(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Domingo, 28 de Abril de 2024

Um novo golpe tem feito vítimas em Mato Grosso do Sul nos últimos dias e a Polícia Civil emitiu um alerta à população sobre a fraude.

Trata-se do chamado golpe da falsa vaga de emprego. Este tipo de golpe não é novo, mas conforme a polícia, nos últimos dias, tem sido frequente o registro de casos de criminosos utilizando o nome da Construtora Odebrecht para fazer novas vítimas.

No caso em questão, os criminosos enviam mensagens afirmando que a empresa estaria abrindo vagas para novos colaboradores no Estado.

No entanto, segundo a Polícia Civil, em consultas ao sistema policial, foi constatado que se trata o golpe da falsa de trabalho e que a construtora tem tido o nome usado por criminosos, não estando envolvida nos golpes.

Por se tratar de uma empresa conhecida, pessoas que estão desempregadas se interessam pela falsa oportunidade e acabam respondendo aos contatos.

O golpe segue o seguinte padrão: os criminosos, utilizando-se do renome da empresa, passam a anunciar vagas fictícias pela cidade e, ao conseguir contato com aqueles que, de boa-fé, buscam pela oportunidade, exigem o depósito de dinheiro via PIX como “taxa de inscrição” ou “matrícula” em cursos específicos.

Eles informam que, após o pagamento, a vítima deve aguardar a chegada de um suposto representante da empresa para conduzir as entrevistas, que, na realidade, nunca ocorrem.

Nas investigações, a Polícia Civil verificou que não é a primeira vez que denúncias envolvendo a mesma pessoa e o mesmo número de telefone são registradas no Estado.

Desta forma, foi emitido um alerta-se para que a população para que fique atenta e denuncie imediatamente qualquer suspeita de atividade criminosa.

Além disso, é recomendado que a pessoa sempre verifique a veracidade das informações antes de realizar qualquer transação financeira ou compartilhar dados pessoais.

“Em tempos de busca por oportunidades de trabalho, é crucial estar vigilante e proteger-se de golpes como este, que visam explorar a boa-fé e a necessidade das pessoas”, diz o comunicado.

Caso a pessoa já tenha sido vítima desse tipo de golpe, a recomendação é procurar imediatamente a delegacia de polícia mais próxima para registrar um boletim de ocorrência.

Com relação aos valores perdidos, a vítima deve buscar orientações sobre como proceder para tentar recuperar o dinheiro ou o produto adquirido junto aos órgãos competentes.

Fonte: Correio do Estado – GLAUCEA VACCARI – Foto: Pixabay