(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Quarta-Feira, 24 de Junho de 2026
Governador faz novo RG e destaca que documento é gratuito à população

Governador faz novo RG e destaca que documento é gratuito à população

Com foco em uma gestão eficiente e digital, o governador Eduardo Riedel realizou os procedimentos para fazer o seu novo RG (Registro Geral). Ele aproveitou para incentivar a população a fazer o novo documento, que está sendo disponibilizado de forma gratuita à população. Os cidadãos têm o prazo de 10 anos para fazer a troca (antigo pelo novo).

Acompanhado da primeira-dama, Mônica Riedel, o governador foi até a unidade do Fácil do Shopping Bosque dos Ipês, em Campo Grande, para realizar os procedimentos. “É rápido e totalmente eletrônico, além de valer para todo o território nacional. O novo RG é gratuito, não paga. Todo dia 29 abre novo agendamento no site”, afirmou o governador.

Riedel destacou que novamente Mato Grosso do Sul sai na frente para oferecer um serviço essencial à população. “A pessoa vem no horário marcado e pode atualizar seu documento, com número do CPF integrado. Uma evolução que temos no país, e o Estado já disponibiliza este serviço para população”, concluiu.

O diretor do Instituto de Identificação de Mato Grosso do Sul, Márcio Cristiano Paroba, explicou que para população ter acesso ao novo RG deve fazer o agendamento no site da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública), e no dia marcado trazer os documentos previstos.

Em janeiro as vagas já foram preenchidas, mas no dia 29 será aberto novo agendamento para fevereiro. “A procura está grande, por isso vamos aumentar o número de vagas para o mês que vem. No dia marcado se for solteiro a pessoa precisa trazer a certidão de nascimento e se for casado, a certidão de casamento. Como o documento terá o número do CPF, este também precisa estar regular”, afirmou Paroba.

O diretor também revelou que após início dos procedimentos, a nova carteira de identidade deve ficar pronta em torno de 25 a 30 dias. “A pessoas vai retirar no mesmo local onde deu entrada no documento. Agora os dados passam pela Receita Federal, Ministério da Justiça e depois voltam para nosso banco de dados para finalização do processo”.

Novidades

Outros diferenciais do novo documento é que ele terá uma série de informações adicionais importantes, como tipo sanguíneo, informações sobre doenças, número da carteira de trabalho, PIS, Pasep.

O novo documento também não terá distinção entre o nome social e nome do registro civil, com a adição do campo nome social.

Já o prazo de validade varia conforme faixa etária, sendo de 0 a 12 anos – validade é de 5 anos; de 12 a 60 – a validade é de 10 anos; a partir de 60 anos – a validade é indeterminada.

As pessoas podem agendar a emissão online e sem complicações no seguinte link: http://servicos.sejusp.ms.gov.br. A emissão do novo RG será física e digital (com acesso pelo aplicativo Gov.br).

É necessário ter em mãos os seguintes documentos obrigatórios: CPF, Certidão de Casamento, Certidão de Nascimento. Já os documentos opcionais são: Certidão de Naturalização, NIS, PIS, PASEP, tipagem sanguínea, título de eleitor e outros.

Leonardo Rocha, Comunicação do Governo de MS
Fotos: Saul Schramm

‘Formações com 742 novos militares reforçam compromisso do Governo com a segurança pública’, diz secretário

‘Formações com 742 novos militares reforçam compromisso do Governo com a segurança pública’, diz secretário

O Governo do Estado de Mato Grosso do Sul iniciou nesta semana cursos de formação da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar, totalizando 742 alunos matriculados. Os novos integrantes das forças de segurança são oriundos do último concurso público, iniciado em 2022.

“Esse é mais um investimento expressivo que reafirma o compromisso do Governo do Estado na área da segurança pública. Quem ganha é sociedade que em breve terá mais esse grande efetivo trabalhando nas forças de segurança”, destacou o Secretário Adjunto de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Coronel Ary Carlos Barbosa.

Na PMMS, são 495 alunos no Curso de Formação de Soldados (CFSD) e 20 cadetes no Curso de Formação de Oficiais (CFO). A formação dos alunos-soldados será realizada no CEFAP (Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças) e dos cadetes na APM (Academia de Polícia Militar).

Já no Corpo de Bombeiros Militar são 227 alunos, em três cursos distintos: o Curso de Formação de Oficiais Combatentes (CFO), com 10 cadetes; o Curso Básico de Formação de Oficiais Especialistas e de Saúde (CBFO), com 11 alunos-oficiais; e o Curso de Formação de Soldados Bombeiro Militar (CFSD), com 206 alunos-soldados.

Comunicação Sejusp
Fotos: PMMS/Divulgação

Golpistas clonam talões de luz em Porto Murtinho; já são quatro vítimas na cidade

Golpistas clonam talões de luz em Porto Murtinho; já são quatro vítimas na cidade

Moradores de Porto Murtinho, cidade localizada a 430 km de Campo Grande, estão sofrendo com a aplicação de uma nova modalidade de golpe: a clonagem do talão de luz. De acordo cm informações vindas da cidade, já são quatro casos registrados sem que a Energisa aponte uma solução para o problema.

O primeiro caso registrado foi de uma moradora que mesmo tendo pagado o seu talão de luz teve o fornecimento de energia elétrica suspenso pela Energisa sob alegação de falta de pagamento.

Ela relatou que pagou a conta de luz através do QR Code impresso no talão emitido pela Energisa e mesmo assim teve o fornecimento suspenso. Em contato com a empresa que administra os serviços de fornecimento de energia elétrica à maioria dos municípios do Estado, ela foi informada de que havia caído em um golpe e por esse motivo teve o fornecimento teve o fornecimento de energia suspenso.

A Energisa, por meio do responsável pelo escritório da empresa na cidade, sugeriu que ela parcelasse a conta de luz já paga.

Depois que moradora relatou o ocorrido com sua conta de luz, mais um caso surgiu em Porto Murtinho. A vítima foi um comerciante que disse que pagou a conta do mês de dezembro através do site da Energisa e mesmo assim cortaram a energia do seu estabelecimento comercial.

“Depois do corte fui até o escritório da Energisa e lá, fui informado que o meu talão havia sido clonado” contou o comerciante

PROCON – Segundo o advogado Marcelo Salamão, ex-superintendente da Secretaria-Executiva de Orientação e Defesa do Consumidor (Procon/MS), o primeiro passo é procurar a Delegacia de Polícia Civil e registrar um boletim de ocorrência relatando o caso.

Depois, segundo ele, o consumidor lesado em seu direito de cidadão deve buscar ajuda no Procon. “Como em Porto Murtinho não existe um posto do Procon, a vítima terá que se deslocar até uma cidade onde tem o atendimento do órgão ou buscar ressarcimento do prejuízo através do site www.procon.ms.gov.br” orienta Marcelo Salomão.

Briga por causa de cavalo termina com brasileiro morto no Paraguai

Briga por causa de cavalo termina com brasileiro morto no Paraguai

O brasileiro Vanilton Benites do Amaral de 54 anos foi assassinado na tarde deste domingo (14), em uma propriedade rural em Cerro Cora`i em Pedro Juan Caballero. De acordo com informações, Vanilton foi degolado logo depois de uma discussão com um vizinho que já foi identificado e está foragido. O motivo da desavença teria sido um cavalo emprestado pelo suspeito, para o brasileiro.

Na tarde de hoje, o dono do animal foi buscar o cavalo e Vanilton disse que não sabia onde ele estava. O fato gerou uma briga entre os dois e a vítima acabou assassinada com um golpe de faca no pescoço e na cabeça.

O caso é investigado pelo Departamento de Investigação Criminal da Polícia Nacional de Pedro Juan Caballero.

PMA de Aquidauana autua empresa em R$ 50.000,00 pelo lançamento irregular de esgoto

PMA de Aquidauana autua empresa em R$ 50.000,00 pelo lançamento irregular de esgoto

No último domingo (14), em atendimento a uma denúncia feita por populares, a PMA de Aquidauana constatou o lançamento irregular de esgoto, com coloração escura e forte odor, a céu aberto.
 Durante a realização de diligências, os policiais verificaram que o resíduo é proveniente de uma caixa elevatória de uma empresa. Ao ser indagado, um dos funcionários informou que teria ocorrido um problema mecânico em uma das bombas. Entretanto, segundo os moradores, o vazamento de esgoto na região é constante.
Diante do fato, os policiais lavraram uma multa no valor de R$ 50.000,00 em virtude da constatação do crime ambiental, conforme preconiza o Art. 54 da Lei 9.605/98, bem como o Art. 62 do Decreto 6.514/08, que versam acerca do lançamento de resíduos sólidos, líquidos ou gasosos em desacordo com as exigências legais.