(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Terça-Feira, 23 de Junho de 2026
Polícia alerta para novo golpe da falsa vaga de emprego aplicado em MS

Polícia alerta para novo golpe da falsa vaga de emprego aplicado em MS

Um novo golpe tem feito vítimas em Mato Grosso do Sul nos últimos dias e a Polícia Civil emitiu um alerta à população sobre a fraude.

Trata-se do chamado golpe da falsa vaga de emprego. Este tipo de golpe não é novo, mas conforme a polícia, nos últimos dias, tem sido frequente o registro de casos de criminosos utilizando o nome da Construtora Odebrecht para fazer novas vítimas.

No caso em questão, os criminosos enviam mensagens afirmando que a empresa estaria abrindo vagas para novos colaboradores no Estado.

No entanto, segundo a Polícia Civil, em consultas ao sistema policial, foi constatado que se trata o golpe da falsa de trabalho e que a construtora tem tido o nome usado por criminosos, não estando envolvida nos golpes.

Por se tratar de uma empresa conhecida, pessoas que estão desempregadas se interessam pela falsa oportunidade e acabam respondendo aos contatos.

O golpe segue o seguinte padrão: os criminosos, utilizando-se do renome da empresa, passam a anunciar vagas fictícias pela cidade e, ao conseguir contato com aqueles que, de boa-fé, buscam pela oportunidade, exigem o depósito de dinheiro via PIX como “taxa de inscrição” ou “matrícula” em cursos específicos.

Eles informam que, após o pagamento, a vítima deve aguardar a chegada de um suposto representante da empresa para conduzir as entrevistas, que, na realidade, nunca ocorrem.

Nas investigações, a Polícia Civil verificou que não é a primeira vez que denúncias envolvendo a mesma pessoa e o mesmo número de telefone são registradas no Estado.

Desta forma, foi emitido um alerta-se para que a população para que fique atenta e denuncie imediatamente qualquer suspeita de atividade criminosa.

Além disso, é recomendado que a pessoa sempre verifique a veracidade das informações antes de realizar qualquer transação financeira ou compartilhar dados pessoais.

“Em tempos de busca por oportunidades de trabalho, é crucial estar vigilante e proteger-se de golpes como este, que visam explorar a boa-fé e a necessidade das pessoas”, diz o comunicado.

Caso a pessoa já tenha sido vítima desse tipo de golpe, a recomendação é procurar imediatamente a delegacia de polícia mais próxima para registrar um boletim de ocorrência.

Com relação aos valores perdidos, a vítima deve buscar orientações sobre como proceder para tentar recuperar o dinheiro ou o produto adquirido junto aos órgãos competentes.

Fonte: Correio do Estado – GLAUCEA VACCARI – Foto: Pixabay

Programa ‘Campo Mais Seguro’ monitora 10 mil propriedades rurais em MS

Programa ‘Campo Mais Seguro’ monitora 10 mil propriedades rurais em MS

Com aproximadamente 10 mil propriedades rurais monitoradoras como parte do programa ‘Campo Mais Seguro’, da Polícia Militar, o Governo do Estado atua com policiamento especializado – preventivo e ostensivo –, nos 79 municípios de Mato Grosso do Sul.

O trabalho do Batalhão de Polícia Militar Rural – subordinado ao Comando de Policiamento Rural –, permite a padronização de protocolos e ações, e com isso tem conseguido êxito em diversas operações, evitando crimes de abigeato – roubo de gado –, e ainda efetuando prisões de envolvidos em outros tipos de roubo, furto e crimes diversos nas propriedades rurais.

O tenente-coronel Maurício Pavão, comandante do policiamento rural no Estado, explica que o trabalho teve início há dois anos, e no fim de 2023 o programa foi reestruturado. Em dois anos de operações, foram realizadas mais de 33,2 mil ações preventivas nas propriedades.

“Nossa forma de atuação foi padronizada, com protocolos e a mesma conduta. Estamos em aproximadamente 10 mil propriedades rurais, que são monitoradas, em todo o Estado. Temos os dados, inclusive fotos, e tudo fica salvo em um aplicativo de georreferenciamento, com as coordenadas geográficas, o que facilita o planejamento operacional”.

Em uma situação de emergência, caso ocorra algum crime em uma das fazendas monitoradas, a polícia do município recebe informações precisas sobre a localização da propriedade. “A equipe recebe fotos de como chegar na fazenda, dos funcionários, e caso tenha alguém estranho coagindo os moradores, é mais fácil de identificar”, afirmou Pavão.

As propriedades monitoradas são identificadas por meio de uma placa, e o cadastro oferece todas as informações necessárias, além da localização, contatos, foto dos proprietários e funcionários, especificação dos animais, maquinários e demais itens. Também é organizada uma rede de informações e alerta entre os vizinhos. “Por meio da ‘rede de vizinhos em alerta’ existem grupos de mensagens e nossos policiais fazem parte. Em caso de suspeita, pode ser usado este recurso para comunicar da situação de risco”, disse o comandante.

Resultados

O monitoramento é realizado em tempo real na sala de comando e controle em Campo Grande, permitindo a troca constante de informações com as equipes em campo, o que facilita a prisão de criminosos. Recentemente, dois crimes foram solucionados e os envolvidos presos em Corumbá e São Gabriel do Oeste.

“Em Corumbá foram presos em tempo recorde, aproximadamente duas horas, com o apoio de várias forças policiais, inclusive o DOF (Departamento de Operações de Fronteira), os envolvimentos em um crime de latrocínio. A rede de vizinhos ajudou, enviando informações em tempo real da localização do veículo onde os criminosos estavam. Já em São Gabriel do Oeste, uma quadrilha do Paraná veio atuar no Estado, em um crime de oportunidade com uso de drone. Eles observaram durante o dia uma colheitadeira e a noite levaram o GPS da máquina, que custa em torno de R$ 80 mil. Em seguida esconderam tudo e foram para Itiquira (MT) praticar outros crimes. E em menos de 48 horas, a Polícia Civil rastreou imagens, e eles foram presos com trabalho conjunto das forças policiais. São alguns exemplos da eficiência do trabalho rural”, disse o tenente-coronel.

Outras diversas ações do Batalhão de Polícia Militar Rural resultaram na prisão de foragidos da justiça escondidos em propriedades rurais, prisão em flagrante de autores de crime de abigeato e apreensão de diversas armas de fogo. Em Paranaíba, os policiais prenderam em flagrante dois autores de crime de abigeato e recuperaram 25 bovinos.

O programa ‘Campo Mais Seguro’ permite a troca constante de informações entre a polícia e a população rural, por meio da ‘rede de vizinhos em alerta’, bem como a visita técnica e o monitoramento das propriedades rurais. Na visita técnica o Batalhão de Polícia Militar Rural identifica os pontos vulneráveis, indicando soluções, além de apresentar dicas de segurança à população do campo para prevenção de crimes. A propriedade rural passa a fazer parte do sistema de monitoramento e recebe uma placa de identificação na porteira da fazenda, chácara ou sítio.

Os resultados são frutos da intensificação da presença da Polícia Militar no meio rural, com apoio da ‘rede de vizinhos em alerta’, com a maior inteiração entre os policiais militares e os moradores do campo, onde as informações são repassadas de forma rápida, com mais eficiência nas ações.

Ações

Representantes do Sindicato Rural de Camapuã receberam informações sobre o programa

Esta semana o Batalhão de Polícia Militar Rural de Camapuã participou de uma reunião com representantes do Sindicato do Produtor Rural do município para envolver os produtores rurais da região. Os policiais militares visitam propriedades e fazem o cadastramento detalhado desde o início do ano. “A intenção é dar continuidade ao que já era feito, mas agora com o policiamento mais criterioso e técnico. Coletamos os dados para agilizar o atendimento quando tiver que atender alguma ocorrência”, explicou Elismar Silva, responsável pela atuação na área.

Para o presidente do Sindicato, Toninho Silvério, o atendimento especializado da Polícia Militar representa uma expansão e aprimoramento no policiamento técnico e criterioso dessas áreas. “A iniciativa fortalece a segurança, mas também é um grande apoio aos produtores rurais, oferecendo um ambiente mais protegido para desenvolverem suas atividades com tranquilidade e confiança.”

Serviço

O produtor rural que deseja participar do programa ‘Campo Mais Seguro’ pode entrar contato com a Polícia Miliar Rural e solicitar a visita técnica, pelo número (67) 99202-1116. Em casos de urgência e emergência, o atendimento é feito pelo número 190.

Natalia Yahn, Comunicação Governo de MS
Fotos: Divulgação / Comando de Policiamento Rural – PMMS

Veículo levado em assalto onde família foi rendida é recuperado no MS

Veículo levado em assalto onde família foi rendida é recuperado no MS

Um veículo Dodge Ram roubado durante um assalto a uma residência na cidade de Paranavaí (PR), nesta terça-feira (05), foi recuperado por policiais militares do DOF (Departamento de Operações de Fronteira), na madrugada desta quinta-feira (7), na BR-487 em Naviraí.

De acordo com informações policiais, os militares faziam policiamento na zona rural do município, quando abordaram o condutor do veículo.

Durante entrevista, o suspeito, de 20 anos, apresentou versões desencontradas sobre os motivos da viagem. Em checagem aos agregados do automóvel foi constatado que as placas eram falsas.

Após identificarem as verdadeiras placas do veículo, os policiais constataram que o utilitário havia sido levado em um assalto na cidade paranaense.

Segundo a vítima, durante o roubo, dois criminosos armados renderam cinco pessoas, todas da mesma família, entre elas um bebê de oito meses e uma criança de três anos.

Ainda segundo a vítima, os dois assaltantes ficaram por mais de cinco horas na residência. Além da Dodge RAM, os criminosos levaram dinheiro, joias e um veículo GM Onix.

Após os policiais constatarem que o veículo era roubado, o condutor afirmou ter sido contratado na cidade de Arapongas (PR) para levar o veículo até Ponta Porã, onde receberia R$ 2 mil pelo transporte.

O veículo e autor foram encaminhados à Delegacia da Polícia Civil de Naviraí. A ação envolvendo os policiais do DOF aconteceu dentro do Programa Protetor das Fronteiras e Divisas, parceria da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) com o MJ (Ministério da Justiça e Segurança Pública) e da Operação Ágata Fronteira Oeste II, em parceria com o Exército Brasileiro.

Operação Nova Aliança tira de circulação mais de 80 toneladas de drogas

Operação Nova Aliança tira de circulação mais de 80 toneladas de drogas

Desde terça-feira (6), forças policiais brasileiras e paraguaias realizam mais uma etapa da Operação Nova Aliança. O objetivo é destruir plantações de maconha em propriedades rurais localizadas na fronteira e desarticular o estoque de drogas das organizações criminosas.
As ações são realizadas meios terrestres e aéreos e conta com a participação efetiva da Polícia Federal. O foco desta 42ª Edição é a destruição de plantações existentes na cidade de Capitán Bado, na fronteira com Coronel Sapucaia, no mato Grosso do sul.

Segundo informações da SENAD (Secretaria Nacional Antidrogas) as diligências identificam as áreas produtivas e ao mesmo tempo fazem a destruição dos locais que funcionam com centros de produção controlados por facções criminosas que atuam na região de fronteira entre os dois países.
Com apoio de efetivos da Força Tarefa Conjunta, helicópteros da Força Aérea Paraguaia e da Polícia Federal brasileira, realizam operações várias incursões no meio das matas.
Somente durante o primeiro, segundo a Senad já foram desmantelados 20 acampamentos de drogas e erradicar cerca de 28 hectares de cultivos de maconha.

Até o momento já foram tiradas de circulação cerda de 84 toneladas de maconha, que seriam destinadas ao Brasil. Isto representa uma perda de lucros de pelo menos 2,5 milhões de dólares.
A operação se estenderá por vários dias em diferentes pontos do Departamento de Amambay com o objetivo de afetar significativamente a logística e as finanças do crime organizado.

  • Fonte: MSemfoco
DOF apreende mais de um milhão de reais em materiais de contrabando e descaminho em Dourados

DOF apreende mais de um milhão de reais em materiais de contrabando e descaminho em Dourados

Policiais militares do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) apreenderam nesta quarta-feira (06), em Dourados, um veículo Renault Duster e um Fiat Palio carregados com mais de um milhão de reais em materiais de contrabando e descaminho. Na ação dois homens, de 32 e 34 anos de idade, foram presos em flagrante.

Os policiais faziam patrulhamento pela BR-463, zona rural do município, quando deram ordem de parada aos condutores dos veículos, que não obedeceram e tentaram fugir. Durante acompanhamento os dois automóveis foram interceptados próximos ao perímetro urbano de Dourados.

Nos carros foram encontrados diversos pacotes de cigarros, fardos de jaquetas, caixas de relógios e cigarros eletrônicos. A dupla disse que os produtos, de origem estrangeira, tinham como destino final o Estado de São Paulo.

Os materiais apreendidos, avaliados em aproximadamente R$ 1,1 milhão, foram encaminhados à Delegacia da Polícia Federal em Dourados, juntamente com os dois autores.

A ação envolvendo os policiais do DOF aconteceu dentro do Programa Protetor das Fronteiras e Divisas, parceria da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) com o MJ (Ministério da Justiça e Segurança Pública) e da Operação Ágata Fronteira Oeste II, em parceria com o Exército Brasileiro.

Policia Civil esclarece homicídio que aconteceu no domingo em Bela Vista, autor e arma localizadas

Policia Civil esclarece homicídio que aconteceu no domingo em Bela Vista, autor e arma localizadas

Na manhã desta terça-feira, 05/03, a Polícia Civil de Bela Vista esclareceu um homicídio ocorrido na madrugada deste domingo, 3/3, apreendendo a arma de fogo usada no crime e também prendendo o autor.
As investigações começaram no início da manhã deste domingo, quando a Polícia Civil chegou ao local, com a equipe de perícia, e realizou possíveis câmeras de segurança perto da residência no local.

Foi determinado que o autor disparou 4 tiros, sendo 2 atingindo a vítima de 49 anos. Os tiros foram capturados por um áudio de câmera de segurança, que também gravou o autor fugindo do local a pé, carregando apenas uma rede.
A equipe SIG da DP Bela Vista, após análise das imagens, conseguiu identificar o autor do tiroteio, 78 anos, que já tinha outras passagens pela polícia.

Após buscas pela cidade, o indivíduo foi localizado próximo a uma residência abandonada, bem como a arma usada no crime, um revólver calibre 38.
As investigações continuam a determinar o motivo e a dinâmica do assassinato, que teria sido cometido por motivos apaixonados, após uma discussão sobre o consumo de bebidas alcoólicas.

Policia Civil explica homicídio que aconteceu no domingo em Bela Vista, autor e arma localizadas