Rogério da Silva Mendonça, de 35 anos, e Deibson Cabral Nascimento, 33 anos, que haviam fugido da Penitenciária Federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte, foram presos nesta quinta-feira (4), conforme as informações da Polícia Federal.
Os dois haviam fugido do presídio no dia 14 de fevereiro, sendo encontrados 50 dias depois na cidade de Marabá, no Pará. A prisão foi uma ação conjunta da Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal.
“Na tarde desta quinta-feira (4), em uma ação conjunta das polícias Federal e Rodoviária Federal, foram presos, em Marabá (PA), os foragidos do Sistema Penitenciário Federal Rogério Mendonça e Deibson Nascimento”, informou a PF em nota oficial.
A busca pelos detentos envolveu pelo menos 600 agentes. Desde que escaparam da penitenciária, Rogério e Deibson tinham sido vistos em diversas ocasiões.
Policiais Militares do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) prenderam na tarde de sexta-feira (29), um homem de 21 anos de idade por porte e posse ilegais de uma pistola Glock de calibre 9 milímetros mais 41 munições intactas, de mesmo calibre.
Os militares realizavam um patrulhamento urbano na cidade de Aral Moreira quando foram informados, por populares, de que um homem em uma Toyota Hilux estaria armado. Durante as diligências pela cidade, os policiais localizaram a camionete.
Ao abordar condutor e passageiro, os policiais localizaram na cintura do condutor a pistola municiada com 16 munições intactas. Uma caixa com mais 25 munições estava no interior do veículo.
A ocorrência foi registrada e entregue na Defron (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Fronteira), em Dourados e, o prejuízo estimado ao crime foi de R$ 15 mil.
A ação envolvendo os policiais do DOF aconteceu dentro do Programa Protetor das Fronteiras e Divisas, parceria da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) com o MJ (Ministério da Justiça e Segurança Pública) e da Operação Ágata Fronteira Oeste II, em parceria com o Exército Brasileiro.
Policiais Militares do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) prenderam na manhã de sábado (30), um homem de 18 anos de idade por tráfico de drogas. Ele seguia para a capital sul-matogrossense com oito quilos de skank.
Os militares realizavam um bloqueio policial para fiscalização na rodovia MS 156, área rural do município, quando deram a ordem de parada ao condutor de um ônibus de passageiros que seguia de Coronel Sapucaia para Campo Grande.
Durante vistoria no compartimento de bagagens localizou-se, em uma mochila preta, os oito quilos da droga. O homem disse que foi contratado para pegá-la em Coronel Sapucaia e entregá-la em Campo Grande.
A ocorrência foi registrada e entregue na Delegacia da Polícia Civil em Amambai. O prejuízo estimado ao crime foi de R$ 80 mil.
A ação envolvendo os policiais do DOF aconteceu dentro do Programa Protetor das Fronteiras e Divisas, parceria da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) com o MJ (Ministério da Justiça e Segurança Pública) e da Operação Ágata Fronteira Oeste II, em parceria com o Exército Brasileiro.
Policiais Militares do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) prenderam na manhã de sexta-feira (29), um homem de 59 anos de idade, de nacionalidade boliviana que seguia em um Fiat Palio Weekend de cor cinza, para a capital paulista, com 12,8 quilos de pasta-base de cocaína.
Os militares deram a ordem de parada ao condutor que seguia, com uma mulher, pela rodovia BR 262. Ele disse que foi até a Bolívia passear com a namorada. Durante a vistoria no porta-malas localizou-se em uma mochila preta 12 invólucros com a droga. Ele disse que foi contratado por um desconhecido para entregar a droga na cidade de São Paulo.
Disse, ainda, que a namorada não tinha conhecimento do ilícito transportado. A ocorrência foi registrada e entregue na Delegacia da Polícia Civil em Miranda e, o prejuízo estimado ao crime foi de R$ 655 mil.
A ação envolvendo os policiais do DOF aconteceu dentro do Programa Protetor das Fronteiras e Divisas, parceria da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) com o MJ (Ministério da Justiça e Segurança Pública) e da Operação Ágata Fronteira Oeste II, em parceria com o Exército Brasileiro.
Sargento Prates já busca informações sobre o crime e polícia será acionada
Na madrugada deste sábado (30) o escritório político do pré-candidato a vereador, Sargento Prates, foi depredado. O fato ocorreu em Dourados (distante a 229 km da Capital), no bairro Jardim Tropical, na “Casa da Direita Sul-mato-grossense”, localizada à Rua Oliveira Marques.
“Temos as filmagens do momento que os vândalos agiram, é lamentável tudo isso e contarei com a Polícia Civil de Dourados para que esses marginais sejam presos. Trata-se de um lugar criado para atender a população, principalmente de periferia, catalogando problemas locais e buscando um encaminhamento de solução”, relata Prates, que foi recentemente elogiado quanto ao projeto pelo próprio Jair Bolsonaro, durante um encontro dos dois em março.
Iniciativa de Prates também teve o apoio da bancada federal do PL de Mato Grosso do Sul na Câmara dos Deputados, representada pelos parlamentares Marcos Pollon e Rodolfo Nogueira. Duas figuras muito representativas na cidade, seja pela ligação de vida com Dourados, ou pelo fato de presidiram o partido no município, e no Estado, respectivamente.
“O PL de Mato Grosso do Sul recebeu a notícia deste triste ocorrido com enorme estarrecimento, e preocupação. Dado o momento que o Brasil atravessa, de uma democracia relativa, total avanço da impunidade e perseguições claras a políticos de direita. O que foi registrado em Dourados pode se repetir em outros municípios, para intimidar nossos filiados e pré-candidatos, o que é temerário e covarde”, fala o presidente regional do PL-MS, Marcos Pollon, e deputado federal com maior número de votos em 2022, disputando a primeira eleição da sua vida.
Prejuízo de R$ 4 mil e insergurança
Estima-se que o prejuízo do ataque à “Casa da Direita Sul-mato-grossense” seja de mais de R$ 4 mil, dinheiro superior, por exemplo, ao gasto por Sargento Prates, durante sua campanha para deputado estadual, há dois anos. Uma das lideranças mais ativas do pensamento político conservador em Dourados, ele é um dos mais de 200 nomes que o PL já autorizou uma pré-campanha, a partir de consenso entre o Diretório Municipal e a Executiva Estadual.
Em 2024, tendo representantes nos 79 municípios de Mato Grosso do Sul, o PL deve lançar, após as convenções, nomes para prefeito, ou vereador, em todas as cidades do Estado. O partido estima que possa chegar a 400 candidaturas regionais nessas eleições, a partir de uma participação importante de políticos da renovação, que ainda não venceram um pleito, como é o caso de Sargento Prates, ou até filiados da sigla que vão para a primeira campanha.
A ocorrência policial de vandalismo na Rua Oliveira Marques será apurada na Depac-Centro de Dourados. Os envolvidos no crime podem ser punidos com detenção de até quatro anos e multa estipulada pela Justiça. O PL-MS estuda a criação de um Disque-Denúncia para o acolhimento de informações em casos semelhantes.
Com o objetivo de garantir a segurança das pessoas que estiverem trafegando nas rodovias estaduais durante este feriado, o Batalhão de Polícia Militar Rodoviária realiza a partir de quinta-feira (28) a Operação Semana Santa. O reforço vai suprir a demanda neste período que tem aumento do fluxo de viajantes e turistas nas estradas.
O policiamento será reforçado em todas as regiões do Estado, através de um planejamento operacional, com atenção redobrada para as rodovias que dão acesso a municípios e áreas com maior fluxo turístico, como as regiões de Bonito, Ponta Porã, distritos de Palmeiras e Piraputanga, entre outros.
Operação segue até a próxima segunda-feira
A operação tem previsão de ser encerrada dia 1º de abril, às 8h. O foco é a intensificar a fiscalização de trânsito, buscando prevenir acidentes e preservar a vida das pessoas, combatendo as principais infrações nas rodovias, tais como, dirigir sob o efeito de álcool, ultrapassagem em local proibido, excesso de velocidade, conduzir veículo automotor sem ser habilitado, entre outras.
Serão utilizadas 20 (vinte) viaturas, das bases operacionais e do Tático Ostensivo Rodoviário-TOR, espalhadas por todo o Estado, com cerca de 90 policiais militares empenhados, reforçando o policiamento.
Fiscalização será intensificada durante o feriado nas rodovias
Orientações de segurança
O comandante do Batalhão de Polícia Militar Rodoviária, Tenente-Coronel PM Vinicius de Souza Almeida, orienta a todos que estiverem viajando neste período a conferir primeiro as condições e os equipamentos de segurança de seu veículo, tais como freios, faróis, pneus, a realizar o planejamento prévio de sua viagem, com locais de parada para descanso, cuidado redobrado em locais com chuvas ou neblina, além de ter uma atitude paciente e responsável na direção do veículo, sempre respeitando os demais motoristas e a lei de trânsito.
Para denúncias e informações, ligue 198 e fale com a PMR.