jan 30, 2024 | Polícia
Policiais Militares do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) apreenderam na tarde desta segunda-feira (29) no bairro Universitário, em Mundo Novo, 46 pneus para carreta; 36 pneus para veículo de passeio; e, sete rodas de alumínio para carreta.
Os militares realizavam um patrulhamento ostensivo na cidade, quando receberam a informação de um local abandonado e que seria de depósito de materiais ilegais. Chegando no local, que estava abandonado, constataram o ilícito, mas nenhuma pessoa localizada.
A ocorrência foi registrada e entregue na Receita Federal em Mundo Novo. O prejuízo estimado ao crime foi de R$ 106 mil.
A ação envolvendo os policiais do DOF aconteceu dentro do Programa Protetor das Fronteiras e Divisas, parceria da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) com o MJ (Ministério da Justiça e Segurança Pública) e da Operação Ágata Fronteira Oeste II, em parceria com o Exército Brasileiro.
jan 26, 2024 | Polícia
Policiais militares do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) apreenderam na tarde desta quarta-feira (24), seis veículos carregados com produtos de origem estrangeira e sem a documentação legal para circulação e comércio no Brasil.
Os militares realizavam um bloqueio policial para fiscalização na rodovia MS-164, área rural do município, quando deram a ordem de parada aos condutores. Ao todo foram apreendidos: 2.250 pacotes de cigarros; 70 pneus, de diversos tamanhos; um fardo prensado de roupas; e, um fardo de óculos. O prejuízo estimado ao crime foi de R$ 209 mil.
A ocorrência foi registrada e entregue na Delegacia da Polícia Federal em Ponta Porã, onde permaneceram as sete pessoas detidas. Já os veículos e as mercadorias foram entregues na Receita Federal daquela cidade.
A ação envolvendo os policiais do DOF aconteceu dentro do Programa Protetor das Fronteiras e Divisas, parceria da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) com o MJ (Ministério da Justiça e Segurança Pública) e da Operação Ágata Fronteira Oeste II, em parceria com o Exército Brasileiro.
jan 25, 2024 | Polícia
Nas redes sociais, onde soma mais de 3 milhões de seguidores, Renálida Lima, de 39 anos, se autodeclara como cantora, pastora e profeta. Nos últimos dias, os conteúdos compartilhados por ela na web foram criticados pelo cunho teológico e também por envolverem ostentação.
Viagens, roupas de grife, joias e procedimentos estéticos estão entre as publicações da mulher, que, atualmente, é conhecida como “pastora do Pix”, já que pede transferências aos seguidores em troca de orações. Ela costuma começar os vídeos com as frases: “Deixa eu ser a boca de Deus na sua vida?” ou ainda “você tem um minuto?”.
CNPJ da igreja é chave do Pix
Renálida realiza transmissões diárias em que faz orações e exposições da Bíblia. Em uma delas, ela desafiou os seguidores a fazerem um Pix, dando como chave o próprio CPF, assim como o do ex-marido. Com o passar do tempo, houve uma mudança e, agora, a chave é o CNPJ da igreja, a Comunidade Profética Atos 2.
“Deus tá dizendo para 15.500 pessoas: Aleluia. Você está aí, vai fazer esse voto comigo, esse propósito comigo”, disse ela em uma das lives. E continuou: “Ah, eu não crio, eu não preciso disso. Sai da live, não estou botando uma arma na sua cabeça, nem te obrigando a nada”, declarou para os haters.
Mas ela justifica: “Tem um Pix e agora você vai colocar diante de Deus. Senhor, eu tenho 18 anos, eu vou botar 18, eu tenho 40, eu vou colocar 40; você vai fazer o propósito do voto da sua idade”, disse ela no vídeo, em que usa uma jaqueta da Gucci, avaliada em mais de R$ 11 mil.
Em outro vídeo, a pastora faz uma nova sugestão: “Ninguém é pobre demais que não pode fazer um voto de R$ 7”.
Trechos e recortes dos vídeos viralizaram nas redes sociais, assim como prints que mostravam a cobrança de ingresso no valor de R$ 50 para participar dos cultos da pastora. “Gretchen gospel”, “profeta sensual”, “Jezabel gospel”, foram alguns dos nomes que chamaram Renálida, além das críticas à ostentação apresentada.
Igreja interditada
Durante a pandemia de Covid-19, a igreja da pastora foi interditada pela Vigilância Sanitária da Prefeitura de Cabedelo, Região Metropolitana de João Pessoa (PB), por causa de aglomeração e descumprimento das medidas sanitárias impostas na época da pandemia.
Após a proibição, a pastora convocou os fiéis para um culto na praia, que também teve aglomeração e foi transmitido ao vivo no Instagram da “profeta”.
“Estelionatária da fé”
Após ser criticada pelos pedidos de Pix pelo pastor Anderson Silva, 43, que lidera o movimento “Machonaria”, em Brasília (DF), Renálida o processou. Ela foi chamada de “estelionatária da fé” em uma publicação do religioso nas redes sociais.
Durante audiência judicial, Anderson afirmou que “a pastora Renálida representa uma geração de falsos sacerdotes, principalmente no ambiente virtual, que, por causa da baixa educação, principalmente do meu Nordeste, sou nordestino, usurpam da boa fé de pessoas, prometendo aquilo que Deus não prometeu em benefício próprio.”
Segundo Anderson, ele recebeu retaliações de seguidores de Renálida. De acordo com ele, a defesa da “pastora do Pix” pede indenização de R$ 15 mil. Para o pastor, o objetivo de um processo assim é mostrar para o público, supostamente, o lado de quem Deus estaria. “Geralmente, um processo ganho por um falso pastor produz a narrativa que Deus está com ele e seus feitos são legítimos”, considera.
Caso extraconjugal e separação
Quando ganhou fama nas redes sociais, Renálida era casada com o empresário Renan Carvalho, 33. O casamento dos dois terminou em janeiro de 2023, após boatos terem ganhado força nas redes sociais sobre um suposto caso extraconjugal que a pastora teria com o baterista de sua banda, Wesley Santiago.
Renan, que chegou a desmentir os boatos à época, divulgou o término do casamento em uma publicação do Instagram. Os dois ficaram juntos por 13 anos e são pais de uma menina de 9 anos. Renálida tem outro filho de uma relação anterior ao casamento com Renan.
Há poucos dias, ela se casou com Wesley Santiago, o baterista apontado meses antes como suposto pivô da separação dela e Renan.
Fonte: https://www.metropoles.com/ – Laura Braga – Foto: Reprodução/Instagram
jan 23, 2024 | Polícia
Um funcionário de uma casa lotérica foi preso em flagrante nesta segunda-feira (22) por furto de valores da conta de um cliente em Antônio João, cidade a cerca de 402 quilômetros de Campo Grande.
A prisão foi realizada pela Polícia Civil. O crime ocorreu durante a tarde de ontem.
Conforme a polícia, a vítima, uma mulher de 35 anos, se dirigiu até a casa lotérica da cidade para realizar um saque de R$ 750,00 de seu benefício social do Bolsa Família. Ela possuía um saldo de R$ 1.152,42.
Ao efetuar o saque pretendido, a mulher retornou para casa e realizou a consulta do extrato no aplicativo Caixa Tem, momento em que constatou que seu saldo era de somente R$ 0,42, sendo possível visualizar a ocorrência de dois saques simultâneos na mesma casa lotérica. Diante da situação, a vítima ligou para a polícia e solicitou a presença da equipe de investigação no local.
Após tomarem conhecimento do ocorrido, os policiais civis questionaram o funcionário da casa lotérica, que primeiramente alegou ter ocorrido um “erro no sistema” e que por tal motivo, os saques simultâneos haviam ocorrido. Ele foi conduzido para a delegacia, apresentou diversas contradições, mas, ao final, confessou ter realizado o saque na conta da cliente, bem como assumiu que não era a primeira vez que cometia o crime.
De posse dos extratos dos meses anteriores, foi possível constatar que ao menos R$ 3.221,00 foram subtraídos da mesma vítima, sempre da mesma forma pelo autor. Foi possível entender que ele havia memorizado a senha do cartão da vítima, e cada vez que ela comparecia na casa lotérica, além do saque pretendido pela cliente, era realizado um segundo saque sem que a vítima percebesse.
Diante dos elementos de informação produzidos, a autoridade policial entendeu por bem autuar o funcionário em flagrante pelo crime de furto mediante fraude.
O crime ocorreu durante a tarde de ontem – imagem ilustrativa – Crédito: André de Abreu
jan 19, 2024 | Polícia
Polícia Militar Ambiental de Bonito autua atrativo turístico em R$ 180.000,00 pela prática de diversas infrações ambientais causadas, principalmente, por desrespeitar o limite máximo de acesso de pessoas ao empreendimento, o que acarretou condutas poluidoras e degradantes em Área de Preservação Permanente – APP. Os fatos ocorreram no feriado de final de ano.
Na ocasião, foram constatadas, dentre outras condutas, o pisoteamento em vegetação dentro da APP; Acesso de turistas ao Rio Formoso pelas margens, danificando APP; Acesso ao Rio com Garrafas de vidro, Latas e alimentos; poluição sonora; pisoteio em cachoeiras; desrespeito a capacidade máxima de lotação; desrespeito ao limite máximo de veículos na área; precariedade ou ausência de placas de advertência e proibição de degradação ambiental; ampliação das atividades e de infraestrutura sem autorização do órgão competente, além de extração de vegetação em APP em área paralela à calha do rio Formoso.Foi verificado que o proprietário deixou de atender as exigências legais ou regulamentares visando a regularização, correção ou adoção de medidas de controle para cessar a degradação ambiental, mesmo sabendo que existia um passivo ambiental a ser recuperado.
A cidade de Bonito tem praticado por muitos anos o ecoturismo sustentável, pois é a atividade turística que utiliza o patrimônio natural e cultural com incentivo a sua conservação, buscando a formação de uma consciência ambiental e preservacionista. Entretanto, o que se observou no atrativo, ficou muito distante disso.
O Comandante da PMA de Bonito afirmou que a atuação fiscalizatória continuará intensa durante todo o ano e será reforçada nos feriados prolongados.
jan 19, 2024 | Polícia
Policiais militares do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) apreenderam na madrugada desta sexta-feira (19) um veículo VW Gol de cor prata carregado com 17 fardos de maconha, com peso total de 282,7 quilos. Na ação ninguém foi preso.
Os militares realizavam um patrulhamento ostensivo e preventivo por uma estrada vicinal, que dá acesso à rodovia MS-180, local comumente utilizado por traficantes e contrabandistas. Em sentido oposto, o condutor do Gol freou bruscamente ao visualizar a viatura policial. Dois homens abandonaram o veículo e fugiram para a vegetação às margens da estrada.
Os policiais realizaram uma busca no local e imediações, mas nenhuma pessoa localizada devido às difíceis condições do terreno e à baixa visibilidade. A ocorrência foi registrada e entregue, juntamente com o veículo e a droga, na Delegacia da Polícia Civil em Iguatemi. O prejuízo estimado ao crime foi de R$ 587 mil.
A ação envolvendo os policiais do DOF aconteceu dentro do Programa Protetor das Fronteiras e Divisas, parceria da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) com o MJ (Ministério da Justiça e Segurança Pública) e da Operação Ágata Fronteira Oeste II, em parceria com o Exército Brasileiro.