out 17, 2023 | Destaques
O programa de qualificação de mão-de-obra e visão empresarial no comércio e no turismo em desenvolvimento pela prefeitura de Porto Murtinho, visando preparar os trabalhadores e os empresários para o novo momento da cidade com a Rota Bioceânica, teve grande repercussão com a realização do curso para condutores de ecoturismo e aventura, promovido em parceria com o Sebrae e apoio do Conselho Municipal de Turismo (Comtur).
O turismo é uma das atividades que sofrerá grandes transformações com a abertura da fronteira com o Paraguai, Argentina e Chile para o comércio e fluxo de pessoas. Porto Murtinho está inserido no bioma Pantanal e já é considerado um dos principais destinos para a pesca esportiva e observação de aves. A secretaria municipal de Turismo, Cultura e Desenvolvimento Regional vem trabalhando para estruturar e fomentar o ecoturismo.
Ministrado pelo consultor do Sebrae Josemar Contesini, o curso reuniu 19 pessoas de diferentes atividades econômicas com aulas teóricas e práticas durante quatro dias (40 horas/aula), focando o potencial histórico e cultural representado pelos casarões da cidade e a orla portuária (city tour), a pesca e o ecoturismo, com noções também na área de segurança turística.
Melhoria dos serviços
“Estamos motivando os murtinhense a se qualificarem para serem absorvidos pelo mercado que se abre com a Rota Bioceânica, seja no comércio, na indústria ou no turismo, onde pretendemos dar um novo direcionamento para que o potencial em recursos naturais da região seja explorado economicamente e de forma sustentável”, explica o secretário de Turismo Clayton Castilho. “Vamos trabalhar em todas as frentes do empreendedorismo.”
O curso para condutor de ecoturismo e aventura propiciou aos alunos uma visita técnica a alguns empreendimentos situados na margem do Rio Paraguai (Ilha do Farol, Porto Conceição e Fecho dos Morros) e ao Parque Municipal da Cabeceira do Apa, hoje desativado. Novos cursos estão programados até o fim do ano nas áreas de agricultura familiar, vendas, controle financeiro, redes sociais, gastronomia, hotelaria e processamento de alimentos.
out 17, 2023 | Destaques
Com o objetivo de promover a garantia dos direitos e da cidadania da pessoa idosa no Mato Grosso do Sul, por meio da articulação e diálogo contínuo entre estado e municípios, a Subsecretaria de Estado de Políticas Públicas para a Pessoa Idosa, promove no dia 25 de outubro, o encontro de gestores e rede de atendimento à pessoa idosa com a temática “Envelhecer: arte, privilégio ou desafio?”.
O evento será realizado em parceria com a Secretaria Nacional da Pessoa Idosa do MDHC (Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania) e UFMS (Universidade Federal do Mato Grosso do Sul), tendo como público alvo os conselhos municipais dos direitos da pessoa idosa e todos aqueles que trabalham ligados à pauta.
“A ação vem para fomentar a troca de experiências e boas práticas dos municípios sul-mato-grossenses, visando o fortalecimento das políticas públicas de forma transversal entre governo federal, governo do estado e municípios, propiciando assim maior efetividade nas entregas para a população idosa que aqui vive”, explica Zirleide Barbosa, Subsecretária de Estado de Políticas Públicas para a Pessoa Idosa.
Vale ressaltar que em 2023, o Estatuto da Pessoa Idosa completou 20 anos, promovendo a garantia de direitos, assegurando direitos sociais e criando condições de promoção na sua autonomia, integração e participação efetiva na sociedade. “A legislação é ampla no que tange a garantia dos direitos, mas cabe a nós promover a cidadania das pessoas idosas, criando condições de promoção na sua autonomia, integração e participação efetiva na sociedade”, completa a Subsecretária.
Na ocasião o Secretário Nacional da Pessoa Idosa do MDHC, Alexandre da Silva, apresentará as ações voltadas aos direitos humanos e cidadania da pessoa idosa, identificando possibilidades de aprimoramento, com vistas à maior efetividade das ações governamentais.
“Nosso objetivo é fazer um grande debate, apresentando a Secretaria Nacional da Pessoa Idosa, conhecer a realidade do Mato Grosso do Sul, pensar nos problemas, entender melhor esses problemas e começar a construir juntos soluções, pensando no envelhecer saudável e respeitando os nossos idosos nas suas especificidades”, explica Alexandre da Silva.
O encontro será realizado no anfiteatro do LAC (Laboratório de Análises Clínicas) da UFMS. Para participar é necessário fazer a inscrição acessando o link: https://forms.gle/FKcFDvNWrX9LoVVi8
Serviço:
Encontro de gestores e rede de atendimento à pessoa – “Envelhecer: arte, privilégio ou desafio?”
Data: 25 de outubro de 2023 (quarta-feira)
Horário: 08h às 17h (com intervalo de almoço)
Local: Anfiteatro do LAC (Laboratório de Análises Clínicas) da UFMS – Cidade Universitária (Av. Costa e Silva – Pioneiros, Campo Grande/MS)
Jaqueline Hahn Tente, Setescc
Foto: Divulgação
out 10, 2023 | Destaques
Mais de 22 mil pessoas já se qualificaram com as formações disponíveis na Plataforma Sicredi na Comunidade
Educação financeira, sustentabilidade, desenvolvimento profissional e cooperativismo são alguns dosdiversos temas abordados nos cursos on-line, disponibilizados gratuitamente pelo Sicredi. A instituição financeira cooperativa, por meio de sua Fundação, oferece mais de 50 formações com certificado,disponíveis na Plataforma Sicredi na Comunidade. Desde o lançamento da seção de cursos na Plataforma, há um ano, mais de 22 mil pessoas jáse qualificaram.
As formações são divididas em cinco eixos temáticos: Educação para Transformação Social; Educação Financeira para uma Vida Sustentável; Cooperativismo na Prática; Para Você e seu Negócio e Para um Mundo Melhor. Dentro dessas temáticas, hácursosde Ferramentas de Inovação; Autoliderança; Gestão do Tempo; Educação Financeira e Investimentos; Essência do Cooperativismo; Como Elaborar Projetos Sociais, entre outros.
“Sabemos o quanto o conhecimento é importante para a transformação social, por isso essa é mais uma das nossas iniciativas que tem como objetivo apoiar o desenvolvimento das pessoas e, por consequência, desenvolver as comunidades. A Plataforma Sicredi na Comunidade é um ambiente vivo e a seção de cursos é abastecida constantemente com novos conteúdos por meio da Fundação e de nossas cooperativas, e esperamos que as pessoas utilizem a ferramenta para aprender quando e onde quiserem”, explica Romeo Balzan, superintendente de Cooperativismo e Sustentabilidade da Fundação Sicredi.
Para se inscrever, basta acessar a plataformaSicredi na Comunidade, buscar pela seção de “Cursos” e realizar o cadastro.Ao final de cada formação, será gerado um certificado gratuito virtual de conclusão.
Sobre o Sicredi
O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento de seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. Possui um modelo de gestão que valoriza a participação dos 7 milhões de associados, que exercem o papel de donos do negócio. Com mais de 2.500 agências, o Sicredi está presente fisicamente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, disponibilizando uma gama completa de soluções financeiras e não financeiras.
Site do Sicredi: www.sicredi.com.br
Redes Sociais: Facebook |Instagram | Twitter | LinkedIn | YouTube
out 9, 2023 | Destaques
Alteração em projeto de lei encaminhada pelo governo do Estado para a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (Alems) reajusta em 14,95% o salário dos professores da Rede Estadual de Ensino (REE), que hoje é de R$ 10.383,18. Com isso, os docentes concursados de MS passarão a ter um salário-base de R$ 11.935,46, valor que é quase três vezes maior que o piso nacional da categoria, que foi instituído em R$ 4.420,55 este ano pelo governo federal.
Com o aumento, que ainda precisa ser aprovado pela Casa de Leis para entrar em vigor,
o Estado se distancia ainda mais das outras unidades federativas e se consolida como o que oferece o melhor salário da categoria.
Para se ter uma ideia, entre os 27 estados, o Pará tem o segundo melhor salário para os professores da Educação Básica, pagando R$ 8 mil, valor 33% menor que o sul-mato-grossense. Já Mato Grosso
(R$ 6.699,42), Distrito Federal (R$ 6,5 mil) e Rio Grande do Norte (R$ 6.188,77) fecham o top cinco dos estados com maior valorização da categoria, de acordo com levantamento da reportagem.
O presidente da Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul (Fetems), Jaime Teixeira, ressalta que essa valorização acontece desde que o Estado aplicou o piso nacional que era de 40 horas para 20 horas, fazendo com que a remuneração dos servidores da categoria dobrasse em relação ao salário-base.
Essa medida foi estabelecida pelo então governador André Puccinelli (MDB), em 2014, mas tinha validade para ser paga a partir de 2015, já na gestão de Reinaldo Azambuja (PSDB).
“Desde que o piso de 40 horas passou a ser contado para 20 horas, nós temos o melhor salário para os docentes efetivos de carreira e os aposentados”, salienta Teixeira.Atualmente, isso significa que esse salário-base é pago para 20.146 servidores, incluindo 13.082 aposentados e 7 mil em atividade.
Com o aumento do salário-base, evolui também o pagamento dos servidores de carreira e dos profissionais com especialização, mestrado e doutorado. Na ponta de cima da pirâmide salarial, o teto da categoria em Mato Grosso do Sul vai para R$ 26.833,24, isso caso o projeto de lei seja aprovado pela Alems. O texto foi entregue nesta quarta-feira pela secretária de Estado de Administração, Ana Nardes. Segundo ela, o reajuste proposto vai ter um impacto financeiro de R$ 36,1 milhões por mês o equivalente a R$ 481,3 milhões por ano nas contas do governo do Estado.
O projeto de lei referente ao reajuste foi encaminhado em regime de urgência à Assembleia Legislativa, a fim de ser pago retroativo ao dia 1º de outubro, já na folha de pagamento de novembro.
Esse aumento, entretanto, não contempla os 12.683 professores contratados que atuam na rede estadual. Para essa parcela da Educação Básica, o governo já havia concedido um reajuste em maio deste ano, de 5%.
Agora, esses profissionais serão contemplados com mais 10%, via decreto. “Em janeiro de 2024, os professores contratados devem passar a receber 60% do salário dos concursados”, afirma Teixeira.
RANKING
Com Mato Grosso do Sul na liderança dos estados que remuneram melhor os professores da rede pública, também há as unidades federativas em que os docentes ainda nem sequer recebem o piso nacional.
Conforme levantamento feito pelo Correio do Estado, dos 26 estados brasileiros mais o Distrito Federal, apenas três não cumprem a lei do piso.
O estado com a menor remuneração da categoria é o Acre, onde os professores da rede estadual recebem R$ 3.315,41.
O Amapá é o segundo pior, com R$ 3.921,26, enquanto Minas Gerais paga cerca de R$ 4.420,36 para 40 horas semanais (o valor é uma média referente ao piso de R$ 2.652,22 estabelecido para 24 horas).
CAMPO GRANDE
A capital de MS também anunciou esta semana um reajuste salarial para a categoria. A prefeita Adriane Lopes assinou na quarta-feira o decreto sobre o piso nacional para o magistério campo-grandense.
A proposta havia sido aprovada um dia antes pelos vereadores da Câmara Municipal, tratando da repactuação do valor do piso nacional do magistério por 20 horas. Com a sanção, será efetivado o repasse de 14,95%, sendo 5% neste mês, 5% em janeiro de 2024 e 4,95% em maio do ano que vem.
Cerca de 8 mil professores da Rede Municipal de Ensino de Campo Grande (Reme) serão contemplados com reajuste de 5% no próximo mês. Também fica previsto que, em setembro de 2024, haverá a reposição de 30% da correção anual do piso e em dezembro, outros 70%.
A lei prevê ainda definições que vão além da gestão da atual prefeita, autorizando a repactuação do reajuste salarial dos professores da Reme entre os anos de 2025 e 2028.
Com relação a isso, ficam previstos reajustes de 12%, 14%, 15,79% e 10,39% nos meses de setembro de cada ano, além da reposição de 100% da correção anual do piso nos meses de maio. (Colaboraram Ana Karla Flores, Judson Marinho e Valesca Consolaro)
SAIBA
Pelas projeções da secretária de Estado de Administração, Ana Nardes, o reajuste proposto vai ter um impacto mensal de R$ 36,1 milhões, o equivalente a R$ 481,3 milhões por ano.
Fonte: Correio do Estado
out 2, 2023 | Destaques
Foram divulgados, no domingo (1º), os nomes dos 05 novos conselheiros tutelares eleitos em Bela Vista – MS. Ao todo, 21 candidatos concorreram às vagas disponíveis.
Os conselheiros tutelares têm mandato de quatro anos e devem tomar posse em janeiro de 2024. O voto para esses cargos é facultativo e pode ser exercido por qualquer pessoa maior de 16 anos com título de eleitor regular.
RESULTADO ELEIÇÃO CONSELHO TUTELAR BELA VISTA – MS
1 – Neia Ibanes – 370 VOTOS
2 – Victoria Chagas – 255 VOTOS
3 – Edimilson – 209 VOTOS
4 – Adriana – 190 VOTOS
5 – Gabrieli – 173
CANDIDATOS SUPLENTES:
6 – OTHON PINHEIRO – 170
7 – FATIMA ARANDA – 170
8 – TAIS LOUREIRO – 170
9 – DEBORA ROJAS – 155
10 – VERA TALAVEIRA – 123
11 – FELIX FREITAS – 111
12 – DALISA KEITY – 100
13 – DENISE CARDOSO – 98
14 – LEIA GODOY – 79
15 – JERUZA COENE – 67
16 – PAULO IBARRA – 56
17 – MICHAEL DOUGLAS – 50
18 – ORIANY VAZ – 35
19 – LARISSA ESCOBAR – 32
20 – SIDNEY S. SANTOS – 16
21 – EVELYN GIMENES – 03
Confira as atribuições dos conselheiros tutelares:
- Atender e aconselhar os pais ou responsável pelas crianças e adolescentes;
- Requisitar serviços públicos nas áreas de saúde, educação, serviço social, previdência, trabalho e segurança para crianças e adolescentes;
- Encaminhar ao Ministério Público (MP) notícia de fato que constitua infração administrativa ou penal contra os direitos da criança ou adolescente;
- Requisitar certidões de nascimento e de óbito de criança ou adolescente quando necessário;
- Representar, em nome da pessoa e da família, contra a violação dos direitos;
- Representar ao MP, para efeito das ações de perda ou suspensão do poder familiar, após esgotadas as possibilidades de manutenção da criança ou do adolescente junto à família natural.
- Ademir Mendonça – Fronteira News
set 29, 2023 | Destaques
Pesquisa divulgada pelo Instituto Ranking nesta sexta-feira (29) mostra disputa acirrada pelo comando da Prefeitura de Jardim. No levantamento estimulado, Guilherme Monteiro (PSDB) lidera com 28,6%, (1,6 ponto percentual a mais que na anterior), seguido pela atual prefeita, Dra. Clediane (PP), com 21,2%% (1,8 ponto percentual a menos que na de agosto).
Em terceiro lugar aparece Dr. Juliano, o “Guga”, com 16% (1,4 ponto percentual acima da anterior); Geraldo Alencar, com 3,6%, (0,6 ponto percentual a menos que na anterior); e Dr. Erney Barbosa, com 2,2% (0,6% a menos que na anterior). Outros 28,4% não sabem ou não responderam.
Em um confronto direto, Guilherme Monteiro venceria Cleidiane por 33,40% a 24,60%, contra 42% que não responderam. A prefeita também perderia para Dr. Juliano, por 30,20% a 28,40%, contra 41,40% que não responderam.
O instituto também perguntou em quem o eleitor não votaria. Dra. Clediane lidera com 26%, seguida pelo Dr .Erney Barbosa, com 24%; Geraldo Alencar com 17,2%; Guilherme Monteiro, 7%; Dr. Juliano, o “Guga”, obteve 2,4%. Outros 23,4% não sabem ou não responderam.
A administração da prefeita é avaliada como boa ou ótima para 31,8%; regular para 29,40%; ruim ou péssima para 34% e 4,8% não sabem ou não responderam.
O instituto ouviu 500 moradores entre os dias 26 e 27 de setembro. A pesquisa tem intervalo de confiança de 95% e margem de erro de 5% para mais ou menos.