Da calçada de sua lanchonete, na principal rua de Cabeceira do Apa, distrito de Ponta Porã, o comerciante Nilson Pereira Moraes contempla o asfalto cruzando o lugarejo que ganhou esse nome por situar-se próximo à nascente do Rio Apa, na fronteira com o Paraguai. A chegada da infraestrutura integra o trecho de 23,76 km da rodovia MS-166 pavimentado pelo Governo do Estado, cuja obra, em conclusão, interliga a região produtora de grãos à Rota Bioceânica.
Nilson Moraes: “A gente não acreditava mais nesse asfalto, mas o governador cumpriu”.
“A gente não acreditava mais nesse asfalto, mas o governador Reinaldo Azambuja prometeu que ia sair desde quando ele era deputado estadual, e agora cumpriu”, diz o pequeno empresário, de 62 anos. Ao lado da esposa, dona Sueli, 57, Nilson fala com otimismo da chegada do progresso e já projeta ampliar seu comércio. “Aqui era um lugar de poeira e lama, abandonado, mas agora vai ter desenvolvimento, o nosso governo está de parabéns”.
O asfalto transpassa o antigo distrito, do trevo com a MS-270 a cidade de Antônio João, e mudou a vida das pessoas e o ritmo do lugar. O pequeno comércio se transformou, são novas edificações ou ampliação dos atuais estabelecimentos. No entorno, entre extensas lavouras de soja, também surgem novos silos. A prefeitura de Ponta Porã reforma a escola municipal Osvaldo de Almeida Matos, em parceria com o Estado, e constrói o primeiro posto de saúde.
Escoamento e segurança “Essa obra valorizou muito o distrito e a gente também se sente valorizado pelas autoridades, que estão empenhadas em trazer o desenvolvimento para nossa comunidade”, comenta Nilson da Silva, 48, dono de um mercadinho. “O asfalto trouxe mais movimento, mais gente, vai crescer o comércio, gerar mais emprego e renda. Eu moro há 30 anos aqui, a diferença agora é enorme, a gente percebe que a mudança será para melhor toda vida”, aposta.
Asfalto trouxe mais movimento, mais gente, vai crescer o comércio, gerar mais emprego e renda no distrito de Ponta Porã
Para o prefeito de Antônio João, Marcelo Pé, a ligação asfáltica “é um grande feito de um governo que vem aos municípios nos ajudar a administrar”. Ele acredita que a região terá um grande impulso no seu desenvolvimento, com novos empresários chegando para investir, e realça o papel estratégico de Eduardo Riedel na secretaria de Infraestrutura (Seinfra). “Ele abre as portas do governo e simplesmente manda executar. Somos gratos a ele e ao Reinaldo”, disse.
O trecho pavimentado pelo Estado, com recursos (R$ 32 milhões) do Fundersul, compreende o trevo entre as MS-166 e MS-270 a Antônio João, interligando-se à MS-384, que demanda a Bela Vista e Ponta Porã. Na outra ponta da MS-166, foi licitado o asfaltamento de 37,5 km, do entroncamento com a MS-460 (Estrada da Água Fria) à BR-267, beneficiando a região produtora de grãos dos municípios de Maracaju, Nioaque e Guia Lopes da Laguna.
Prefeito Marcelo Pé diz que obra é um grande feito
“São importantes investimentos em logística e infraestrutura que dão competitividade aos nossos produtores ao reduzir custos e distâncias no escoamento da safra”, afirma o governador Reinaldo Azambuja. “O governo está empenhado em levar infraestrutura de transportes a estes rincões, melhorando as condições de produção de todos, do pequeno, médio e grande produtor, além de garantir maior segurança às pessoas”, acrescenta.
Entrega antecipada As obras rodoviárias de pavimentação, restauração e implantação concluídas em sete anos (2015-2021) e em execução pelo Estado, interligam as regiões produtoras de matéria-prima (grãos, celulose, carne) e industrializados e criam um novo mapa logístico de transportes de Mato Grosso do Sul, hoje no centro da Rota Bioceânica (Brasil-Chile), destaca o secretário Eduardo Riedel (Seinfra). Os investimentos, segundo ele, chegam a R$ 5 bilhões.
Riedel cita, ainda, a qualidade do asfalto que está sendo empregado para suportar o fluxo de caminhões em direção aos portos e a ponte internacional de Porto Murtinho e o compromisso do governo de entregar todas as obras em execução ou projetadas para 2022. O secretário observa que, a pedido do governador Reinaldo Azambuja, muitas obras estão sendo antecipadas, citando como exemplo os 23,76 km entre a Cabeceira do Apa e Antônio João.
Este trecho da MS-166 está sendo concluído em meados de fevereiro, isto é, a oito meses do prazo (outubro) contratual. Para cumprir a meta houve um esforço concentrado durante os serviços de terraplenagem e drenagem, quando foram empregados 150 trabalhadores, informa a empreiteira São Cristovão. A obra está sendo finalizada com implantação de sinalização viária e redutor de velocidade na área urbana de Cabeceira do Apa.
O prefeito de Caracol, Neco Pagliosa, esteve nesta terça-feira, 1º de fevereiro, em reunião com a equipe do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) do Mato Grosso do Sul.
A pauta da reunião foi a possível implantação do projeto Cidade Empreendedora e a necessidade da criação de uma Associação Comercial e Empresarial para o município.
No ato, o Gerente Regional do SEBRAE, Matheus Oliveira, apresentou ao Chefe do Executivo os benefícios do programa, que integra gestão pública e pequenos negócios em um ambiente de oportunidades, para estimular a economia local e desenvolver os municípios.
Neco agradeceu a visita da equipe e afirmou que irá se reuniu com sua equipe para definir os próximos passos para este projeto. “Tenho certeza que nossa adesão ao programa Cidade Empreendedora fará a diferença no comércio do nosso município, trazendo benefícios para a economia de nossa cidade, estarei debatendo com a nossa equipe quais serão as medidas tomadas para que seja possível torná-lo realidade”, disse o Prefeito.
Para alavancar a região de fronteira e contribuir com a Rota Bioceânica, o Governo do Estado vai investir R$ 92 milhões para restauração, adequação do tráfego e drenagem da MS-384, em um trecho de 67 quilômetros, que passa pelos municípios de Antônio João e Bela Vista.
O contrato para realização desta obra foi publicado nesta terça-feira (01), no Diário Oficial do Estado. A empresa escolhida tem o prazo de 660 dias (22 meses) para concluir a obra, assim que for dada a ordem de serviço pela Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos).
A obra será feita na MS-384, em trecho de entroncamento com a MS-164 (Antônio João), que passa ainda pela BR-060, totalizando 67,20 km. Os recursos são do Fundersul (Fundo de Desenvolvimento do Sistema Rodoviário de Mato Grosso do Sul), destinado para os investimentos nas estradas estaduais.
Prefeito de Antônio João, Marcelo Pé (Foto: Arquivo)
Este investimento integra o tronco rodoviário na região de fronteira com o Paraguai, na região Sul do Estado, com obras que vão trazer melhorias na capacidade de tráfego da via, que tem um intenso fluxo de veículos, com a passagem de muitos caminhões com carga pesada.
“A obra é muito importante, pois a MS-384 é uma das principais estradas da região, que vai nos ligar inclusive com a Rota Bioceânica. Temos muitos caminhões com calcário que seguem para Bela Vista e Caracol”, destacou o prefeito de Antônio João, Agnaldo Marcelo da Silva, conhecido como “Marcelo Pé”.
Ele ainda destacou que estas grandes obras geram empregos e renda para a cidade. “São importantes porque movimentam a economia local, trazem receita de fora e utilizam também de mão de obra, o que ajuda e contribui para o município”.
Região de fronteira
Secretário de Infraestrutura, Eduardo Riedel (Foto: Chico Ribeiro)
Os investimentos na região de fronteira do Estado continuam em ritmo acelerado, já que além de melhorar o escoamento da produção e trafego de veículos, ainda contribuiu para o projeto da Rota Bioceânica, que vai ligar Mato Grosso do Sul aos países da América do Sul e depois “encurtar” o caminho até o Oceano Pacífico.
“Este corredor ao Pacífico dará maior competitividade a Mato Grosso do Sul e a toda região Centro-Oeste, integrando definitivamente os quatro países (Brasil, Paraguai, Argentina e Chile) não só economicamente, mas também na cultura e no turismo”, descreveu o governador Reinaldo Azambuja.
Para o secretário de Infraestrutura, Eduardo Riedel, estas obras promovem a integração e vão alavancar a economia de diferentes cidades do Estado. “Vai favorecer em todos os setores, do nosso lado estamos fazendo nossa parte, que é ligar as nossas rodovias com a Rota Bioceânica. Agora é acompanhar de perto a execução destas obras, pois são novas oportunidades e temos que aproveitar”.
Prefeitura de Caracol reúne equipe de secretários e diretores para avaliação e planejamento
Secretários, diretores e demais servidores do primeiro e segundo escalão da Prefeitura de Caracol estiveram reunidos recentemente para avaliação dos últimos 100 dias da administração e planejamento de futuros projetos para 2022.
Organizados pela consultora Dinaci Ranzi, cada um dos participantes fez um resumo sobre metas alcançadas, objetivos não conquistados, revisões, autocríticas e apresentação do que deu certo e do que não funcionou em seu setor.
Ainda durante a reunião, os servidores mostraram o que ainda há planejado para suas pastas e as novas demandas que surgiram com o decorrer do primeiro ano da gestão, apresentando planos do que será realizado no decorrer deste ano.
“Considero fundamental que a equipe tenha planejamento e um rumo a ser seguido, grande parte do sucesso da nossa gestão é a capacidade de ouvir os anseios da população e organizar uma forma de atendê-los”, afirmou o prefeito Neco Pagliosa que esteve presente pontuando as prioridades da administração.
42ª agência de atendimento da Cooperativa oferece soluções financeiraspara os associados e a comunidade
A Cooperativa Sicredi Centro-Sul MS está dando continuidade ao cronograma de expansão e agora chega a vez do município de Paranhosreceber uma agência da Cooperativa. A inauguração foi realizada no último sábado, dia 29.
A nova agência está localizada na rua João Ponce de Arruda, 1681, e marca a expansão da Cooperativa, levando os benefícios do cooperativismo de crédito para a região.A estrutura possui 139,03m² em um espaço moderno e confortável, planejado para criar uma experiência ainda mais cooperativa entre os associados e a comunidade. Para isto, a agência apresenta o novo layout da identidade visual e do mobiliário, que busca inspirar as pessoas todos os dias, permitindo que elas vivam a essência da marca Sicredi e do cooperativismo.
O ambiente interno oferece espaço adequado e conta com 3 mesas de atendimento, proporcionando um atendimento ágil e um melhor relacionamento com os associados. E para estar cada vez mais à disposição da comunidade, além da agência física, a Cooperativa também oferece uma múltipla rede de canais, com caixas eletrônicos de autoatendimento, mobile e internet banking.
Expansão
O presidente da Sicredi Centro-Sul MS, Sadi Masiero, acredita que a confiança das pessoas na Cooperativa será a peça fundamental para a consolidação da agência no município, assim como já acontece em outras regiões. “Os moradores de Paranhospassarão a contar com as vantagens dos produtos e serviços que a nossa Cooperativa disponibiliza e a população ganha uma agência moderna, confortável e que incentiva o desenvolvimento econômico do município”, destaca.
Acreditando no potencial de desenvolvimento regional, o diretor executivo da Sicredi Centro-Sul MS, Giorgio Martins Bonato, reforça o compromisso e a proximidade com a comunidade. “Estamos à disposição de toda a população, com um portfólio completo de produtos e serviços, sempre prezando pelo bom relacionamento, com conforto e agilidade, e pelo desenvolvimento econômico dos associados e de toda a região”, avalia o diretor.
Serviço
O atendimento ao públicoda nova agência inicia na segunda-feira, dia 31, das 8h às 14 horas.A agência está localizada na rua João Ponce de Arruda, 1681.
Sobre a Cooperativa Sicredi Centro-Sul MS
A Sicredi Centro-Sul MS está presente em 37 municípios da região sul do Estado: Amambai, Anaurilândia, Angélica, Antônio João, Aral Moreira, Bataguassu, Batayporã, Bela Vista, Caarapó, Caracol, Coronel Sapucaia, Deodápolis, Douradina, Dourados (6), Eldorado, Fátima do Sul, Glória de Dourados, Iguatemi, Itaporã, Itaquiraí, Ivinhema, Jateí, Juti, Laguna Carapã, Mundo Novo, Naviraí, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul, Paranhos, Ponta Porã, Rio Brilhante, Santa Rita do Pardo, Tacuru, Taquarussu, Sete Quedas e Vicentina. Atualmente, são mais de 107 mil associados atendidos pela Cooperativa.
Na última semana de janeiro o governador Reinaldo Azambuja decidiu prorrogar por mais 60 dias o congelamento da pauta fiscal dos combustíveis, firmou convênios importantes para ajudar na economia do Estado, no setor de laticínios, assim como lançou e inaugurou obras em Maracaju, entregou veículos para educação e saúde.
Governador assina convênio na Semagro (Foto: Chico Ribeiro)
Na segunda-feira (24) o governador firmou convênio no valor de R$ 3,6 milhões com a Prefeitura de Glória de Dourados, para apoiar a instalação de um novo laticínio no município, que tem expectativa de gerar 100 empregos diretos. Este documento permite o repasse do recurso para cidade.
“Com esse convênio, vamos possibilitar mais emprego localmente, além de fortalecer uma bacia leiteira importante. Hoje Glória de Dourados tira em torno de 25 mil litros de leite por dia. No momento em que tivermos uma empresa que vai fazer iogurte, leite longa vida e outros derivados”, explicou o governador.
Fiscalização postos de combustível (Foto: Edemir Rodrigues)
Durante a semana, o governador aderiu a decisão de mais 20 estados de congelar a pauta do combustível, e assim contribuir para redução do preço aos consumidores. Desta forma se mantem por mais 60 dias congelado o Preço Médio Ponderado ao Consumidor Final – PMPF. Esta condição já existe desde abril de 2021.
O governador ponderou que a medida é importante, mas que os postos de combustível precisam ter responsabilidade na hora de definir os preços e que vai haver reforço na fiscalização do Procon para verificar se existe cobrança abusiva nas bombas para população.
Entrega de veículos
Governador entrega veículos pra SED (Foto: Chico Ribeiro)
O governador entregou 12 veículos para as Coordenadorias Regionais de Educação, que serão usados pelos servidores da SED (Secretaria de Estado de Educação). As cidades contempladas foram Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba, Ponta Porã e Três Lagoas.
Também foram entregues cinco veículos Renault Duster Oroch para a SED. Somando os investimentos, foram R$ 1,6 milhão para equipar os trabalhos na área da educação no Estado. “As coordenadorias regionais monitoraram e acompanharam todas as escolas na pandemia. E esses anos todos, (os coordenadores) foram com os carros deles, apesar do repasse do combustível. Agora, eles têm os carros oficiais”, disse Reinaldo Azambuja.
Para saúde, o município de Sete Queda recebeu uma ambulância, que vai atender o Hospital Municipal de Sete Quedas. De forma simbólica ainda foi entregue outra unidade (ambulância) para cidade de Naviraí, para atender a demanda de pacientes da cidade.
Novas obras
Governador lança novas obras em Maracaju (Foto: Chico Ribeiro)
Com foco na infraestrutura, o governador lançou novas obras em Maracaju. Entre elas o convênio para restauração do Museu de Tecnologia Regional (R$ 700 mil), e a autorização para construção de mais 41 moradias (R$ 1,5 milhão) no município, contribuindo para realizar o sonho da casa própria.
A obra de conclusão da sede da Associação Cultural Colônia Paraguaia de Maracaju também entrou no pacote (R$ 919 mil), assim como o aval para licitar a obra de pavimentação e drenagem na Rua Germano Bellan e acesso a Fundação MS, que se trata de um investimento de R$ 2,2 milhões.
A agenda realizada na última sexta-feira (28) ainda contou com a inauguração da nova sede da MS Integração, que se trata de uma empresa que presta serviços de pesquisa, consultoria, planejamento e agricultura de precisão, voltados para atender o produtor rural.
Encontros
Reunião com Grupo Cataratas (Foto: Divulgação)
O governador e sua comitiva se encontrou com a diretoria do Grupo Cataratas, no Rio de Janeiro, para tratar do contrato do Aquário do Pantanal. A empresa venceu a licitação em 2014 para administrar o empreendimento. Durante a reunião foi marcada uma visita técnica do grupo na obra, assim como repassado que no dia 7 de fevereiro o conselho do Cataratas vai se reunir para decidir se continuam no projeto.
“Entregamos um relatório para a diretoria do grupo, que ficou impressionada com a organização da reta final das obras do Aquário. A entrega está prevista para março de 2022 e gostaríamos muito que ele fosse operado pela Cataratas”, explicou o governador. Ele ainda adiantou que caso a empresa desista do contrato, o governo deverá administrar o Aquário por um ano e abrir nova licitação.
Reunião com a Petrobras sobre a UFN3 (Foto: Divulgação)
Outra agenda no Rio de Janeiro, foi uma reunião com o presidente da Petrobras, o General Joaquim Silva e Luna, para tratar da Unidade de Fertilizantes Nitrogenados III (UFN3), que fica em Três Lagoas, e está paralisada desde 2014. A empresa destacou que ainda trabalha pra que haja a venda da unidade, que se trata de um megaempreendimento avaliada em R$ 3 bilhões. O governador espera a negociação e retomada das atividades da indústria para gerar empregos e contribuir com o desenvolvimento do Estado.
Nesta semana o governador ainda participou de reunião, por videoconferência, do Consórcio Brasil Central, onde governador Ibaneis Rocha (DF), foi reconduzido ao cargo de presidente do bloco por mais um ano.
Também de forma virtual, o governador se reuniu com a ministra da Mulher e dos Direitos Humanos, Damares Alves, onde ela apresentou o um projeto piloto do governo federal que será executado na reserva indígena guarani-kaiowá de Dourados. A proposta visa promover ações do esporte, saúde, educação, cidadania e direitos humanos, que contribuem com o combate à violência.