(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Segunda-Feira, 22 de Junho de 2026
Riedel recebe Conselho de Gestores de Assistência Social e defende atenção mais humanizada

Riedel recebe Conselho de Gestores de Assistência Social e defende atenção mais humanizada

O pré-candidato do PSDB ao governo do Estado, Eduardo Riedel, recebeu, na tarde de ontem, terça-feira (2), representantes dos conselhos de Assistência Social do Estado, para entrega de uma carta aberta sobre as políticas públicas do setor para o pleito 2022.

Durante a reunião foram discutidas propostas e planos de ação para melhorar a qualidade de vida da população que é atendida pela Assistência Social, humanizando cada vez mais o atendimento. Entre os principais compromissos que a carta prioriza estão, o cumprimento das metas estabelecidas no Pacto pela Gestão do SUAS MS (Sistema Único de Assistência Social/MS), além de ampliar e modernizar a Escola do SUAS, “Mariluce Bittar”, com investimentos específicos, sendo essa a primeira e única escola de Assistência Social do país, referência nacional no setor.

“A Assistência Social deve estar no plano de governo de cada gestor e ser respeitada enquanto política pública que é. O Conselho Estadual e o Colegiado (Coegemas/MS) estão presentes nos 79 municípios do estado e precisam do apoio do Governo Estadual”, explicou Taciana Silvestrine, presidente do CEAS (Conselho Estadual de Assistência Social).

A presidente do Coagemas/MS (Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social de Mato Grosso do Sul), Rosane Moccelin, reconheceu importantes avanços na área, como o Mais Social, Energia Zero e o CNH Social. “Precisamos modernizar os Sistemas de Informação do SUAS para melhorar o diagnóstico e o controle de acesso à serviços e benefícios socioassistenciais”, frisou.

Riedel recebeu a carta compromisso e afirmou que a Assistência Social é também pôr em prática programas sociais que amparam a população, e destacou que é preciso fortalecer e avançar nas ações que já se mostraram bem sucedidas. “Nos comprometemos com a categoria e vamos priorizar novos investimentos em programas sociais, garantindo sempre uma atenção voltada às necessidades das pessoas”, finalizou.

Estadual de Vôlei: Em Três Lagoas – IEBV Classificada para as quartas de final

Estadual de Vôlei: Em Três Lagoas – IEBV Classificada para as quartas de final

O time feminino de vôlei do IEBV – Instituto de Educação de Bela Vista, que está disputando o campeonato estadual, esta classificada para as quartas de final da etapa de voleibol dos Jems (Jogos Escolares de MS).

O time do IEBV venceu duas partidas, a primeira contra a forte equipe de Corumbá, vencendo por dois sets a zero, 25 a 17 e 25 a 14.  Nesta terça-feira o time voltou a quadra e novamente venceu, nesta oportunidade a equipe de Batayporâ,

O time e joga com as seguintes atletas:

Atletas

Júlia Maria

Maria Victoria

Gabriela

Júlia Ocariz

Isabela

Giovanna

Anny Gabriely

Ana Carolina

Heloísa

O time é dirigido pelos treinadores professor Marlon e professor Alemão.

Redação – Fronteira News – com informações do colégio

Neco Pagliosa prestigia agenda com Governador Reinaldo Azambuja em Bela Vista

Neco Pagliosa prestigia agenda com Governador Reinaldo Azambuja em Bela Vista

O prefeito de Caracol Neco Pagliosa esteve prestigiando as comemorações dos 114 anos de Bela Vista, onde participou do Ato Oficial realizado pelo Governo do Estado de Mato Grosso do Sul e pela Prefeitura Municipal a convite do prefeito belavistense Reinaldo Piti.

Durante o ato, Bela Vista recebeu um pacote de R$ 102 milhões para investimentos na infraestrutura urbana, malha rodoviária, esporte e lazer do município, entre eles a obra de restauração da MS-384, em um trecho de mais de 67KM no trecho a cidade e Antônio João.

Neco esteve ao lado do Governador Reinaldo Azambuja, de quem é amigo de longa data e aquele que segue sendo um grande parceiro tanto de Bela Vista quanto de Caracol, trabalhando em conjunto com os chefes dos executivos municipais pelo bem-estar da população sul-mato-grossense.

Governador empossa 16 novos procuradores do Estado e deixa mais 13 na “reserva”

Governador empossa 16 novos procuradores do Estado e deixa mais 13 na “reserva”

Tomaram posse no fim da tarde desta quarta-feira (20) os 16 novos procuradores do Estado. Os nomes foram aprovados dentre 1.494 concorrentes que tiveram inscrição para as provas deferidas. Outros 904 foram indeferidos. Inicialmente seriam apenas seis vagas, mas o governador Reinaldo Azambuja (PSDB), que esteve no evento, acrescentou outros 10 lugares. Além disso, 13 colocados aguardam serem chamados dentro dos próximos quatro anos.

Os aprovados no certame passaram por diversas etapas, entre elas: prova objetiva, prova escrita (teórica e prática), prova oral e prova de títulos. A primeira colocada no concurso foi a paraibana Ana Caroline Valadares que fez questão de destacar a presença feminina na procuradoria de Mato Grosso do Sul.

“A PGE de Mato Grosso do Sul passou a ser dirigida pela primeira vez por uma mulher em 2019 e agora é comandada pela procuradora Ana Carolina Ali, isso confirma que a paridade e a valorização da mulher advogada é uma realidade dentro da procuradoria, onde metade dos cargos de chefia são ocupados por mulheres e a busca pela paridade jamais pode passar despercebida. Daqui em diante todos nós passaremos a contribuir diretamente pelo fortalecimento da advocacia em nosso estado, na defesa das escolhas e decisões tomadas de forma democrática e juridicamente legítima”, disse.

Citada no discurso da primeira colocada, a procuradora geral, Ana Carolina Ali Garcia, fez questão de reforçar a importância dos novos procuradores. “Os aprovados trazem a força intelectual necessária para avançarmos em temas tão complexos e desafiadores que temos enfrentado e exigem atenção e uma especial proatividade e um preparo que tenho certeza que todos tem, por serem aprovados em um certame tão concorrido”, afirmou.

Reinaldo entrega diploma de posse para nova procuradora junto com Ana Carolina Ali Garcia, a procuradora-geral do Estado (Foto: Paulo Francis)
“O aumento no quadro de Procuradores do Estado contribuirá com o aprimoramento da atuação nos processos judiciais e na atuação na atividade de consultoria”, completou Ana Carolina. Como o preenchimento pode ser feito por residentes de qualquer parte do Brasil, apenas um sul-mato-grossense ficou entre os 16 primeiros colocados, sendo ele Fernando Rodrigues de Souza, de 32 anos, natural de Ribas do Rio Pardo.

“A aprovação nesse concurso é a realização de um sonho primeiro pela participação nessa carreira de estado tão importante e segundo por ser no meu Estado realizando um trabalho que tenho certeza que irá melhorar a vida dos cidadãos”, contou.

Azambuja lembrou que está é a maior nomeação de procuradores já ocorrida no estado e ainda há outros 13 colocados na lista de espera para serem chamados nos próximos quatro anos. “Nunca houve uma nomeação com nível deste tamanho. Estamos nomeando hoje o que corresponde a 20% de todo quadro que temos na procuradoria”.

O governador ressaltou, ainda, que o intuito é fortalecer a estrutura jurídica do Estado, principalmente nas autarquias. “Não tínhamos procuradores no Detran, tinham advogados, mas não procuradores. Agora tem na Agems (Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos), na Agehab (Agência de Habitação Popular de Mato Grosso do Sul), na agência de providência a Ageprev, então esses procuradores vão compor como titulares das pastas de representação da advocacia nessas autarquias”, finalizou.

Função – Mas, afinal, o que faz um procurador do Estado? Conforme explicado na própria página do governo de Mato Grosso do Sul, o procurador atua como uma espécie de advogado dos interesses estaduais. Portanto, ele é um representante do Estado tanto de forma judicial como extrajudicial. Ele defende e zela pelos interesses públicos e coletivos.

Credito: Campo Grande News

Parceria entre Antônio João e Ponta Porã viabiliza curso de máquinas pesadas

Parceria entre Antônio João e Ponta Porã viabiliza curso de máquinas pesadas

Uma parceria da Prefeitura de Ponta Porã, através Casa do Trabalhador com a Prefeitura de Antônio João, vai possibilitar aos moradores do Distrito de Nova Itamarati, a participação no curso de máquinas pesadas que serárealizado na cidade de Antonio João.

O curso será realizado no mês de agosto. Nos dias 1, 2 e 3 serão realizadas as inscrições, Os dias de curso com aulas teóricas serão nos dias 4, 5 e 6, com aula prática no dia 7. O curso será ministrado no anfiteatro da Prefeitura de Antônio João.

Os detalhes para inclusão dos moradores do distrito de Nova Itamarati no curso de máquinas pesadas em AntonioJoão, foi acertado nesta semana, com o prefeito daquela cidade, Marcelo Pé e o sub-prefeito do Nova Itamarati, Vitor Neves. Além dos integrantes da Casa do Trabalhador de Ponta Porã.

“Será uma grande oportunidade para os moradores do Nova Itamarati. No curso eles terão a oportunidade de aprenderem a trabalhar com vários maquinários pesados e dessa forma se profissionalizarem para atuar no Distrito de Nova Itamarati, ou mesmo em outras localidades. Uma grande chance de se tornar um profissional de sucesso,” declarou Vitor Neves, sub-prefeito do distrito de Nova Itamarati.

Em noite festiva, Câmara de Bela Vista entrega titulo de Cidadão Bela-vistense para 20 personalidades

Em noite festiva, Câmara de Bela Vista entrega titulo de Cidadão Bela-vistense para 20 personalidades

A sessão Solene alusiva aos 114 anos de emancipação político-administrativa de Bela Vista contou com evento distinto promovido pela Câmara Municipal. Na ocasião, a tradicional cerimônia de entrega de Titulo de Cidadão a pessoas que prestam serviços relevantes para o município. Ao todo, vinte personalidades serão condecoradas com o título de Cidadão e Cidadã Bela-vistense, maior honraria concedida pelo município a uma pessoa. O evento aconteceu no Centro de Eventos João Loureiro Pinheiro (Tatersal), no Parque de Exposição Rio Apa. O evento contou com a presença do deputado federal Vander Loubet.

A Câmara Municipal de Bela Vista instituiu a entrega do TÍTULO DE CIDADANIA BELA-VISTENSE as personalidades naturais de outras localidades que moram em Bela Vista há anos e que em sua profissão ou atividade tenha desenvolvido trabalho em benefício da coletividade, com relevantes serviços prestados, com resultados de interesse do município, cooperando para o desenvolvimento e progresso da cidade, com conduta moral elevada

Aos homenageados, que possam continuar contribuindo para o desenvolvimento geral da nossa cidade e contando sempre com o apoio direto desta casa de leis. Expressamos nossos sinceros votos de gratidão por fazerem parte desta historia.

Homenageados

Leodacir Antonio Talini

Leonice Ló Talini

Renato Lima Fazza

Ricardo Saud

Professor Wender dos Santos Vital

Guilherme da Costa Marques

Orlando Corrêa de Oliveira

Luiz Cláudio de Lima

Flavio da Silva Leite

João Francisco Ribeiro Neto

José Rodrigues de Oliveira

Márcio Antônio Zanuncio

Luís Artur Heidecke

Márcio Garritano

Pedro Cavalheiro da Silva

Marcia Cristina Vogado Marim

Janilde Rosa dos Santos Martins

Caroline de Fátima Cazeiro Anderson Marra

Alexander Rodrigues Marques

Kenji Alexandre Nakamura

Entre os homenageados usou a palavra, Marcio Garritano, começou seu discurso afirmando que o titulo veio para completar o sentimento de bela-vistense, pois no meu coração eu já me considerava um filho dessa terra. Tenho certeza que todos os agraciados sentem a mesma emoção de se tornar filho dessa terra querida, muito obrigado a todos.

Reconhecimento

O ex-deputado federal e ex-ministro da saúde, Mandeta foi homenageado pelo presidente do legislativo, Johnys Basso, e recebeu uma fivela, que simboliza o reconhecimento pelos relevantes serviços prestados ao município.

Mérito Legislativo

A ex-ministra Tereza Cristina, também foi homenageada com o Mérito Legislativo, concedido pelo vereador, presidente Johnys Basso.

O prefeito Reinaldo Piti, afirmou que homenagem às personalidades que se destacaram na sociedade local contribuindo com a história do município. “Essas pessoas, ao longo de suas vidas, ajudaram a construir a história de Bela Vista. Todas possuem biografias irreparáveis e relevantes trabalhos em prol da nossa sociedade, nos mais diversos campos”, afirmou Piti.

“Foi uma noite que coroou o ano Legislativo do município”, salientou Johnys Basso. “O reconhecimento dessas pessoas que foram homenageadas nesta noite muito nos alegra, porque cada um tem a sua história, cada um tem a sua vida, cada um tem o seu momento, mas todos se fundem com a cidade de Bela Vista, e premiar essas pessoas, que foram escolhidas pelos legisladores, que são os representantes da nossa cidade, realmente é gratificante”, destacou o presidente da mesa diretora.

Ademir Mendonça – Assessoria de Imprensa