(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Segunda-Feira, 22 de Junho de 2026
Outubro Rosa: venci o câncer de mama e hoje ajudo outros pacientes

Outubro Rosa: venci o câncer de mama e hoje ajudo outros pacientes

*Jaqueline Chagas, paciente de câncer e fundadora do Instituto “Unidas para Sempre”

Em março de 2016, recebi um diagnóstico que mudou toda a minha vida. Eu estava com câncer de mama. Tudo começou quando um dia meu esposo sentiu um caroço na mama.  Na época, demorei três meses para fazer o exame.

Eu trabalhava bastante e tinha pouco tempo para cuidar de mim e da minha saúde. Após finalmente fazer o exame, descobri um câncer localmente avançado na mama esquerda com 5 cm.

Quando o tratamento começou, foi um período muito sacrificante. Durante a quarta quimioterapia, fui internada com infecção generalizada e neutropenia gravíssima, no qual os médicos me deram somente de quatro a cinco dias de vida.

Tive queimadura de terceiro grau, queimou minha garganta e perdi vinte e sete quilos. Porém no tratamento da quimioterapia, engordei 30 quilos. Isso foi por conta da grande quantidade de corticoide.

Perder meus cabelos foi a parte mais difícil. No desespero, cheguei a passar cola no meu cabelo, para não perdê-los. Foi quando caiu a ficha que estava doente. Foi um momento de muito sofrimento.

Depois do tratamento, achei que estava tudo bem. Porém, veio uma suspeita de novo tumor que demorou seis meses para ser diagnosticado. Desta vez era no ovário. Era um tumor benigno, porém eu estava com várias complicações devido ao tratamento e tive que retirar o útero e o ovário, o que me tirou o sonho de ser mãe. Foi uma histerectomia radical, onde eu levei quarenta e dois pontos vertical.

A ideia de criar o Instituto Unidas Para Sempre surgiu durante a fase do segundo câncer. Momento que me tirou a possibilidade de ser mãe.  Criei o grupo junto com amigas que também enfrentavam a doença.  Começou nas redes sociais como um canal para que mulheres pudessem compartilhar suas dores. O número de participantes foi aumentando cada vez mais e ainda com indicações de profissionais que se apresentavam como voluntários.

A iniciativa não ajuda só mulheres, também recebemos casos de homens e crianças.  Realmente, começou com um grupo de câncer de mama, mas cresceu numa proporção que hoje são pessoas com vários tipos de câncer.

Hoje, o Instituto tem mais de 575 participantes, contando com o apoio de profissionais, como: psicólogas, nutricionistas, advogadas, oncologistas, clínicos geral, assistentes sociais, enfermeiras, dentistas, terapeuta sexual, nutricionistas ortomoleculares, neuropsicólogo, micropigmentação e fisioterapeutas. Cada um exercendo uma função essencial e doando um serviço sem custo.

O objetivo é apoiar e dar suporte ao paciente com câncer e outras patologias, além de realizar mensalmente a distribuição de cestas básicas para famílias de pacientes de câncer. O trabalho não conta com a ajuda do governo e é realizado somente com o apoio de parceiros e voluntários. Mesmo tendo poucos recursos, conseguimos doar 13 toneladas em 2022.

Site:https://www.unidasparasempre.com.br/

Para quem quiser ajudar a instituição:   

C/C: Itaú; Agência 8166 / Conta: 99693-7

PIX: CNPJ 40.647.852/0001-90 – Associação unidas para sempre

Telefone de contato: (21) 97671-8109

Unidas para Sempre – Foto Divulgação

Projeto social lutando pelo bem de jiu-jitsu de Caracol participa do Open Nível Estadual Internacional

Projeto social lutando pelo bem de jiu-jitsu de Caracol participa do Open Nível Estadual Internacional

Projeto social lutando pelo bem de jiu-jitsu de Caracol participa pela primeira vez em open nível estadual, internacional e conquista ótimos resultados.

No dia 16 de setembro aconteceu na cidade de Ponta Porã o open internacional de jiu-jitsu organizado pelo circuito estadual de jiu-jitsu. O projeto social lutando pelo bem de jiu-jitsu do sensei Acássio Calixto fez um fato inédito participando e conquistando um ótimo resultado.

Dos 13 atletas que lutaram foram conquistado 2 medalhas de ouro, 2 de prata e 3 de bronze no total de 7 medalhas. O projeto tem apoio da gestão municipal prefeito Neco Pagliosa e parceria da assistência social e secretária de educação.

O projeto tem 45 alunos de 6 a 14 anos. O sensei Acássio está muito feliz orgulhoso não só pelos resultados das medalhas, mas pelas crianças que vem desenvolvendo bem a arte marcial de jiu-jitsu e também seguindo o caminho do bem estudando com notas boas, bom comportamento em casa na escola e frequência escolar.

Assim sendo um cidadão do bem que projeto passa também como ensinamento. Agradeceu a todos pelo apoio, incentivo e credibilidade que todos têm pelo projeto e por ele.

 

Bruninho, filho de Bruno e Eliza Samúdio, brilha em pênaltis e classifica time em campeonato de base

Bruninho, filho de Bruno e Eliza Samúdio, brilha em pênaltis e classifica time em campeonato de base

Bruno Samudio De Souza, carinhosinhamente apelidado “Bruninho”, foi o herói da classificação da equipe sub-13 do Athletico Paranaense para a semifinal do campeonato Sul-brasileiro BG Prime.

A partida Contra o Juventude, realizada no CT do Caju, em Curitiba, terminou em empate de 2 a 2 no tempo regulamentar. Na disputa de pênaltis, Bruninho fez duas defesas, que foram essenciais para a vitória da equipe por 4 a 3.

Confira:

O goleiro começou a treinar futsal aos nove anos, em uma escola de goleiros de Campo Grande, cidade natal de sua mãe, Eliza Samúdio (1985-2010), onde morava com sua avó materna. Em 2022, passou na peneira do Athletico Paranaense, e se mudou com a avó para Curitiba. Em abril deste ano foi inscrito para disputar o campeonato de base. Com 13 anos e 1,82 de altura, a jovem promessa do futebol brasileiro já se destaca atuando na posição.

“Uma ótima classificação”, escreveu Bruninho em uma rede social. Foto: Reprodução

Relembre

Bruno Fernandes das Dores de Souza, pai de Bruninho, iniciou sua carreira aos 12 anos, mesma idade em que o filho fez sua estreia na base.

O ex-goleiro foi condenado a 20 anos e nove meses de prisão pelo homicídio triplamente qualificado de Eliza Samúdio e pelo sequestro e cárcere privado do filho Bruninho. Eliza desapareceu em 2010 e seu corpo nunca foi achado. Ela tinha 25 anos e era mãe do filho recém-nascido de Bruno.

Bruno, que no período atuava pelo Flamengo, foi detido em julho de 2010 e levado para a Penitenciária Nelson Hungria. Pouco depois, o clube anunciou a demissão do jogador, que seguiu preso e foi condenado em primeira instância em março de 2013.

“Sabia e imaginava”, disse o ex-goleiro durante a audiência que terminou em sua condenação.

Ele também havia sido condenado por ocultação de cadáver, mas esta pena foi extinta, porque a Justiça entendeu que o crime prescreveu. As penas somadas, que eram de 22 anos e 3 meses, caíram, então, para 20 anos e 9 meses de prisão.

O corpo de Eliza nunca foi encontrado. O Cartório de Registro Civil de Vespasiano emitiu, em 2013, a certidão de óbito da mãe do garoto.

O ex-jogador foi para regime semiaberto em 2018, e está em liberdade condicional desde janeiro de 2023. Ele tentou retomar a carreira no futebol por algumas vezes, mas não se firmou em nenhum clube.

Explorando os sabores e benefícios da cachaça  O Dia da Cachaça, comemorado

Explorando os sabores e benefícios da cachaça O Dia da Cachaça, comemorado

O Dia da Cachaça, comemorado anualmente em 13 de setembro, é uma oportunidade para mergulhar nas riquezas e tradições dessa bebida tipicamente brasileira. Na celebração da data, é apropriado destacar a importância da produção de cachaça para o Centro-Oeste brasileiro, região que tem desempenhado um papel relevante na história e na qualidade desse destilado tão apreciado.

O Centro-Oeste do Brasil se destaca como uma das principais regiões produtoras de cachaça, contribuindo significativamente para a diversidade e qualidade da bebida. Goiás, Mato Grosso e Distrito Federal abrigam diversas destilarias que conquistaram reconhecimento nacional e internacional pela excelência de seus produtos.

Segundo dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Goiás é o oitavo Estado com mais registros de estabelecimentos produtores de cachaça no país, apontando que, de 936 estabelecimentos, 39 são do Centro-Oeste e 31 estão nas terras goianas.

A região Centro-Oeste oferece um território único que influencia diretamente no perfil aromático e gustativo da cachaça produzida. Com solos férteis, clima propício, abundância de cana-de-açúcar e outros ingredientes locais, as cachaças desta região apresentam uma variedade de sabores que refletem as características naturais do ambiente.

A produção é, em grande parte, fortemente enraizada em tradições locais e conhecimentos transmitidos ao longo das gerações. As destilarias da região frequentemente mantêm métodos artesanais e técnicas ancestrais, resultando em cachaças únicas que carregam consigo um pedaço da história e cultura do local.

Essa produção desempenha um papel importante no desenvolvimento econômico da região. Além de gerar empregos e movimentar a economia local, as destilarias muitas vezes se tornam pontos turísticos, atraindo visitantes interessados em aprender sobre o processo de fabricação, conhecer as instalações e degustar as cachaças diretamente da fonte. Neste ponto, a bebida apresenta valor calórico de, aproximadamente, 115kcal a cada 50 ml, o que, ao se comparar com a cerveja, que possui em média 151kcal a cada 350mL, é considerado bastante elevado.

cachaça possui teor alcoólico que varia de 38 a 48% e, do ponto de vista nutricional, a ingestão pontual elevada de álcool pode provocar desidratação e hipoglicemia. Já o uso prolongado, em altas quantidades, pode levar ao surgimento de doenças graves, principalmente no fígado e no pâncreas. Portanto, ao desfrutar dessa saborosa e agradável bebida, é importante se preocupar com a hidratação, buscando aumentar a ingestão de água e sempre manter o consumo de alimentos saudáveis, além de ter em mente que a moderação é sempre a melhor escolha.

cachaça também tem se destaca como ingrediente importante na gastronomia No Centro-Oeste, não é apenas uma bebida, mas também um componente essencial da culinária regional. Ela é frequentemente utilizada como ingrediente em pratos típicos e no preparo de molhos e marinadas, realçando os sabores tradicionais e oferecendo um toque de brasilidade a diversas iguarias locais.

Cléia Graziele Cardoso, professora de nutrição da Estácio e mestre em nutrição e saúde.

Desfile 7 de setembro em Antônio João foi um sucesso

Desfile 7 de setembro em Antônio João foi um sucesso

O Chefe do Executivo de Antônio João MS, Marcelo Pé, além do esforço que vem alavancando a cidade de Antônio João, dentre as que mais investe em infraestrutura, esporte, e saúde, impressionou ao participar juntamente com a população do ato cívico de 7 de setembro. Neste ano que esteve sem a “primeira dama”, sua mãe dona Maria, como ele mesmo dizia.

Neste ato cedeu espaço a população no desfile cívico com presença da APAE, escolas do município, grupos de desportistas do município, a banda de fanfarra municipal e escola estadual Joaquim Murtinho da cidade de Ponta Porã, se fez presente no evento.

As ruas por onde esteve o desfile cívico estiveram lotadas, a população foi prestigiar o dia da Independência, sendo celebrada no final pelo Hino Nacional brasileiro. Moradores disseram que o chefe do executivo tem estado junto a população, e hoje novamente surpreendeu ao desfilar.

Moradores de outras cidades relatam que no Estado de MS, o prefeito Marcelo Pé tem sido o Chefe de Executivo mais atuante, o que faz com que seu nome seja cogitado as eleições estaduais e federais pelo Estado do MS.

 

 

Sicredi lança as primeiras cooperativas escolares de MS Lançamento ocorrerá durante a ExpoSidro 2023

Sicredi lança as primeiras cooperativas escolares de MS Lançamento ocorrerá durante a ExpoSidro 2023

Nesta quarta-feira (06), o Sicredi lança as primeiras cooperativas escolares de Mato Grosso do Sul e da região Centro-oeste. O evento será realizado durante a ExpoSidro 2023 e contará com a presença de professores, alunos e pais das duas escolas contempladas com este projeto no município: Escola Eldorado e Escola Monteiro Lobato.

O Programa do Sicredi é realizado em parceria com a rede municipal de ensino de Sidrolândia e tem como objetivo apresentar os princípios e valores do cooperativismo como proposta educativa. Assim, os estudantes são os protagonistas, atuando como pesquisadores, investigadores e compartilhando conhecimentos com todos.

“Estamos felizes em fazer parte da história do Sicredi em nosso Estado, trazendo as primeiras cooperativas escolares para Sidrolândia. Passei um dia com esses alunos maravilhosos e estou muito otimista em relação ao que eles irão contribuir para a comunidade onde vivem”, destaca Emerson Perosa, presidente da Sicredi Pantanal.

Sicredi lança as primeiras cooperativas escolares de MS Lançamento ocorrerá durante a ExpoSidro 2023

A Cooperativa Escolar é um espaço de aprendizagem sobre os princípios do cooperativismo, ajudando a desenvolver a liderança, o empreendedorismo social, a educação financeira e a inclusão social. A participação dos estudantes nesse processo acontece por livre adesão e voluntária da escola interessada, que destinará um professor-orientador com carga horária semanal.

Uma vez inserida, a escola passa a fazer parte de uma rede de cooperação, com as participações de uma assessoria pedagógica, organizações do movimento cooperativista, comunidade escolar, além da mantenedora e Sicredi.

SERVIÇO

LANÇAMENTO COOPERATIVAS ESCOLARES

DIA: 06/07

HORÁRIO: 18h

LOCAL: Espaço Sicredi no Parque de Exposições do Município