Campo Grande (MS) – Policiais Militares Ambientais realizavam fiscalização no rio Verde hoje (25) pela manhã e localizaram à margem do rio, em uma propriedade no município de Jardim, a 17 km da cidade, erosões e outras degradações ambientais em áreas protegidas de preservação permanente (APP).
Na propriedade rural, a PMA verificou que o gado era mantido com acesso às matas ciliares do Rio Verde, que passa pela propriedade, causando danos diretos ao curso d’água. As matas ciliares do manancial também praticamente não existiam na extensão do imóvel. Além disso, a propriedade estava tomada por processos erosivos, que chegavam a nove metros de profundidade.
As atividades foram interditadas. Pela infração administrativa, o proprietário do imóvel (81), residente em Campo Grande, recebeu multa de R$ 25.000,00. Ele também responderá por crime ambiental. O autuado ainda foi notificado a apresentar junto ao órgão ambiental estadual um plano de recuperação da área degradada e alterada (PRADA).
Taxa de desocupação em Mato Grosso do Sul é a terceira menor do país e a mais baixa em 6 anos
As ações do Governo do Estado para a retomada da economia, atração de investimentos e geração de empregos fez com que a taxa de desocupação em Mato Grosso do Sul recuasse ao longo do ano passado e fechasse o quarto trimestre de 2021 como a terceira menor do país, de acordo com a PNADC (Pesquisa de Amostra de Domicílios Contínua) divulgada nesta quinta-feira (24) pelo IBGE.
Conforme Nota Técnica da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura familiar), a Taxa de Desocupação em Mato Grosso do Sul caiu de 9,3% no período de janeiro a março de 2021 para 6,35% de outubro a dezembro do ano passado, recuo de 2,95 pontos percentuais. É a menor taxa de desocupação registrada no quarto trimestre, desde o ano de 2015.
Para o pré-candidato ao governo do Estado – e secretário de Infraestrutura – Eduardo Riedel, Mato Grosso do Sul deve incrementar as “ações de retomada da economia, atração de investimentos e geração de empregos” nos próximos anos. “É importante mantermos o foco em ações que privilegiem a responsabilidade administrativa ao mesmo tem que intensifiquem o crescimento do Estado e o bem estar das pessoas”, afirmou.
A queda na taxa de desocupação decorre da disponibilidade de emprego em Mato Grosso do Sul. Sistematicamente as análises apontam o agro, a indústria e outros setores contratando, o que desembocou em melhoria na taxa de desocupação.
Além disso, os índices da PNADC também apontam caminhos para políticas de qualificação profissional e recolocação no mercado de trabalho. “Observamos pela taxa de desocupação que essa situação abrange mais aquelas pessoas com menor escolaridade e qualificação. Para a melhoria dessa taxa, temos de investir em qualificação profissional, fomentando ações do setor produtivo, como o Senai, Senac, Senar, para melhorar a oferta e ocupar mais vagas de trabalho. Assim, vamos ter uma melhor taxa de empregabilidade e melhor taxa de emprego”, disse o secretário Jaime Verruck.
Taxa de desocupação nacional também recuou
Em termos de Brasil, a taxa de desocupação no 4° trimestre de 2021 foi de 11,1%, caindo 1,5 ponto percentual em relação ao trimestre de julho a setembro de 2021 (12,6%) e 3,0 pontos percentuais frente ao mesmo trimestre de 2020 (14,2%). Já a taxa média anual caiu de 13,8% em 2020 para 13,2% em 2021.
Ante o trimestre anterior, a taxa de desocupação recuou em 15 unidades da federação, com estabilidade nas demais. As maiores quedas foram em Alagoas (2,6 p. p.) e Sergipe (2,5 ponto percentual). As maiores taxas de desocupação foram as do Amapá (17,5%), Bahia (17,3%), Pernambuco (17,1%) e as menores, de Santa Catarina (4,3%), Mato Grosso (5,9%) e Mato Grosso do Sul (6,35%).
No quarto trimestre de 2021, a força de trabalho em Mato Grosso do Sul chegou a 1,435 milhão, sendo 1,343 milhão de ocupados (empregados) e 92 mil trabalhadores desocupados (sem emprego). Com relação aos setores, os que mais contrataram em relação ao mesmo trimestre do ano de 2020 foram: Alojamento e Alimentação (37,04%), Transporte e armazenagem (32,65%) e Indústria em geral (31,30%).
Já os setores que mais demitiram foram: Agropecuária (9,9%) e Administração pública (2,99%). Em geral, no fechamento de 2021 as contrações foram de 9,63% a mais que no mesmo trimestre de 2020, gerando 118 mil novas vagas 1343 ocupados contra 1225 ocupados no mesmo trimestre em 2020.
PMA de Porto Murtinho e Bela Vista prendem dois paraguaios por caça de quatro jacarés e por pesca em piracema e com petrechos proibidos no rio Apa na fronteira
Campo Grande (MS) – Policiais Militares Ambientais de Porto Murtinho e de Bela Vista, que trabalham na operação piracema, realizavam patrulhamento conjunto no rio Apa, na fronteira com o Paraguai, na área rural do município, a 60 km da cidade hoje (27) de madrugada e prenderam às 3h00, dois paraguaios por caça ilegal de jacarés e por pescar durante o período proibido de piracema e com uso de petrechos proibidos para a pesca.
Os infratores, de 22 e 37 anos, estavam em uma embarcação com motor de popa, praticando pesca com redes, tarrafa, cordas de espinheis, fisga e boias (petrechos proibidos para a pesca) e ainda caçando jacarés. Com os criminosos, residentes na cidade de Vallemi (PY), foram apreendidos quatro animais silvestres da espécie jacaré de grande porte, os quais os infratores haviam abatido com uso de uma fisga e com uma machadinha, que também foram apreendidas.
Também foram apreendidos o barco, o motor de popa, 10 redes de pesca, medindo 300 metros, uma corda de espinhel de 20 metros com 15 anzóis, cinco boias (João-bobo) e uma tarrafa, petrechos de pesca ilegais, que os infratores utilizavam na pesca predatória, porém, não tiveram tempo de capturar nenhum pescado.
Os infratores receberam voz de prisão e foram encaminhados, juntamente com o material apreendido, à delegacia de Polícia Civil de Porto Murtinho, onde eles foram autuados em flagrante por crime de caça ilegal e também de pesca predatória e continuam presos. A pena para a caça é de seis meses a um ano de prisão e para a pesca predatória de um a três anos de detenção.
Para melhorar a qualidade de vida da população, o governador Reinaldo Azambuja lançou e entregou novas obras nos municípios de Coronel Sapucaia, Aral Moreira e Laguna Carapã. Também assinou ordem de serviço para pavimentar 11 km da rodovia MS-010, que vai facilitar o acesso ao Quilombo Furnas do Dionísio. Nesta semana ainda concedeu reajuste salarial de 34% aos professores convocados.
Para beneficiar mais de 90 famílias, o governador na última terça-feira (22) deu ordem de serviço para obra de asfalto em um trecho de 11,48 km (MS-010), que vai ligar área urbana de Rochedinho até o final do Quilombo Furnas do Dionísio. Este percurso hoje em dia é feito em uma estrada de terra.
“Alguns sonhos, sonhados juntos, foram concretizados como a ligação Jaraguari Velho – Jaraguari Novo, o Núcleo Industrial e a MS-010, que atende muitos pedidos que eu recebi de turistas e do pessoal que faz bicicross”, afirmou o governador. O investimento será de 19,755 milhões.
Governador durante vistoria na MS-165 (Foto: Edemir Rodrigues)
Obras no interior
Governador em Coronel Sapucaia (Foto: Edemir Rodrigues)
O governador anunciou uma série de investimentos no interior do Estado, em diferentes setores como infraestrutura, saúde, esporte, saneamento básico e assistência social. A entrega e lançamento de novas obras ocorreu na região de fronteira, nas cidades de Coronel Sapucaia, Aral Moreira e Laguna Carapã.
Em Coronel Sapucaia foram em torno de R$ 11 milhões de investimentos. Entre eles o convênio para construção do Hospital Municipal, no valor de R$ 7,8 milhões. Também entregou obra de recapeamento em 21 ruas da cidade (R$ 2,6 milhões), anunciou a construção de arena esportiva e entregou 28 cartões do programa Mais Social.
Ainda vistoriou a obra de pavimentação de 33 km, da MS-165, que vai ligar Coronel Sapucaia a Paranhos, em um investimento de R$ 57,8 milhões. Ela faz parte do projeto “Rodovia Sul-Fronteira”, que vai encurtar os caminhos das cidades fronteiriças. O objetivo é facilitar o tráfego local e contribuir com a economia destes municípios.
Em Aral Moreira, teve como destaque a assinatura de ordem de serviço para restauração da rodovia MS-286, no valor de R$ 33,2 milhões. Também vai contribuir com a pavimentação de diversas ruas da cidade e entregou a obra de ampliação da Maternidade Santa Luzia.
Já em Laguna Carapã o governador entregou a obra de pavimentação da rodovia MS-379, em um trecho de 40 km, no valor de R$ 70 milhões. Também inaugurou a ponte de concreto sobre o Rio Guaimbê, que contou com uma duplicação. A Vila Bocajá terá obra de asfalto e drenagem.
Reajuste salarial
Governador anuncia reajuste aos professores (Foto: Chico Ribeiro)
Em mais uma ação para valorizar o servidor público, o governador anunciou na última quarta-feira (23), o reajuste salarial de 34% aos professores convocados. Esse aumento será feito em duas etapas. Serão 20% já neste mês de fevereiro, e 14%, a partir de 4 de abril deste ano.
“É muito importante o diálogo, que nunca cessou. Tivemos momentos difíceis, mas não deixamos de conversar. É um ganho da federação e do governador. É uma valorização importante, merecida. Estamos dando reajuste enquanto 70% dos estados não conseguem pagar o piso”, destacou o governador.
Reinaldo Azambuja ainda assumiu o compromisso de contratar mais mil professores por meio do concurso que foi aberto. “Nós fizemos o compromisso de que se passar mil professores, vamos contratar mil professores”, declarou o governador.
Novo comando
Posse do novo delegado-geral, Roberto Gurgel (Foto: Chico Ribeiro)
O governador deu posse, nesta semana, ao novo delegado-geral da Polícia Civil, Roberto Gurgel de Oliveira Filho. Ele se comprometeu em aprimorar o excelente trabalho desempenhado pela Polícia Civil, agora no comando da instituição.
“Temos um papel de destaque em âmbito nacional, com muitas elucidações de crimes de homicídio. Somos a maior no Brasil que apreende drogas no País. Nosso desafio é aprimorar métodos de investigação e dar condições para que nossos colegas capacitados e qualificados possam desempenhar ainda mais essa função de polícia investigativa”, destacou Gurgel.
No mercado há anos, a Almada Moveis Marcenaria conta com a experiência de mais de 20 anos do marceneiro Pedro Almada e seu irmão Oscar Almada.
Almada Moveis trabalha com móveis de madeira de demolição sob encomenda ou a pronta entrega e projetos de ambientes.
Os móveis de madeira de demolição feito pela Almada Moveis são uma forma rústica e nobre de expressão da realização de um projeto com base arquitetônico desde o mais simples até o mais sofisticado, que tem como objetivo, realçar o contraste do antigo com o moderno, resultando assim belíssimos trabalhos, com garantia de elegância e grande responsabilidade ecológica.
Faça Orçamento
Com a Madeira Pura especialista em móveis rústicos você encontra todas as opções em Almadamóveis, fale com a gente via WhatsApp 9 9820-0856 ou 9 9816-6930 fala com o amigo Pedro ou Oscar. Ficaremos felizes em atendê-lo.
Bom gosto, durabilidade, e preços acessíveis esperam por você na Almada Moveis.
Almada Moveis – Tudo em moveis de madeira demolições e planejados. Tenha em sua casa exatamente aquilo que você quer e precisa. Os melhores preços, com a qualidade que você exige, só na Almada Moveis.
A vista ou a prazo sempre uma ótima opção em compras para você. Almada Moveis esta na Rua Amado Pereira no Loteamento trevo. Faça uma visita e conheça nossos produtos.
Siga nosso instagram.com/almad_amoveis – Faça seu orçamento Contatos 9 9820-0856 ou 9 9816-6930 fala com o amigo Pedro ou Oscar.
A Jornada Pedagógica e Administrativa acontece até sexta-feira (25) e tem por objetivo principal a preparação de educadores e profissionais da educação no retorno dos alunos as salas de aulas da Rede Municipal de Ensino, que acontece na próxima quinta-feira (03) em Antonio João.
A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, realiza em Antonio João desde a última quarta-feira (16) a Jornada Pedagógica e Administrativa na Rede Municipal de Educação. O evento marca o ponto inicial de preparação dos profissionais da educação para o retorno as aulas, que a quase dois anos estavam na modalidade à distância ou híbrida e agora serão no modo presencial.
Na última terça-feira (22) o Auditório da Prefeitura recebeu novamente os profissionais da Rede Municipal de Educação e membros do CME (Conselho Municipal de Educação e Gestores Escolares) na continuidade da preparação dos educadores e servidores administrativos dentro do tema Inspeção Escolar. A Capacitação ficou por conta da Profissional com Graduação em Pedagogia e Expertise em Inspeção Escolar, no Clube da Melhor Idade, Ilka Toledo Cândido.
O Prefeito Marcelo Pé ressaltou a importância do trabalho que vem sendo realizado dentro da Jornada Pedagógica e Administrativa na busca de um ensino municipal ainda melhor para todos. Para o Gestão Municipal uma educação de qualidade faz toda a diferença no futuro dos alunos, “Responsabilidade gera excelência”