(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Quarta-Feira, 24 de Junho de 2026
Detran mantém foco em ações educativas para motociclistas, que são maioria de mortos no trânsito

Detran mantém foco em ações educativas para motociclistas, que são maioria de mortos no trânsito

Mesmo com a redução de 26% no número de mortos no trânsito de Campo Grande, na comparação entre 2022 e 2023, a grande maioria dessas vítimas continua sendo motociclistas, 70% do total. Por esse motivo, o Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) deve manter o foco das campanhas educativas voltadas para motociclistas.

Os dados são do Gabinete de Gestão Integrada de Trânsito de Campo Grande (GGIT) e mostram que em 2022, os motociclistas representaram 53% dos mortos, totalizando 41 motociclistas mortos no trânsito de Campo Grande.

Em 2023, esse número passou para 40, mostrando que os motociclistas ainda são o grupo mais vulneráveis aos sinistros de trânsito.

“Mesmo com a redução gradual do número de mortos no trânsito de Campo Grande, podemos ver que o número de motociclistas mortos não reduz consideravelmente. Pelo contrário, se mantem. Isso demonstra a vulnerabilidade desses condutores em nosso trânsito. É um público wu precisa de orientação e principalmente de sensibilização quando a sua fragilidade no trânsito”, explica a diretora de Educação para o Trânsito do Detran-MS, Andrea Moringo.

Andrea  Moringo afirma que as campanhas educativas do Detran-MS, voltadas para motociclistas, vão continuar em 2023. “Criamos o programa Em Duas Rodas, eu escolho segurança, que atende motociclistas e ciclistas, com o intuito de informar e conscientizar esse público, principalmente na periferia da capital. Em 2024, continuaremos com essa ação, em diferentes bairros de Campo Grande”, afirma.

A ação Em Duas Rodas, eu escolho segurança atendeu mais duas mil pessoas em 2023, quando foi realizada no Parque Jaques da Luz, nas Moreninhas. Além de palestras e cursos e direção segura para motociclistas, a ação leva informações, brindes e diversos serviços para motociclistas e ciclistas.

Emmanuelly Castro, Comunicação Detran-MS
Foto: Rachid Waqued

Após complicações de saúde, jornalista Cícero Faria morre em Dourados

Após complicações de saúde, jornalista Cícero Faria morre em Dourados

A comunicação do interior de Mato Grosso do Sul está de luto. O jornalista Cícero Faria, 69 anos, morreu na tarde deste sábado (13), após complicações de saúde.

O repórter, apresentador e colunista passou por diversos veículos de comunicação de Dourados e teve participação também em alguns da capital.

Desde 2023 após ter necessitado retirar a bexiga, o jornalista precisou ser internado por diversas vezes, inclusive na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) de unidades de saúde de Dourados. Ele chegou a registrar melhora clínica do quadro de saúde e ir para casa, no entanto, nesta semana ele voltou a ser internado na ala vermelha do Hospital da Vida e após novas complicações, não resistiu e morreu.

Nascido em Campo Grande, ele morava em Dourados há mais de 40 anos. O ‘Cururu’, apelido pelo qual ficou carinhosamente conhecido por muitos, foi o primeiro presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais na Região da Grande Dourados (Sinjorgran) e também participou da fundação do Clube de Imprensa de Dourados (CID). Após complicações de saúde, jornalista Cícero Faria morre em Dourados

Entre as atuações profissionais, destaque em passagens pelo O Progresso, com a coluna Informe C e Grande FM com o Programa Espaço Aberto.

Ele também trabalhou a frente de assessorias de imprensa da Prefeitura de Dourados, da Câmara Municipal e outras entidades.

Casado com Do Carmo Zanette Faria, ele deixa três filhos frutos do primeiro casamento.

Informações sobre o velório ainda não foram divulgadas.

A redação do Pontaporainforma se solidariza com familiares e amigos nesse momento de dor.

Fonte: Douradosnews

1º Batalhão de Polícia Militar Ambiental monitora focos de queimada no Pantanal

1º Batalhão de Polícia Militar Ambiental monitora focos de queimada no Pantanal

O 1º Batalhão do Comando de Policiamento Ambiental, com o apoio da Coordenadoria Geral de Policiamento Aéreo, está monitorando focos de queimada na região do Pantanal. A ação tem por objetivo acompanhar os principais pontos de incêndio a fim de avaliar e evitar maiores riscos à fauna e a flora. Além das equipes que realizam o sobrevoo das áreas de queimada, o Batalhão empregou seu efetivo em solo a fim de identificar possíveis indícios de crime ambiental. Para tanto, a unidade dispõe de recursos tecnológicos que fornecem imagens de satélite a fim de acompanhar, diariamente, os pontos de incêndio em nosso estado.
Segue o link do vídeo da ação:
Noite sangrenta no Bairro Jardim paraíso dois homens mortos atiro em Sidrolandia

Noite sangrenta no Bairro Jardim paraíso dois homens mortos atiro em Sidrolandia

Dois homens mortos a tiro na noite desta Terça-feira (09) em Sidrolandia.

Os dois jovens estavam sentados na praça Rubens Sukow por volta das 19:30 horas, quando foram surpreendidos por um motociclistas que chegou atirando acertando um dos jovens,  um  tombou morto ao lado do banco, o outro tentou correr mais foi alvejado e veio a óbito no gramado do campo de futebol da praça.

Os dois jovens  identificados preliminarmente como Eliton de Souza 28 anos  e Deyverson Felix 25 anos, são moradores do Bairro Campina Ipacarai, a policia militar juntamente com uma equipe do corpo de Bombeiros ficaram aguardando a perícia que veio da capital para liberação dos corpos, que furam encaminhaos para o IMOL. de Campo grande.

a policia militar esta realizando buscas nas imediações para colher informações que possam levar a policia capturar o assassino.

DOF intercepta comboio com 300 mil reais em materiais ilegais

DOF intercepta comboio com 300 mil reais em materiais ilegais

Cinco veículos foram apreendidos por policiais militares do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) transportando aproximadamente R$ 300 mil em materiais de contrabando e descaminho, nesta terça-feira (09), na MS-164 em Ponta Porã. Quatro pessoas foram presas.

Os policiais faziam bloqueio na rodovia, próximo ao Trevo do Copo Sujo, zona rural do município, quando abordaram três veículos. Outros dois carros que seguiam juntos logo atrás retornaram na pista, em direção ao Paraguai.

Durante acompanhamento, um dos condutores abandonou o carro e fugiu a pé, em meio a uma mata. O segundo veículo foi alcançado pela equipe policial que deteve e motorista.

Nos automóveis, os policias encontraram 2.300 pacotes de cigarros; 300 pacotes de essência de narguilé; 350 pacotes de cigarros eletrônicos; e, 88 pneus. Três homens de 20, 21 e 26 anos de idade foram presos, além de uma mulher de 56 anos de idade.

O material apreendido foi encaminhado à Receita Federal de Ponta Porã. A ação envolvendo os policiais do DOF aconteceu dentro do Programa Protetor das Fronteiras e Divisas, parceria da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) com o MJ (Ministério da Justiça e Segurança Pública) e da Operação Ágata Fronteira Oeste II, em parceria com o Exército Brasileiro.

Bebê de dois meses morre desnutrida e mãe pode pegar até 30 anos de prisão

Bebê de dois meses morre desnutrida e mãe pode pegar até 30 anos de prisão

Bebê, do sexo feminino, de apenas dois meses, faleceu vítima de desnutrição e desidratação, nesta segunda-feira (8), no Hospital Municipal de Ribas de Rio Pardo, município localizado a 97 quilômetros de Campo Grande.

Após a morte da criança, a Polícia Civil de Mato Grosso do Sul (PMCS) prendeu a mãe, J.N.F, de 34 anos, acusada de não alimentar corretamente a sua filha.

Ela foi presa em flagrante de delito e conduzida para delegacia para as providências de praxe.

O crime é imputado: homicídio qualificado contra menor de quatorze anos, na modalidade comissiva por omissão, em razão da mãe ser garantidora legal da criança.

Ao Correio do Estado, a polícia afirmou que a mulher pode pegar de 12 a 30 anos de prisão.

O corpo da criança foi encaminhado para o Instituto de Medicina e Odontologia Legal (IMOL), onde passará por exames periciais.

De acordo com a Polícia Civil, não há registro do pai no documento da criança. Segundo a mãe, em interrogatório, o possível pai pediu teste de DNA para registar. O possível pai será identificado e ouvido ao longo das investigações.

Fonte: Correio do Estado