jun 21, 2023 | Destaques
As inscrições para o concurso começam no dia 26/06 e vão até o dia 06/08
O Prefeito Alan Guedes assinou nesta quarta-feira (21/06), o edital do novo concurso para as carreiras públicas municipais com abertura de 375 vagas, sendo que destas 294 são para professores da Reme (Rede Municipal de Ensino). “Estou reafirmando meu compromisso de valorização do magistério municipal, também temos vagas para a Saúde e já estamos trabalhando para viabilizar mais um concurso para área da segurança pública”, pontuou o prefeito Alan.
São 50 vagas para o cargo de assistente administrativo (Nível Médio). Para área de Saúde (Nível Superior), são seis vagas para Enfermeiro, seis para Fonoaudiólogo e nove para Psicólogos.
Ainda cinco vagas para Assistente Social Educacional e cinco vagas para Psicólogo Educacional. Ainda na área da Educação, o edital terá 16 vagas para Professores de Artes, 28 vagas para Professores de Língua Inglesa e 250 vagas para Professor de Apoio Pedagógico Educacional.
As inscrições para o concurso começam no dia 26/06 e vão até o dia 06/08. A prova será realizada no dia 17/09. Os salários dos cargos variam de R$ 2.077,31 até R$ 5.370,08.
FONTE: DOURADOS NEWS
jun 15, 2023 | Destaques
“Crianças, normalmente, são as mais afetadas”, alerta especialista
Os dias frios mal deram as caras e os problemas respiratórios começam a surgir em crianças, adultos e idosos. A transmissão das doenças também aumenta porque as pessoas permanecem mais tempo confinadas em espaços fechados e sem ventilação.
Muitas vezes, o tempo fica muito seco, resultando no ressecamento das vias aéreas, causando desconforto, dificuldade para respirar, além da piora de quadros de sinusite, resfriado, gripe, rinite, crise asmática e bronquite.
“Nesse período do ano, entre o outono e o inverno, ocorrem oscilações muito bruscas de temperaturas, e com isso, chega também a ‘temporada de viroses’, que neste ano, em especial, começou mais cedo, e quem mais sofre os impactos nesse período são as crianças”, explica Dra. Kamilla Moussa, pediatra da Unimed Campo Grande.
Para nos ajudar a passar por essa temporada de maneira mais leve, tranquila e segura, especialmente para quem tem crianças pequenas em casa, a pediatra dá dicas valiosas de cuidados essenciais para reduzir as chances de contaminação e agravamento das doenças:
– Mantenha a hidratação das crianças, oferecendo sucos, chás, mas principalmente água.
– Opte por uma alimentação saudável, rica em frutas, legumes e verduras.
– Abra as janelas. Mesmo em dias frios, é importante deixar pelo menos uma fresta aberta para a circulação de ar, pois isso evita que o vírus permaneça no ambiente.
– Em dias mais secos, utilize umidificadores de ar ou mesmo uma toalha molhada dentro no cômodo/ambiente. Evite bacias com água, pois estas podem causar acidentes graves com crianças pequenas.
– Mantenha o calendário vacinal em dia.
– Evite locais de grande aglomeração de pessoas, assim como o contato com pessoas que apresentam sintomas respiratórios.
– Priorize atividades e brincadeiras ao ar livre.
– Cubra boca e nariz ao tossir ou espirrar.
– Faça lavagem nasal com soro fisiológico, pois essa é uma medida simples, segura e preconizada pela Sociedade Brasileira de Pediatria, que melhora a respiração e alivia sintomas gripais, como tosse e coriza.
– Reforce a higienização das mãos.
jun 14, 2023 | Destaques
Durante a sessão ordinária desta terça-feira (13) de junho, o vereador, Daniel Antonio Silva Cabral (PSDB) apresentou pedido que foi endereçado ao prefeito municipal, Jair Scapini, solicitando que determine a Diretoria Municipal de Iluminação Publica, a execução de serviços de manutenção e reposição de lâmpadas queimadas em diversos locais.
Daniel pediu melhorias na Rua Bonito nº 2.203, Rua Ponta Porá, Rua Rubens Bertola no Bairro São Miguel, Rua Ranolfo Pereira da Silva, Rua Mato Grosso, Rua Cuiabá no Bairro Planalto, Rua Marechal Rondon e Rua Pedro Rufino no Bairro centro.
De acordo com Daniel, a reivindicação visa atender a população lagunense, haja visto que, já foram feitas varias reivindicações, e não foram feitas as reposições da lâmpadas queimadas, pois a iluminação traz segurança a nossa população, comentou o vereador.
Texto: Paulo Eduardo
maio 29, 2023 | Destaques
Na última semana, o município de Antônio João teve o privilégio de receber a Carreta do Hospital do Amor de Barretos, que realizou exames preventivos contra o câncer de útero e de mama. A ação, que teve início no dia 15 de maio e se estendeu até o dia 26 de maio, aconteceu em frente ao Paço Municipal, proporcionando à comunidade local acesso facilitado a serviços de saúde essenciais.
A unidade móvel de saúde do renomado Hospital de Amor de Barretos ofereceu exames preventivos de Papanicolau, utilizado para detecção precoce do câncer de útero em mulheres com idade entre 25 e 64 anos, e mamografia, para mulheres entre 40 e 69 anos, visando a prevenção do câncer de mama.
No decorrer das duas semanas de atendimento, foram realizados um total de 552 exames preventivos contra o câncer de útero e 317 mamografias. A Coordenadora do Projeto em Antônio João, a Vereadora Cleia Marques, destacou a importância do projeto para as mulheres do município, ressaltando a significativa adesão às ações preventivas e a relevância desses exames na detecção precoce de doenças.
“Agradecemos a parceria com o Hospital do Amor de Barretos, que nos possibilitou levar atendimento especializado e gratuito às mulheres de Antônio João. Essa ação é de extrema importância para a prevenção e cuidado com a saúde da mulher”, afirmou Cleia Marques.
O Secretário Municipal de Saúde, Rafael Santos da Rosa, também enalteceu a parceria com o projeto e ressaltou a relevância de oferecer à população a oportunidade de realizar exames preventivos tão necessários. “A união de esforços entre o Hospital de Amor, a Comissão Voluntária do HÁ de Antônio João, a Cooperativa SICRED e a Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, é fundamental para levarmos mais saúde e qualidade de vida às mulheres de nosso município”, destacou o secretário.
Marcelo Pé, Prefeito de Antônio João, celebrou o número expressivo de atendimentos realizados e expressou sua satisfação em ver a comunidade aproveitando a oportunidade oferecida. “Estou muito feliz em saber que tantas mulheres puderam realizar os exames preventivos contra o câncer de útero e de mama. Cuidar da saúde da mulher é uma prioridade em nossa gestão, e essa parceria com o Hospital do Amor reforça nosso compromisso com a prevenção e o bem-estar de nossa população”, declarou o prefeito.
A ação contou com a realização do Hospital de Amor de Barretos, reconhecido nacionalmente por sua excelência no tratamento e prevenção do câncer, e contou com o apoio da Comissão Voluntária do HÁ de Antônio João, da Cooperativa SICRED e da Prefeitura de Antônio João, por meio da Secretaria de Saúde. Essa parceria demonstra o comprometimento das instituições em promover a saúde e o bem-estar da população, especialmente das mulheres.
Com informações Joaz Balbuena Menezes*
Foto: Sivaldo Moreira
maio 15, 2023 | Destaques
Mato Grosso do Sul marcou presença no pódio da etapa de Campo Grande do CBVP (Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia). Com apoio do Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer) e Setescc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania), a competição terminou neste domingo (14), quando foram conhecidos os campeões do torneio Top 12.
Exatamente no Dia das Mães, Arthur Mariano presenteou a sua com o título nas areias do Parque das Nações Indígenas. Ao lado de Adrielson (PR), o sul-mato-grossense sagrou-se campeão da quarta etapa do Top 12, ao vencer na final a dupla cearense Mateus/Adelmo, por 2 sets a 1 (parciais de 21×19, 12×21 e 15×7).
Arthur e Adrielson vinham de dois vices nas etapas anteriores do CBVP, além de uma eliminação nas quartas de final na última. Com o apoio da torcida e dos familiares presentes na arena, Arthur comemorou a vitória, conquistada com emoção até o fim, no tie-break. “É mais especial ainda vencer em casa, a gente precisava disso depois de bater na trave nas outras etapas. A torcida inteira comemorando, torcendo por mim, é muito especial, só tenho a agradecer Campo Grande, que sempre me acolheu muito bem”, destacou Arthur, um dos contemplados pelo Bolsa Atleta MS, programa do Governo de Mato Grosso do Sul, coordenado pela Fundesporte.

Pódio masculino e feminino do CBVP Top 12
Nas arquibancadas, dona Letícia, mãe de Arthur, vibrou ponto a ponto com o filho. “É uma honra poder jogar perto da minha família, da minha mãe. É muito difícil morar longe deles, é muito sacrificante passar longe várias datas comemorativas. Às vezes, só pelo celular não dá para saber realmente o que a pessoa está sentindo realmente. Então, foi muito gratificante ganhar aqui”, completou Arthur.
Quem também chegou à final do Top 12 foi a sul-mato-grossense Victoria Lopes, formando parceria com a cearense Taina. A dupla acabou derrotada na decisão por Duda e Ana Patrícia (SE/MG), pelo placar de 2 sets a zero (parciais de 21×18 e 21×15). Natural de Ivinhema, Victoria também é beneficiária do Bolsa Atleta MS e presença constante em diversas etapas do Circuito Mundial de Vôlei de Praia.

Arthur e Victoria representaram MS na final
No feminino, Taiana e Hege (CE) ficaram com o bronze e no masculino, Evandro e Arthur (RJ/PR) fecharam em terceiro. Além do Top 12, a capital de Mato Grosso do Sul também sediou etapas do Sub-19 e Aberto. Para receber as três etapas do CBVP na Cidade Morena, o Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Fundesporte e Setescc, firmou compromisso com a FVMS (Federação de Voleibol de Mato Grosso do Sul), com repasse de R$ 449 mil. O recurso é oriundo do Fundo de Investimentos Esportivos (FIE-MS).
maio 10, 2023 | Destaques
Sediada em Campo Grande, a primeira etapa do CBVP (Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia) Sub-19 definiu os campeões nesta terça-feira (9). Esta foi a primeira das três etapas do Circuito que acontecem em arena montada no Parque das Nações Indígenas. Os eventos da CBV (Confederação Brasileira de Voleibol) têm apoio do Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer) e Setescc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania).
No feminino, as cariocas Carolina e Marcela venceram Clara e Raissa (PB) na final, por 2 sets a zero (parciais de 21×18 e 21×17), e ficaram com o título sub-19. O bronze também foi para o Rio de Janeiro, com Alice e Isa subindo ao pódio.
Entre os homens, Gustavo e Zadi (PR) foram os campeões. Os paranaenses derrotaram a dupla baiana formada por Juca e Gustavo, por 2 sets a zero (parciais de 21×16 e 21×11). Dudu e Gabriel (PB) asseguraram a terceira colocação.
E ainda falta muito para acabar. Nesta quarta-feira (10), a partir das 8 horas, começa a disputa do torneio Aberto do CBVP. As disputas prosseguem até sábado (13). O Aberto reúne duplas entre o 8º e o 13º lugar no ranking nacional entre os inscritos, além de dois convidados e até oito parcerias classificadas pelo qualifying (torneio qualificatório).
Na sexta-feira (12), às 8 horas, têm início os jogos do Top-12, já na fase de grupos, com a presença das duplas mais bem ranqueadas do país. Para receber as três etapas do CBVP na Cidade Morena, o Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Fundesporte e Setescc, firmou compromisso com a FVMS (Federação de Voleibol de Mato Grosso do Sul), com repasse de R$ 449 mil. O recurso é oriundo do Fundo de Investimentos Esportivos (FIE-MS).
Confira abaixo a programação completa:
10/5 – quarta-feira – 8h às 18h – Qualifying do Aberto
11/5 – quinta-feira – 9h30 às 17h30 – Fase de grupos do Aberto
12/5 – sexta-feira – 9h às 19h40 – Oitavas e quartas de final do Aberto; fase de grupos do Top-12
13/5 – sábado – 8h às 13h e 16h às 20h – Semifinais e finais do Aberto; Oitavas, quartas e semifinais do Top-12
14/5 – domingo – 8h30 às 11h – Finais e disputas de bronze do Top-12
Serviço
A entrada é gratuita para acompanhar as partidas. Para garantir lugar, basta acessar o portal de eventos da CBV (clique aqui para acessar) e emitir um bilhete (voucher). O acesso à arena no Parque das Nações Indígenas será pela portaria Terena, na rua Antônio Maria Coelho.
Todas as partidas no Parque das Nações Indígenas serão transmitidas ao vivo pelo Canal Vôlei Brasil (acesse aqui). As semifinais do Top-12 no sábado (13), das 16h às 17h, e as finais no domingo (14), entre 9h e 10h, terão transmissão do canal SporTV 2.