(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Segunda-Feira, 22 de Junho de 2026
Riedel: “Campo Grande é a porta de entrada de MS, vamos fortalecer o turismo na capital”

Riedel: “Campo Grande é a porta de entrada de MS, vamos fortalecer o turismo na capital”

Candidato ao Governo, ele foi o grande articulador da conclusão do Bioparque Pantanal

“Campo Grande é a porta de entrada para o Mato Grosso do Sul. A maioria dos turistas que procura nosso estado em busca das nossas belezas naturais, passa pela capital. E há muito a ser explorado aqui. Nos próximos anos vamos otimizar a cadeira produtiva do turismo em Campo Grande, valorizando nossas atrações e dando condições para que o turista possa usufruir de nossa gastronomia, nossos pontos turísticos, nossa hospitalidade”, afirmou Eduardo Riedel (PSDB), candidato ao Governo de Mato Grosso do Sul pela Coligação Trabalhando por um Novo Futuro (Número 45).

Nos 123 anos de emancipação política da capital, comemorados nesta quinta-feira (26), Eduardo Riedel destacou o potencial turístico da cidade. “Temos o Museu de Arte Contemporânea (Marco), o Parque das Nações Indígenas, o Parque dos Poderes, a Morada do Baís, a Feirona, o Mercadão Municipal, além de corredores gastronômicos que valorizam nossa miscigenação cultural, com opções japonesas, árabes, paraguaias e, é claro, a deliciosa comida local”.

Riedel foi o responsável direto pela conclusão de um dos maiores atrativos turísticos de Campo Grande, o Bioparque Pantanal. Para ele, o local coloca a capital em exposição internacional, alavancando o turismo em todo o Estado, além do campo da pesquisa cientifica.

“O Bioparque Pantanal coloca Campo Grande, Mato Grosso do Sul e o Brasil em destaque no mundo, com o maior circuito de aquários de água doce do planeta. Isso não é uma conquista apenas para Campo Grande, mas para todo o Estado, projetando ainda mais o Mato Grosso do Sul no cenário internacional que engloba o ecoturismo, e, também, o turismo de eventos, pois teremos potencial de desenvolver aqui um centro de referências em pesquisas relacionadas ao bioma”, afirmou Riedel.

Nos 19 mil m² de área construída, o circuito é o principal atrativo do Bioparque, com 33 tanques, sendo 23 internos e oito externos que abrigam 220 espécies neotropicais, sendo 151 espécies pantaneiras; 55 da Amazônia; 14 africanas e outras da Oceania, Ásia e América Central. O aquário ainda comporta um tanque de abastecimento e outro de descarte de efluentes, o que totaliza mais de 6 milhões de m³ de água.

Outro destaque é a valorização da biodiversidade. “Os turistas saem daqui tendo a certeza que nós fazemos a preservação do nosso meio ambiente. As pessoas de fora vão entender um pouco mais da nossa história”, afirmou Riedel.

O local será a base de muitas pesquisas de ponta, pensando na cadeia, genoma e mapeamento da história dos peixes do bioma. “Vamos mostrar o presente e o futuro do Pantanal. O empreendimento vai colocar Campo Grande no mapa do estudo científico dos peixes no mundo. Os investimentos em editais vão avançar aqui, que será um local de pesquisa internacional”, afirmou o candidato.

Como incentivar o turismo de Campo Grande?

Para Riedel, o turismo de Campo Grande e de Mato Grosso do Sul tem correlação muito alta com a questão da infraestrutura e toda a questão ambiental. “Quando unificamos as secretarias de Meio Ambiente e de Produção, nosso objetivo era o de mandar um recado claro: de que desenvolvimento se faz com absoluto respeito as questões ambientais”.

Não se pode falar em Meio Ambiente e Turismo sem falar de infraestrutura. “É o nosso meio-ambiente o que mais atrai turistas ao Estado. E o turismo, para ser alavancado, precisa de estradas e conectividade. Vamos conectar os estado com fibra ótica, prepará-lo para receber o 5G. Investimos e vamos continuar investindo nas estruturas de aeroportos, não apenas na capital, mas em Dourados, Coxim, Bonito. Além disso, somos um dos poucos estados que tem uma agenda para 2030 focada no meio ambiente, no carbono neutro. Somos otimistas em relação ao nosso futuro”, finalizou Riedel.

Reinaldo Azambuja vistoria obras viárias que estão transformando Bonito

Reinaldo Azambuja vistoria obras viárias que estão transformando Bonito

Bonito tem um dos melhores festivais de inverno do Brasil, afirmou o governador Reinaldo Azambuja na noite desta quinta-feira (25) ao abrir a 21ª edição do FIB (Festival de Inverno de Bonito). Com R$ 12 milhões de investimento e 122 atrações de 12 estados, o mega evento de Mato Grosso do Sul será realizado até 28 de agosto.

“Feliz em retomar o festival depois de dois anos. A pandemia nos afastou e agora a gente está retomando porque temos segurança na saúde. E voltar em um ano como esse, numa nova roupagem, em que todo mundo sentou na mesa para escolher a modelagem, é muito bom porque tornais o festival mais plural com música, artesanato, gastronomia, circo, dança, teatro e muito mais. Com certeza temos um dos melhores festivais de inverno do Brasil”, destacou o governador.

Além de movimentar a cidade culturalmente, o FIB aquece a economia local. A organização do evento espera um público estimado de 70 mil pessoas nos quatro dias de festa. Resultado disso, hotéis e pousadas lotados. A cidade possui cerca de 6.500 leitos de hotel, além de mais de 300 casas para aluguel de temporada, e todas as vagas estão ocupadas, segundo empresários.

Acompanhado da primeira-dama Fátima Azambuja, Reinaldo conduziu a solenidade de abertura do 21º FIB com o prefeito Josmail Rodrigues. Além deles, participaram da cerimônia os secretários Eduardo Romero (Cidadania e Cultura) e Eduardo Rocha (Governo e Gestão Estratégica), além de demais autoridades estaduais e municipais.

Riedel: “Com ações sociais, MS tem escapado da crise econômica do país’*

Riedel: “Com ações sociais, MS tem escapado da crise econômica do país’*

 

_Eduardo Riedel implantou o Mais Social e o Conta de Luz Zero, entre outros programas_

A crise econômica mundial e os reflexos da pandemia afetaram gravemente a segurança alimentar dos brasileiros. Em 2022, cerca de 33 milhões de pessoas vivem em situação de insegurança alimentar no País, não tendo o que comer todos os dias. A quantidade é quase o dobro da registrada no ano passado, quando 19 milhões de cidadãos estavam no mapa da fome.

Os números pertencem ao 2º Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia da Covid-19 no Brasil, elaborado pela Rede Penssan (Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional) e executado pelo Instituto Vox Populi. A pesquisa revela que mais da metade (58,7%) da população brasileira convive com a insegurança alimentar em algum grau, seja leve, moderado ou grave, que é a situação de fome.

“Em Mato Grosso do Sul essa situação é menos grave pois, desde abril do ano passado, implementamos o programa ‘Mais Social’, que garante dignidade e alimentação adequada para famílias de baixa renda”, afirmou Eduardo Riedel, candidato do PSDB ao Governo do Estado.

Por meio da iniciativa, os beneficiários recebem R$ 300 mensais para comprar alimentos, produtos de higiene e até gás de cozinha. Em pouco mais de um ano de existência, o programa já atende mais de 80 mil famílias, em todos os municípios do Estado.

O programa cumpre um papel importante no atendimento das pessoas que mais precisam. Apesar de ter surgido na pandemia, o programa tem caráter permanente para garantir segurança alimentar e nutricional à população que vive em situação de vulnerabilidade social.
Idealizador dos programas sociais que ampararam a população carente de Mato Grosso do Sul nos períodos mais agudos da pandemia, e que permanecem ainda como políticas de Governo, Eduardo Riedel comemorou o sucesso da estratégia, que é apontada em todo o país como exemplo de ações na área da assistência social e distribuição de renda.

Segundo o candidato, estes programas serão fortalecidos e ampliados nos próximos anos, com o objetivo de quebrar o ciclo de desigualdade social no Estado. “Juntamente com a geração de empregos, e com a atração de novas indústrias ao Estado, nos próximos anos vamos estar atentos a necessidade de garantir o mínimo necessário para uma vida digna aos nossos cidadãos que ainda estão na base da pirâmide social”, afirmou.

Além do “Mais Social”, Riedel foi um dos arquitetos do “Energia Social: Conta de Luz Zero”, em que o Governo paga a conta de energia elétrica de 162 mil famílias, que consomem até 220kw/h por mês. Riedel também incentivou o “CNH MS Social” que arca com todos os custos para o beneficiário ter acesso a sua primeira carteira de habilitação, desde as aulas teóricas e práticas na autoescola, até as provas e exames no Detran-MS.

Estes programas beneficiam pessoas com renda mensal familiar per capita inferior a meio salário mínimo. “Vamos manter e ampliar programas sociais para levar dignidade a famílias carentes. Estas políticas terão continuidade”, garantiu Eduardo Riedel.

Entre as medidas capitaneadas por Eduardo Riedel no intuito de suavizar a crise para as populações mais carentes está a redução da conta de água aos consumidores de 68 cidades do Estado atendidas pela Sanesul. A tarifa mínima beneficiou 215 mil famílias e 40 mil comércios. Já a tarifa média teve redução de 3,13%.

Justiça determina exclusão de vídeo difamatório contra Marquinhos em jornal

Justiça determina exclusão de vídeo difamatório contra Marquinhos em jornal

O juiz José Eduardo Chemin Cury determinou a suspenção da veiculação de um vídeo difamatório contra Marquinhos Trad, publicado na página FOLHA DE CAMPO GRANDE. Caso descumpra a determinação, o veículo poderá pagar multa diária de R$ 10 mil ao dia.

A decisão do juiz tem como base o artigo 243, inciso IX do Código Eleitoral, que proíbe propaganda eleitoral que caluniar, difamar ou injuriar quaisquer pessoas, bem como órgãos ou entidades que exerçam autoridade pública.

José Eduardo Chemin entendeu que a edição do vídeo, com a inserção de chamadas com dizeres: “o que não querem que você saiba”; “quem está dizendo isso não é nenhum adversário”; “É a polícia”; “Você vai continuar acreditando no Marquinhos?”; além da narração, conduz indubitavelmente à caracterização de propaganda eleitoral antecipada negativa.

“Ao acessar o link fornecido pelo representante, não se pode concluir de outra forma senão a de que o vídeo publicado na página da representada contém vício insanável, tendo transbordado o direito constitucional de liberdade de expressão e imprensa”, diz parte da justificativa.

Doenças cardiovasculares podem surgir devido ao colesterol alto

Doenças cardiovasculares podem surgir devido ao colesterol alto

O presidente da Sociedade Brasileira de Diabetes – Regional RJ (SBD-RJ), Daniel Kendler, diz que o excesso dessa gordura no organismo é um dos principais fatores de risco para doenças cardiovasculares, como infarto e acidente vascular cerebral (AVC) ou derrame.

Cerca de 40% da população brasileira têm colesterol elevado, de acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC).

Em entrevista à Agência Brasil, Kendler, endocrinologista e professor do Instituto de Educação Médica (Idomed) da Universidade Estácio de Sá, explicou que o colesterol é um tipo de gordura produzida tanto pelo próprio organismo quanto pela ingestão de alimentos.

“Essa gordura é importante para a fabricação de hormônios, para a constituição de membranas celulares. Ela tem várias funções que são super importantes”. Já o excesso de colesterol, entretanto, principalmente do chamado colesterol LDL, ou colesterol ruim, é um dos principais fatores de risco para as doenças cardiovasculares, como infarto e acidente vascular cerebral (AVC) ou derrame. O “colesterol bom” é conhecido como HDL.

Segundo o endocrinologista, o excesso de colesterol pode se depositar nas paredes das artérias, fazendo com que elas fiquem obstruídas e o sangue pare de chegar ao coração; no caso das artérias cerebrais, pode ocorrer o AVC ou derrame cerebral.

Combate

Para combater o excesso de colesterol, Daniel Kendler destacou a necessidade de melhorar a saúde do indivíduo como um todo. “Quando queremos melhorar o colesterol alto, logo pensamos nas medidas que evitam as doenças cardiovasculares: manter o peso adequado, fazer atividade física regular, não fumar, não ingerir bebida alcoólica em demasia. Tudo isso é importante para o indivíduo que tem colesterol alto. Porque a doença cardiovascular tem vários fatores de risco e temos que atacar todos eles”.

Outro orientação útil para a redução do colesterol alto é evitar o consumo de gorduras saturadas, principalmente gorduras de origem animal. “É o indicado para redução do colesterol”, afirmou o médico.

Ele admitiu que, em alguns momentos, dependendo dos níveis de gordura, há necessidade do uso de medicamentos. “Mas vida saudável todo mundo pode e deve ter, independentemente de ir ao médico”.

A realização de exame de sangue anual para medir o colesterol é importante, lembrou o presidente da SBD-RJ. Isso se explica porque o colesterol alto não apresenta sintoma nenhum.

A orientação é que, a partir de 40 anos de idade, ou antes, se a pessoa tiver outros fatores de risco, como obesidade, diabetes, história familiar, pressão alta, deve fazer, além da consulta, exame laboratorial para avaliar os níveis de colesterol.

Recomendação

Kendler ressaltou que não existe receita mágica, porque cada indivíduo é diferente. Mas a recomendação geral para evitar o colesterol alto é “não fume, beba com moderação, faça atividade física regular e tenha uma alimentação balanceada em relação à proteína animal, com pouca gordura saturada, muita fibra, vegetais e frutas”. Acrescentou que a proteína animal, com muita gordura, tende a aumentar o colesterol.

O especialista destacou que anualmente, no Brasil, as doenças cardiovasculares são as principais causas de óbitos registrados. Observou ainda que a hereditariedade também pode determinar o colesterol alto, mesmo em indivíduos que tenham hábitos saudáveis. É a chamada hipercolesterolemia familiar, comentou.

Formação e qualificação da juventude abrem portas de melhores oportunidades, diz Riedel

Formação e qualificação da juventude abrem portas de melhores oportunidades, diz Riedel

Eduardo Riedel destaca importância da educação na geração de emprego e renda

“São milhares de jovens com o futuro pela frente e ávidos por ter acesso a boa formação e qualificação profissional”, disse o candidato do PSDB ao Governo do Estado, Eduardo Riedel. Para ele, a próxima década será decisiva na construção de políticas públicas que ofereçam aos jovens possibilidades reais de almejar um futuro melhor.

O Mato Grosso do Sul teve 545.040 alunos matriculados em 2021 no ensino regular – que inclui desde creches até o Ensino Médio e o EJA (Educação de Jovens e Adultos) presencial – nas redes estadual e municipais de educação pública espalhadas pelas 348 unidades escolares dos 79 municípios. O Estado tem 13.7% de sua população com idade entre 16 e 24 anos.

Segundo Riedel, muito foi feito nos últimos sete anos e meio na área da educação, mas muito há a ser feito ainda. Ele destaca como conquistas a ampliação da rede de escolas de tempo integral e a valorização profissional que levou MS a ter um dos maiores salários para os professores da Rede.

“Vamos governar de mãos dadas com cada sul-mato-grossense, com a juventude, criando condições que viabilizem emprego e renda, sem esquecer da educação e da qualificação profissional. Estamos desenhando um futuro moderno, com oportunidades e infraestrutura que transformem o Mato Grosso do Sul”, afirmou.

Assim como as demais áreas de atuação do Governo, a Educação receberá um choque de gestão, com políticas modernas e foco em resultados, diz Riedel. Entre as ideias a serem implementadas está a expansão da rede de escolas em tempo integral; a modernização do Vale Universidade; a criação de bolsas para estágio remunerado conclusivo dos cursos, em áreas prioritárias do serviço público (engenheiros em obras; arquitetos nos programas de recuperação de áreas urbanas degradadas; médicos em hospitais do interior e etc), entre outras ações.

“O sul-mato-grossense quer respostas aos seus desafios. E é isso que ofereceremos. Uma gestão focada em resultados e em projetos que reflitam diretamente na vida das pessoas. Na educação, este forma de trabalhar pode ser revolucionária”, afirmou o candidato.