em parceria com o Exército Brasileiro.

_O DOF mantém um canal aberto direto com o cidadão para tirar dúvidas, receber reclamações e denúncias anônimas, através do telefone 0800 647-6300. Não precisa se identificar e, a ligação, será mantida em absoluto sigilo. O serviço funciona 24 horas por dia, sete dias por semana._