(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Segunda-Feira, 22 de Junho de 2026
Policia Militar Ambiental recebe “Sonômetro” do Ministério Público Estadual

Policia Militar Ambiental recebe “Sonômetro” do Ministério Público Estadual

POLÍCIA MILITAR AMBIENTAL RECEBE “SONÔMETRO” DO MINISTÉRIO PÚBLICO ESTADUAL “

Na manhã desta sexta-feira, 12/04, em Campo Grande, a Polícia Militar Ambiental recebeu do Ministério Público Estadual, representado pelo Dr. Maurício Sales, um aparelho Medidor Integrador de Nível Sonoro – Sonômetro. Na ocasião, estavam presentes o Secretário-Executivo de Segurança Pública, Coronel QOPM Sr. Wagner Ferreira da Silva, o Comandante da Polícia Militar, Coronel Renato dos Anjos Garnes, e o Comandante do Policiamento Ambiental, Coronel José Carlos Rodrigues.

Ambas autoridades ressaltaram a importância da aquisição do Sonômetro para a fiscalização ambiental, especialmente nas ocorrências referentes à poluição sonora na área urbana. Com a mudança da legislação referente às normas técnicas exigidas para a adequação dos equipamentos que aferem os ruídos sonoros, surgiu a necessidade de atualização dos equipamentos, visto que a aferição deve ter certificação internacional.

Adequações do Novo Equipamento

Atendendo à normativa técnica disposta na NBR 101151, que complementa e delimita tecnicamente os parâmetros referentes à poluição sonora, o sonômetro emerge como um mecanismo técnico e legalmente certificado para proporcionar a coleta de elementos probatórios relacionados às infrações e crimes de poluição sonora. Por meio de uma tecnologia apurada, distingue categoricamente os níveis de sons considerados prejudiciais à saúde humana e os identifica para efeitos de administração de provas nas ações que envolvem o respectivo crime ambiental.

Portanto, com essa importante aquisição, a Polícia Militar Ambiental está apta a atuar nas solicitações referentes à poluição sonora conforme rege a legislação ambiental. É importante salientar que esse é um fato relevante para toda a sociedade sul-mato-grossense, pois a PMA atua em todo o estado, com destaque para as solicitações da capital, onde as ocorrências de som alto e ruídos em áreas residenciais ou fora do horário comercial são mais frequentes. Com mais essa aquisição, reafirmamos o compromisso de atender com excelência a população do MS.

Homem de 34 anos é preso por estuprar cinco irmãs e uma sobrinha em MS

Homem de 34 anos é preso por estuprar cinco irmãs e uma sobrinha em MS

Um homem, de 34 anos, foi preso por policiais da DAM (Delegacia de Atendimento à Mulher) por abusar das suas cinco irmãs e de uma sobrinha no interior de Mato Grosso do Sul. O crime ocorreu por oito anos, até que o autor fosse preso, no mês passado, mas só foi divulgado agora.

O Jornal Midiamax não revelará o nome da cidade para preservação da identidade das vítimas.

A polícia só descobriu o caso depois que uma das vítimas, de 11 anos, contou para uma amiga da escola que sofria os abusos do irmão. Ela disse que os abusos iniciaram em maio deste ano. A conversa chegou até a direção da escola, que levou ao conhecimento da DAM.

No depoimento, a menina conta que as outras irmãs também eram abusadas pelo mesmo criminoso. As informações foram repassadas pela delegada que atende o caso ao Jornal Midiamax.

Abusador e com filhos

A menina relatou à polícia que em maio o irmão passou de moto no horário de sua saída do almoço da escola, ofereceu carona e a levou até a casa dele. Lá, os dois filhos do estuprador estavam na sala e ele levou a vítima até o quarto, onde começaram os abusos sexuais.

A mãe do homem chegou e o crime foi interrompido. A criança chegou a falar para a mulher sobre o abuso, mas ela não teria acreditado.

Após depoimento da criança, foi descoberto o estupro das outras irmãs. Uma de 13 e outra de 17 anos também foram ouvidas. A de 13 contou que foi abusada em 2023 no velório de um irmão dela.

Já a de 17 lembrou que os abusos contra ela iniciaram quando tinha 13 anos.  As duas disseram que a mãe e o pai foram avisados, mas nunca tomaram providências.

Uma irmã de 24 anos também relatou que, quando tinha 18 anos, morava em uma residência de fundo e em uma madrugada o homem tentou estuprá-la. O fato só não se consumou porque a jovem pegou um pedaço de espelho e entrou em luta com o irmão.

No mesmo dia, esta vítima contou tudo para a mãe, que nada fez. A quinta vítima tem 16 anos e relatou que dos 8 aos 11 anos, o irmão passava a mão pelo corpo e abusava dela.

Uma sobrinha do autor, hoje com 14 anos, também foi vítima do estuprador. Dois anos atrás, aos 12 anos, ela voltava de um rodeio e ele a levou para casa, dormiu com ela e teria praticado ato libidinoso. De madrugada conseguiu sair e correr para casa dela.

Além do irmão, que foi preso, os pais também responderão pelos crimes.

Foto: Ilustrativa

PF fecha cerco contra abuso infantil em municípios de MS

PF fecha cerco contra abuso infantil em municípios de MS

Com o objetivo de combater o abuso sexual infantil no Estado, a Polícia Federal cumpriu hoje (9) dois mandados de busca e apreensão em Dourados (MS) e Itaporã (MS), durante a operação Illegal Storage Work. No começo da semana, uma outra operação foi realizada em Corumbá (MS).

Segundo as investigações, os suspeitos eram responsáveis por armazenar conteúdo pornográfico infantil.

O nome “Illegal storage work” , traudzido para o portugês, significa “trabalho de armazenamento ilegal”. A nomenclatura foi dada em razão do conteúdo pornográfico ter sido armazenado em dispositivos eletrônicos utilizados no trabalho do principal investigado.

De modo semelhante, em Corumbá, a quarta fase da “Operação Nicolau” realizou o cumprimento de um mandado de busca domiciliar para outro suspeito de armazenar e distribuir conteúdo de exploração sexual envolvendo crianças e adolescentes.

O mandado foi expedido ontem (8) pela  1ª Vara Criminal da Comarca de Corumbá.

Em outra ocasião, um mandado de busca e apreensão foi cumprido em Campo Grande.

A PF recolheu os dispositivos eletrônicos e irá analisar o material a fim de identificar envolvidos na rede de abuso e novas possíveis vítimas.

Exploração Sexual

Na noite do último domingo (7),o padre  Jucelândio José do Nascimento, de 41 anos, foi preso em flagrante por favorecimento da prostituição e exploração sexual de vulnerável, após um adolescente ter denunciado que ele teria o oferecido R$ 2 mil por relações sexuais .

Segundo o Boletim de Ocorrência registrado na Polícia Civil, o adolescente teria sido convidado pelo padre para “tratar sobre assuntos pertinentes a um acampamento de igreja”. No entanto, ao chegar no local, recebeu uma proposta de R$ 2 mil para ter relações sexuais com o religioso.

Ainda de acordo com o BO, o padre teria tentado tocar nas genitálias do adolescente, momento em que a vítima se refugiou no banheiro e pediu ajuda à família, utilizando o telefone celular.

O Padre foi liberado hoje (09) durante a manhã e deve responder em liberdade. Você pode conferir mais detalhes aqui.

Brasil

No período de 2015 a 2021 foram notificados 202.948 casos de violência sexual contra crianças e adolescentes no Brasil, sendo 83.571 (41,2%) em crianças e 119.377
(58,8%) em adolescentes, segundo os dados do 17ª edição do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, 61,3% dos casos ocorrem com menores de 13 anos e cerca de 86% dos abusadores foram familiares ou pessoas próximas da família.

Segundo os dados do 17ª edição do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, 61,3% dos casos ocorrem com menores de 13 anos e cerca de 86% dos abusadores foram familiares ou pessoas próximas da família.

Disque 100

O Disque 100 é um serviço de atendimento telefônico gratuito oferecido pelo governo brasileiro, destinado a receber denúncias de violações de direitos humanos. Além de registrar as denúncias, o serviço também fornece orientações e encaminhamentos para os órgãos competentes, garantindo que as vítimas recebam o apoio necessário.

Operando 24 horas por dia, sete dias por semana, o Disque 100 acolhe denúncias relacionadas a diversos tipos de abusos, como violência contra crianças, adolescentes, idosos, pessoas com deficiência, população LGBTQIA+, entre outros.

Fonte: Correio do Estado – ALEXANDRA CAVALCANTI

DOF intercepta comboio e apreende mais de R$ 1,5 milhão em produtos ilegais

DOF intercepta comboio e apreende mais de R$ 1,5 milhão em produtos ilegais

Policiais militares do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) apreenderam neste final de semana, na MS-379 em Laguna Carapã, dez veículos carregados com mais de R$ 1,5 milhão em materiais de contrabando e descaminho. Ao todo, seis mulheres e nove homens foram detidos.

Os militares faziam policiamento na rodovia, próximo ao distrito de Bocajá, quando interceptaram o comboio. Durante vistoria nos carros foram encontrados diversos produtos de origem estrangeira, sem documentação legal.

Os destinos dos materiais seriam as cidades de Dourados, Nova Alvorada do Sul e Campo Grande. Os itens apreendidos foram encaminhados à Receita Federal de Ponta Porã e à Delegacia da Polícia Federal em Dourados.

Veículo furtado no Rio de Janeiro é recuperado pelo DOF em Naviraí

Veículo furtado no Rio de Janeiro é recuperado pelo DOF em Naviraí

Policiais militares do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) recuperaram, na madrugada deste domingo (8), um veículo Jeep Renegade com registro criminal (roubo/furto) no Estado do Rio de Janeiro. Na ação ninguém foi preso.

Os militares realizavam um patrulhamento ostensivo e preventivo pela rodovia MS-489, área rural do município de Naviraí, quando visualizaram o veículo abandonado. Durante a checagem dos agregados do Jeep constatou-se o registro criminal.

A ocorrência foi registrada e entregue na Delegacia da Polícia Civil em Naviraí. O prejuízo somado e estimado ao crime foi de R$ 80,6 mil.

A ação envolvendo os policiais do DOF aconteceu dentro do Programa Protetor das Fronteiras e Divisas, parceria da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) com o MJ (Ministério da Justiça e Segurança Pública).

Veículo com carga milionária de maconha e haxixe marroquino é apreendido pelo DOF em Ponta Porã

Veículo com carga milionária de maconha e haxixe marroquino é apreendido pelo DOF em Ponta Porã

Policiais militares do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) apreenderam, na noite deste domingo (7), um veículo Fiat Punto de cor preta carregado com 502,5 quilos de maconha, mais 25,2 quilos de haxixe marroquino. Na ação ninguém foi preso.

Os militares realizavam um bloqueio policial para fiscalização na rodovia MS-164, área rural do município de Ponta Porã, quando visualizaram o momento em que o condutor do Punto retornou bruscamente, sendo abandonado alguns quilômetros depois. Os militares realizaram buscas no local e imediações e, devido à baixa visibilidade no local, nenhuma pessoa foi localizada.

Equipes do DOF continuam com as buscas na região, no intuito de localizar o condutor e/ou ocupantes do veículo, que estava com as placas afixadas falsas, sendo as originais do município catarinense de Três Barras.

As ocorrências foram registradas e entregues na Delegacia da Polícia Civil em Ponta Porã. O prejuízo somado e estimado ao crime foi de R$ 2,828 milhões.