(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Terça-Feira, 23 de Junho de 2026
“PMA de Corumbá apreende 108KG de pescado irregular e 600 metros de rede no Rio Paraguai”

“PMA de Corumbá apreende 108KG de pescado irregular e 600 metros de rede no Rio Paraguai”

A Polícia Militar Ambiental de Corumbá encerrou, ontem, 08/04, uma operação no Rio Paraguai, na região do Parque Nacional do Pantanal Matogrossense, cerca de 380 km da cidade de Corumbá. Durante a fiscalização noturna, os policiais encontraram um acampamento às margens de um curso d’água que dá acesso ao rio. No local, não foi encontrado nenhum morador ou qualquer documento que comprove autoria, mas sim diversos petrechos de pesca proibidos.

Após a apreensão das redes, também foi descoberto onde estava armazenado o pescado retirado do rio com o uso dessas redes. Acondicionado dentro de um freezer em um barraco próximo ao acampamento, que também estava desocupado.

Diante dos fatos, os policiais apreenderam um total de 08(oito) redes de pesca, somando 600 metros de comprimento, e 108kg de pescado, incluindo espécies como pintado, cachara e pacu. Todo levantamento feito e material apreendido foi encaminhado para Delegacia de Polícia Federal, para as devidas providências.

Essa ocorrência ressalta as dificuldades enfrentadas pela fiscalização ambiental em Mato Grosso do Sul, como lugares de difícil acesso, atuação em áreas de divisa com outros estados e fronteiriças. Mesmo diante desses desafios, a Polícia Militar Ambiental reforça seu compromisso com a preservação ambiental e a aplicação da lei.

Governo de MS vai capacitar 300 policiais civis para atendimentos a povos originários

Governo de MS vai capacitar 300 policiais civis para atendimentos a povos originários

A Sejusp (Secretaria de Justiça e Segurança Pública) e a SEC (Secretaria de Estado da Cidadania) vão promover em parceira com a Acadepol (Academia de Polícia Civil) uma capacitação para policiais civis de Mato Grosso Sul, para atendimentos em ocorrências envolvendo povos originários.

Na semana passada foi realizada uma reunião na pasta da Cidadania com representantes das respectivas secretarias e da Acadepol. A programação discutida no encontro prevê a realização da capacitação na Capital e ainda em cinco regionais do Estado.

O objetivo do curso é de qualificar os recursos humanos e para atuarem de forma integrada e completa, promovendo ações para a eficiência e a eficácia na formulação de novas práticas de intervenção, investigação e atuação em cenários de crime dentro das aldeias indígenas, de forma a respeitar os direitos humanos e o Estado de Direito, com foco em uma resolutividade satisfatória no esclarecimento desses crimes.

A secretária de Estado da Cidadania, Viviane Luiza, ressalta que as diversas comunidades indígenas do Mato Grosso do Sul exibem uma rica variedade linguística, tradições e costumes.

“Portanto, é de suma importância que os policiais compreendam essas distintas expressões culturais, reconhecendo e integrando as perspectivas e necessidades específicas dessas comunidades em suas práticas policiais. Uma instrução adequada pode orientar os policiais com as habilidades necessárias para interagir de forma empática e eficiente dentro dos territórios indígenas, abordando as complexidades do cotidiano com sensibilidade cultural e respeito às tradições locais”, disse.

Já para o delegado Tiago Macedo, respondendo pela Secretaria-Executiva de Segurança Pública, essa iniciativa “fortalecerá mais ainda o atendimento aos povos originários e a realização da justiça, por meio das ações de polícia judiciária na fase preliminar da persecução penal, aproximando o Estado da comunidade e permitindo um trabalho mais célere, efetivo e resolutivo nas comunidades que serão alcançadas pelo serviço policial. Aliás, esse é um objetivo governamental, ser mais inclusivo, mais efetivo, permitindo que esse atendimento atinja a todos e reflita em maior segurança pública à população”, conclui.

Tenente Albuquerque, Comunicação Sejusp
Jaqueline Hahn Tente, Comunicação SEC
Fotos: Matheus Carvalho/SEC

Bela Vista – Acidente com moto e carro na manhã desta segunda-feira na Barão do Ladário

Bela Vista – Acidente com moto e carro na manhã desta segunda-feira na Barão do Ladário

Uma colisão entre uma moto e um veículo gol chamou a atenção das pessoas que estavam na região central de Bela Vista na manhã desta segunda-feira (08.04) por volta das 09hs da manhã.

Dinâmica do acidente

De acordo com a motorista do veículo Gol placas 00k 3915 vermelho de Bela Vista ela vinha na via Barão Ladário sentido centro-bairro e no mesmo sentido também ia a motocicleta modelo importada emplacada conduzida pela motoqueira Jaqueline, e no momento da conversão do veículo aconteceu o abalroamento.

A vitima condutora da motocicleta ficou caída no asfalto e prontamente  foi socorrida pela UTI móvel do Corpo de Bombeiro e encaminhada para o Hospital São Vicente de Paulo para avaliação dos ferimentos.

A motorista do veículo Gol envolvido no acidente permaneceu no local aguardando a chegada da Polícia Militar.

O acidente aconteceu no cruzamento da via Barão do Ladário com a Av. Tribuna da Fronteira, próximo a Drogaline chamou a atenção dos trauseuntes e lojas vizinhas do local do fato.

*notícia em atualização, sujeita a alteração.

Edson Lacorte-MTE/MS 1.555

Policia Militar no Boqueirão prende autores de tráfico de drogas durante abordagem a veículo

Policia Militar no Boqueirão prende autores de tráfico de drogas durante abordagem a veículo

Na manhã do dia 07 de abril (domingo), por volta das 06h30min, a guarnição da Radiopatrulha do Distrito do Boqueirão prende autores de tráfico de drogas durante abordagem a veículo.

Durante realização de policiamento ostensivo e preventivo pelas ruas da cidade, a guarnição de serviço abordou um ônibus de transporte de passageiros, que realizava o trajeto de Bela Vista a Campo Grande. No decorrer da averiguação das bagagens no bagageiro do ônibus, foi encontrada uma mochila contendo substâncias análogas a Maconha, divididas em 22 (vinte e dois) tabletes, pesando 16 kg (dezesseis quilogramas).

Através da numeração do ticket de passagem e de identificação da mochila, os policiais militares identificaram o responsável pelo material ilícito. Ao localizar o autor dentro do ônibus, a guarnição averiguou outro passageiro que estava ao seu lado, encontrando com ele uma mochila de costas, que continha em seu interior 10 (dez) tabletes de substâncias análogas a Maconha, pesando 7 kg (sete quilogramas). Durante a entrevista, ambos alegaram serem amigos e que receberiam o valor de R$1.000,00 (um mil reais) cada, pelo transporte da droga até Campo Grande.

Diante dos fatos, os autores receberam voz de prisão e juntamente com as drogas apreendidas, foi apresentado na Delegacia de Polícia Civil de Jardim, para as providências cabíveis.

Flagrantes feitos no trânsito por drones começam a virar multa a partir de hoje

Flagrantes feitos no trânsito por drones começam a virar multa a partir de hoje

Com objetivo de inibir todos os tipos de infração de trânsito em Campo Grande, o Batalhão de Trânsito da Polícia Militar (BPMTran), começa hoje (8) a aplicar multa com o uso de drones para os motoristas que infringirem as leis.

A nova medida de fiscalização de trânsito já vinha sendo aplicada em blitz educativas durante a semana passada nas principais avenidas da cidade, onde há um grande fluxo de veículos, segundo o BPMTran.

Entre os locais onde a equipe do Batalhão de Trânsito atuou estão a  Avenida Afonso Pena, Avenida Três Barras, Rua 14 de Julho, Rua Rui Barbosa, Rua 13 de Maio, Avenida Costa e Silva, Rua Bahia e Avenida Toros Puxian.

Porém, só a partir desta semana, as infrações que forem observadas pelo Batalhão com o uso das imagens do drone serão registradas para atuação do motorista.

Ao Correio do Estado, o Comandante do BPMTran, Carlos Augusto Regalo, informou que a maioria das infrações de trânsito poderão ser registradas pelo equipamento, mas o foco do uso do drone, é justamente punir as principais que causam acidentes no trânsito.

“As principais infrações verificadas pelo drone são aquelas ligadas as regras de circulação as quais são as principais causadoras de acidentes no trânsito de nossa cidade, como por exemplo, o desrespeito a sinalização semafórica, uso de telefone celular, ultrapassagens e conversões em locais proibidos. Mas qualquer infração, exceto as que necessitam da abordagem do agente de fiscalização de trânsito, podem ser constatadas”, disse.

Inicialmente a nova medida de fiscalização será feita apenas em avenidas e ruas que já possuem a indicação por meio de placas da câmara de videomonitoramento, porém a proposta do uso do drone é levar futuramente a tecnologia de fiscalização para as principais vias de acesso aos bairros de Campo Grande.

“O uso do drone como equipamento de fiscalização de trânsito só pode ocorrer em vias em que exista a placa informando sobre a fiscalização através de videomonitoramento. As principais avenidas da Capital já possuem essa sinalização, mas a ideia é que os principais corredores dos bairros também possam ter esse tipo de sinalização para que possamos expandir o alcance da fiscalização”, informou o comandante do BPMTran.

Segundo o comandante Augusto Regalo, a expectativa da aplicação desta tecnologia na fiscalização de trânsito é que ela consiga diminuir o número de infrações nas ruas da cidade.

“Espera-se que com o uso do drone os condutores tenham a percepção de que há fiscalização de trânsito na via em que transitam, e que as infrações de trânsito diminuam”, concluiu.

O uso do drone também amplia o campo de visão dos fiscais de trânsito, que podem observar as imprudências a quadras de distância, além de coibir ultrapassagens indevidas no semáforo com a observação do equipamento de fiscalização.

MUDANÇA

A reportagem do Correio do Estado esteve presente na Avenida Três Barras, um dos locais onde a blitz educativa do BPMTran atuou, para falar com motoristas sobre a implantação da nova fiscalização.

Para a Marinês Alves, auxiliar de cozinha de 48 anos, a fiscalização com o uso do drone pode ser benéfico devido ao aumento de imprudência dos motoristas no trânsito.

“Eu acho bom, porque tá acontecendo muita imprudência no trânsito, muita falta de respeito, muito acidente com morte. Já que a sinalização não está impedindo disto acontecer, acho que com o uso do drone na fiscalização vai ser ótimo para todo mundo”, declarou.

Questionada pela reportagem sobre as imprudências mais observadas no dia-a-dia, Marinês destacou que vê no trânsito bastante motoristas que entram de maneira indevida em rua preferencial, pessoas falando no celular enquanto dirigem, motoristas embriagados no volante.

Já o Valdecir Castro, de 36 anos, que é motorista de aplicativo, reiterou que o trânsito da cidade precisa de mais fiscalização, por ter irregularidades frequentes dos condutores.

“Acho que têm que ter mesmo o uso do drone, porque tem muita irregularidade, o tempo todo, principalmente pelos motociclistas. Tem que doer no bolso, senão eles não respeitam”, disse.

Para o Valdecir as principais infrações no trânsito de Campo Grande são: ultrapassagem pela direita, motoristas que fazem fila dupla em frente a escolas, passar com o semáforo no vermelho e desatenção com o uso do celular enquanto está parado no sinal.

Foto: Gerson Oliveira / Correio do Estado – Texto: JUDSON MARINHO

Policia Civil autua em flagrante mulher que traficava crack na modalidade “Disk Entrega” em Bela  Vista

Policia Civil autua em flagrante mulher que traficava crack na modalidade “Disk Entrega” em Bela  Vista

Na noite desta sexta-feira, após trabalho investigativo desenvolvido pelo SIG – Setor de investigações gerais da DP de Bela Vista, foi presa em flagrante uma mulher de 55 anos, suspeita de traficar crack na modalidade delivery, quando trazia consigo 6 porções do entorpecente já preparadas para a venda e grande quantidade de dinheiro trocado.

Restou apurado que a mulher, visando se furtar à atuação policial em eventual busca e apreensão, escondia o entorpecente em zonas de mata, próximas à sua residência, e sempre que era solicitada por usuários de drogas e outros traficantes menores, levava o entorpecente até os locais solicitados, utilizando-se de sua motocicleta.

Durante uma dessas viagens, em que a suspeita realizaria a entrega do entorpecente a um usuário, foi abordada em sua motocicleta, em via pública, sendo localizadas, dentro do sutiã, 6 porções de crack. Posteriormente, no local de mata onde a suspeita escondia a droga, foi localizada mais uma pedra de crack, pesando cerca de 12 gramas. Ressalta-se que cada porção de crack pesa aproximadamente 0,25g, de forma que o total apreendido com a suspeita geraria mais de 50 porções do entorpecente.

A indiciada foi presa em flagrante delito e responderá pelo crime de tráfico de drogas, permanecendo à disposição do Poder Judiciário.