set 23, 2024 | Polícia
Policiais militares do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) recuperaram na madrugada desta segunda-feira (23), um veículo VW Polo de cor branca que seguia com destino ao Paraguai.
Os militares realizavam um bloqueio policial para fiscalização na rodovia MS-164, área rural do município de Ponta Porã, quando deram a ordem de parada ao condutor. O homem, de 44 anos de idade, disse que foi contratado para pegar o Polo na capital paulista e entregá-lo na fronteira.
Durante a checagem dos agregados do veículo (numeração do chassi e motor) localizou-se o registro criminal de veículo furtado em Vitória (ES), na presente data. A ocorrência foi registrada e entregue na Delegacia da Polícia Civil em Ponta Porã.
A ação envolvendo os policiais do DOF aconteceu dentro do Programa Protetor das Fronteiras e Divisas, parceria da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) com o MJSP (Ministério da Justiça e Segurança Pública) em parceria com a Operação Ágata Fronteira Oeste, do Ministério da Defesa.
set 23, 2024 | Polícia
Policiais militares do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) prenderam na noite deste domingo (22), um homem de 28 anos de idade por tráfico de drogas. Com ele estava 1,352 quilos de haxixe.
Os militares realizavam um bloqueio policial para fiscalização na rodovia MS-156, área rural do município de Caarapó, quando deram a ordem de parada ao condutor de um ônibus de passageiros que seguia no sentido Amambai/Caarapó.
Os policiais localizaram uma porção da droga com um dos passageiros, bem como, mais porções da droga em sua bolsa que estava no compartimento de bagagens do coletivo. O homem disse que pegou as porções de haxixe em um posto de combustível na cidade de Coronel Sapucaia; e que fora contratado para entregar a droga na cidade paulista de Campinas.
A ocorrência foi registrada e entregue na Delegacia da Polícia Civil, em Caarapó. O prejuízo estimado ao crime foi de R$ 94,5 mil.
set 23, 2024 | Polícia
Policiais militares do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) apreenderam na madrugada deste domingo (22), um Fiat Palio Weekend. O veículo, com as placas afixadas falsas, estava carregado com 588 quilos de maconha distribuídos em volumes prensados. Na ação ninguém foi preso.
Os militares realizavam um bloqueio policial para fiscalização na rodovia MS-164, área rural do município de Ponta Porã, quando deram a ordem de parada ao condutor do Palio, que desobedeceu e tentou fugir até abandoar o veículo, alguns quilômetros à frente, em uma mata às margens da via.
Os policiais realizaram buscas no local, porém, a pessoa que conduzia o veículo não foi localizada. A ocorrência foi registrada e entregue na Delegacia da Polícia Civil, em Ponta Porã. O prejuízo estimado ao crime foi de R$ 1,21 milhão.
set 18, 2024 | Polícia
O Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da PM (Polícia Militar), realiza nesta quarta-feira (18) a formatura dos novos soldados da PM sul-mato-grossense. Os militares são oriundos do último concurso público e serão apresentados à soceidade após passarem pelo Cefap (Curso de Formação no Centro de Ensino, Formação e Aperfeiçoamento de Praças da Polícia Militar).
Desde janeiro os 479 militares trabalham para se capacitar e, assim, fortalecer a segurança pública na Capital e no interior do Estado. O período de instrução dos novos soldados foi encerrado na terça-feira (17).
Neste período foram oferecidas tanto instruções teóricas quanto práticas sobre atividades policiais militares. Os soldados também já saem do Cefap habilitados com o Curso de Agente de Fiscalização de Trânsito e o curso para laborar o Promuse (Programa Mulher Segura), totalizando 2.078 horas-aula.
Além disso, os militares passaram por estágios operacionais em diversas unidades da Capital e do interior do Estado, aprimorando suas habilidades práticas. Esse esforço resultou na formação de policiais militares capacitados para proteger a sociedade sul-mato-grossense.
Após oito meses de curso e um investimento estatal superior a R$ 2.527.756,96 na execução do CFSD, turma 37ª, os novos soldados estarão prontos para servir à comunidade, destacando-se nas unidades de todo o Estado de Mato Grosso do Sul.
Solenidade
A formatura militar será realizada na modalidade tradicional, com guarda de honra e desfile da tropa. Por se tratar de um evento de grande porte, sendo uma das maiores turmas já formadas no nosso estado, a estimativa de público é de três mil pessoas.
A solenidade especial acontece a partir das 8h, no quartel do Comando Geral da Polícia Militar, na Av. Desembargador Leão Neto do Carmo, 1203, Jardim Veraneio, em Campo Grande.
Comunicação PMMS
Foto: Saul Schramm/Arquivo
set 16, 2024 | Polícia
Policiais militares do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) recuperaram na madrugada deste sábado (14), um veículo Fiat Strada de cor vermelha com registro criminal de furto no Estado do Paraná. Na ação ninguém foi preso.
Os militares realizavam um patrulhamento por uma estrada vicinal quando localizaram o veículo abandonado. Os policiais realizaram buscas nas imediações, porém, nenhuma pessoa localizada. Durante a checagem dos agregados do veículo (numeração do chassi e motor) localizou-se o registro criminal de furto ocorrido na cidade de Toledo, no dia 25 de agosto do corrente ano.
A ocorrência foi registrada e entregue na Delegacia da Polícia Civil de Itaquiraí. O prejuízo estimado ao crime foi de 90 mil.
set 16, 2024 | Polícia
Policiais militares do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) apreenderam na noite deste sábado (14), um veículo Fiat Palio de cor cinza carregado com 240 pacotes de cigarro; 260 unidades de essências para narguilé; 2.000 unidades de óculos; 3.000 unidades de balões; e, 5.000 peças de roupa íntima masculina.
Os militares realizavam um patrulhamento pela rodovia MS-466, quando deram a rodem de parada ao condutor do Palio, que desobedeceu e acelerou o veículo em direção à cidade de Rio Brilhante. Cerca de 40 quilômetros depois, em uma estrada vicinal, a roda traseira do lado esquerdo se desprendeu do veículo e o condutor, de 27 anos de idade, o abandonou e tentou fugir a pé, mas foi alcançado e detido.
O homem foi autuado por desobediência, conduzido e entregue na Defron (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Fronteira), em Dourados. O veículo e a mercadoria ilegais foram entregues na Receita Federal em Ponta Porã. O prejuízo estimado ao crime foi de 164,7 mil.